sábado, 28 de julho de 2007

O clima está a alterar-se gradualmente




Anticiclone dos Açores baralha o tempo na Europa

O clima tem vindo a alterar-se gradualmente e as estações do ano já não são o que eram. Razões de vária ordem têm influenciado estas mudanças e o homem para elas tem contribuído fortemente sem que faça seja o que for para alterar o rumo dos acontecimentos. Consciente do que representa para todos nós esta modificação ambiental, ao passar os olhos por uma noticia sobre as recentes inundações da Grã-Bretanha, resolvi transcrever o artigo de autoria de Isabel Gorjão Santos.


Na Hungria, morreram 500 pessoas por causa do calor. No Reino Unido, 350 mil britânicos ficaram sem água corrente devido às cheias. Na Grécia, os incêndios devastaram 9000 hectares de área protegida. O tempo na Europa está em mau estado. E um dos culpados é o anticiclone dos Açores.

Um anticiclone é geralmente sinónimo de bom tempo: céu limpo, calor ameno, nada de chuva. Desta vez, o anticiclone dos Açores esteve a sudoeste daquela que é a sua localização habitual. Deixou de estar sobre os Açores e afastou-se para mais ao largo no Atlântico. A mudança causou alterações meteorológicas que podem relacionar-se, sobretudo, com as cheias no Reino Unido.

Agora o anticiclone já se desloca em direcção ao continente, o que fará o mercúrio dos termómetros subir um pouco na Península Ibérica. No Reino Unido, as cheias parecem diminuir e, no Sudeste europeu, a temperatura já desceu alguns graus Celsius após a vaga de calor dos últimos dias.

No período em que as cheias no Reino Unido foram mais intensas, o anticiclone esteve a sudoeste da sua posição habitual e isso permitiu a passagem de sistemas frontais na região britânica e também no Norte da Península Ibérica. Os sistemas frontais são compostos por várias frentes, ou superfícies frontais, que constituem o ponto de contacto entre massas de ar diferentes - podem ser quentes ou frias, mais ou menos densas.

"Se o anticiclone se afasta, temos sistemas frontais a passar em regiões onde, normalmente, não passariam", explica Nuno Moreira, técnico do Instituto de Meteorologia, em Lisboa. E com os sistemas frontais também é normal haver precipitação. Foi isso que aconteceu.

A relação entre a posição do anticiclone dos Açores e as cheias no Reino Unido é clara para os meteorologistas, mas o mesmo já não acontece com a sua influência na vaga de calor que afectou o Sudeste europeu. "Nesse caso, já não podemos estabelecer uma relação tão directa. Há influências que ainda não compreendemos completamente", diz o meteorologista.

Nem em todos os países europeus com temperaturas elevadas ocorreu uma verdadeira onda de calor. Esta acontece quando, durante mais de cinco dias seguidos, a temperatura está, pelo menos, cinco graus Celsius acima daquela que é a média das temperaturas máximas para cada dia.

Em Atenas, por exemplo, a temperatura não tinha ultrapassado os 35 graus Celsius até ao dia 16 de Julho, mas depois disso oscilou entre os 36 graus, no dia 22, e os 41, logo no dia 23. Isto na capital grega, porque em outros locais do país algumas estações meteorológicas registaram temperaturas ainda mais elevadas, bastante acima da média para Atenas em Julho, que é de 33,5 graus.

A situação não foi muito diferente na Hungria, onde as previsões meteorológicas apontam hoje para os 33 graus, em Budapeste, quando a média máxima de Julho é 26,5. Ou na Roménia, onde hoje se prevêem 36 graus, em Bucareste, quando a média máxima de Julho é 28,8.

Nuno Moreira explica que as temperaturas elevadas no Sudeste europeu se deveram a três factores. Existe uma massa de ar quente numa região de altas pressões, "o que significa que, nessa zona, o peso da atmosfera sobre a superfície é maior do que nas regiões vizinhas". Depois, dá-se o caso de essa região de altas pressões se ter mantido estacionária durante algum tempo. A situação de alta pressão não mudou nem se deslocou para outra região e o aquecimento manteve-se. Finalmente, existem zonas montanhosas que reforçam o aquecimento.

"Em Portugal, isso também aconteceu, em 2003. Tivemos uma massa de ar quente com altas pressões que se manteve na mesma região", recorda Nuno Moreira. Essa onda de calor em Portugal durou de 29 de Julho a 15 de Agosto de 2003. Foi o segundo Verão mais quente desde 1931 e na vila alentejana de Amareleja chegaram a estar 47,3 graus Celsius, no dia 1 de Agosto. Foi a temperatura mais elevada registada, desde sempre, em Portugal.

Artigo de Isabel Gorjão Santos

In Público PT


Pregões da Lisboa Antiga



Pregões da Lisboa Antiga

Do café expresso / Zecatelhado retirei o texto que transcrevo, acrescentando-lhe alguns pequenos apontamentos da minha memória, se ela me ajudar. Dou assim continuidade aos temas que cantam Lisboa, cidade das sete colinas, tão velhinha onde os vestígios da idade se vão perdendo em nome do progresso, mas que não deixa de ser hoje e sempre LISBOA.

...Ia ontem Rua do Arco do Carvalhão acima, quando deparei com uma figura que não me era desconhecida de todo. Embora já muito marcada pela idade, reconheci logo aquela senhora que ainda jovem passava na minha rua com um enorme saco de serapilheira à cabeça apregoando " PALHA BARATA"!

Era a Lisboa de há quase cinquenta anos atrás. Pelas ruas ouviam-se os célebres pregões da época que enchiam o ar ( ainda não poluído ) de sons cantados pelos pregoeiros:

" Ferro Velho!"... "Olha a Fava Rica!"... "Bolinhas de Berlim!"..." Olha a baunilha!"... " Quem tem trapos e garrafas para vender?!"... " Olha língua da Sogra!"..."Há carapau e sardinha linda!"... “Vivinha da costa!”... “Venha ver freguesa!”... "Quem me acaba o resto!"... "Queijo saloio"..."Olha o funileiro" etc...

Os típicos carros do vendedor de castanhas... “Quem quer quentes e boas”, e do vendedor de gelados ( que ainda hoje existem alguns) “Olh'ó gelado, há o rajá fresquinho”.

Mas haviam alguns pregões que eram autênticas maravilhas, senão reparem:

"...Ó meninas desta rua
venham todas à janela
venham cá ver o Germano
e comprar uma cautela
É o 28 mil novecentos e vinte e três
amanhã é que anda a roda!"

Era o "tio Germano" cauteleiro, que subia e descia a Morais Soares todo o santo dia.

Ou ainda:

" Há figuinhos de capa rôta
quem quer figos
quem quer almoçar!"

Recordo também alguns "sinais" que avisavam da presença do vendedor:

O "amolador"- geralmente um galego com uma geringonça feita em madeira com uma enorme roda que servia simultâneamente de peça de balanço para a maquineta e de roda de transporte da mesma, guarda-chuva às costas e boina. Ainda hoje, embora muito raramente, se encontram.

O "petrolino" - Era uma carroça em metal puxada por um cavalo, uma mula ou um macho, que vendia uma certa gama de produtos tais como: Petróleo para os fogões, álcool etílico, piassabas, vassouras, penicos, sabão, palha de aço, etc...

“Olh’ó Popular”, “Diário de Noticias” cantavam os ardinas, percorrendo as ruas de lisboa, entrelaçando o jornal num nó e com mão certeira lá o iam enviando para a varanda do destino. Raramente falhavam.

“É regar e pôr ao luar!”... da boca da vendedeira de manjericos. “ Fava rica!”... “Anda amanhã a roda!”... do cauteleiro, “É de Sintra e é de Sintra, moranguinhos!”... “ Água de Caneças!... Sei lá, tantos que muitos deles já nem me lembro.

Era uma outra Lisboa, muito diferente desta de hoje, que, confesso, às vezes recordo com uma pontinha de nostalgia, talvez mais popular e dos pregões se faziam pequenos versos e lindos poemas. Aqui deixo um poema da autoria de Euclides Cavaco

“PREGÕES DE LISBOA”

Mal rompeu a madrugada,
Já Lisboa era acordada,
Com seus pregões matinais,
Pela varina peixeira ,
Lá p'rós lados da Ribeira,
Ou o ardina dos jornais.

A Rita da fava rica,
Que vem do bairro da Bica,
Traz pregões à sua moda.
E o homem das cautelas,
Diz p’las ruas e vielas,
Amanhã, é que anda a roda…

Apregoa-se a castanha,
Desde o Rossio ao Saldanha,
Os pregões são sempre assim,
Flores na Praça da Figueira
E diz cada vendedeira
Ó freguês!.. compre-me a mim!…

E de canastra à cabeça,
Quase até que anoiteça,
Há em mil bocas pregões.
Mas não se vê já passar,
A figura popular,
Da Rosinha dos limões!…


quarta-feira, 25 de julho de 2007

As Lágrimas São Netas Do Mar




Esta é a terra onde vivo... onde o rebuliço do mar vem descansar... onde o Verão passa o Inverno... onde o casario se mistura com as águas... por quem me bato e a quem presto uma singela homenagem... simples mas sincera...

José Gonçalves


As Lágrimas São Netas Do Mar

Vieram dizer ao Mar
que o Sal
andava a portar-se mal.
.
Quem veio meter
minhocas na cabeça do velho Mar
foi a Areia e a Espuma.
Tudo porque o Sal
era bonito
e não lhes ligava nenhuma.
.
De queixinha em queixinha,
disseram ao Mar
que o Sal
tinha uma namoradinha.
.
Chamava-se Gota de Água.
Era linda,
branca, cristalina
e tinha vindo do Céu Azul.
.
As duas,
com dores de cotovelo,
contaram ao Mar
as conversas de amor
que tinham ouvido
quando o Sal estava a namorar
muito entretido.
.
Então,
a Areia disse que a Gota de Água
falou assim para o Sal:
- Meu bem amado,
..se quiseres casar comigo
..deixarás de ser salgado.
.
E a Espuma disse que o Sal respondeu à Gota de Água:
- Minha ternura,
..por ti deito o salgado fora
..e fico uma doçura.
.
E neste disse-que-disse,
as duas marotas aproveitaram a maré
e
de tal maneira
atazanaram o velho,
que os seus cabelos ficaram em pé.
.
- O Sal virar doçura? – pensou o Pai Mar.
E, ao pensar nisto,
deixou entrar a tristeza e a amargura
no seu imenso coração.
.
O Pai Mar nem queria acreditar.
Então,
ele,
pai,
criou o Sal, desde catraio até homem feito,
feito para conservar
a beleza e a saúde dos habitantes do seu reino
- os peixes –
e o rapaz queria tornar-se doçaria?
Não podia!!!
.
Chamou o filho e disse-lhe:
- Filho, tem paciência,
..se continuas com o namoro,
..considero desobediência.
.

O Sal
fez ouvidos de mercador,
encolheu os ombros,
e continuou o seu grande amor…
pela Gotinha de Água.
.
Ao saber
o que o filho tinha decidido,
o Mar ficou bravo,
enraivecido,
tornou-se turbilhão, e foi grande a aflição:
as Ondas andaram numa fona,
os Mexilhões levaram tapona,
a Baleia veio respirar à tona,
um Cavalo-Marinho
tropeçou num penedo e partiu o focinho.
Até uma Gaivota,
de perna manca,
que era vizinha do Mar,
teve de dar à perna para não se afogar.
.
O velho Mar,
amargurado e furioso,
pôs o filho fora de casa,
em terra.
.
Mas o sal não se importou.
Casou.
Mas, como não havia casas para alugar,
o Sal e a Gota de Água
foram morar
para os olhos das pessoas.
.
É por isso
que, quando estamos tristes e amargurados nos nossos corações,
choramos.
E as nossa lágrimas
são salgadas
porque são filhas do Sal e da Gota de Água
e… netas do Mar.

In “Para Sonhar com Borboletas Azuis”
de José Vaz


terça-feira, 24 de julho de 2007

Como evitar a formação de células cancerosas




Como evitar a formação de células cancerosas

Este é um artigo publicado por João Soares no seu blog “O Mirante”, a quem desde já peço desculpa pelo atrevimento, mas que pela sua importância para todos nós achei por bem colocá-lo também aqui no PorEntreMonteseVales.

Contém recentes pesquisas do Hospital John Hopkins de Nova York, o centro mais avançado de pesquisa sobre o cancro do mundo, e deverá ser divulgado pelo maior número de pessoas possível dada importância que a prevenção para estes casos merece.

Leia com atenção

Informação importante de como permanecer saudável.

1. Todas as pessoas têm células de cancro no corpo. Estas células cancerosas não aparecem nos testes padrões, até se multiplicarem em alguns biliões. Quando os
médicos dizem aos pacientes de cancro que não há mais nenhuma célula de cancro nos seus corpos, após o tratamento, isto quer dizer que os testes não podem mais identificar as células cancerosas, porque elas não atingiram a quantidade detectável.

2. Células cancerosas podem ser detectadas de 6 a mais de 10 vezes na vida de uma pessoa.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa é vigoroso, as células cancerosas serão destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem cancro, isto significa que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas deficiências são devidas a factores genéticos, ambientais, da alimentação e do estilo de vida.

5. Superar as deficiências nutricionais múltiplas significa mudança de dieta e a inclusão de suplementos, que irá fortalecer o sistema imunológico.

6. A quimioterapia impede o crescimento acelerado das células de cancro mas também destrói as células saudáveis na medula óssea, na área gastro-intestinal, etc, e pode causar danos a órgãos, como fígado, rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação, enquanto vai destruindo as células de câncer, também produz queimaduras, cicatrizes e danificam as células saudáveis, tecidos e órgãos.

8. O tratamento inicial com quimioterapia e radiação muitas das vezes poderá reduzir o tamanho do tumor. Entretanto, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resulta em mais destruição do tumor.

9. Quando o corpo está muito sobrecarregado com o efeito da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico ou está comprometido ou destruído; por conseguinte a pessoa pode sucumbir a vários tipos de infecções e complicações.

10. A quimioterapia e a radiação podem causar células cancerosas em mutação, se tornarem resistentes e de difícil destruição. A cirurgia também pode produzir células cancerosas e espalhá-las para outras áreas do corpo.

11. Um modo eficaz para combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não as alimentando, pois elas necessitam de alimento para se multiplicarem.
Elas alimentam-se de:

a) O açúcar é um alimentador do cancro. Tirando o açúcar, elimina-se a fonte de suprimento da sua alimentação mais importante. Porém, substitutos do açúcar como o Nutrasweet, Equal, Spoonfull, etc, sã feitos de Aspartame, que é prejudicial à saúde. Um mais adequado substituto natural seria o mel de Manuka, (tipo de árvore que tem folhas odoríferas nativa da Nova Zelândia e Tansmânia) ou melaço, mas só em pequenas quantidades.

b) O sal de mesa tem uma substância química para o tornar branco. A melhor alternativa é o «bragg liquid aminos» (produto americano, feito com um concentrado de proteína líquida, derivado da soja, que contém vários aminoácidos) ou sal marinho.

c) O leite faz o corpo produzir muco, especialmente na área gastro-intestinal. O cancro alimenta-se do muco. Eliminando o leite e substituindo-o por leite de soja não adoçado, as células cancerosas morrem de fome.

12. Células cancerosas prosperam num ambiente ácido. Uma dieta com base na carne é ácida, pelo que é melhor comer peixe e uma pequena quantidade de frango, do que ingerir carne de boi ou de porco. Carne de gado (criado em fazendas) contém antibióticos, hormónios de crescimento e parasitas, que são prejudiciais, principalmente às pessoas com cancro.

13. Uma dieta feita com 80% de legumes frescos, sucos, grãos inteiros, sementes, nozes e um pouco de frutas ajudam pôr o corpo num ambiente alcalino. Aproximadamente, 20% delas podem ser ingeridas cozidas, incluindo os feijões.

a) Sucos de vegetais frescos fornecem enzimas que são facilmente absorvidas e alcançam até níveis celulares dentro de 15 minutos, para nutrir e aumentar o crescimento das células saudáveis. Para obter enzimas vivas, para formar células saudáveis, tente ingerir sucos de vegetal frescos (a maioria dos legumes, inclusive brotos de feijão) e comer alguns legumes crus, duas ou três vezes por dia. As enzimas são destruídas a temperaturas de 104 graus Fahrenheit (40 graus centígrados).

b) Evite café, chá e chocolate, que têm alto nível de cafeína. O chá verde é a melhor alternativa.

c) É melhor beber água limpa e natural, não ionizada, filtrada, para evitar as toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. A água destilada é ácida; evite-a.

14. A proteína de carne é difícil de digerir e requer muitas enzimas digestivas. Carne não digerida, que permanece nos intestinos, entra em putrefacção e causa a formação de mais tóxico.

15. As células cancerosas têm as (suas) paredes cobertas de proteína dura. Privando-as, ou alimentando-as com pouca carne, elas são privadas de mais enzimas (tóxicas) e da capacidade de defesa do ataque às paredes de proteína das células cancerosas, e permite que as células protectoras do corpo destruam estas células indesejáveis.

16. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico: O IP6, Flor-essence (flor de essência - uma mistura de ervas para fazer chá, que se acredita, tem propriedades para curar o cancro), antioxidantes, vitaminas, minerais, etc., para permitir que as próprias celas protectoras do corpo destruam as celas cancerosas. Outros suplementos, como vitamina E, são conhecidos por causar apoptose, (autodestruição da célula; uma espécie de sistema programado para matá-las) - o método normal do corpo de se livrar das células estragadas, indesejáveis ou desnecessárias.

17. O cancro é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito pró-activo e positivo ajudará o guerreiro do cancro a ser um sobrevivente. Raiva, inclemência e amargura põem o corpo em estresse, num ambiente acetoso. Aprenda a ter um espírito clemente e amoroso. Aprenda a relaxar e a desfrutar vida.

18. As células cancerosas não podem prosperar num ambiente oxigenado. Exercitando diariamente e profundamente a respiração, ajuda adquirir mais oxigénio até o nível celular. A terapia de oxigénio é outra maneira usada para destruir as células cancerosas.

Recentes informações do John Hopkins Hospital.

1. Não coloque nenhum recipiente plástico em microondas.

2. Não coloque suas garrafas de plástico, com água, em congelador.

3. Não ponha nenhuma embalagem de plástico em microonda. Substâncias químicas de dioxina causam cancro, especialmente cancro da mama. Dioxinas são altamente venenosas às células dos nossos corpos. Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, Gerente de Programa de Bem-estar junto ao Hospital de Castle, estava num programa de televisão para explicar esta periculosidade. Ele falou sobre as dioxinas e de como elas são ruins para nós.
Ele disse que nós não deveríamos estar aquecendo nossa comida em microonda usando recipientes de plástico. Isto se aplica especialmente para alimentos gordurosos. Disse que a combinação da gordura e alta temperatura liberta dioxinas na comida e finalmente nas células do corpo.
Ao invés, ele recomenda usar vasos de vidro, como Pirex ou recipientes cerâmicos para aquecer a comida. Você obtém os mesmos resultados, mas sem a dioxina.
Alimentos de TV Dinners (alimentos já prontos, congelados, sopas prontas empacotadas, etc.) deveriam ser removidos dos recipientes e aquecidos em outra coisa. O papel pode causar mal, pois você não sabe a sua composição. É mais seguro usar vidro temperado, como os produzidos pela Corning Ware,(Companhia americana, fabricante de cabos de fibras ópticas, que no passado fabricava utensílios domésticos à prova de fogo).
Ele também nos lembrou que, há um tempo atrás, alguns restaurantes de fast food deixaram de usar embalagens de recipientes feitos com espumas sintéticas. Uma das razões é o problema da dioxina. Também mostrou que aquela envoltura de plástico, como o Saran, (material de plástico impermeável) é muito perigosa quando colocado por cima dos alimentos, para ser cozidos no forno de microondas.
Como a comida recebe altas temperaturas, ("nuke") faz as toxinas venenosas derreterem a embalagem do plástico e gotejar para dentro da comida. Cubra o alimento com pirex ou cerâmica.

Este é um artigo que deveria ser divulgado amplamente.