terça-feira, 6 de janeiro de 2009

HOJE É DIA DE REIS E DE COMEÇAR A DESMONTAR AS DECORAÇÕES DE NATAL


Dia de Reis é celebrado nesta terça-feira, segundo calendário católico.
É nesta data que três magos encontram Jesus e o revelam ao mundo.

O Dia de Reis, comemorado nesta terça-feira, 6 de Janeiro, marca o início do tempo comum para a Igreja Católica. Com o fim das comemorações de Natal e o tempo do advento, é hora também de desmontar árvores de Natal, luzinhas e presépios.

“É nesse dia que os três magos, representando pessoas sábias e de bem, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina assim o tempo de Natal, o tempo de expectativa pelo nascimento de Jesus, e começa o tempo comum para a Igreja”.

A árvore, que simboliza a vida, deve começar a ser montada no início do tempo do advento, que neste ano correspondeu ao dia de 30 de Novembro. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação. A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal.

Em Espanha, é hoje, tradicionalmente, o dia da troca das prendas. Os espanhóis festejam mais o Dia de Reis do que o Dia de Natal.




Deixo-vos uma fatia de Bolo-Rei!

Texto e fotos da Net

António Inglês


2 comentários:

Maria disse...

Tenho uma fatia de bolo rainha... sem ser virtual...

Beijinho, António

Anónimo disse...

António não esquecer a romã. É curiosa esta tradição....