segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AMAZÓNIA PODE DEIXAR DE EXISTIR


Afirmação foi proferida durante a conferência «Amazónia em Perspectiva», que debateu o estado da maior floresta tropical do mundo e o seu futuro




Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, pode deixar de existir se a destruição dos seus limites florestais chegar aos 30 por cento. Esta afirmação foi proferida esta quarta-feira em Manaus, durante o debate a «Amazónia em Perspectiva», segundo informações avançadas pelo jornal A Folha de São Paulo.




A devastação da área arborizada na floresta amazónica já chega actualmente aos 20 por cento, sendo que 17 por cento dessa assolação acontece em território brasileiro.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais prevê que se o ritmo de abate de árvores continuar na mesma progressão, a destruição da Amazónia pode chegar aos 50 por cento em 2050.

De acordo com o mesmo estudo, que analisa o estado geral da floresta amazónica em intervalos de 24 anos, a região leste da floresta ainda é a mais sensível.



No entanto, devido ao binómio clima-vegetação, a área ocidental da floresta (e menos arborizada) vai sem dúvida alguma ser aquela que vai enfrentar problemas mais graves no futuro. Problemas que, em grande parte poderão ocorrer devido à precipitação, que pode ser reduzida em mais de 40 por cento.



Se o abate de árvores e a consequente devastação do espaço florestal da Amazónia continuar pode ser bastante perigoso. Quem o afirma é Gilvan Sampaio, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Especiais (INPE), que reitera a problemática, afirmando que ao chegar a valores próximos de 50 por cento, esta assolação pode criar um novo estado de equilíbrio no bioma terrestre.



As razões apontadas pelo INPE para esta crescente evolução na destruição da maior floresta do mundo passa em grande parte pelos incêndios florestais que ocorreram durante o período de tempo entre 2000 a 2007 e que abrangeram 92 por cento das unidades de conservação já criadas.

Portugal Diário

Fotos da Net

António Inglês


6 comentários:

Maria disse...

Sendo que a Amazónia é, apenas, o pulmão do Mundo, podemos imaginar os efeitos...

Boa semana
Um beijo, António

Menina do Rio disse...

Pois é... O "pulmão do mundo"... Isso porque já destruiram todas as reservas florestais e hoje resta "ainda" a Amazônia. E o que me "emputece" mais é saber que todos querem um pedaço e se acham no direito de supostamente "preservar".
É certo que existem as queimadas, mas é certo também que os estrangeiros infiltram-se no meio da floresta, aliciando o povo local e levando embora rio abaixo parte da madeira resultante dessas "queimadas".

E se cada um reflorestasse seus próprios paises em vez de querer respirar unicamente com o pulmão amazonense? Acabava com toda especulação. Há muito olho em cima da Amazônia com a desculpa de preservar, mas sabemos da intenção de enriquecer às custas da madeira e da exploração do solo.
Os Estados Unidos tem uma área geográfica de mais de 24.000.000 km², Europa tem mais de 10.000.000 km², Rússia tem o dobro da extensão do Brsil e onde foram parar seus pulmões? Nos bolsos de alguns.

É lamentavel que só depois de destruir as riquezas naturais o homem venha a se preocupar com sua própria sobrevivência a ponto de fixar todos os olhos do mundo em cima da Amazônia!

Desculpa pelo comentário longo, amigo; mas é o meu ponto de vista sobre essa questão.

Um beijo pra ti

António Inglês disse...

Maria

O factor negativo nestes desastres é o homem que tinha a obrigação de saber o que faz de errado. Infelizmente assim não é.
Uma boa semana Maria
Um beijinho
António

António Inglês disse...

Menina do Rio

Compreendo a tua indignação e estou inteiramente de acordo com a tua opinião.
Em Portugal, em especial na época de Verão, os incêndios fazem quase parte do hábito do país. Na maioria são de origem criminosa e alguém ganha rios de dinheiro com isso, mesmo sabendo que muitas vezes põem em perigo a vida das populações.
É a ganância que motiva toda esta correria que põem também em perigo o equilíbrio ambiental da humanidade.
Como seria bom que os governos e as autoridades perdessem mais tempo com estes crimes e os penalizassem exemplarmente. O problema é que os "rabos de palha" não os deixam agir...
Desejo-te tudo de bom e foi bom ter-te por aqui.
Uma boa semana
Um beijinho para ti também Verónica.
António

gaivota disse...

será um desastre mundial, sabendo-se o que representa a amzónia para o mundo, em todo o seu contexto...
boa semana
beijinhos

António Inglês disse...

Gaivota

Pois é um crime constante e não parece existir remédio infelizmente.
Beijinho
António