quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A 6 DE AGOSTO DE 1966 NASCIA UMA DAS MAIS BELAS PONTES DO MUNDO!

*

Em 6 de Agosto de 1966, num dia de sol radioso, é inaugurada, com pompa e circunstância, a Ponte sobre o rio Tejo, em Lisboa. O Diário Popular dessa tarde escreve: «A Ponte – a ponte sobre o Tejo, a maior da Europa e uma das maiores do Mundo, inaugurou-se hoje: foi dia de festa para o povo».



Faz hoje precisamente 42 anos que a Ponte Salazar foi solenemente inaugurada, na presença do Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, do Presidente do Conselho de Ministros, Doutor Salazar, e do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.


Alain Robert, o «Homem Aranha francês» que se celebrizou por escalar diversos arranha-céus no mundo inteiro, foi nela detido quando tentava chegar ao topo durante a hora de ponta. Este atrevido francês, de 44 anos, foi preso enquanto tentava alcançar o topo da estrutura metálica que tem cerca de 190 metros de altura. Habitualmente usava cordas nas escaladas, mas neste dia resolveu não as utilizar. «Foi um trabalho muito difícil porque o vento estava forte e os cabos da ponte balançavam demasiado», afirmou à Reuters o «homem aranha», que já foi detido mais de cem vezes.



No ano de 1958, o governo português decide-se, oficialmente, pela construção da ponte. No ano seguinte, é aberto concurso público internacional, para que sejam apresentadas propostas para a construção. Perante quatro propostas, no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company (esta construtora já tinha apresentado outro projecto em 1935).



A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada passando a ser chamada Ponte Salazar.
Logo após a Revolução de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril.



A sua construção, rondou o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, nas tempos actuais a cerca de onze milhões de Euros.

Alguns dados que fazem dela ainda hoje uma das grandes pontes do mundo:

1 012,88 metros de comprimento do vão principal;
2 277,64 metros de distância de amarração a amarração;
70 metros de altura do vão acima do nível da água;
190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção em Portugal);
58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal;
11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço);

79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal (Sul);
30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul, com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado;
É a 67.ª ponte mais extensa do mundo (a Vasco da Gama é a 4.ª).



O traçado é semelhante à Golden Gate de S. Francisco e ao da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, no Brasil.
A sua grandeza e imponência está bem expressa no facto de, à data da inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.



Textos baseados na Net
Fotos da Net
António Inglês