quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Depois de um dia de luta contra a pobreza, não podia ter sido pior o e-mail que recebi.



Percebi durante a noite que o dia de hoje não me traria bons ventos. Não consegui perceber patavina do que se passava comigo. Ora me virava para um lado, ora me virava para outro. Estranho.

Tão mais estranho porque nem pesadelos tive, nem sonhos, nada. Até adormeci serenamente, e cedo contra o que é meu hábito.

Perto da seis horas da manhã, como já não tinha mais posição na cama, nem a situação me estava a agradar, acabei por me levantar. Quando estas coisas me acontecem, é o que faço, normalmente caladinho para que minha mulher não acorde.

Pé ante pé, saí do quarto e vim até ao escritório. É por aqui que consigo descomprimir e recompor as articulações, junto deste meu companheiro de todos os dias... ou noites, o meu computador.

Hoje porém, melhor fora que não o tivesse feito. É que no meu correio electrónico tinha um e-mail enviado por um amigo que me deixou de rastos.

Sejam quais forem os motivos que levaram a este sacrifício público, não posso calar a minha revolta, a minha indignação, o meu protesto.

Que raio de mundo é este? Que raio de gente é esta? Que humanidade é esta?

E eu pertenço a esta geração de homens e mulheres que maltratam crianças? Que as mata? Que as rapta? Que maltrata mulheres e idosos indefesos? Que pilha? Que se lança de encontro a torres apinhadas de gente? Que se suicida em nome de quê? Do fanatismo? Da religião? Quem está por detrás de tudo isto? Que interesses?

São muitas as perguntas, quase todas sem resposta. As imagens que deixo em cima são para denunciar e para reflectir-mos sobre o que verdadeiramente andamos a fazer ao cimo da terra.

A cena passa-se no Irão e mostra, segundo diz a noticia, o sacrifício como forma de castigo a uma criança que roubou um pedaço de pão. Porque tinha fome. Porque não pediu para vir ao mundo. Porque os pais não o conseguem alimentar. Porque é menino. Porque vive onde não devia.

Roubar não é um acto digno, eu sei, mas...castigar assim? Uma criança?


Que gente é esta meus senhores? Gente que se exalta e se indigna por causa de umas caricaturas... Isto será normal? Ou eu estou errado nisto tudo?

Hoje não devia ter acordado desta maneira. Raio de insónia...

Se Deus existe, ele sabe que esta gente não pode ser gente. Andam cá a infectar o mundo. Gente que não merece os filhos, não merece a vida. Lamento ter de o dizer mas é assim que sinto.

E as crianças Senhor...?

Que revolta! Que vergonha!

Josá Gonçalves

8 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Entendo a sua revolta. O mail que recebeu hoje é antigo. Eu recebi-o pelo Natal, na altura não sonhava em ter um blog. Mas isso não está em questão. Hoje ou há dez anos atrás é uma selvajaria sem nome, uma imoralidade.Comungo da sua revolta. Em Abril ou Maio deste ano deu nos telejornais, uma jovem que se suicidou porque não aguentou a vergonha e exposição pública a que foi sujeita por ter tirado algo para comer, já que não aguentava a fome. A carta de despedida, arrepiava. Fiz um post sobre isso.
Um abraço

António Inglês disse...

Todo este mundo dos blogs e até da Internet é novo para mim.
Quando comecei a ver o meu filho mais novo a mexer no computador, disse para mim que jamais conseguiria fazer o mesmo. Burro velho não aprende línguas, sempre ouvi dizer. E esse era o meu pensamento.
Depois,(a curiosidade matou o gato) devagarinho fui entrando e consegui perceber que afinal isto não era assim tão "bicho de sete cabeças" como julguei.
É talvez por isso que eu tenha acesso a estas notícias tão tarde, mas também sou levado a crer que este tipo de notícia, está sempre actual infelizmente, e aqueles que andam diariamente por aqui de vez em quando lembram-se de as recolocar nos e-mails dos amigos.
Para mais porque ontem tivemos em quase todos os blogs que visitei uma alusão ao dia de luta contra a pobreza. Talvez tenha sido por isso que este meu amigo me enviou estas fotos e esta noticia.
Vou tentar ver essa sua postagem sobre o que me conta também.
Desejo-lhe um bom dia.
José Gonçalves

PS. Obrigado pelas sua dica de ontem.

Elvira Carvalho disse...

Nada a agradecer. A primeira vez que me sentei ao computador, foi quando fiz 59 anos. Tenho aprendido muita coisa através de pesquisas e das revista sobre informáticas. Numa dessas revistas que se fazem acompanhar de cd de programas, eu encontrei uma completa encilopédia de todos os países existentes no final de 2005.
Quando tiver tempo vou ver se encontro e depois lhe digo, como conseguir. Vai ajudar a conhecer a realidade de muitos países, pois é muito completa.
Um abraço

António Inglês disse...

Obrigado amiga, fico à espera da informação.
Um abraço
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

José cá estou eu outra vez.Já entro por aqui dentro como se fosse da família. Então é assim. A revista com o cd, é "o mundo do CD-ROM".
O nº é o 101 de Março de 2005.
E o mail da redação é :
mundodocdrom@pluricanal.net
Se não conseguir, mande-me um mail com o seu endereço e eu mando-lho por correio. Emprestado.
E já agora se puder, na voltinha que costuma dar á noite, passe pelo cantinho da minha amiga Geo e veja o post de ontem dia 17. E se lhe apetecer dizer alguma coisa, comente.
http://geo-rosa.blogspot.com
Um abraço

António Inglês disse...

Boa noite Elvira

Hoje, como já deve ter reparado não tenho estado por aqui.
É que estou com uma "telha" das antigas e nestas alturas prefiro estar em silêncio.
Enfim, coisas da vida.
Mas vamos ao que interessa. Obrigado pela dica do CD-ROM e da revista.
Vou ver se consigo arranjar. Se de todo em todo eu não o conseguir, então voltaremos ao assunto.
Quanto à sua amiga Geo, irei visitá-la com muito gosto.
Em relação à primeira parte do seu comentário, não lhe vou dizer nada, porque a menina sabe que esta casa é tão minha como sua, por isso entre e saia as vezes que entender... e quando tiver que me repreender não se acanhe. Só os burros não mudam... e eu mudo sempre que posso (de preferência para melhor caro)
Um grande abraço
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

É a INJUSTIÇA HUMANA...a continuar impune , vagueando conforme lhe apraz!!!!

Revolta sim!!! Dói, muito!

Por isso eu alerto os meus besouros, todos os dias, para o mundo que eles vão enfrentar!!!!

UM MELHOR FINAL DE NOITE!!!

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

O seu trabalho é meritório porque é feito perto dos seus "besouros" que zumbem mas que são o melhor que todos nós temos na vida.
Sei que entre vocês existe uma sintonia maravilhosa, sobretudo porque além de ensinar, educa,encaminha, protege...
Bem haja por isso.
As fotos que recebi, são a degradação da raça humana por completo, isto é gente que não merece ser gente...
Uma noite serena
José Gonçalves