quinta-feira, 27 de setembro de 2007

TGV QUE VALORES REPRESENTA PARA OS PORTUGUESES

imagem tirada da net

“ Do amigo Rui Sousa recebi um email contendo a crónica que resolvi partilhar convosco.
A actualidade do tema está em debate público permanente, sem que se perceba muito bem das vantagens de tal projecto, ou até se vai avante ou não.
Deixo-o como reflexão”.


Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o
bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa por
ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.
A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de
vista, demorou cerca de cinco horas.
Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e
social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas
únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os
conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos
resultantes da substantiva criação de riquez a .
A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino
Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e
jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à
terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol
desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos nem
optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de
multinacionais.
O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos,
onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por
passageiro, competitivo com o transporte aéreo.
É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem
essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas
extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o
encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países
ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de
cerca de 7,5 mil milhões de euros não terá qualquer repercussão na economia
do País.
Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado
pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de
portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de
pagar.
Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e
Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil
obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil
creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de
dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).
Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas
outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede
viária secundária.
CABE ao Governo REFLECTIR.
CABE à Oposição CONTRAPOR.
CABE AOS CIDADÃOS MANIFESTAREM-SE!!!



imagem tirada da net

18 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Dá que pensar...
Pena que esse seja um exercício que os nossos governantes não sabem fazer...
Um abraço

António Inglês disse...

Olá Elvira

Pois dá. E este exercício penso que nós já o fizemos com tantas outras despesas que se têm feito no nosso país...
Os governantes até vão mudando, ou melhor, vão alternando porque acabam sendo os mesmos, mas estas contas eles não conhecem...
É pena realmente...
Abraço
José Gonçalves

Anónimo disse...

Querido Amigo,

Concordo plenamente com o artigo do teu amigo.
Os nossos comboios Alfa, são optimos e servem perfeitamente para o numero de pessoas que necessitam de transporte rápido. A CP tem é de estar atenta e fazer uma boa manutenção!
Os que decidem neste País, tem de saber governar bem a casa e não entrar em gastos extras, pois são um atentado às necessidades básicas!

Beijinhos

António Inglês disse...

ARAMIS

As linhas que não são principais deveriam ter da CP ou de quem de direito uma atenção redobrada.
Basta olhar-mos para a linha do Oeste que passa em São Martinho e ficamos a saber como esta gente se está nas tintas para a renovação de equipamento.
Este gasto todo no TGV, pelos vistos sem grandes benefícios para o país, vinham possibilitar que muitos de nós quando temos de ir a Lisboa, utilizássemos o comboio.
Só que isso não vai acontecer e lá chegará o Comboio de Alta Velocidade que irá fazer o bom e o bonito nas muitas passagens de nível sem guarda que ainda existem.
Irão eles fechá-las antes?
Vai ser bonito amiga
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

O tema que escolheu para este seu artigo é extremamente pertinente e actual.

No nosso concelho (alcobaça) os estudos do traçado do TGV Lisboa-Porto irão cortar várias freguesias, podendo até atravessar a Benedita.

Segundo tenho apurado esta via iria encurtar apenas 12 minutos no trajecto face aos comboios alfa já existentes.

Pergunto eu ... será que se justifica gaztarem-se tantos milhões para encurtar a viagem em apenas 12 minutos?

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Falando em linhas de comboio ... e a nossa linha do Oeste que bem precisa de melhorias, não será + prioritário?

Um abraço.

António Inglês disse...

Viva Ernesto

Efectivamente, o Comboio a Alta Velocidade não me parece que traga muitos benefícios ao país.
Mas manda quem pode, e obedece quem deve...
Só que quem pode não ouve, e quem deve não se consegue fazer ouvir...
Lamentável
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Ernesto

Falei nela anteriormente e é uma vergonha que esta e outras linhas semelhantes estejam com o ar degradante e desgastado que apresentam, sem comodidade, sem conforto, sem competitividade...
Lamento, pois como disse, muitos de nós seguramente que o utilizaríamos mais vezes
Um abraço
José Gonçalves

Isamar disse...

A caminho da cama, passei para te deixar um abraço apertado e um beijo.
Amanhã deixarei comentário.

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

prefiro o modelito apresentado em segundo lugar...tem mais a ver com a nossa Terrinha de portuguesinhos!!!!!

BOA NOITE!
BJKS

Elsa Sequeira disse...

Olá!!!

Venho convidar-te a juntar-te aos muitos que vão escrever uma CARTA POR DARFUR!
http://eu-estou-aki.blogspot.com

passei e gosteiiii!
;)

Anónimo disse...

Aqui já é noite querido; são 20 horas. beijinho e bons sonhos

margusta disse...

Boa noite José!
...as fotos dos meus blogs são todas da minha autoria, excepto aquelas em que sou eu a aparecer :)))
Ando sempre com a máquina fotogáfica na mala e como vivo á beira-mar fotografo o por do sol muitas vezes...tenho centenas de fotos para postar...o tempo é que é sempre muito pouco para mim!

Volto amanhã para o ler...hoje já estou com sono ;)

Uma boa noite
Abraço!

António Inglês disse...

sophiamar

Venha de lá esse abraço e o beijinho
Até amanhã e bom sono sereno
José Gonçalves

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

Cá para mim também prefiro o segundo modelo. É mais lento, a paisagem vê-se melhor, faz mais barulho e corre-se menos o risco de adormecer, enfim é mais Português...
Noite serena
José Gonçalves

António Inglês disse...

Boa noite menina do rio

Que a sua noite seja repleta de sonhos.
Não quis fazer contas, porque a esta hora já não tenho muita paciência.
Obrigado pela visita amiga.
Beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

margusta

Obrigado pela sua visita, e volte sempre que lhe apetecer, a porta nem a fecho.
As suas fotos são lindíssimas, quem dera eu tivesse esse dom, não só de fotografar, como escolher os melhores momentos...
Um beijinho de boa noite
José Gonçalves

António Inglês disse...

elsa nyny


Obrigado pelo convite e pela visita.
Já tive oportunidade de te fazer uma visitinha também.
Deixei-te lá a resposta ao convite que me vieste trazer.
Um noite serena
José Gonçalves