sábado, 19 de janeiro de 2008

POR FALAR EM AMBIENTE

*Foto da Net


AQUECIMENTO GLOBAL


Aumentam os desastres naturais ligados à mudança climática


A região asiática concentrou 74% das mortes, seguida do continente americano, com 12%



GENEBRA - A frequência dos desastres naturais ligados a mudanças climáticas vem aumentando, principalmente as enchentes, em relação à média registrada entre 2000 e 2006, segundo um relatório tornado público nesta sexta-feira, 18, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Das 197 milhões de vítimas por desastres naturais, 164 milhões foram por inundações.

A Ásia foi, novamente, o continente mais afectado pelas catástrofes naturais, sendo cenário de oito das dez maiores acontecidas no ano passado - incluindo seis inundações.

As inundações foram os únicos desastres que aumentaram de maneira significativa, registrando-se 206 só no ano passado, em relação à média de 172 nos últimos sete anos.

O país mais afectado por mortes foi Bangladesh, com mais de 5.000, seguído da Índia (1.103), Coreia do Norte (610), China (535) e Peru (519), segundo um relatório elaborado pelo Centro de Pesquisa da Epidemiologia dos Desastres (Cred), um organismo com sede na Bélgica, e apresentado pelo Secretariado da ONU para a Redução de Desastres (ISDR).

A região asiática concentrou 74% das mortes, seguida do continente americano, com 12%, principalmente por causa do terremoto que sacudiu o Peru em Agosto do ano passado e das tempestades tropicais no Caribe, segundo disse o director do Cred, Debarati Guha-Sapir.

O número de vítimas mortais, no entanto, foi menor em 2007 - 16.517 mortos - diante da média de 73.931 registrada entre 2000 e 2006.

Os EUA, com 22 catástrofes naturais em 2007, foram o país mais afectado, seguído da China (20), Índia (18), Filipinas (16) e Indonésia (15).

Em entrevista colectiva em Genebra, Guha-Sapir explicou que, embora a China e a Índia tenham liderado nos últimos anos a lista de países mais afectados por tragédias, isso se deve ao fato de serem os mais povoados do mundo.

O director explicou que uma metodologia mais justa para calcular o impacto de uma calamidade em um país - em relação à população - indica que os lugares mais afectados, em 2007, foram a Macedónia, com 49.000 vítimas, Suazilândia, na África (36.000), Lesoto (23.000), Zimbábue (15.000), Bangladesh (14.000) e Zâmbia (12.000).

O especialista assinalou que o impacto das mudanças climáticas na incidência de catástrofes naturais é provado pelo aumento de inundações, furacões e tempestades tropicais, claramente influenciadas pelo fenómeno planetário.

"A tendência actual é consistente com os prognósticos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, e a Ásia e a África Ocidental já estão sofrendo inundações mais severas e seguídas", comentou, ao se referir à equipa de cientistas que estudam o fenómeno do aquecimento global para a ONU.

Guha-Sapir também disse que existe a possibilidade de doenças infecciosas - como o dengue e a leptospirose, transmitidas, respectivamente, por mosquitos e ratos - se expandirem nos próximos cinco anos, conforme aumenta a incidência das enchentes, e cheguem inclusive à Europa e aos EUA.

EFE

"O Homem tem uma obrigação para com o seu semelhante: Preservar o ambiente para o futuro!"
José Gonçalves

PORTUGAL PROCURA DESENVOLVER «CARRO VERDE»

*

De um artigo de Filipe Caetano do Portugal Diário extraí este texto que passo a citar:

Assinado protocolo com Espanha para partilha de informações na área


As parcerias estratégicas entre Portugal e Espanha continuam a acelerar e o mercado automóvel parece ser uma ligação interessante que os dois países não querem largar, nomeadamente no que diz respeito às energias limpas. Neste sentido, está a ser desenvolvido um projecto para a construção de um «green car», ou seja, um automóvel amigo do ambiente.

«Dentro de pouco tempo assistiremos a grandes mudanças no sector, por isso temos de estar preparados. Por exemplo, na Califórnia, assistem-se a experiência muito inovadoras, não ainda no campo dos automóveis, mas que tendem a evoluir no sentido dos green car», alertou Joan Clos, ministro da economia espanhol, que falava à margem da 23ª Cimeira Luso-Espanhola, que está a realizar-se em Braga.

Preparando-se para estas mudanças, os dois países assinaram um protocolo de colaboração entre o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e o Centro Tecnológico de Automotion de Galicia, com o objectivo de conceber, desenvolver e produzir novas soluções de mobilidade sustentável para ambientes urbanos.

Para além da «troca de informações» entre os dois centros para a construção de um automóvel eco-sustentável, também existe uma vontade de explorar novas tecnologias de consumo de energias amigas do ambiente.

Filipe Caetano
Portugal Diário de 18.01.2008

José Gonçalves

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

VIDEOVIGILÂNCIA NAS ESCOLAS

*Em 1200 escolas ainda este ano

O Ministério da Educação (ME) abriu um concurso público internacional para a “aquisição dos serviços e bens necessários à implementação de um sistema de videovigilância” que vai abranger “as escolas públicas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e com Ensino Secundário”.

Ao todo serão 1200 escolas do 5.º ao 12.º ano onde serão instaladas câmaras. O concurso está integrado no Plano Tecnológico da Educação e visa, de acordo com o ME, “reforçar a segurança das instalações e dos equipamentos tecnológicos – computadores, quadros interactivos e videoprojectores – que estão a ser adquiridos no âmbito do mesmo Plano.

De fora ficam as escolas primárias, uma vez que a gestão destes estabelecimentos de ensino está entregue às autarquias. O projecto também deixa de fora as escolas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para implementar o sistema, o Estado vai investir 30 milhões de euros. O valor contempla “o fornecimento, instalação, manutenção e suporte de um sistema electrónico”, bem como “os serviços de segurança e monitorização”.

O concurso está aberto apenas a “titulares de alvará comprovativo da autorização para o exercício da actividade de segurança privada ou serviço de vigilância de bens móveis e imóveis, através de equipamento electrónico , emitido pelo Ministério da Administração Interna” e termina no dia 14 de Março, pelo que a entrada em funcionamento do sistema, apurou o CM, ocorrerá ainda este ano.

A generalização da videovigilância nas escolas reflecte o que se passa no resto do País. Várias cidades avançaram já com pedidos para a instalação de câmaras nas ruas (ver apoios).

A zona da Ribeira, no Porto, foi a primeira a receber autorização. No entanto, a Comissão Nacional de Protecção de Dados impôs algumas regras para o sistema de videovigilância que começou a ser montado anteontem. Por exemplo, só poderá funcionar entre as 21h00 e as 07h00. Da mesma forma, foi assegurada a privacidade de moradores e visitantes pois os vultos são tapados com quadrados negros, não sendo reconhecíveis. No caso de problema grave, só a PSP poderá desbloquear as imagens para visionar os rostos.

O projecto prevê que o sistema seja avaliado ao fim de um ano antes de ser prolongado o funcionamento.

João C. Rodrigues/ Luís Lopes
“Correio da Manhã” na sua edição de 17 Jan 2008
José Gonçalves

NUNCA É TARDE!

*

Arrependido, ladrão devolve dinheiro às vítimas 15 anos depois

Um ladrão turco enviou uma carta à polícia relatando o seu arrependimento por ter furtado rádios de quatro carros... em 1992. Junto com a carta, ele colocou 400 euros como forma de pagamento pelos rádios que surrupiou das quatro vítimas, no final de 2007.

O ladrão, que continua anónimo, endereçou a correspondência ao departamento de segurança de Kirikkale (Turquia).

Nela, ele conta detalhes dos crimes e pede que a polícia envie 100 euros a cada um dos proprietários dos carros. Pede ainda que seja perdoado pelo que fez.

Três vítimas do ladrão arrependido foram localizadas no final de 2007, segundo informou o chefe de polícia Salim Akca à agência de notícias Anatolia.

O dinheiro da quarta, da qual a polícia não tem pistas, foi doado a crianças carentes.
"Espero que este incidente sirva de exemplo para todos os criminosos", disse o chefe Akca.

Segundo a globo.com
José Gonçalves

OUTRA FORMA DE AQUECIMENTO


*


NOVO SUTIÃ DE AQUECIMENTO


A fábrica de lingerie Triumph está a lançar no Japão (Tóquio) um sutiã que aquece. Segundo a empresa, além de ajudar a enfrentar o inverno, a peça vai colaborar com a luta contra o aquecimento global.
O novo sutiã tem um enchimento feito à base de gel que pode ser facilmente aquecido no micro-ondas ou com uma garrafa de água quente.
A população japonesa tem sido aconselhada a não elevar a temperatura dos seus aquecedores acima de 20ºC, para reduzir o consumo de combustível e minimizar os danos no meio ambiente. O fabricante acredita que, com o sutiã, muitas mulheres nem precisarão dos aquecedores.
A empresa espera que o novo produto caia no gosto das japonesas, apesar de, por razões óbvias, ser mais volumoso que os sutiãs normais.
"Esperamos que isso não apenas ajude a evitar o aquecimento global, mas que também deixe mais chique o ambiente de trabalho", disse a Triumph em comunicado.
As vendas ainda não começaram - por enquanto, o sutiã que aquece tem sido apresentado apenas como um protótipo.
As alças do novo sutiã são recobertas por um material macio que imita a lã e podem ser enroladas no pescoço como se fossem um cachecol. O novo sutiã, que é produzido apenas na cor branca, tem como adorno na frente um pingente em formato de pimenta malagueta.

“Acrescento eu que irá ser uma ajuda providencial para muita moçoila que por aí anda que de peito são muito parecidas com o pai”.

Foto e texto da Net

José Gonçalves


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

NUM BANCO DE JARDIM

*

Num banco de jardim uma velhinha
está tão só com a sombrinha
que é o seu pano de fundo.
Num banco de jardim uma velhinha
está sozinha, não há coisa
mais triste neste mundo.
E apenas faz ternura, não faz pena,
não faz dó,
pois tem no rosto um resto de frescura.
Já coseu alpergatas e
bandeiras verdadeiras.
Amargou a pobreza até ao fundo.
Dos ossos fez as mesas e as cadeiras,
as maneiras
que a fazem estar sentada sobre o mundo.
Neste jardim ela
à trepadeira das canseiras
das rugas onde o tempo
é mais profundo.
Num banco de jardim uma velhinha
nunca mais estará sozinha,
o futuro está com ela,
e abrindo ao sol o negro da
sombrinha poidinha,
o sol vem namorá-la da janela.
Se essa velhinha fosse
a mãe que eu quero,
a mãe que eu tinha,
não havia no mundo outra mais bela.
Num banco de jardim uma velhinha
faz desenhos nas pedrinhas
que, afinal, são como eu.
Sabe que as dores que tem também são minhas,
são moinhas do filho a desbravar que Deus lhe deu.
E, em volta do seu banco, os
malmequeres e as andorinhas
provam que a minha mãe nunca morreu.

José Carlos Ary dos Santos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

MAUS HÁBITOS!

*

Meus amigos, venho hoje falar-vos de maus hábitos.

Todos nos deparamos diariamente com inúmeros maus hábitos que muitos usam e abusam como se fossem as coisas mais naturais do mundo.

Seriam muitos, mas quero falar de dois ou três em particular e que me incomodam tremendamente.

Frequentemente encontramos pessoas de pastilha elástica na boca, mastigando com a maior das naturalidades, falando com uns e com outros, de boca aberta como se isso fosse uma situação comum e normal. Nada tenho contra as pastilhas elásticas e cada um usá-las-à como entender, o que penso é que um pouco de educação não faria mal nenhum quando as mesmas são “mastigadas” em qualquer lugar e em qualquer circunstância, até mesmo no trabalho, quando se trata de atender público. No meu caso, delas não faço uso pois o meu médico proibiu-me de as mastigar por razões que se prendem com a minha dieta.

Outro mau hábito que já foi meu, e por isso contra mim falo, é o mau vicio do “cigarrito” na mão ou no canto da boca, em qualquer lugar e em qualquer circunstância , sem qualquer respeito pelos outros que não fazem do tabaco um prazer. Nova legislação entrou já em vigor e por mim nada tenho contra quem fuma, eu já o fiz anos a fio, mas faziam falta realmente regras que nos ponham a salvo de quem não nos respeita. Talvez até venham impregnadas de rigor, mas se calhar não haveria outro jeito de as pôr em prática. Para mim já não me fazem falta porque decidi sozinho e não com a ajuda de nenhum medicamento, deixar de fumar e hoje nem disso me lembro.

Por fim quero-vos falar daquele que me levou a escrever este breve texto: o uso de auriculares!

Provavelmente muitos de vós já se deparou com esta situação. Quem já não se confrontou com os nossos jovens e até com alguns menos jovens, de pequenos auscultadores nas orelhas ouvindo música em todo e qualquer lugar?

Aparentemente, nada tenho a ver com este hábito, mas quando quero falar com o meu filho e ele não me responde porque está a ouvir música, as coisas começam a complicar-se. Não é o facto de ele ouvir música que me incomoda. O que me incomoda é quando me lembro que os “headphones” estão sistematicamente colocados mesmo quando andam na rua e têm de as atravessar. Ora se ele não me ouve quando o chamo, como poderá ouvir um carro que lhe "busine" para o avisar da sua passagem? Mau hábito este que me esforço por corrigir, mas que parece veio para ficar. E já nem falo no perigo que representará para a saúde este terrível costume.

Acresce ainda que até na condução muitos os usam, mesmo sendo proibidos. Até os pequenos auriculares dos telemóveis, que embora sejam colocados numa só orelha, privarão os seus utilizadores certamente de uma correcta condução, pondo em perigo as suas vidas e a dos outros. Não sou um exemplo de cumpridor de todas as regras, mas vou-me esforçando por corrigir aquilo que me parece incorrecto e um MAU HÁBITO.

Como este fim de semana foi uma verdadeira chuva de prémios e comentários, a eles tive de dar resposta, o que me impossibilitou por falta de tempo, de visitá-los, o que farei logo à noite. A todos peço desculpa e até lá então.

José Gonçalves


UM AMANHECER !!!

*
E pela noitinha dentro, chegou-me mais uma prenda, esta da autoria da São Banza que nos trás esta luz de um amanhecer lindíssimo e que irá iluminar esta semana que agora enfrentamos.
Isto hoje, de prémios não quer mesmo parar mas cá estamos para os receber com todo o orgulho do mundo e de peito cheio com tanta distinção.
Somos efectivamente uma parte de um grande grupo de amigos que teima em continuar unido, distribuindo prémios, distinções e desafios, mas sobretudo AMIZADE!
Mais uma vez, bem hajam todos, que os vossos dias sejam iluminados pela luz serena de um amanhecer sempre novo!

Esta luz veio acompanhada de um poema da autoria da São Banza também que assim junta esta luz à amizade!

AMIZADE


Nos sulcos da noite escura
Desliza a luz da manhã
De teus olhos serenos
Forte e doce afasta destemida
Os famintos caninos das bestas
E assim insufla vida e força
Aos derradeiros sonhos
Que habitam o coração
Dos negros dias doloridos
Onde minha alma luta
Para se manter à tona


São

José Gonçalves

domingo, 13 de janeiro de 2008

O BARCO DA AMIZADE!!!

*
Por fim, neste domingo 13 de Janeiro de 2008, deixo-vos "O BARCO DA AMIZADE" que a Elvira Carvalho do Sexta-Feira nos ofereceu e que trouxe do seu espaço e aqui o deixo também para todos os que o quiserem levar e que tenham vindo até aqui por bem e em paz!
José Gonçalves

HOJE FOI MESMO DIA DE PRÉMIOS!!!


Da Elvira Carvalho do http://6feira.blogspot.com/, recebi este prémio que agradeço reconhecido.

Parece que tenho de nomear dez blogs e desta forma os nomeados são:


http://amigonasempreblogger.blogspot.com/

http://aramis-cavalgada.blogspot.com/

http://brancamar.blogspot.com/

http://cantaresdeamigo.blogspot.com/

http://forum-cidadania.blogspot.com/

http://fernananda55.blogspot.com/

http://geo-rosa.blogspot.com/

http://joaninhavoavoa-joaninha.blogspot.com/

http://lasalleabrantes.blogspot.com/

http://meninamomentos.blogspot.com/


e mais estes que não podia deixar para trás pois todos me são imprescindíveis.


http://sombrasdemim.blogspot.com/

http://ocheirodailha.blogspot.com/

http://wwwquerubimperegrino.blogspot.com/

http://devaneios-a-partir-do-nada.blogspot.com/

http://sophiamar.blogspot.com/

http://saobanza.blogspot.com/

http://s-martinho-do-porto.blogspot.com/


e ainda mais estes que sendo recentes também fazem parte dos amigos que visito
.


http://minhasideiasminhas.blogspot.com/

http://dateladolar.blogspot.com/

http://sitiodospais.blogspot.com/


Acabo assim por nomear o dobro do que me é proposto, mas a todos dedico uma especial atenção pois são a companhia quase diária deste vosso amigo que não passa já sem vocês.

Considero-os a todos abrangidos pelas regras deste desafio, pois estes espaços que utilizamos vieram permitir -nos a livre expressão, seja lá ela qual for e sobre que tema for.

Os anos que passámos sem que pudesse-mos dizer o que pensamos, estão hoje bem expressos na possibilidade que todos temos de dar a conhecer aos outros a forma como sentimos e pensamos.

Afinal, parece que sempre conseguimos falar publicamente sem nos ofendermos nem nos hostilizar-mos uns aos outros, ou que daí venha mal ao mundo.

A liberdade fez de nós, “ Escritores da Liberdade”.

Por último, quero deixar uma dedicatória muito especial à nossa amiga Elvira Carvalho do Sexta-Feira pois ela é verdadeiramente quem nos une a todos pela forma delicada, solidária, compreensiva e dedicada com que nos oferece muito do seu tempo e da sua amizade.

Provavelmente quebrei as regras deste desafio, mas não posso deixar passar em claro tamanha oportunidade de vos homenagear a todos.

Desculpem-me mas hoje estou assim. E foi dia de prémios!!!

Obrigado amigos e amigas!!!
José Gonçalves

NOVO PRÉMIO!!!


A blogosfera é um espaço rico em amizades, cumplicidades, partilha de emoções, de sentires , de amor. Comentar e/ou premiar é uma forma de demonstrar os laços que nos unem. Eles andam por aí, multiplicam-se, aprofundam-se e uma grande onda de solidariedade invade blogues e bloguistas.

Desta vez, foi a Sophiamar, do blog http://sophiamar.blogspot.com/, que distinguiu o http://porentremontesevales.blogspot.com/ com este prémio. A ligação afectiva não foi alheia à escolha. No entanto, sinto-me feliz e grato pela distinção e passo a dar seguimento à atribuição do prémio. Antes tenho de divulgar as" regras "que presidem a tal atribuição: linkar a imagem ao meu blog (se assim o entenderem) e escolher sete blogues ao gosto de cada um.
Agora, e com toda a carga subjectiva que uma nomeação deste tipo envolve, vou passar a outros sete a "batata quente". São eles:

http://amigonasempreblogger.blogspot.com/

http://aramis-cavalgada.blogspot.com/

http://brancamar.blogspot.com/

http://cantaresdeamigo.blogspot.com/

http://forum-cidadania.blogspot.com/

http://joaninhavoavoa-joaninha.blogspot.com/

http://fernananda55.blogspot.com/


Não irei fazer comentários sobre cada um dos espaços destas amigas pois são amigas de longa data, solidárias, excelentes contadoras de histórias, de poemas e de uma sensibilidade inexcedível.

No entanto não posso deixar de realçar dois dos sete blogs que nomeio, não em desprimor de qualquer outro, mas sim porque são amigas recentes que merecem que delas faça um pequeno comentário sobre os espaços de cada uma.

Refiro-me à Carminda Pinho do Forum-cidadania que mostra no seu blog, como está atenta a tudo o que nos rodeia e que não perde a oportunidade de desmascarar, à sua maneira, quem nos vai “desgovernando” a seu belo prazer, esquecendo o muito que o nosso povo sente na pele.

Também me refiro à Joaninha do Joaninhavoavoa, porque depois de uma primeira abordagem, deixámos de nos ver por perto e ficámos unidos por umas “Bolas de Berlim” fabulosas, que acabaram por nos voltar a dar a possibilidade de nos reencontrar-mos e desde essa data temos sido visitas um do outro regularmente. Para além do mais, gostamos dos mesmo lugares e somos ambos “muito gulosos”. Depois agrada-me a forma como escreve, normalmente na primeira pessoa e o seu espaço deixa-me por vezes a sensação de estar a ler um “diário” lindíssimo.

A última referência à Amigona, à Aramis, à Brancamar, à Avelaneiraflorida e à Fernandinha que são as amigas de quem não me alongo em comentários pois tem ficado bem visível na amizade que nos une o que sinto e o que representam para todos nós que andamos pela blogosfera.

Um grande abraço a todas, bem hajam pelo muito que me dão e aqui fica o novo desafio.

José Gonçalves

FALANDO DE AMIZADE

A minha amiga São Banza, entendeu presentear alguns dos seus amigos com o texto que transcrevo, e com o som de Carlos Paredes, o que desde já muito agradeço, não só pelas palavras de amizade que nos dedicou, como pela excelente escolha da “voz” inconfundível do Mestre.
Bem hajas!

"

-Bom dia!

Venho hoje falar-vos de amizade...

Não, não falo daquele sentimento grandiloquente escrito com maiúscula e que muitas vezes( demasiadas vezes!) se usa tão só como um adorno na lapela do casaco.

Falo do sentimento que se vive a todos os momentos, nas horas tristes e nas horas alegres, que se mostra nos pequenos pormenores, na atenção aos diversos e variados sinais vindos, ainda que de maneira muito ténue, do outro lado.

A amizade é a mais pura e sadia forma de amar, porque é uma escolha pessoal e aceita sem condições e oferece sem cobrar.

Como diz o meu amigo Pedro Escudero, amizade manifesta-se de especial maneira quando podemos estar juntos em silêncio.

Como já escrevi uma vez, o meio é virtual, os sentimentos não.

Por esse motivo , deixo aqui a soberba guitarra de Carlos Paredes em oferta aos meus amigos:

Desiderio Benito

Silêncio Culpado

Amigona Avó e Neta Princesa

José Gonçalves

Salvador Vaz da Silva

Sete Pecados Mortais


Meus queridos, 2008 será , de certeza, o ano da vossa vitória e da nossa alegria.

Um abraço muito fraterno!!

Escutemos :

http://www.youtube.com/watch?v=2x-F-cwo_y4