quarta-feira, 19 de março de 2008

FELIZ PÁSCOA - COELHINHOS TRABALHAM

NESTA PÁSCOA FAÇAMOS O MILAGRE DA AMIZADE!

*

Procurei fazer uma mensagem de Páscoa bem bonita e cheia de carinho, para que pudesse homenagear a amizade que nos une a todos.
Pensei em algo simples, pois meu desejo é um só: Fazer desta época, uma época de paz e amor...
Este é um tempo de renovação que nos faz repensar a vida.
É a vida agitada que nos deixa um pouco de fora da vida dos amigos, e no nosso dia-a-dia parece que não nos sobra tempo para dizermos o quanto os amigos são importantes para nós...
Por isso, senti hoje necessidade de o dizer... largar tudo o que estava a fazer e deixar-vos esta mensagem...
A vossa amizade é preciosa para mim e vocês estarão sempre num lugar especial dentro do meu coração.
A Páscoa é amor, é fraternidade, é União..
O meu desejo, é que sua Páscoa seja muito feliz e que eu possa continuar tendo uma amizade tão especial como é a sua! Tentei fazer sentir-vos o quão é importante ser amigo.
Cuidado com os doces e não se esquecem que o doce da alma é mais valioso que o doce dos ovos de chocolate e amêndoas.
Aqui fica a minha mensagem então.



"OS MILAGRES DA AMIZADE...”


A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração. A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio. A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo. A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhando, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida. A amizade coloca música e poesia na banalidade do quotidiano. A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade. O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor. Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos. O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação. O amigo na hora certa é o sol ao meio dia, estrela na escuridão. O amigo é a bússola e a rota no oceano...porto seguro da tripulação. O amigo é o milagre do calor humano que DEUS opera num coração..


"José Ivaldo de Amorim"




António Inglês
20 de Março de 2008

terça-feira, 18 de março de 2008

TÁ U MAR FÊT UM CÃO!

*Ponta da Piedade - Lagos

“Andando por aí, navegando por muitos e muitos blogs, sítios e imprensa diária, em busca de assuntos que me digam algo que eu sinta que possa interessar, em primeiro lugar a mim próprio, e depois a todos aqueles que têm a paciência de visitar este meu espaço, encontro inúmeras surpresas que não esperava de todo em todo, mas que me vão criando um mundo novo.

Foi assim que um dia destes, dei de caras com este poema do nosso amigo Vieira Calado, creio que dedicado à cidade algarvia de Lagos, e resolvi partilhá-lo convosco pois nestes últimos tempos muito tenho aprendido quando visito os seus blogs.

Eu que nem sou muito dado a poesias, não sou de todo indiferente a um bom poema, quando ele me diz algo, ou as suas palavras comigo falam e me soam bem. Quando as entendo e consigo facilmente perceber o seu sentido. Que me perdoe o amigo Vieira Calado”.

António Inglês


RUA DA BARROCA

Sentir o acre sabor do sal que ainda pronunciam
estas antigas casas, o ar húmido envolvente do rio,
a pura melodia duns lábios, a serenidade antiga.

Estar de novo aqui, vagueando por estas ruelas
donde era possível ouvir as evocações do vento,
no seu ofício de relembrar a tentação dum barco.

Comungar da respiração dum remo cadenciado
que mergulha no mar gerando essa festa mágica,
o prémio para um pescador, o tributo das águas.

E, por fim, evocar esta exígua vertiginosa fronteira
da luminosidade cendrada, violenta, do inverno,
numa gaivota distraída, juvenil, às portas da cidade.

Vieira Calado, em “Lagos Ontem”,
2ª edição da Câmara Municipal de Lagos

Foto da Net

segunda-feira, 17 de março de 2008

A FRASE

*

"Segundo estudos independentes, só entre 2001 e 2003, Bush, Powell, Rumsfeld, Cheney, Condleezza Rice e mais membros da administração americana proferiram um total de 935 declarações falsas [sobre a guerra no Iraque]. Neste quadro de terror e mentira impunes, não deixa de ser chocante que, nos Estados Unidos, um governador seja forçado a demitir-se por ter mentido... sobre a sua vida sexual."

Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 17 de Março de 2008

In Público-Última hora

Meu comentário

" São as incoerências dos políticos. Uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade, até na cabeça de quem a profere.
E há mentiras na boca dos políticos? Não, acho que quanto muito são tudo afirmações "dentro do contexto".
António Inglês

AINDA RUANDA

*


Prisão perpétua para padre católico por genocídio em Ruanda



ARUSHA, Tanzânia (AFP) — O abade Atahane Seromba, primeiro padre católico julgado pelo Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR), foi condenado nesta quarta-feira à prisão perpétua por seu papel no genocídio cometido nesse país africano em 1994.

O abade, que era vigário na paróquia de Nyange (oeste) durante o genocídio de 1994, foi condenado por crime contra a Humanidade, apesar de se declarar inocente.

A condenação, confirmada na corte de apelação por genocídio e extermínio, amplia uma primeira sentença de 15 anos de reclusão, de Dezembro de 2006.

"A corte anula por unanimidade a sentença de 15 anos e impõe por maioria a pena de prisão perpétua", declarou o juiz Mohammed Shahabuddeen.

A decisão em primeira instância havia determinado que Seromba, da etnia hutu, teve um papel de "ajuda e incentivo" nas matanças em Ruanda.



Mas os magistrados determinaram agora que seu papel foi maior, por ter dado permissão às autoridades locais para que destruíssem sua igreja em Nyange (oeste). O desabamento do templo provocou, em 16 de Abril de 1994, a morte de cerca de 1.500 tutsis que haviam se refugiado em seu interior.

"Seromba sabia que aproximadamente 1.500 refugiados se encontravam dentro da Igreja", indicou a câmara de apelações.

O genocídio ruandês, segundo a ONU, custou a vida de 800.000 pessoas entre Abril e Julho de 1994, entre a minoria tutsi e os hutus moderados.

A câmara de apelações confirmou outra conclusão do primeiro veredicto, segundo a qual o abade Seromba aconselhou ao condutor do tractor que atacasse o templo por seu lado mais frágil.

É a terceira vez na história do TPIR que a câmara de apelações prolonga uma pena pronunciada em primeira instância.



Depois do genocídio, o religioso se refugiou no ex-Zaire (actual República Democrática do Congo), e depois no Quénia, antes de ser recebido na Itália, na diocese de Florença, que permitiu que exercesse como padre numa localidade de Toscana.

Depois de pressões internacionais e de uma ordem de prisão do TPIR em 2001, que a Itália se negou a executar, o sacerdote se apresentou ante o TPIR em Fevereiro de 2002, "para que a verdade se manifeste", segundo declarou.

Outros dois padres ruandeses católicos, Emmanuel Rukundo e Hormisdas Nsengimana, também são processados ante o TPIR.

Um quarto padre ruandês indiciado, Wenceslas Muyeshyaka, poderá ser julgado na França, pois o TPIR se declarou incompetente em benefício da justiça francesa.

O papel da Igreja católica no genocídio ruandês continua sendo um tema polémico.



Durante as perseguições contra os tutsis de 1959 e de 1962 em Ruanda, os tutsis que se refugiaram nas igrejas conseguiram se salvar.

Três décadas depois, milhares de tutsis se esconderam nas igrejas para tentar escapar de seus verdugos, mas morreram no local, geralmente queimados ou arrasados pelos tractores.

Seromba, que fora o primeiro padre acusado do crime de genocídio, acabou por ser condenado pelo mais gravoso dos crimes previstos pela lei internacional, e ainda por crimes contra a humanidade. A condenação ameaça relançar a polémica sobre o papel assumido pelas igrejas presentes no país, em especial a católica, no genocídio ruandês ao não garantirem protecção às populações que procuraram refúgio nos templos.




Os “bulldozers” avançaram sobre o templo no dia 16 de Abril, esmagando os ocupantes sob os destroços e, segundo a acusação, o pároco terá dado instruções às milícias hutus para abaterem os possíveis sobreviventes. O colectivo deu ainda como provado que o pároco mandou o condutor de um “bulldozer” para atacar a igreja pela vertente que seria mais frágil.

Seromba acompanhou os milhares de hutus que nos meses seguintes procuraram refúgio em países vizinhos, tendo depois conseguido asilo em Itália, tendo chegado a mesmo a exercer numa paróquia da Toscânia. Alvo de um mandado de captura internacional, que Itália executar, o pároco viria a entregar-se ao TPI-R em 2002, mas alegou sempre inocência.

Texto AFP / Jornal 24 Horas / O Publico

Fotos da Net

"Não é de ontem nem de hoje que a mistura das religiões com o poder sempre se mostraram explosivas, e quem pagou foram sempre os inocentes".

António Inglês

NOS REINOS DOS ALGARVES E DO OESTE !

*

No dia 15 de Março de 2008, nasceu lá para o reino dos Algarves uma Nova Primavera a quem chamaram de Maria. Veio envolta em sonhos e carinhos e dela se espera um longo e feliz reinado que muito orgulhará progenitores, avô e avó Isabel, d’aquém e d’além mar em Faro. Durante nove longos meses foi crescendo no ventre da mãe, que havia de ser a principal testemunha do seu nascimento. O pai, qual cavaleiro corajoso e lutador, a elas protegeu durante esse tempo que ora abriu em flor, entregando à vida uma linda princesa num belo dia de Março, orgulhoso de tamanho feito, mas cansado e exausto de preocupação e tremuras.
A Maria, Primavera de muitas vidas foi também esperada, dia após dia, noite após noite pelos avós, patriarcas do reino, que impacientes buscaram no mar e na fé a inspiração e a calma necessária para que este dia chegasse enfim. E chegou, trouxe com ele uma alegria imensa que dificilmente deixará de perdurar na memória de todos aqueles que no reino vivem.
Ao longe, silhuetas pelas janelas entreabertas iam aparecendo na esperança de novidades. Um arauto lhes trouxe a notícia, chegara a Primavera e era preciso correr ao seu encontro, agarrá-la, beijá-la e enviar a todos os que de pontos longínquos esperavam com ansiedade acrescida pela distância, o nascimento de Maria.
No reino dos Algarves, o dia 15 de Março de 2008 jamais será esquecido, e esta princesa de signo Peixes, será abençoada para todo o sempre, e das Fadas Madrinhas recebeu o dom de bem viver em paz e harmonia, sendo a partir daquele dia a pessoa mais importante do reino.



Dois dias depois, pelos reinos do Oeste, uma outra princesa, comemora cinquenta e quatro lindas Primaveras, também ela do signo Peixes, a quem foi dado no dia em que nasceu o nome de Lídia.
São passados já muitos anos do seu brilhante reinado, e esta princesa esbelta e cintilante, tem sabido congregar à sua volta toda a sua «corte» que a ela dedica a maior parte do seu tempo. Inteligente e firme na arte da governação, sempre encontrou os caminhos que a guindaram ao mais alto estado de graça entre seus súbditos. O seu príncipe não lhe poupa "loas" e "elogios" e dela faz a sua principal razão de vida.
Soube constituir prole e hoje o seu reino está garantido na sucessão. O seu dedicado príncipe companheiro de uma vida inteira, faz dela o centro das atenções deste pequeno principado situado por entre montes e vales, bem na região centro do país.
Formosa como só ela sabe ser, a todos encanta e distribui carinho e amor que trás embrulhados no canto de uns lindos e pequeninos olhos negros que tiveram a magia de cativar para sempre o seu amado príncipe.
Filhos e netos, dedicam-lhe o amor que esta princesa maravilhosa soube semear entre seus pares. É assim que o dia 17 de Março de 2008, é celebrado também, neste reino da zona Oeste, pois nele vive a princesa mais linda que jamais os olhos de alguém puderam admirar, e que completa neste dia cinquenta e quatro maravilhosas Primaveras, as mais belas e mais importantes Primaveras da vida deste seu príncipe António.

Que este dia seja mais um a juntar a tantos outros que temos vivido enfeitiçados de felicidade e amor, e que possamos continuar a desfrutar da companhia de todos estes nossos queridos filhos, filhas, genros, noras, netos e netas e que os amigos possam ser a viva testemunha do atrás escrito. Parabéns Lídia, mulher e amor da minha vida.

António Inglês
17 de Março de 2008



domingo, 16 de março de 2008

UMA VELHA ASPIRAÇÃO!

*

AUTARCAS E GOVERNO ULTIMAM NEGOCIAÇÕES SOBRE O FUTURO DA LINHA DO OESTE



Autarcas do Oeste esperam obter na última ronda de negociações com o Governo compensações relativas à modernização da Linha do Oeste.




A modernização da linha ferroviária do Oeste, com acesso rápido a Lisboa e ao novo aeroporto, é uma das principais compensações que os autarcas do Oeste esperam obter na última ronda de negociações que estão a realizar com o Governo.
Do lado dos presidentes das Câmaras cujos concelhos são atravessados pela antiga linha do Oeste, como Torres Vedras, Bombarral e Caldas da Rainha, o objectivo é conseguirem do Governo uma moderna via férrea de ligação à capital e com acesso à gare do Oriente, à Linha do Norte e ao novo aeroporto.




A medida insere-se no âmbito das medidas compensatórias que estão a ser discutidas entre os autarcas e o Governo pela decisão de localizar o novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete em detrimento da Ota como esteve previsto durante uma década.
A falta de investimento nesta linha, que de Torres Vedras demora cerca de uma hora a chegar ao Cacém, tem levado a que diariamente partam desta cidade, de autocarro e em viatura própria, utilizando a auto-estrada, milhares de pessoas com destino à capital.





Do lado do Governo e durante as negociações, "a secretária de Estado (dos Transportes) tem manifestado preocupação com o tempo de duração dos trajectos e essa também é uma preocupação nossa mas não é a única", disse o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Miguel (PS). O autarca socialista já "alertou" a secretária de Estado para "não (se limitar a) remodelar mas a refundar a linha pois só assim servirá as populações".
Nas negociações que estão a decorrer desde o final de Janeiro, tem sido "primordial (para o Governo) a redução do tempo de transporte" mas para o autarca de Torres Vedras é importante a "qualidade" e a "não suburbanização da linha".





"Queremos que além do tempo se discuta também a qualidade da própria linha e o serviço que ela vai prestar", disse Carlos Miguel defendendo "uma linha qualificada que sirva o transporte de pessoas, de mercadorias e que tenha em conta o turismo". "Há consenso absoluto e sintonia [entre os autarcas] sobre o que se pretende para a Linha do Oeste", frisou Carlos Miguel.





"Queremos que a Linha do Oeste tenha um acesso facilitado à capital com mais conforto e rapidez", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara do Bombarral, Luís Camilo Duarte (PSD).
"A linha do Oeste deve ter uma nova função e ligar-nos ao TGV, à Gare do Oriente, à Linha do Norte e não uma linha até ao Cacém", sublinhou por seu lado Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas da Rainha (PSD) para quem são "fundamentais" as ligações rápidas à capital.
Das Caldas da Rainha até Leiria, Fernando Costa disse que o importante "é que haja ligação em Leiria à Linha do Norte".





Para demonstrar a importância da modernização da linha-férrea, Fernando Costa já chegou a declarar que "se for conseguida a modernização da linha tudo o resto são rebuçados".
O ministro das Obras Públicas, que presidiu sexta-feira a um encontro com os autarcas do Oeste disse que existe consenso sobre um conjunto de projectos "estruturantes" para a região, e que o horizonte temporal das obras a realizar se entende até 2017.
Questionado pelos jornalistas sobre o futuro da Linha do Oeste, o ministro escusou-se a prestar declarações remetendo para daqui a duas semanas a apresentação



“A renovação da Linha do Oeste, é uma velha aspiração de todos os naturais e residentes da região Oeste, e não só, que esperam, venha a concretizar-se o mais breve possível.
Creio que a modernização da Linha do Oeste não passará apenas pela actualização do equipamento, ou seja, comboios, linhas, estações e apeadeiros, mas também das passagens de nível que sendo evitadas muitas vidas pouparão.
Horários e tarifário, proporcionarão aos utentes da linha do Oeste uma verdadeira alternativa aos restantes transportes, pois a viagens tornar-se-ão mais rápidas, mais cómodas e mais económicas.
Sobretudo que esta renovação venha com a qualidade que a Região Oeste merece, pelo papel que neste momento já representa nos roteiros turísticos, e que a Região fique ligada de forma eficiente ao resto do país.”

Texto e fotos da Imprensa diária e Net

António Inglês
16 de Março de 2008

PROPONHO UM BRINDE!


*

AMIGOS

VERIFIQUEI QUE A AMIZADE E A SOLIDARIEDADE CONTINUA ENRAIZADA NOS NOSSOS CORAÇÕES.

DESTA FORMA, PORQUE FORAM BASTANTES OS AMIGOS QUE A MIM SE JUNTARAM NA SINGELA HOMENAGEM QUE PRESTEI À NOSSA QUERIDA AMIGA ISABEL DO SOPHIAMAR, PROPONHO HOJE UM BRINDE A UM NOVO SER MARAVILHOSO QUE VEIO AUMENTAR O NÚCLEO FAMILIAR DESTE NOSSO GRUPO BLOGOSFÉRICO.

VAI ENTÃO À SAÚDE DA “NOSSA” QUERIDA PRIMAVERA, AOS PAIS, AVÓS E A NÓS QUE REJUBILÁMOS TODOS COM O ACONTECIMENTO QUE MARCARÁ A VIDA DA “NOSSA” ISABEL E DE SUA FAMÍLIA.




"Poema Enjoadinho"

Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

Vinicius de Moraes

Fotos da Net

António Inglês

16 de Março de 2008