terça-feira, 4 de novembro de 2008

ELEIÇÃO NOS EUA


Os americanos escolhem hoje, terça-feira dia 4 de Novembro de 2008, entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain quem será o novo presidente dos Estados Unidos. Durante a madrugada de hoje já se saberá quem irá ser o Homem mais poderoso do Planeta. Que implicações para o Mundo terá esta eleição? Aguardemos para ver, mas o mundo necessita de uma vigorosa mudança!




COLÉGIO ELEITORAL

Entenda como funciona a eleição indirecta nos EUA e qual é a importância dos estados-chave, onde a disputa entre democratas e republicanos ainda não está claramente definida. Em www.veja.com.br/eleicao-eua



CONGRESSO


A eleição parlamentar, marcada para o mesmo dia do pleito presidencial, será decisiva para a capacidade de governar do futuro presidente. Conheça os detalhes da disputa pelas cadeiras no Congresso americano.




O DIA DA POSSE


A cerimónia de posse do próximo presidente americano acontece em 20 de Janeiro. A partir de então, o político eleito passará a ser o homem mais protegido e visado do planeta. Conheça as regras da transição e o poderoso esquema de segurança planeado para a festa. Em www.veja.com.br/eleicao-eu




CORTE DE JUROS


Para conterem a desaceleração da economia global, os bancos centrais de alguns países reduziram a taxa de juro. Na teoria, com os juros baixos, o volume de crédito num país aumenta. Mas será que o recurso de facto adianta? Resposta para esta e outras questões em www.veja.com.br/perguntas

VEJA.com / Editado por Kátia Perin (kperin@abril.com.br)



Barack Obama


Como funcionam as eleições para presidente dos Estados Unidos?

Para se tornar presidente dos Estados Unidos o cidadão deve ter 35 anos ou mais, nascido nos Estados Unidos e ser residente há pelo menos 14 anos no país.

Os grandes partidos (Democrata e Republicano) realizam uma maratona para escolha de seu candidato. As primárias começam em 3 de Janeiro no Estado de Iowa. No dia 5 de Fevereiro foram disputadas eleições primárias em 24 estados, a data foi apelidada de "Superterça" ou "Tsunami Terça".


John McCain


As primárias definem os candidatos escolhidos dentro do partido para suas convenções nacionais. Cada estado tem a sua forma de escolher seus representantes, que podem ter votos apenas de filiados aos partidos ou de cidadãos não filiados. As convenções escolhem o candidato com mais votos em cada estado. Entre os dias 25 e 28 de agosto ocorre em Denver, Colorado, a convenção do Partido Democrata. Os republicanos fazem a sua convenção em St. Paul, Minnessota, nos dias 1º e 4 de setembro.


Bob Barr


Depois de escolhidos os candidatos a campanha se concentra nos dois escolhidos dos grandes partidos, apesar de haver inúmeros candidatos a presidente por partido menores e até de candidatos independentes


Alan Keyes


Em 4 de novembro de 2008 os mais de 200 milhões de eleitores americanos votam na escolha do presidente. A eleição não é obrigatória e não é direta ao presidente. Os eleitores votam nos delegados que são ligados aos partidos, mas não podem fazer parte do Senado e da Câmara dos Deputados. Em cada Estado existe uma maneira de escolha e tipo de votação. Os delegados eleitos tendem a respeitar o voto popular no Colégio Eleitoral. Raramente um delegado não vota de acordo com o voto popular.

Ralph Nader

Nem sempre o candidato com mais votos populares ganha a eleição. Isto ocorre porque na maioria dos estados, o candidato com mais votos populares elege todos os delegados neste estado. Portanto, é possível um candidato tem uma margem pequena de votos em relação ao segundo lugar e ainda sim ganhar todos os delegados do país. Vencer em estados populosos é muito importante. Entretanto, para vencer a eleição o candidato deve ter 270 votos no Colégio Eleitoral. Cada estado tem um número de delegados baseado na sua população. O mínimo de delegados é 3 por estado, independente de sua população. A Califórnia com 36 milhões de habitantes tem 55 delegados do total de 538 do país. Vencer na Califórnia representa 10% dos votos dos delegados e um grande passo para a vitória. Apesar de vencer na Califórnia e Nova York (31 delegados) em 2004 John Kerry perdeu na maioria dos Estados, alguns deles populosos como o Texas (34) e Flórida (27).

Duplipensar.net

António Inglês

Sem comentários: