VILA DE SÃO MARTINHO DO PORTO
VILA DE SÃO MARTINHO DO PORTO
(Sua História)
O DESVIO DOS RIOS TORNADA E ALFEIZERÃO DA BAÍA
Foi também inaugurada a Estação Telégrafo-Postal de 2ª classe, com serviços de encomendas postais.
Em 1857 novamente foi chamada a atenção do Governo para este porto.
O engenheiro Tibério Augusto Blanc, diz que entre outras coisas a causar ruína deste porto, era o facto de desaguarem na Baía os dois rios caudalosos de Alfeizerão e Tornada, tendo ambos uma única foz.
Outra causa era a continuação dos deslastramentos.
Mais indicava o relatório:
a) – O comprimento daquela previsão;
b) – Conduzir directamente ao mar, sem entrar na concha, aqueles dois rios através de Monte de Atalaia, por meio de um túnel.
c) - Calculou Tibério Augusto Blanc, que o túnel teria um comprimento com cerca de 510m e, para além disso, preconizava o desentulhamento do porto extraindo 50.000 braças cúbicas de areia.
Estas obras foram calculadas em 120 contos.
Só teria sido feita a dragagem, pois a vida no porto estava a melhorar.
Atraídos pela fama do grande movimento do porto que então se verificou, muitas famílias aqui fixaram residência trabalhando na carga e descarga dos navios.
De tal modo que já no ano de 1867 se contavam 30 embarcações em cujo tráfego se empregavam mais de 100 pessoas, entre homens e mulheres.
Foi neste ano que o Governo, sem qualquer insistência de espécie alguma, mandou para aqui uma draga.
Reconhecia-se a sua necessidade e assim o comércio tomou um grande incremento e a indústria dos estaleiros progrediu.
Em 1885 já o bairro da praia parecia uma segunda Vila, com 4 estabelecimentos comerciais, não contando os muitos armazéns. Os quais, com 6 que havia na parte alta da Vila perfazia 10.
No ano de 1887 abriu-se à exploração a Linha Férrea do Oeste.
No ano de 1888 tinham dado entrada neste porto, 177 embarcações de comércio costeiro e de alto mar, com 11.642 toneladas.
Vivia-se então no apogeu da sua grandeza e a situação económica era muito lisonjeira.
Pensou-se novamente em desviar os rios.
Este projecto foi elaborado pelo engenheiro Bento Fortunato de Moura Coutinho de Almeida Eça.
O principal objectivo era desviar os rios de Tornada e Alfeizerão para fora da Concha por meio de um túnel através do Monte de Salir, a terminar na costa na extensão de 890m.
O orçamento desta obra era de 80 contos.
José Gonçalves
8 comentários:
Ora bem amigo cá estou para ler a continuação da história. Primeiro deixe-me dizer-lhe que eu levei 50 anos sem conhecer ninguém com o meu nome. E de repente de há dez anos a esta parte, tenho conhecido tantas que já começa a ser um nome vulgar.
2º as fotos que acompanham estes textos são mt bonitas. Cada uma melhor que a outra. São suas?
3º exceptuando este post deve reparar que estou a deixar comentários pequeninos quase só a ssinalar a minha presença. É que não tenho tempo nenhum, Como sabe estou a tirar a carta de condução, tenh duas casa para tratar, e nesta época tenho que aproveitar as encomendas que me fazem de prendas para o Natal. Já deixei de visitar amigos, alguns vito dia sim dia não e outros de dois em dois dias. Espero que não se zangue.
Depois fico aguardando o resto da história de S. Martinho que acho mt interessante.
Á margem quando voltar ao Coisas minhas assine o meu livro de visitas, não tenha vergonha. Se não quiser deixar a foto deixe o simbolo do seu blog.
Um abraço
Obrigada pela tua partilha...hei-de vir ler com calma...um abraço..
Amigona avó e a neta princesa.
Espero que a princesa esteja cada vez mais bonita.
Venha sempre, eu vou estando por cá.
Um abraço
José Gonçalves
Ora Elvira
Nem por isso é um nome pouco utilizado. Apenas não encontrou pessoas com o mesmo nome.
Vou dar-lhe outro exemplo. A avó do meu genro, que vive no Algarve, também se chama Elvira.
Já sabia da sua pouca disponibilidade para vir por aqui e não tenho de me zangar. Eu sei que está lá. Não se preocupe.
Espero é que consiga levar a bom porto todas estas tarefas de fim de ano, carta, prendas, família, casas...
É obra!
Esta é a penúltima postagem sobre a história de S. Martinho.
Fica prometido que assinarei o seu livro de visitas, se o conseguir. É que já lá fui mas pareceu-me complicado.
Quanto às fotos, uma é minha e as outras ou são de amigos ou encontro pela net.
um abraço.
José Gonçalves
Pois meu querido amigo, aqui estou a deliciar-me com estes teus artigos sobre a história da nossa terra...
Mais uma vez, obrigada!
Muitos beijinhos
Voltarei para ler com muito gosto este período da nossa história contemporânea.A monarquia estava prestes a cair.No entanro, este período trouxe grande desenvolvimento ao reino apesar do aumento da dívida externa ( eterna sina) e dos conflitos sociais e laborais.
Beijinhosssss
aramis
Esta noite farei a ultima postagem sobre a história de S. Martinho.
Um grande beijinho
José Gonçalves
Sophiamar
É um gosto e um prazer ler os teus comentários.
Quem tem ficado ansioso pelos artigo sou para ler esses teus comentários.
Estás ligada ao ensino ou estou enganado?
Um beijinho
José Gonçalves
Enviar um comentário