sábado, 18 de outubro de 2008

OS FADOS DA MINHA VIDA !




Com os Fados da Minha Vida, deixo-vos os votos de um excelente Fim de Semana

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL! VAMOS DAR AS MÃOS!

. . .

. . .

. . .

. . .

. . .

. . .


Sem comentários...

Sem palavras...


Fotos da Net

António Inglês


DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA POBREZA E DA EXCLUSÃO SOCIAL


No dia 17 de Outubro de 1987, respondendo ao apelo do Padre Joseph Wresinski, cem mil pessoas reuniram-se no Adro das Liberdades e dos Direitos Humanos no Trocadéro, em Paris, apelando à humanidade para recusar situações de miséria e prestando, simultaneamente, homenagem às vítimas da fome, da violência e da ignorância.




A 22 de Dezembro de 1992, o dia 17 de Outubro é proclamado Jornada Internacional para a Eliminação da Pobreza pela Assembleia-geral das Nações Unidas. De então para cá, as iniciativas para celebrar esta Jornada têm vindo a multiplicar-se.




Fonte “O Leme”

Texto e Fotos

António Inglês


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AQUECIMENTO GLOBAL – PREOCUPANTE!


Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.

O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. O termo "mudança climática" também se pode referir ao arrefecimento global. No uso comum, o termo refere-se ao aquecimento ocorrido nas décadas recentes e subentende-se uma influência humana. A Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) usa o termo "mudança climática" para mudanças causadas pelo Homem, e "variabilidade climática" para outras mudanças. O termo "alteração climática antropogénica" é por vezes usado quando se fala em mudanças causadas pelo Homem.

Um aumento nas temperaturas globais pode causar muitas alterações, incluindo o aumento no nível do mar e nos padrões de precipitação resultando em inundações e secas. Podem também haver alterações nas frequências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar eventos específicos ao aquecimento global. Outros eventos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, caudais reduzidos nos rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vectores de doenças.




Incertezas científicas restantes incluem o exacto grau da alteração climática prevista para o futuro, e como essas alterações irão variar de região em região em redor do globo. Existe um debate político e público para se decidir que acções se devem tomar para reduzir ou reverter o aquecimento futuro ou para nos adaptar-mos às consequências esperadas. A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, que visa o combate à emissão de gases estufa.

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os maiores aumentos foram entre dois períodos: de 1910 a 1945 e de 1976 a 2000. De 1945 a 1976, houve um arrefecimento que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estava a ocorrer um arrefecimento global.

O aquecimento verificado não foi globalmente uniforme. Durante as últimas décadas, foi em geral superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como a do Oceano Atlântico Norte, tenha havido um arrefecimento. É muito provável que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. Há, no entanto que referir que alguns estudos parecem indicar que a variação na irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.




Nenhum dos efeitos produzidos pelos factores condicionantes é instantâneo. Devido à inércia térmica dos oceanos terrestres e à lenta resposta de outros efeitos indirectos, o clima actual da Terra não está em equilíbrio com o condicionamento que lhe é imposto. Estudos de compromisso climático indicam que ainda que os gases estufa se estabilizassem nos níveis do ano 2000, um aquecimento adicional de aproximadamente 0,5 °C ainda ocorreria.

Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias, (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas mas também os ecossistemas. O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas. Um estudo prevê que 18% a 35% de 1103 espécies de plantas e animais serão extintas até 2050, baseado nas projecções do clima no futuro.




Uma outra causa de grande preocupação é o aumento do nível médio das águas do mar. O nível dos mares está aumentando em 0.01 a 0.025 metros por década o que pode fazer com que no futuro algumas ilhas de países insulares no Oceano Pacífico fiquem debaixo de água.

Os sinais evidentes do aquecimento global já podem ser sentidos em todas as regiões do mundo, com Verões cada vez mais quentes e Invernos cada vez mais curtos e menos frios. Será que tudo isto não é preocupante? Não será suficiente para fazer o homem parar e pensar? Como reflexão deixo-vos um pequeno filme de animação feito pela McCann Erickson para a Quercus, e que me foi enviado por uma amiga.

Este texto foi feito com base em dados retirados da Wikipédia. As fotos são igualmente retiradas da Net, respeitando em todas os direitos dos seus autores.


António Inglês




PROPONHO-LHE UM EXERCÍCIO!

Nº 1

1 - Conseguirá encontrar algumas semelhanças entre as fotos?


Nº2

2 – E diferenças?


Nº3

3 – De qual das fotos gosta mais?



Nº4

4 – Que sentimento lhe provocaram as fotos?



Nº5

5 – Conhece casos semelhantes?


Nº6

6 – Quem será mais irrequieto, o bebé ou o felino?



Nº7

7 – Tem algum animal em casa?



Nº8

8 – Qual foi o primeiro comentário que lhe apeteceu fazer quando viu as fotos!



Fotos enviadas recentemente por uma amiga!



9 – Se tivesse um gato, que nome lhe daria?



António Inglês


domingo, 12 de outubro de 2008

Ó GENTE DA MINHA TERRA A ALMA LUSITANA ESTÁ AÍ

Hoje foram momentos de reflexão porque a situação ameaça complicar-se.
Como vos disse anteriormente, nós Portugas sabemos elevar a alma de forma sublime!
Deixo-vos um dos mais belos momentos da canção nacional que espelham o que vos disse!
Uma boa semana para todos!


ORA TOMEM LÁ MAIS ESTA!



Estado quase não paga por usar prédios da Câmara



Uma renda em Lisboa de 26 cêntimos


O Ministério da Justiça paga uma renda de 26 cêntimos à Câmara de Lisboa pelo rés-do-chão de um prédio em Telheiras onde funciona um julgado de paz.

De acordo com dados da autarquia a que a agência Lusa teve acesso, os ministérios da Justiça e da Administração Interna têm fixada uma renda mensal de 622 euros cada (desde 1996) pela ocupação do primeiro andar dos números 16 a 22 da Rua de São Lázaro.

Na mesma freguesia (Pena) um aluguer de um apartamento T2 com uma área útil de 80 metros quadrados pode chegar aos 800 euros/mês.





O Ministério do Ambiente paga, no centro histórico de Lisboa, uma renda de 240 euros.


Já pela ocupação da Rua do Século nº 63, a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente tem uma renda de 239,86 euros, numa zona (Santa Catarina) onde alugar um apartamento de três assoalhadas com uma área de 90 metros quadrados pode custar 950 euros.

Estes “custos da capitalidade”, estimados em centenas de milhões de euros, incluem não só rendas simbólicas definidas para determinados serviços do Estado, como também valores acumulados ao longo de anos de dívidas da Administração Central à Câmara de Lisboa, como os terrenos do Aeroporto da Portela.

Sobre este caso, a autarquia tem uma acção judicial contra a ANA, interposta em 1990, no mandato do Presidente Jorge Sampaio, que nunca foi julgada.

Há cerca de um ano, o ex-vereador das finanças Fontão de Carvalho, em declarações à Lusa, afirmou que em 90 esta dívida “rondava os 250 milhões de contos”

24 Horas de 12/10/08




Fotos da Net

António Inglês


CRISE FINANCEIRA

Uma das torres do Banco Dexia

Dexia pagou jantar de luxo no Mónaco a 200 convidados, apesar das dificuldades


Bruxelas - O banco franco-belga Dexia, um dos que na Europa mais sofreu com a crise nos mercados financeiras, pagou na quinta-feira um jantar de luxo a mais de 200 convidados num hotel de Mónaco, noticia a agência de notícias belga.

O jantar, cujo custo foi mantido em segredo, teve lugar na Sala Império, a principal do Hotel de Paris, e teve como mote o lançamento da filial do Dexia para a banca privada no principado do Mónaco, adianta a mesma fonte.

O presidente da instituição financeira, Hugo Laat, deveria ter discursado no evento, mas a intervenção foi cancelada "devido à crise".


Viagens de luxo...

Também a divisão seguradora do grupo Fortis, desmembrado devido à crise, ofereceu sexta-feira a corretores de seguros um repasto noutro luxuoso hotel monegasco, segundo a imprensa belga.

Devido à situação difícil em que caiu devido à crise nos mercados financeiros, Bélgica, França e Luxemburgo injectaram 6.400 milhões de euros no Dexia.

Em Paris e em Bruxelas estão agora a tratar da substituição dos principais responsáveis da instituição.

A injecção de dinheiros públicos para resgatar instituições financeiras tem gerado polémica, havendo uma linha de argumentação que defende que deveriam ser os seus accionistas e responsáveis a pagar a "factura" pela falta de prudência que conduziu à situação de insolvência.

Um caso semelhante ao dos jantares de luxo do Dexia surgiu esta semana nos Estados Unidos, onde a AIG/Life que, para comemorar o evitar da falência, conseguido com a ajuda pública, gastou centenas de milhar de dólares num luxuoso "resort" californiano, levando a Casa Branca a classificar de "repugnante" a conduta dos executivos de topo.


Krug o champanhe mais caro do mundo - 600€ cada garrafa...

A seguradora American International Group Inc. - AIG foi salva "in extremis" da falência através de uma injecção de 85.000 milhões de dólares (62.000 milhões de euros) aprovada pela administração do Presidente George W.Bush.

De acordo com um inquérito parlamentar em curso, os executivos em causa - que não do sector financeiro da seguradora, alegadamente responsáveis pelo descalabro - esbanjaram 440.000 dólares (320.000 euros) no "resort", em banquetes faustos, spa e partidas de golfe.

"É repugnante", declarou indignada Dana Perino, porta-voz da Casa branca.

A AIG/Life pagou todos os gastos a estes executivos no "resort" Saint Regis, a sul de Los Angeles, Califórnia.

Da despesa global, 23.380 dólares (17.000 euros) foram para tratamentos vários no spa, de acordo com facturas na posse da comissão parlamentar que conduz a investigação.

PDF/JHM. - LUSA, 11 de Outubro de 2008


Grandes banquetes...

Comentário

Ainda nem me tinha recomposto da postagem anterior, e eis que me aparece no computador, (sim porque ainda o pude comprar a “bochechos”), esta brilhante notícia que vem ao encontro do comentário que então fiz. Afinal A CRISE, é mesmo só para uns, melhor dizendo, quem a suporta é o “mexilhão”, a “arraia miúda”, o “povo trabalhador”, seja ele português, inglês, francês, russo ou americano, porque os outros, aqueles que para ela contribuíram, ou pelo menos mal souberam controlá-la nas instituições que gerem, para esses, a vida continua á grande e á francesa, seja à custa de quem for, normalmente os do costume.



Vista geral do Mónaco

A ambição perdeu o homem (desde sempre, que o diga Ícaro), e pôs em causa a sobrevivência das populações. No Meio ambiente é o que se sabe, na Saúde é o que se vê... ou o que não se vê, na Educação alguém que nos acuda, na Segurança nem é bom falar e nas Finanças... os resultados estão à vista!

Preparem-se os portugueses, porque muito provavelmente a verdadeira crise ainda não nos bateu bem à porta, ou melhor, bater já bateu, só que ainda não entrou bem ou então ainda dá para ir escondendo a verdadeira realidade das famílias. E este é um dos grandes flagelos da nossa sociedade a “pobreza envergonhada” que invadiu já muitos dos lares de Portugal.


Luxos só para alguns...

É nestas alturas que nós, “portugas dum caneco” costumamos cerrar os dentes e fileiras e enfrentamos as dificuldades pelos “cornos”, mas temo muito que a coragem nos vá faltando! Com exemplos como estes... e se calhar com outros que ainda nem se conhecem, vamos precisar mesmo de muita coragem! Por alguma razão somos HERÓIS DO MAR, NOBRE POVO, NAÇÃO VALENTE!



"Resorts" a preços fora do comum...

Fotos da Net

António Ingês