terça-feira, 23 de outubro de 2007

10 ALIMENTOS PARA VIVER MAIS



“O colesterol e a tensão arterial são duas das mais complicadas doenças dos dias de hoje. Muitas vezes nem damos por elas. Por isso a prevenção é importantíssima. O artigo que deixo para uma maior divulgação é da autoria de Cláudio Meletti”


Passo a citar:


Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios.


AVEIA


Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.

Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.


ALHO

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.

Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

CASTANHA-DO-PARÁ

Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.

Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE

Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

Quantidade recomendada: de quatro a seis chávenas por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esófago).

MAÇÃ

Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata.

Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

PEIXES

Os peixes ricos em ómega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de enfartes e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.

Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incómodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma chávena de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE

Auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO

A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acumular de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.

Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

* As quantidades de alimentos indicadas referem-se apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.

Cláudio Meletti

Espero que estas informações vos possam ajudar.
José Gonçalves

20 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Ora bem amigo, andou a investigar os alimentos. Bom tema. Mas também é preciso cuidado com algumas coisas que são boas para a saude sabia? Por exemplo, segundo o cardiologista, para beber quatro a seis chávenas de chá verde, terá que ser descafeínado, já que uma chávena de chá verde tem tanta cafeína como um café, sabia? O alho é realmente muito bom também para as articulações, mas e o hálito?
Um abraço

Tem mais um bocadinho do Minho no "Coisas Minhas"

Maria Faia disse...

Excelentes conselhos meu Amigo.
E então eu, com a minha hipertensão, tenho que ter muito cuidado. Mas, tenho a sorte de gostar de uma alimentação saudável...

Obrigado pela partilha.

Beijo Amigo,
Maria Faia

António Inglês disse...

Boa noite Elvira
Eu até acho que temos de ter cuidado com todos os alimentos, e com tudo o que nos dizem sobre o que devemos ou não devemos comer.
Como neste caso não me estavam a tentar "vender" nada, e como algumas outras informações que vasculhei, batiam certas com esta, então achei por partilhar a informação.
Vou daqui a pouco ao Sexta Feira e ao Coisas Minhas, pois durante o dia estive sem grande vontade. Uma bruta constipação anda de volta de mim e de minha mulher. Mas isto vai.
Um abraço e uma boa noite
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Maria Faia

Pois a minha amiga tem de ter cuidado com essa hipertensão. A sua sorte é que não é forte e controla a comida.
Mas achei que era interessante partilhar estas informações, se bem que já soubesse de alguns conselhos.
Um abraço e uma boa noite.
José Gonçalves

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá amigo, uma inestigação completa.
Muito utíl.
Beijinhos,
Fernandinha

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

e logo eu que gosto tanto de investigar o mundo da alimantação, particularmnete o do passado!!!

"BRIGADOS" por esta síntese!!!
Bjks

António Inglês disse...

Boa noite Fernandinha

Espero que seja útil a alguém.
A mim fiquei a saber algumas coisas que desconhecia.
Um abraço e uma noite serena
José Gonçalves

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida
Esse tem sido o meu problema ao longo dos anos, Investiguei demasiado a alimentação. Como fui fazendo provas de tudo o que fui conhecendo, cheguei a uma altura que paguei a factura.
É claro que tive de arrepiar caminho.
Uma boa noite e um abraço
José Gonçalves

amigona avó e a neta princesa disse...

O trabalhão que tiveste! (permite que te trate por tu!) Mas parabéns, meu amigo, acho sempre importante sabermos um pouco mais!Beijo...

Elvira Carvalho disse...

José: cá em casa e sempre que se trate de constipação e não de gripe, curamo-la com chá de gengibre.
O meu amigo sabe o que é gengibre, aquelas raízes que se vendem no supermercado. 2cm de raíz cortada ás rodelas, para um litro de água fervente. Ferve durante 5 minutos e bebe bem quente ao deitar. Não se admire se transpirar bastante durante a noite. Vai ver que melhora.
Um abraço

São disse...

Obrigada pela informação.
Pedi-lhe o contacto telefónico (do consultório, óbvio)do Dr. Jacques Pena mas não sei se mo deu ou não, porque já perdi o post...
Abraço.

Isamar disse...

E deixaste-nos um post excelente pela sua utilidade na medida em que nos permite prevenir a doença.Gostei de o ter lido. Muito obrigada,amigo!

Beijinhossss

Elvira Carvalho disse...

Estou preocupada. Não está melhor?
O silêncio por aqui grita.
Um abraço

Rui Caetano disse...

Estas informações são muito valiosas, boa investigação e bons resultados.

António Inglês disse...

Rui Caetano

Achei-as interessantes para todos nós, até por nos permitir prevenir de forma mais ou menos económica algumas doenças,
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá sophiamar

É também achei oportuna a informação.
Ás vezes fala-se muito e diz-se pouco, creio que desta vez foi ao contrário.
Uma abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá São.

Não lhe dei o telefone do Dr. Jacques Pena pela simples razão de que o contacto que tenho com ele ser feito nos SAMS, serviços médicos bancários, em Lisboa, que é onde vou às consultas.
Se a minha amiga tiver alguém de família bancária, então tem o problema resolvido, se não, então o que lhe posso fazer é que dentro de pouco tempo terei de ir a uma nova consulta e nessa altura posso solicitar ao Dr. Jacques que me faculte o telefone do consultório particular se o tiver, o que desconheço.
Esta informação já lha tinha fornecido num comentário anterior e em resposta a um seu em que me pedia exactamente o tel. do Dr.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira minha amiga.
Agradeço-lhe a sua preocupação, mas a minha constipação está a melhorar pois estou medicado. No entanto desconhecia esse chá de gengibre de que me fala. Registei, ou melhor, registá-mos cá em casa e vamos por em prática. Agradecemos-lhe esta preciosa informação. Hoje já não o poderei por em prática, mas amanhã talvez.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

amigona avó e neta princesa.

Não tive grande trabalho para saber destas informações. Quando queremos saber das coisas, basta partir em busca e tudo se consegue, para mais quando o que se faz é com gosto.
Uma boa noite minha amiga, para a avó e para a princesa da neta.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

A razão da minha ausência não tem a ver com a constipação que tenho.
Acontece que hoje fui ao funeral do genro de um amigo, que partiu prematuramente com trinta e sete anos de idade.
Como a missa foi em Coimbra e o funeral noutra localidade mais acima, só cheguei agora.
Como deve calcular, estou um pouco abalado com os acontecimentos pois não acho justo que alguém parta fora do tempo, é a vida a sair do seu ciclo normal, e prega-nos estas partidas.
Já tinha passado por uma situação semelhante, quando o meu cunhado faleceu com 40 anos. É difícil passar por elas, mas o mal foi de quem partiu. Nós cá vamos ficando.
Um abraço e uma noite feliz
José Gonçalves