quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros



"Uma vez que falei de Rio Maior e das suas Salinas, continuo desta vez falando do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros com as suas grutas que me parece perdemos o hábito de visitar"

Natureza | Áreas Protegidas

Abrange 38.900 hectares do maciço calcário estremenho que integra as serras de Aire e Candeeiros, o planalto de Santo António e parte do de São Mamede. O tempo e a água modelaram o calcário, originando surpreendentes fenómenos geológicos: centenas de grutas (algumas exploradas turisticamente como as de Santo António, Alvados ou Mira d´Aire); algares (poços verticais dando acesso ao subsolo); campos de lapiás (blocos de rocha fissurada onde a água se infiltrou); poldjes e dolinas (depressões fechadas no fundo das quais se formam pequenas lagoas). Na extremidade sul do parque, perto de Rio Maior, continuam a ser exploradas jazidas de sal-gema, conhecidas desde os romanos. O monumento natural das pegadas de Dinossáurios é hoje um dos pontos de visita obrigatória do parque. Localizada na vertente oriental da serra de Aire (no concelho de Ourém, a 10 km de Fátima e a 16 de Torres Novas), a jazida paleontológica das Pegadas de Dinossáurios da Pedreira do Galinha, data do jurássico médio, há cerca de 175 milhões de anos. Encontra-se entre os registos mais antigos de saurópodes a nível mundial. Foi descoberta em 1994. O Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta da Pena é outro local do Parque a merecer uma visita, estando instalado numa gruta descoberta em 1985. Aqui o visitante pode ficar a compreender melhor os complexos fenómenos ligados à génese das grutas e à circulação das águas subterrâneas.

Gruta de Alcobertas

Localizada numa das encostas da Serra dos Candeeiros e ocupada pelo homem há cerca de 15000 anos, necropóle composta por quatro salas em plano horizontal, numa extensão de cerca de 200 metros e em algumas partes 10 metros de altura, havendo indícios de ocupação humana de primitivas civilizações e das suas manifestações fúnebres.
A Gruta de Alcobertas, com uma extensão de 210 metros, atinge em alguns locais 10 metros de altura.
Em 1878, na obra "Portugal Antigo e Moderno", Pinho Leal dedica-lhe três páginas, considerando-a das mais belas grutas da Europa. No entanto, com o decorrer do tempo, esta gruta foi sendo danificada, chegando a estar encerrada ao público.
É de referir ainda o seu interesse arqueológico. Foram encontradas ossadas humanas do Paleolítico Superior (cerca de 15.000 anos / Homo Sapiens Sapiens). O Homem do Paleolítico Superior vivia em pequenas comunidades nómadas, habitava em acampamentos temporários, em grutas ou ao ar livre e alimentava-se da caça e da recolecção.
Actualmente, as visitas à gruta são possíveis em grupo e através de marcação junto do Gabinete de Turismo ou da Cooperativa Terra Chã.

Informações e marcação de visitas guiadas para grupos:

Cooperativa Terra Chã
Telefone: 243 405 292
Fax: 243 405 321

Gabinete de Turismo
Casa Senhorial d’El-Rei D.Miguel
Casa da Cultura João Ferreira da Maia
2040-249 Rio Maior
Telefone: 243 999 890/2
Fax: 243 999 899

Endereço

Alcobertas
2040-011 ALCOBERTAS
Distrito: Santarém
Concelho: Rio Maior
Freguesia: Alcobertas

Fotos e textos consultados e tirados da Internet



6 comentários:

avelaneiraflorida disse...

MAIS UMA PRECIOSIDADE!

"BRIGADOS" amigo José Gonçalves!!!

UM BOM FIM DE SEMANA!!!

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

As grutas que existem na Serra de Aires e Candeeiros, são uma preciosidade que tive a oportunidade de visitar recentemente, o que já não há muitos anos.
Como vivo agora por estas bandas, de vez em quando dá-me para estes saltinhos e vou revivendo muita coisa que esteve adormecida anos e anos.
Um Bom Fim de Semana...Alongado!!
Um abraço
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Mais uma bela lição de história. Sinceramente eu não conheço quase nada nesta zona. A família dos meus pais é do Norte do país. A família do meu marido é do Algarve. Então as viagens são sempre programadas para um destes lados,já que assim se aproveita para dar um abraço na família, e matar saudades. O matar dois coelhos duma só cajadada.
Assim através dos seus posts, sempre vou conhecendo um pouquinho mais dessa zona.
Um abraço.

António Inglês disse...

Eu tenho a sorte de viver numa zona bonita que tem muitos lugares de interesse para visitar.
O meu pai era desta região, a minha mãe era Minhota, o meu sogro era de Oliveira de Frades, a minha sogra era de Manteigas, e tenho uma filha a viver no Algarve, agora diga-me lá se não tenho mesmo sorte?
Gostei muito do seu artigo sobre o Bacalhau. Não me sai da cabeça.
Um bom fim de semana. Saio amanhã e só regresso domingo à noite.
Um abraço
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Bela reportagem da nossa região.
Cá para mim a vereadora da cultura tem que lhe pedir um pouco de arte e engenho para a elaboração do roteiro turístico cá do burgo concelhio...

Beijinhos
Maria Faia

Isamar disse...

Lindíssimas! Já lá fui várias vezes. Sozinha e acompanhada por muitos jovens. Talvez vá lá este ano. Ainda não decidi mas é sempre uma boa visita de estudo.
Quanto ao teu post, só posso dizer que ilustra bem a beleza deste nosso Portugal.
Beijinhossss