sábado, 29 de setembro de 2007

CHARRETES E CARROÇAS


Imagens tiradas da net


Antes do advento dos veículos a carvão ou movidos a outro combustível, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para deslocamentos de carga pesada de um lugar para o outro. Hoje em dia, já é pouco comum o uso de carroças no trânsito dos grandes centros urbanos. As carroças são utilizadas mais frequentemente no meio rural.

Neste meio, os principais animais usados como tracção são cavalos, mulas ou burros. Muitas vezes os animais sofrem maus-tratos e são obrigados a enfrentar condições extremas de clima. Hoje em dia esses maus- tratos já não se vêm muito, pois são na maioria das vezes o ganha-pão dos seus proprietários.

Actualmente, as carroças para transporte de pessoas, vulgarmente chamadas charretes, são utilizadas para a realização de passeios, designadamente em zonas turísticas.

Em Portugal, temos várias cidades e vilas cujo percurso turístico passa por essas charretes, com passeios que percorrem as principais artérias da localidade. Estão em desuso porque têm vindo a ser substituídas por pequenos comboios turísticos que fazem as delicias de pequenos e graúdos, desde logo porque a sua manutenção se afigura mais económica e dá menos trabalho, até em termos de local para arrumo.

A verdade é que estas charretes dão um colorido admirável às cidades e vilas que os mantêm, pese embora o cheiro que deixam atrás de si.

Nos dias de hoje, as carroças para transporte de pessoas, vulgarmente chamadas charretes, são utilizadas para a realização de passeios, designadamente em zonas turísticas.

Cá pelo nosso burgo, chegou-se a pensar no assunto mas o executivo da Junta entendeu que representaria um encargo muito elevado em pessoal de limpeza, que teria de estar ao serviço mesmo em fins de semana e feriados.

Por esse mundo fora, muitas são as cidades e vilas que mantêm como atracção turística estas lindíssimas charretes. Deixo-vos com alguns belos exemplares. Espero que gostem.

Bom domingo a todos.

José Gonçalves


7 comentários:

elvira disse...

Fui agora ao correio. E como tinha lá o seuslide chegado ás 23,16, cá estou eu.
Adormeci a meio do jogo do Porto e acordei á 1 hora. Dormi mal a noite passada, fui a Fátima, apanhámos um verdadeiro dilúvio na volta, e estava cansada.
Tudo isto para dizer que atendendo a como eu me senria cansada, como se sentiriam as pessoas que iam a Fátima na primeira metade do séc. passado, em que os autóveis eram raríssimos.
Um abraço, bom Domingo.

António Inglês disse...

Olá Elvira

Fátima está aqui tão perto de nossa casa e eu não sabia que lá vinha.
Realmente tem chovido um pouco nestes últimos dias, embora por aqui em São Martinho do Porto não tenha sido assim tão intensamente.
Sinceramente não sei como hei-de emendar essa de cada vez que faço um slide. Não é de propósito. Mas eu hei-de pedir a algum entendido que me veja o que fiz de errado.
Hoje as vias que temos são uma maravilha.
Lembro-me bem dos tempos de criança, e das viagens que faziamos ao Minho, terra de minha mãe, num carro cuja marca sei dizer mas não escrever.
Sabe quantos dias levávamos para chegar lá acima?
Pois vou dizer-lhe minha amiga.
Quatro. Era assim:
1ºdia: Lisboa - Rio Maior, a casa de meus avós paternos.
2ºdia: Rio- Maior - Coimbra onde pernoitávamos num pequeno Hotel perto do Mondego pertíssimo da Estação da CP.
3ºdia: Coimbra - Porto onde ficávamos no Hotel Internacional do Porto perto da Avenida dos Aliados.
4ºdia: Porto - Afife finalmente, a terra mais bonita do Mundo, tirando Paris e Londres (como se costuma dizer por lá).
Afife, terra de Pedro Homem de Melo a quem tive a honra de acompanhar muitas vezes de manhã na praia quando ia tomar o seu banho matinal.
Um abraço e bom domingo.

PS. Pena que ainda não nos conheçamos pessoalmente, pois caso contrário, eu e minha mulher teríamos muito gosto em oferecer-lhes a nossa casa para descansar na vossa viagem a Fátima onde vamos com alguma frequência.

Anónimo disse...

Amigo José Gonçalves,

Pois ainda me lembro de em pequena levar 3 horas e meia, 4 horas para vir de Lisboa a S. Martinho! Era uma canseira.

Gosto imenso de carroças e de charretes e quando estou no actual Miradouro do Largo José Bento da Silva, antigo mercado, relembro-o repleto de carroças carregadas de legumes e frutas. Era um colorido lindo...
Actualmente existem duas mas penso que por pouco tempo. Foi tudo substituido pelas carrinhas.

Como dizes e bem as charretes hoje em dia são utilizadas para passeios turisticos em vários locais. Temos o caso de Sintra, Albufeira,e a belíssima cidade de Bruges na Bélgica. É uma alternativa optima este tipo de passeios.
Ainda este ano, foi pedida uma licença à Delegação Maritima da Nazaré, para colocar uma carroça muito gira para passear crianças e a resposta qual foi? Não! Porquê? Não explicam bem, metem os pés pelas mãos, e dizem volte a pedir para o ano, mas logo em Janeiro.
A pessoa em questão vai insistir e aguardemos pela resposta...

Muitos beijinhos e bom domingo!

António Inglês disse...

Aramis

Minha amiga, um dia se me der para isso e a memória mo permitir tentarei escrever algo sobre viagens que fiz com os meus pais nos anos 50 e 60.
Lembro com saudade todos os carros que meu teve, pioneiros de um meio de transporte que hoje estão como sabemos.
Eram horas intermináveis de viagem por estradas estreitas, cheias de curvas e mal tratadas.
É estranho mas eu sou do tempo em que, vivendo em Lisboa, saíamos aos fins de semana para fazer pic-nic na mata da Encarnação?????
Naquele tempo ir para ali era sair de Lisboa para arejar...
Quanto à utilização de uma carroça ou charrete em São Martinho, digo-te o seguinte, já em tempos, quando passei pela Casa da Cultura, quisemos pôr em marcha uma ideia do género, e tínhamos a colaboração do Centro Hípico de Alfeizerão, mas a verdade é que não conseguimos.
A Junta mostrou-se desde logo contra, alegando, como disse num comentário que fiz anteriormente,que esse tipo de transporte iria trazer despesas acrescidas à Junta por causa do pessoal da limpeza. É que os cavalos iriam deixar nas ruas as "provas" da sua passagem.
Vamos ver se a pessoa de que falas conseguirá alguma coisa, e se o conseguir terá de assumir essa limpeza, verás.
Assim vai o turismo na nossa terra.
Gostava de ver por cá um comboio turístico como acontece em muitas localidades do nosso país.
Recentemente estive em Tomar com os meus companheiros Rotários de Caminha, num passeio que costumamos fazer todos os anos, e lá tivemos um comboio à nossa espera para fazer-mos um passeio pela cidade. Era da responsabilidade da Associação de Comerciantes de Tomar, e funciona às mil maravilhas.
Cá? É difícil creio, o que é pena.
As charretes estão em muitas cidades por esse mundo fora, não é só na Bélgica que as encontramos, em Malta por exemplo, e aqui bem perto de nós, em Sevilha.
Curioso é os "Burro-Táxi" que estão numa localidade perto de Fuengirola, sul de Espanha, na encosta da serra e de nome MIJAS.
Lindíssima a terra, pela sua localização e por essa tela que lhe é pintada diariamente pelos muitos "burros" que esperam os turistas para um passeio pela Vila. Logo "burros" que são uma espécie emvias de extinção.
Um beijinho e faz favor de te portares mal, mas com dignidade...
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

Adorei!!!
Eu bem tento chamar a atenção dos meus besouros para a preservação das "memórias"...

Tenho tido alguns pequenos resultados...mas precisamos insistir e continuar a divulgar!!!
UMA BOA SEMANA!
BJKs

António Inglês disse...

Amiga avelaneiraflorida

Vou fazendo por isso, por vezes com alguma dificuldade mas vai...
Beijinhos
José Gonçalves

Fernando Guedes Torrezan disse...

Adorei as fotos sou brasileiro mas meus avos são italianos e portugueses.
Tenho como meta visitar Portugal com minha família um dia.
Tenho minhas charretes aqui no Brasil que fazemos passeios.
Somos fabricante destes equipamentos aqui há
100 anos.
Parabéns por vocês protugueses preservarem esta tradição.
Fernando Guedes Torrezan.
www.patchola.com.br