domingo, 23 de setembro de 2007

COISAS DA ALMA


Ando algo apreensivo com esta história dos blogs onde entrei por mero acaso e porque senti que na minha idade era um desafio interessante o qual, pela complexidade me deixou cheio de “ganas” de superar.

O computador foi o primeiro obstáculo, pois o que vou conseguindo aprender tem sido à custa de muitos disparates, "gaffes" e alguns arranjos.

Com maior ou menor dificuldade lá vou no entanto fazendo deste meu blog, Por Entre Montes e Vales, uma espécie de jornal da caserna, bem à minha moda, onde vou escrevendo o que sinto, o que vejo, o que ouço e acho, vale a pena destacar.

Por força das muitas visitas a outros blogs, de alguns amigos, e da minha teimosia, vou aprendendo todos os dias mais um pouquinho que me vai permitindo acrescentar coisas novas no meu Por Entre Montes e Vales.

Não é uma obra prima, nem tão pouco eu teria jeito para tal, e se a tive foi para cinco maravilhosos filhos, esses sim a minha verdadeira obra prima. No entanto, sinto a cada dia que passa uma enorme satisfação por ver crescer algo que estaria para além dos meus horizontes, pois não sou nem muito letrado nem muito dado a coisas da informática.

O meu segundo obstáculo foi a escrita. Pois é meus amigos, a escrita. Visitando como faço, muitos e muitos espaços de tantos bloguistas, comecei a ficar algo apreensivo e temeroso de continuar empunhando os dedos de encontro ao teclado do meu computador. É que as palavras não me assustam mas a grande maioria das que vou encontrando não convivem diariamente comigo. São bonitas, soam como música e deixam perceber que quem as escreve sabe do que fala e o que diz. Mas não são as minhas, e provavelmente não se dirigirão para o comum dos mortais que também gosta como eu de passear por estas coisas dos blogs. É mais uma espécie de dialecto que a maioria dos seus autores têm de comunicar entre si, desde logo pela formação académica que se percebe une a grande maioria.

Aqui começa o meu grande obstáculo. Não me intimido facilmente por força do meu carácter endurecido pelo peso dos anos, mas senti alguma inibição por não utilizar os mesmos termos vernáculos. Não sou formado em nada, embora tenha um curso muito valioso, cujo “canudo” me foi passado pela vida e pelos cinquenta e sete, à porta dos cinquenta e oito anos que já cá moram.

Por isso, vou procurando cuidadosamente palavra a palavra do que escrevo porque não quero ficar mal, neste vasto mundo da “blogosfera” ( mais uma palavra nova e complicada).

Em muitos casos, opto por transcrever muitas noticias e comentários que vou encontrando nas inúmeras pesquisas que vou fazendo pela Internet. É que entendi que não sendo especializado em nada, como todo o bom português, seria melhor dar um ar generalista ao meu Por Entre Montes e Vales, onde quem o visita tem quase diariamente uma notícia ou uma crónica minha de algumas aventuras que me vou atrevendo a ter.

O terceiro e último obstáculo foi a forma que precisaria de encontrar para que alguém se interessasse pelas coisas que vou deixando no meu espaço. Não foi fácil, nem está a ser,

mas não me posso queixar muito dele, porque felizmente tenho tido a felicidade de ter entre os meus ilustres visitantes alguns resistentes e provavelmente muito compreensivos e tolerantes amigos que têm dado muito alento e muita força. A todos eles um bem hajam por isso.

Não quero terminar este meu pequeno desabafo sem por último, e os últimos são os primeiros, deixar um comentário de apreço ao meu computador, amigo fiel, solidário, silencioso, condescendente, compreensivo, por vezes lento, mas que me tem permitido “matar” muitas horas de algum desalento e também de muitas alegrias. Ele não lhe interessa saber qual o meu estado de espírito nem as razões das minhas emoções, nem tão pouco se tenho formação académica ou não. Apenas está sempre cá, mudo e quedo esperando, quem sabe ansiosamente, pelo contacto dos meus dedos para que algo de novo lhe vá sendo acrescentado à memória.

No fim desta prosa, gostaria de deixar um agradecimento aos meus poucos mas bons amigos que por estas andanças tenho encontrado e que merecem todo o emu respeito. Não vou salientar nenhum para que todos percebam o quão importantes para mim são. Obrigado amigos e desculpem a sinceridade, mas há dias assim.

José Gonçalves

19 comentários:

Isamar disse...

Olá amigo!
Cheguei aqui e agora num dia assim. Apetecia-me deixar um desabafo no meu blogue mas optei, como o tenho feito noutras vezes,por deixar mais um post. No entanto, apetecia-me deixar um desabafo, repito. Tenho encontrado muita gente boa por aqui. Tenho aprendido muito com essa gente que , a troco de nada, me ajuda e consola nas horas más, nas horas em que quero acrescentar algo ao blogue e não consigo, nas horas em que quero usar um determinado tipo de letra e não sei onde ir buscar.
Há por aqui uma comunidade de amigos, desconhecidos mas amigos, que encontram, através das letras, o consolo, o miminho, a mão que ,às vezes, precisamos. E não custa nada!
Continua, Zé!A tua perseverança levar-te-á a progredir na informática, se é isso que queres, mas, principalmente, a fazer amigos. E esses são um tesouro.

Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Olha deu-lhe pró sentimento.É só aos domingos ou também aos outros dias. Secalhar foi por causa do prémio...eheheh.
Olhe estou no mesmo barco. Tenho a 4ª classe tirada á 50 anos, aprendi o ano passado a mexer no computador pela revista PCguia, e não sei dizer palavras de 500€.
E não me peocupo nada com isso. Quem quiser visitar-me será benvindo, quem não quiser não faz falta.
Tenho aprendido muito com o Jorge de "O sino da aldeia" Vem dele e do incentivo dele, o meu á-vontade, e auto confiança.
Aconselho, que faça por lá uma visita.
E pronto, tenho dito
Um abraço

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,
Sou eu que agradeço a disponibilidade, o querer, o insistir, a força de voltar todos os dias!!!!

Agradeço-lhe, pessoalmente, porque são pessoas assim que fazem desta blogosfera um mundo de partilha e de crença no futuro...
Acredite, também eu não sei tudo!!! E quando visito cada camtinho vou aprendendo novas coisas, que vão completando o meu viver!!!!
Pela sua Sinceridade, o meu "BEM HAJA"... e creia que tenho o maior prazer em vir aqui visitá-lo!!!!
UM BOM RESTO DE DOMINGO!!!!

Maria Faia disse...

Meu Bom Amigo José Gonçalves,

Desta vez parece que sou a primeira a comentar, será?!...
Depois de ler, com muita atenção, as suas palavras, não pude deixar de soltar um sorriso maroto... É que, não imagina como eu gostaria de ser mosquinha para poder observar a sua relação com esse computador tão submisso e obediente. Isto porque ele deve estar feliz, como nunca esteve. O dono olhou finalmente para ele, com carinho e satisfação e, com a sua ajuda, tem produzido pequenas maravilhas que depois são partilhadas com os amigos.
Já imaginou a enorme satisfação desse seu amigo?
Agora imagine a maior satisfação dos seus amigos pensantes, aqueles que o leêm ou comentam!...
A minha alegria é MUITO GRANDE porque em tudo quanto leio, escrito ppor si, sinto a força da sua emoção e o pulsar do seu grande coração.

Um abraço Amigo
Maria Faia

António Inglês disse...

Sophiamar

Pois minha amiga, permite que te trate assim, nem sei como te hei-de agradecer as tuas palavras tão impregnadas de incentivo e amizade. Disse bem, disse amizade porque é assim que os amigos se devem conhecer... nas horas mais difíceis, a troco de nada, respondem... estamos cá...
Os comentários que recebi dissiparam-me qualquer dúvida que existiria, mas este era um desabafo que trazia comigo há muito e tinha mesmo influenciado a minha decisão de fechar as portas deste meu quintal.
Obrigado sophiamar por não se importar de fazer parte desse tesouro que para mim começa a ser valioso.
Um beijinho
Tenha um sono feliz.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira

Não sei o que lhe dizer. Mais uma vez as suas palavras calam fundo e fizeram-me parar por uns momentos.
Tem sido muito graças a si que me tenho voltado a interessar por este meu blog, meio torto e desalinhado mas que vai vivendo, umas vezes melhor outras pior.
Não foi uma questão de me dar para o sentimento, foi a constatação de uma realidade que queiramos ou não está à vista desarmada.
Claro que também eu tenho a quarta classe tirada há muitos anos... e mais qualquer coisinha, mas isso agora já nem importa depois de ler as palavras de coragem que me foram enviadas quase de repente, por amigos que nem conheço.
O prémio que me atribuiu, foi por ventura o botão que fez "clik" na minha memória e que de alguma forma voltou a trazer à tona questões que pensei estavam adormecidas.
São desabafos de velhote, ou coisa parecida. Obrigado amiga.
Quanto ao "Sino da aldeia" do Jorge visito-o algumas vezes mas não me atrevi nunca a deixar-lhe um comentário que me lembre. Também não lhe saberei dizer porquê...
À-vontade e auto-confiança creio não me faltam, assim como uma grande "lata" que em certas ocasiões fazem muito jeito.
Faça o favor de dormir na paz dos anjos.
Um abraço e obrigado pelas palavras.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida

Que bom ter amigos assim, que nos dão força e nos mostram que afinal vale a pena continuar.
Quem lhe agradece pelas visitas que me faz sou eu e tenho de lhe pedir desculpa de não as retribuir como merece.
Apenas quis, neste meu desabafo de domingo de manhã, transmitir a todos que o que tenho feito e escrito tem sido com muito carinho, muita amizade e muita crença que existe algures um mundo melhor, um mundo em que vale a pena viver e do qual todos os que me oferecem as suas visitas são peças importantes.
Bem haja minha amiga e mais uma vez obrigado pelas suas palavras.
Um bom sono, calmo e tranquilo.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Maria Faia

Que lhe hei-de dizer depois das palavras ternas, sensíveis,encorajadoras que me envia?
Ponho normalmente em tudo o que faço e escrevo (mal) muito de mim. Tento ser eu próprio e faço por merecer dos meus amigos aquilo que espero realmente receber deles, amizade, lealdade e solidariedade. E foi isso que recebi esta tarde, quando abri o meu "amigo" computador e me deparei com os comentários que me deixaram sem fala. É bom ter amigos destes, alguns que nem conheço pessoalmente, mas que me responderam da maneira que fica registada nestes comentários. Todos me enviaram uma mão amiga e fraterna que me sensibilizou...
Quanto a si Maria Faia, sei também do tamanho do seu coração e isso só pode ser algo de bom, quando dois corações grandes se encontram e partilham a amizade, a lealdade, a sinceridade e alguns outros atributos institucionais...
Obrigado por ser quem é...
Tenha uma noite bem serena e que o novo dia se sinta iluminado pela grandeza da luz que a Maria Faia irradia.
Um beijinho
José Gonçalves

Maria disse...

Este texto encheu-me a alma. A verdade e a pureza do que escreves chega a emocionar-me. Somos todos aprendizes deste mundo incrível que é a informática, que é a blogosfera. E vamos descobrindo novas coisas todos os dias.
Emocionou-me a simplicidade com que te "despiste" e puseste aqui todas as tuas dificuldades, mas emocionou-me muito mais a frase em que dizes que a tua obra prima são os teus cinco filhos.
Somos da mesma geração. Quase vizinhos, acho que já te tinha dito isto num comentário anterior.
Gosto de me passear por aqui. E com toda a ignorância que ainda tenho sobre este mundo virtual, dispõe sempre que precises.
Continua a escrever como tu sabes, continua a colocar aqui o que te apetece. Esta é a tua casa, está é de porta sempre aberta para nós entrarmos, mesmo sem sermos convidados.....

Um abraço forte

António Inglês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Inglês disse...

Maria

Que palavras as tuas... acho que depois de todas as manifestações que recebi de companheirismo, de amizade, de compreensão, de amor não conseguirei encontrar forma de dizer a todos o quanto me encheram de coragem e de força para continuar por aqui, da mesma forma que sei.
És capaz de me ter dito já em algum comentário que éramos vizinhos mas sinceramente não me recordo. Para o caso pouco importa se o somos geograficamente, pois que acabo de verificar que as portas dos nossos cantos estão bem perto uma da outra.
Costumo dizer várias vezes que deixo a minha sempre aberta e que ninguém precisa bater, basta entrar. Entra pois, sempre que te apetecer e espero que te sintas em casa.
Quero ainda dizer-te que se alguém se emocionou com as palavras que aqui foram escritas, esse alguém fui eu. Fico deveras sensibilizado com as tuas.
Esta onda de amizade que sem querer provoquei, veio mostrar-me como é possível encontrar quem não nos conhecendo nos estende a mão de forma espontânea, simples, sincera e amiga.
Bem hajam todos. E a ti Maria, devolvo-te esse abraço forte, porventura ainda mais forte e duradoiro. Seguramente sentido.
Obrigado.
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

José: ontem á noite não passei por aqui. Normalmente ao domingo á noite só visito senhoras. "Qual discriminação qual nada, é por causa da bola" Bom, então agora vim ver se o amigo já está mais animado. E pelos comentários, já vi que deve ter o ego bem alto hoje. Anda muita gente na blogosfera, que gosto do que escrevemos. Então espero que essa crise derrotista passe depressa.
Também lhe quero dizer que não estranhe, se deixar de ser visita diária.
O meu tempo, que já não é muito, porque tenho que tratar dos meus pais, vai tornar-se mais curto, porque vou tentar cumprir um sonho de mais de 40 anos. E para isso tenho que dar duro, durante uns meses. Se conseguir depois conto.
Mas vou vir por aqui sempre que possa. Provavelmente á noite.
Um abraço e boa semana.

António Inglês disse...

Olá Elvira

Estou realmente de ego bem alto como diz e graças a todos estes amigos que me estenderam a sua amizade espontânea e sincera.
Não passei por nenhuma fase derrotista, apenas deixei que a alma extravasasse o que sentia mais nada.
Pensei alto julgo eu. Nestas coisas devemos partilhar o que sentimos e isso é bom porque acabamos por receber o eco que os desabafos provocam.
Lamento que vá deixar de a ter como visita diária, pois já me estava a habituar, mas a causa é nobre e ainda bem para si que vai poder cumprir com esse sonho, minha amiga. Feliz porque ainda pode dizer com essa força toda que tem de tratar dos seus pais. Quem dera que eu ainda pudesse dizer o mesmo...
Que o faça por muitos anos.
Estarei sempre por aqui, que já não me sinto com coragem para abandonar estas lides.
Venha sempre que lhe aprouver e não bata, entre já sabe que tem a casa aberta.
Um abraço e boa semana para si também.
José Gonçalves

PS. Quero agradecer-lhe mais uma vez o prémio que me outorgou e aproveito para lhe dizer que lho retribuo.

Anónimo disse...

Meu querido amigo,

O teu esforço tem sido bastante visivel! É um blog onde apetece parar e ficar a deliciar...
Tambem à pouco tempo descobri este "mundo" da blogosfera, embora não lhe dedique o tempo que gostaria. Encontramos amigos, gente com muito interesse e que vai desabafando como nós através do já "inseparável" computador, esse amigo fiel com todos os atributos que mencionas...
Tenho-te como uma pessoa perseverante e com muito para partilhar connosco. Força para continuares!
Muitos beijinhos

António Inglês disse...

Aramis

Um grande obrigado pelas palavras quentes que me dedicas. Sei que são sinceras e por isso te agradeço.
Encontrei por aqui pela blogosfera, um mundo cheio de encanto que desconhecia completamente e cada dia que passa o meu conhecimento aumenta, como têm aumentado os meus amigos.
Tu já o eras, mas tens de concordar comigo, é que através do Porentremontesevales, muitos têm sido aqueles que me têm incentivado e mostrado que afinal a vida tem um lado bom que vale a pena, o lado dos amigos que nem conhecemos pessoalmente e que estão sem nada pedirem em troca.
Hoje percebo que quando estou a trocar ideias com o meu computador, mais alguém está do outro lado e isso dá-me uma força tremenda.
Um grande beijinho
José Gonçalves

samuel disse...

Não é formado em nada?!!!
Ora essa!...
Não me parece que seja o que pensam os amigos que o visitam.
Eu vim aqui pela primeira vez, mas creio bem que não será a última.

Maria disse...

Gosto do que leio por aqui e vou continuar as minhas visitas. Não sou propriamente assídua mas sou fiel. :-)
Um beijinho

António Inglês disse...

Samuel

Antes de mais deixe que lhe diga que muito lhe agradeço a sua visita.
Fico lisonjeado com as palavras amáveis que me dedicou, mas realmente não tenho nenhum curso... por enquanto...
É que andam uns amigos a meter-me o bichinho para ver se eu me tento e vou acabar o que comecei há muitos anos e nunca a terminei.
Vai ser difícil, nesta idade quero mais é descanso. Mas... há sempre um mas nas nossas vidas não há?
Quanto ao vir por aqui, faça o favor de entrar as vezes que entender, a porta está sempre aberta. É por ela que têm entrado todos estes amigos.
Bem hajam todos.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Dulce

Que bom saber que alguém nos é fiel...
Não é uma expressão fácil de ouvir.
Fico feliz por isso e digo-lhe que gosto de a ver por cá.
Eu também não sou muito assíduo, pelo menos nos comentários pois muitas vezes dou um saltinho a muitas casas mas entro e saio em silêncio.
Minha amiga, tentarei emendar a falta de ousadia.
Obrigado pelas palavras elogiosas que me dedicou e que não mereço.
É bondade sua.
Tenha uma boa noite
José Gonçalves