sexta-feira, 22 de junho de 2007

QUEM DISSE QUE OS HOMENS NÃO SABEM COZINHAR?


Durante anos e anos, o conceito de culinária esteve ligado às mulheres, este e as tarefas da lida da casa, bem como o cuidar dos filhos.
Os homens que apareciam com conhecimentos de cozinha eram normalmente profissionais, que demonstravam que a culinária não seria apenas uma arte feminina, porque o homem se quisesse também a poderia e deveria praticar.
A educação que antigamente os nossos pais e os nossos avós nos iam impondo, apontava na maioria das vezes, para que os rapazes aprendessem artes e ofícios mais próprios do homem e fora de casa, no garante do sustento da família, e as raparigas, tudo o que à lida da casa dizia respeito, incluindo o facto de ficarem em casa tratando dos filhos e à espera do marido.
Os tempos hoje são outros, e quer homens quer mulheres teimam em demonstrar que as coisas já não são bem assim.
A lida da casa é já partilhada entre o casal, bem como o cuidar dos filhos, entregá-los nos infantários ou nas escolas, consoante a idade de cada filho, (embora muitos dos actuais casais optem apenas por um), e depois cada um segue para o seu emprego.
À noite, quando o regresso a casa se dá, um ou outro lança-se à cozinha e o jantar aparece pronto num instante. A casa é governada por ambos e as responsabilidades são divididas.
Este exemplo, ainda não é seguido por todos, mas lá chegaremos. Novos conceitos, novas mentalidades e novas solicitações vão transformando o dia a dia dos novos casais e até de muitos que vão tendo de se adaptar paulatinamente.
Vem isto a propósito, de num recente almoço promovido pelos Rotários de Caminha, ter ficado demonstrado que os homens afinal sabem cozinhar, é que foram eles que estiveram desde muito cedo na cozinha, confeccionaram o esplêndido "cozido à portuguesa" à bela maneira do Minho e não deixaram que nenhuma das mulheres entrasse sequer naquele espaço.
E no fim do repasto, deitaram mãos à obra e a loiça foi lavadinha e a cozinha arrumada.
Serão preciso mais provas? Somos ou não somos tão cozinheiros quanto elas?
José Gonçalves