sábado, 29 de novembro de 2008

OS ROM (POVO)


OS CIGANOS

Os rom, chamados vulgarmente de ciganos, são povos tradicionalmente nómadas, originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.

São subdivididos em diversos grupos, como os sintos e os caló.

Acredita-se que os Roma têm as suas origens nas regiões do Punjab e do Rajastão, no subcontinente indiano. Eles iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto iraniano, por volta de 1050.

Os Roma originaram-se de uma casta inferior do noroeste da Índia, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no primeiro milénio d.C.. Partiram em direcção à Pérsia onde se dividiram em dois ramos: o primeiro, que tomou rumo oeste, atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, chegando à Síria, Egipto e Palestina. No século XII, os Roma enfrentaram o avanço dos muçulmanos, que invadiram a Índia. Devido a conquista territorial e política dos estados hindus, muitas caravanas ROM partiram para a Europa, Oriente Médio e Norte da África, em uma migração que os Roma chamaram de Aresajipe. O grupo espalhou-se, principalmente, pelo continente europeu: Hungria, Áustria e Boémia, chegando à Alemanha em 1417. Em 1428, encontrava-se na França e Suíça, em 1422 atingia a Bolonha. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses. Os anos de 1555 e 1780 são marcados pelos ciganos por um período de perseguições e intolerância: em vários países foram cometidos actos de violência contra os ciganos.

Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Balcãs e no sul da Espanha.

Durante a II Guerra Mundial, de duzentos a quinhentos mil ciganos europeus teriam sido exterminados nos campos de trabalho e de extermínio nazistas. Esta realidade começou a ser recuperada pela historiografia apenas a partir dos anos 1970.

Wikipédia



A ETNIA CIGANA

Os ciganos são o maior dos grupos minoritários da Europa, mas também o mais desfavorecido. Pobreza, desemprego e discriminação atingem a comunidade, que se estima ter entre 7 a 9 milhões de habitantes nos Estados-membros da União Europeia. Os 27 querem acelerar a inclusão desta comunidade, até porque a situação contrária também é prejudicial para a Europa, como realça uma deputada húngara do Parlamento Europeu, Lavia Jaroka. “É uma situação tão dramática, não só em termos mentais, económicos e de direitos humanos, mas também em termos culturais. É uma enorme perda para a Europa”, sublinha.

Organizações não governamentais romenas esperam que a cimeira resulte na criação de um departamento responsável pelos problemas desta etnia, no seio da Comissão Europeia, até 2010. Acreditam também que os 27 decidam criar um plano para aumentar a escolarização das crianças ciganas, das quais 50 por cento não terminam o primeiro ciclo do ensino básico.

Da Net



EM PORTUGAL

Há 760 famílias de etnia cigana a viver nos bairros municipais da capital, constituídas por 3.296 indivíduos, o que equivale a 4,3% da população total. “Concluímos que têm mais visibilidade do que expressão numérica”, esclarece Maria Helena Correia, da Gebalis. O levantamento, realizado pela empresa gestora dos bairros municipais, apurou que esta minoria está presente em 38 dos 64 bairros, sendo mais numerosa no Bairro Alfredo Bensaúde (Olivais), Murtas (Campo Grande) e Eduardo Bairrada (Ajuda). Estas famílias foram realojadas entre 2000 e 2004, 40% das quais vieram dos extintos bairros do Vale do Forno, Galinheiras e 2 de Maio (Ajuda). Cerca de 24,1% dos agregados têm seis ou mais pessoas (33% com menos de 15 anos), e 1/4 está sobrelotado.

Estima-se que existam entre 6500 e 7000 ciganos em Portugal com habitação móvel ou residência fixa sem condições de habitabilidade, o que representa entre 16% e 18% da população. A dimensão do fenómeno da precariedade habitacional ligada à etnia cigana foi apurada pelos investigadores Alexandra Castro e André Correia, do Centro de Estudos Territoriais do ISCTE, e foi já divulgada no Seminário Internacional ‘Ciganos, Território e Habitat’. O estudo frisa também o carácter forçado da mobilidade. No encontro foram igualmente apresentados os casos particulares de Aveiro, Mondim de Basto, Coimbra, Lejana de Cima (Faro), Santo Tirso, Lagoa e Barreiro.

(Expresso-05.04.2008)


CURIOSIDADE

Pessoalmente, tenho amigos de etnia cigana com quem me dou bem e que se integraram na sociedade portuguesa, ainda que com muitas reservas e dificuldades. Admiro-os pela coragem de viverem da forma como o fazem, sem sítio certo, sem destino, no fundo sem futuro e marginalizados.

Recentemente, uma amiga enviou-me um documento com o Horóscopo dos Ciganos que eu nem sabia que existia. Nem sei mesmo se ela saberia da sua existência, mas teve conhecimento dele e achou por bem enviar-mo.

Neste aspecto sou um privilegiado, pois recebo diariamente dezenas de emails com notícias e curiosidades. Alguns aproveito, outros nem tanto, até porque não posso publicar todos. Este porém, achei interessante e vou partilhá-lo convosco. Aqui fica pois.



HORÓSCOPO CIGANO

PUNHAL

21 de Março a 20 de Abril

O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra,
vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo
então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é
uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma
personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva.
Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o
dinheiro.
Sai-se bem em desportos, artes marciais e cargos de chefia e liderança.


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COROA

21 de Abril a 20 de Maio


Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força,
poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante.
A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade
financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona
do seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que
briquem com os seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para
trabalhar nesse sector.


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CANDEIAS

21 de Maio a 20 de Junho


Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a clareza de
idéias.
As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também
simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa
e tem uma inteligência brilhante fazendo muitos amigos. Adora estudar e
pesquisar, principalmente o que se relaciona com ela mesma. É romântica e nunca
desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer
algo, consegue.


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RODA

21 de Junho a 21 de Julho


Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma
arredondada, as pessoas regidas por este signo tem uma forte ligação
com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz a sua
maneira de ser. A Roda move a sua vida na alegria e na tristeza. É dócil
tranqüila, mas, quando se irrita, 'sai de baixo!'. É um pouco insegura e tem uma
certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.


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ESTRELA

22 de Julho a 22 de Agosto


A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais,
que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo.
Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência
é otimista e 'alto astral', nasceu para brilhar. Vive a vida intensamente
e tem um talento especial para atrair as pessoas. Vive rodeada de amigos,
mas tem a mania de querer que tudo seja como deseja. Conseguirá ótimas
oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.


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SINO

23 de Agosto a 22 de Setembro


Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, o sino era usado como
relógio, e os ciganos associaram-no à pontualidade, à disciplina e à firmeza.. A
pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, e supera sempre
as suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos
mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros. Muito
inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Dá-se bem a trabalhar
em administração.


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MOEDA

23 de Setembro a 22 de Outubro


A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à
riqueza material e espiritual, que é presentada pela cara e coroa. Para os
ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual. A pessoa sob esta
influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos. Tem de estar
apaixonada sempre. As atenções voltam-se para si facilmente. Tem talentos
artísticos e decorativos. Adora ajudar as pessoas e vive para isso. Razão pela qual
está sempre cercada de amigos e companheiros.


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ADAGA

23 de Outubro a 21 de Novembro

A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa
na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às
mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta
influência tem um temperamento forte e enigmático, torna-se
irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao
seu redor. Procura sempre aprofundar-se no que está à sua volta, seja no
amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.


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MACHADO

22 de Novembro a 21 de Dezembro


O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele simboliza a
liberdade pois rompe com todas os obstáculos que a natureza impõe. A pessoa sob
esta influência tem a liberdade como preferida. Aventureira, jamais
permanece parada num só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas
em nada fica. Otimista, até as dores para si são sinais de alegria.
Apaixona-se e desapaixona-se facilmente. Dá-se bem com trabalhos sem rotinas em que
possa aprender sempre.


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FERRADURA

22 de Dezembro a 20 de Janeiro

A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a
ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, e afasta o
azar. A pessoa sob esta influência tem bom senso, às vezes até se
torna séria demais. Tem, então, de se soltar um pouco mais. Raramente,
confia em alguém. Procura amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter
filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos que tem e dedica-se
profissão.


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TAÇA

21 de Janeiro a 19 de Fevereiro

É união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire a
sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho numa única
taça que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente
uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana,
inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre a inovar.
Vive em busca da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.


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CAPELA

20 de Fevereiro a 20 de Março


Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local
onde todos entram em contato com o seu Deus interior e onde desperta a força
e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa,
espiritualizada e sonhadora. É o próprio amor encarnado. Tem muita
força espiritual e dons para clarividência. Ama cegamente e, às vezes,
desilude-se. É romântica e carinhosa. Quanto ao trabalho, gosta de
tudo o que se relaciona com ajudar o próximo.



Fotos da Net

António Inglês




sexta-feira, 28 de novembro de 2008

LA RISA DE JUAN PABLO II



Es bien conocido el buen humor casi habitual del papa Wojtyla, sin embargo, posiblemente cuando más se ha reído fue con el payaso Japo (vídeo duración 7' 36").



“Este pequeno filme foi-me enviado pela nossa amiga ARAMIS, que muito agradeço.

Como não podia deixar passar um momento como este, resolvi partilhar convosco uma faceta de João Paulo II que muitos de nós desconhecíamos. Vale a pena ver.”


Foto da Net

António Inglês


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DESCULPEM!



Isto passa! Não sei quando, mas passa!


ABERTURA DO VIVACI CALDAS GERA EXPECTATIVA


“Foi hoje oficialmente inaugurado o Centro Comercial Vivaci nas Caldas da Rainha com entradas permitidas apenas a quem tinha convite. Amanhã o Vivaci abrirá as suas portas ao público em geral, esperando-se uma daquelas enchentes à moda antiga, tal a expectativa que o espaço está a gerar na população da região.

Caldas da Rainha junta-se desta forma à maioria das grandes cidades portuguesas, oferecendo agora aos seus habitantes um lugar agradável onde é possível encontrar lojas das melhores marcas do mercado.”

AI.




Os moradores e comerciantes no Bairro Lisbonense não vêem a hora dos trabalhos ficarem concluídos, pelos transtornos que o ruído, movimentação e ocupação do estaleiro de obras provocaram. Mas segue-se outra fase difícil – a de adaptação ao previsível grande afluxo de pessoas ao novo centro comercial. O certo é que o sossego naquela zona jamais será o mesmo. Nesta altura fica também a dúvida se foram implementadas as melhores soluções para a circulação rodoviária e pedonal, o que só se conseguirá avaliar após a abertura.
Segundo o JORNAL DAS CALDAS apurou, a empresa construtora, do Grupo FDO, garante que as obras terminarão antes da inauguração do centro comercial, que representa um investimento total de 34,6 milhões de euros e permitirá a criação de cerca de mil postos de trabalho directos e indirectos.



O novo Vivaci possui uma área bruta de construção total de 32.756 metros quadrados e uma área bruta locável de 14.200 metros quadrados. Terá quatro pisos comerciais, 60 lojas, 14 restaurantes, cinco salas de cinema, um supermercado e um parque de estacionamento coberto em três pisos subterrâneos com capacidade para 460 viaturas.
Foi já confirmada a presença de várias lojas do Grupo Inditex – com as insígnias Kiddy´s Class, Pull & Bear, Oysho, Stradivarius, Bershka e Zara Lefties –, bem como da loja de roupa para crianças Zippy, da loja de moda Tribo, da Page One, da loja de desporto Sportzone, da livraria Bertrand, da Multiópticas, do supermercado Pão de Açúcar, da loja de electrodomésticos Rádio Popular, dos Cinemas Vivacine em parceria com a Zon Lusomundo, da cervejaria Portugália e da Burguer Ranch. O Millenium
BCP terá uma agência no novo centro comercial. A comercialização do Vivaci Caldas da Rainha é da responsabilidade da Jones Lang LaSalle.
Caso não fuja às semelhanças com o mais novo centro comercial Vivaci, inaugurado na Guarda, disporá de algumas valências que o tornam um centro ecológico, com o pré-tratamento de esgotos e o sistema de poupança de água – através de colocação de torneiras temporizadas e do aproveitamento da água dos reservatórios de incêndio para alimentação de torneiras de serviço e de lavagem.



Na mesma linha, quanto ao sector da segurança, disporá de um sistema automático de detecção de incêndios e de vigilância em circuito fechado de televisão. O espaço comercial integrará ainda portões corta-fogo nos parques, bem como processos automáticos de extinção de incêndios, de desenfumagem dos estacionamentos e de detecção de fugas de gás nas caldeiras, entre outras valências. O espaço possuirá ainda escadas rolantes.
A Central de Informação foi a agência escolhida, em concurso, para a campanha de lançamento e o evento de inauguração do centro comercial. O projecto incluiu toda a comunicação externa junto da população, bem como a gestão da comunicação junto dos media.
A construção foi efectuada ao longo de 19 meses. Inicialmente estava previsto chamar-se Fórum Teathrum, mas a FDO preferiu o seu novo conceito denominado Vivaci (”uma cidade mais viva”), insígnia sob a qual tem neste momento dez projectos de centros comerciais em desenvolvimento (Guarda, Caldas da Rainha, Maia, Évora, Setúbal, Lamego, Barcelos, Felgueiras, Beja e Vila Nova de Gaia), num investimento global de 400 milhões de euros.
A derrocada da fachada do Hotel Lisbonense, em Julho deste ano, que a FDO estava a requalificar, fez atrasar a reabertura da unidade hoteleira, o que agora se prevê para o primeiro semestre de 2009. Contudo, esta era já a data agendada quando o Vivaci Caldas foi apresentado à imprensa, em Outubro de 2007, pelo que a abertura em simultâneo nunca foi uma promessa do promotor imobiliário.



Na última decisão da Câmara Municipal sobre a obra do Hotel Lisbonense, devido a um requerimento apresentado pela FDO relativo às condicionantes da execução que originaram a replanificação dos trabalhos, foram aceites as seguintes datas para construção da estrutura e alvenarias do Hotel: Até 30 de Novembro, a execução da estrutura de betão armado do Hotel até à quarta laje; Até 30 de Dezembro, a execução da estrutura da cobertura; Até 30 de Janeiro de 2009, a conclusão de toda a estrutura e alvenarias.
Foi aceite uma garantia bancária, que será accionada caso as obras do Hotel não se encontrem concluídas nos prazos referidos.
Os vereadores do PS votaram contra, explicando que “apesar da mais valia que será para a cidade, trata-se de uma construção e não já uma reconstrução com salvaguarda da memória histórica e construtiva do imóvel e a não consecução de um projecto urbanístico que possibilite a ligação do Hotel/Centro Comercial ao Centro Histórico e ao Centro Termal”.




Concorrência da Sonae

“E se pensavam que ficávamos por aqui, enganaram-se! Preparem-se porque vem aí outro grande espaço! Não há fome que não dê em fartura.

Neste último ano a cidade vê inauguradas duas grandes obras que engrandecem o Concelho. O CCC e agora o VIVACI. É obra!”

AI.

Já com a construção do centro comercial em curso, a FDO foi surpreendida com o anúncio da instalação de outra grande superfície nas Caldas da Rainha – o Centro Bordalo (ex-Rainha Shopping), da Sonae, o que levou à elaboração de uma carta de protesto enviada ao presidente da Câmara.
“Para garantir a estabilidade mínima deste investimento, é necessário que seja garantido apenas o Vivaci Caldas da Rainha, permitindo à
FDO e aos lojistas deste empreendimento condições mínimas de funcionamento e de gestão do seu negócio que garantam o sucesso desta operação. Bastou por exemplo, ser do conhecimento dos lojistas em geral que a Sonae já está a comercializar o possível centro comercial deles, que já não assinaram os contratos, até que seja aprovado ou não este novo projecto”, manifestou na ocasião Manuel Ferreira Dias, presidente da FDO.
O empresário pediu a Fernando Costa que tivesse em conta que “a eventual presença de outro centro comercial na cidade das Caldas da Rainha só deverá ser uma realidade após o período mínimo da maturidade do Vivaci Caldas da Rainha”.
A carta serviu de pressão e a autarquia acabou por retardar a aprovação do centro comercial da Sonae, que está ainda em fase de licenciamento.
A
FDO já anteriormente tinha estado em litígio com a Câmara das Caldas, por causa da construção do Centro Cultural e de Congressos (CCC). O concurso público tinha sido ganho pelo consórcio Ensul/FDO, mas desentendimentos quanto ao pagamento de equipamentos que não foram especificados no caderno de encargos desta infra-estrutura levaram o caso a tribunal. A autarquia chegou a acordo com o consórcio, que desistiu da construção, que viria a ser adjudicada à empresa Mota-Engil, Engenharia e Construção SA.
Foi nessa altura que a
FDO manifestou interesse em construir um centro comercial junto ao Hotel Lisbonense.

Francisco Gomes

Jornal das Caldas

Fotos da Net

António Inglês


ACREDITE SE QUISER...


Sutiã para homens é sucesso no Japão


Loja on-line já vendeu mais de 300 unidades


No Japão, um dos produtos mais vendidos numa loja on-line de lingerie é o sutiã para homens, informa a agência Reuters.

A Wishroom foi inaugurada há duas semanas no «shopping virtual» Rakuten e já vendeu mais de 300 sutiãs masculinos, ao preço de 30 dólares cada.


«Gosto desta sensação», diz Masayuki Tsuchiya, representante da loja, enquanto exibe o sutiã masculino, que pode ser vestido discretamente sob a roupa.

Akiko Okunomiya, directora-executiva da Wishroom, afirma-se surpreendida com a intensa procura do sutiã masculino: «Cada vez mais homens estão interessados no sutiã. Desde que lançámos o produto, recebemos mensagens dos clientes a dizer que estavam à espera disto há muito tempo».



O sutiã está disponível em preta, rosa e branco, mas não é de fácil aceitação para todos os homens. A lingerie, aliás, provocou fortes discussões na rede social Mixi, a principal do Japão, pois cerca de oito mil usuários discutiam os méritos de os homens usarem uma peça íntima que «pertence» às mulheres.




1ª Entrega GRÁTIS no seu hipermercado on-line.



Portugal Diário

Fotos da Net


“Vá lá, sorriam! Esta é mesmo só para desanuviar um pouco!

De vez em quando sabe bem, publicar assim uns disparates, ou não?

Além disso, SORRIR até faz bem à saúde meus amigos!!!”

António Inglês