sexta-feira, 26 de outubro de 2007

HOTEL PALACE DO CAPITÃO de São Martinho do Porto


Da Aramis Cavalgada "roubei" esta notícia que pela sua importância e pelo que representa para São Martinho do Porto não podia deixar passar sem a partilhar convosco também.

Esta distinção é motivo de orgulho para a terra, como também para o homem que deitou mãos à obra, e conseguiu preservar recuperando um dos mais belos palacetes que esta marginal de São Martinho tinha, mas que o "progresso" aniquilou a pouco e pouco.
A quem teve a coragem de assumir este desafio, ao nosso amigo Fortunato, aqui lhe deixo as minhas homenagens pelo galardão que acaba de receber.
A bem de São Martinho do Porto.
José Gonçalves

“Quando o antigo é um privilégio

A fiel reabilitação do Hotel Palace do Capitão, em São Martinho do Porto,
foi distinguida com o Prémio de Arquitectura Eugénio dos Santos,
da autarquia de Alcobaça

Quem vê hoje o Hotel Palace do Capitão, altivo e senhorial, desfrutando de uma vista desimpedida sobre a serena baía de São Martinho do Porto, não faz a menor ideia do desafio imposto a José Luís Fortunato, o actual proprietário, que apostou na sua reabilitação.

Gerir as exigências inerentes a um edifício classificado como património municipal e transformá-lo num hotel de «charme», conciliando as imposições da Direcção-Geral do Turismo e do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), não foi tarefa fácil. Porém, o esforço valeu bem a pena e o projecto de reabilitação, da autoria do arquitecto Sousa Lopes, foi recentemente distinguido com o Prémio de Arquitectura Eugénio dos Santos, da autarquia de Alcobaça.

Reconstruir no sentido mais puro, recuperando o espírito clássico e distinto de outras épocas, foi a intenção da família Fortunato ao investir na conversão desta casa apalaçada, outrora pertença a uma das figuras mais ilustres da terra, o capitão Jaime Granger Pinto.

Edificado em 1917, segundo um projecto do arquitecto Ernesto Corrody, o palacete é um exemplo do estilo Arte Nova, que os actuais proprietários fizeram questão de manter. «Tentámos que a casa ficasse exactamente igual ao que era. Da fachada aos interiores e aos azulejos que faltavam. Com os azulejos datados do início do século passado tivemos até muita sorte, pois o capitão Granger guardou uma caixa extra, para uma qualquer eventualidade. Quem diria que quase cem anos depois seriam mesmo utilizados e dariam tanto jeito?», conta Tânia Fortunato, directora da unidade hoteleira e filha do proprietário.

Das escadarias aos murais e vitrais, passando pelos gessos que adornam os tectos, nenhum pormenor foi descurado. «Até a cor da fachada tinha de se aproximar o mais possível do salmão alaranjado envelhecido da cor original», reforça a responsável.

Pai e filha insistiram em manter a linha clássica, até na decoração e acessórios. «Achamos que o antigo é um privilégio. Por isso nem as portas quisemos das mais modernas e mantivemos o estilo de cortinados pesados, típicos daquele tempo, em tons «bordeaux». Já para não falar das camas, que são todas estilo D. Maria», realça a directora do espaço, que foi também a responsável pela decoração do hotel, complementando o trabalho do pai, que através da empresa Fortunato Construções reconstruiu o palacete.

Os onze quartos recuperaram o estilo de outrora, cada um ostentando uma cor, uma cama D. Maria e um tecto em gesso diferentes. Em comum conservam a ambiência clássica conjugada com os habituais confortos modernos, como a net ou o ar-condicionado.

Apesar de satisfeita com o reconhecimento conferido pelo prémio, Tânia Fortunato não poupa críticas às morosas burocracias que emperram os projectos de quem quer investir: «Este prémio é um estímulo, mas não compensa a espera dos três anos para abrir o hotel devido às várias exigências das entidades envolvidas, com investimento parado. Aqui, em São Martinho, os palacetes foram quase todos destruídos e no seu lugar nasceram novos edifícios. É muito injusto para quem quer investir na reabilitação».

Do Jornal Expresso do passado sábado.



16 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Só para lhe dizer que não se passa nada de especial.Volto á noite para ler e comentar, os post. O tempo não estica por mais que eu o puxe. Um abraço

António Inglês disse...

Olá Elvira

Ainda bem que nada de especial de passa.
Mas estranhei o silêncio e como sei que teve um "probleminho" fiquei preocupado.
Um abraço
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Meu Amigo José Gonçalves,
Não fale em silêncios porque, felizmente, entre nós não há silêncios apesar de, ultimamente, não ter tido grande disponibilidade para visitar os blogs amigos com a frequência que desejo. Apesar disso, sempre vamos conversando on-line ou pessoalmente...
Quanto à recuperação do Hotel Palace, sabe qual é a minha opinião sobre as construções que se têm vindo a fazer na marginal de S. Martinho pelo que, saúde aquela recuperação. Aliás, assim que soube dela, tive o prazer de passar por lá e tomar um delicioso chá na varanda do Hotel, virada para o mar, numa noite de luar maravilhosa. Já lá vai algum tempo.

Quero agradecer-lhe o carinho de ter passado pelo Querubim, oferecendo-me a sua bracelete de Amizade´pois, é uma honra para mim, poder contar ela.

Um abraço muito Amigo

Maria Faia

António Inglês disse...

Olá Maria Faia

Ainda bem que entre nós não há silêncios. Também penso assim, mas há momentos mais silenciosos que outros.
Gosto no entanto de a ver por aqui.
Espero vê-la logo à noite pela nossa Tertúlia.
Um bom fim de semana
Um abraço
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Ora bem José consegui mais um pouquinho para mim. O probleminha está cá, volto esta tarde ao cardiologista vamos lá a ver o que dá.
O tempo é mtº pouco. penso que já lhe falei dos meus pais e também que meti na cabeça tirar a carta de condução, e depois aproxima-se o Natal e nesta época sempre tenho encomendas de quadros ou outras peças decorativas para ofertas. Deve ter reparado que deixei de responder aos comentários. Ou respondia aos comentários nos dois blogs, ou visitava os amigos e eu optei por visitar os amigos.
Agora o seu post, eu penso que devia haver mais incentivo a nível das entidades responsáveis para que mais gente resolvesse pegar em tantos palácios que se estão a degradar, e os recuperassem.
Um abraço

Isamar disse...

Quando o antigo assim é recuperado é privilégio e um prazer. S.Martinho do Porto tem certamente muito a ganhar com isso. S. Martinho e todas as terras que preservem o seu património. Pena é que tanto se encontre degradado ou em vias disso. Muito em breve , quero ter o privilégio de usufruir do espaço de que aqui nos falas. E essa baía tem um encanto!!!!

Beijinhos

Menina do Rio disse...

Meu reino por um dia neste hotel. Só um dia!

Um beijinho pra ti e um ótimo fim de semana!

Menina do Rio

amigona avó e a neta princesa disse...

Um beijo e bom fim-de-semana...

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

Ainda bem que esta recontrução vale a pena!!!!!!

Assistimos a tantos "assassinatos" patrimoniais...que temos de agradecer quando algo se salva!!!!

UM BOM FIM DE SEMANA!!!!

António Inglês disse...

Olá Elvira

Esses problemas não são fáceis de controlar, mas têm de ser acompanhados de perto. Espero sinceramente que tudo corra bem.
Como se está a dar com a carta? A coisa não é assim tão complicada, e é um instrumento que faz muita falta.
Compreendo a sua falta de tempo.
Um abraço e um bom fim de semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

Acabei de vir de uma tertúlia precisamente nas instalações deste magnífico palacete recuperado e transformado em Hotel.
A sua recuperação ficou a dever-se a um investidor privado, que achou merecia a pena fazê-lo. Em boa hora o fez pois conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio entre o passado e o presente, mantendo a estética exterior melhorada consideravelmente.
Os interiores estão de uma elegância enorme, sob o ponto de vista estético e decorativo.
Um bom fim de semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

sveronica

A satisfação desse desejo está nas tuas mãos.
Pega o avião e vem daí. Um beijo e um óptimo fim de semana.
José Gonçalves

António Inglês disse...

amigona avó e a neta princesa

Um beijinho para vós e um bom fim de semana.
José Gonçalves

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

Esta foi uma recuperação de sucesso. Infelizmente outras há que são um desastre.
Ficou a dever-se a um privado. O Estado não se mete neste tipo de recuperações. Alguns edifícios com história existem e que estão votados ao mais completo abandono, o que é pena.
Tenha um bom fim de semana.
Um abraço
José Gonçalves

*Um Momento* disse...

Já havia lido :o))
E sim ... belo belo

Deixo um beijo
(*)

António Inglês disse...

Um momento

É lindo mesmo!!!
Um bom fim de semana
José Gonçalves