quarta-feira, 19 de setembro de 2007

PARA COMEÇO DO DIA NÃO FOI MUITO FAMOSO



Hoje, estupidamente, apeteceu-me falar de desodorizantes.
Fiquei assim desde manhã.
Estava numa Papelaria bem no centro da cidade das Caldas da Rainha.
Ao meu lado um senhor, ofegante, mal cuidado mas cheio de pressa pretendia passar à frente de tudo e de todos.
Só isso já mexe com os meus botões. Muitos criaram esse pequeno/grande vício que é, passar à frente de toda a gente em tudo o que é sítio, parecendo que só eles têm que fazer e que os outros que estão ali à espera nada fazem.
Apeteceu-me interpelar o cavalheiro, e fiz um gesto de aproximação para o concretizar.
De repente, algo me fez parar e num ápice dei meia volta e deixei que o ilustre senhor fosse atendido primeiro que eu. O cheiro a transpiração era insuportável, emanava das roupas do homem e pairava no ar como uma nuvem que mesmo não se vendo se fazia sentir e de que maneira. Como é possível?
Provavelmente o senhor estaria assim por já ter trabalhado muito até então, cerca das 10h 30m da manhã. Mas se já cheirava assim até àquela hora, como seria ao fim do dia?
E até poderia ser que o cheiro estivesse impregnado nas roupas e essas não fossem lavadas há muito tempo. Mas que diabo, será que o sujeito não sentia o seu próprio cheiro? E não se sentiria mal em andar assim “perfumado” por entre a população ?
Depois o senhor saiu já com a aposta do Euromilhões entregue. E durante os quinze minutos que se seguíram não consegui sentir outro cheiro que não fosse o “aroma” que tal personagem ali deixara.
Enviei-lhe desde logo um desejo. Se não lhe sair o Euromilhões, que lhe saiam pelo menos uns cobres e ele se lembre de comprar uns desodorizantes. Ou tomar banho uma vez por outra...
Desculpem qualquer coisinha, mas hoje apeteceu-me, estupidamente...

José Gonçalves

A BELEZA

Existe uma beleza que provém do interior. Quando se está em paz connosco mesmos e com os outros, quando se está satisfeito com o que se tem e com o que se partilha, quando se está pleno de bons pensamentos, quando se esquece os maus momentos, quando se é capaz de perdoar e esquecer, quando se desfruta cada instante da vida.... irradia-se beleza! Talvez seja uma beleza diferente da que ditam os livros sempre em mudança da moda, mas uma beleza autêntica.

CUIDADOS DE HIGIENE

O cuidado com o corpo, tanto por dentro como por fora, é fundamental. Não é uma questão de imagem, como alguns pensam, mas de saúde física, mental, social e espiritual.

ODORES

O odor corporal está mal conceituado na sociedade moderna. Por isso, proliferam os desodorizantes que tentam dissimular o odor, ou os anti-transpirantes que reduzem o suor.
O importante é manter uma boa higiene, ajudada por um duche diário e uma alimentação correcta – a que evita o excesso de toxinas. Um bom anti-transpirante natural é a infusão de sálvia; uma ou duas horas depois de ingerida, reduz o excesso de transpiração.

DESODORIZANTES

Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.

No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorizante.

Devido ao alto preço o produto apenas se espalhou no Ocidente. Após a segunda guerra mundial os preços caíram e assim o desodorizante tornou-se acessível.
Hoje, o desodorizante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorizantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.

Podem ainda ser anti-transpirante que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas ou anti-perspirante que reduz a formação do mau-cheiro e a transpiração.

Claro que os desodorizantes deverão ser comprados, depois das suas composições serem atentamente lidas por forma a comprar-mos aqueles que efectivamente não afectem a saúde pública.



8 comentários:

Anónimo disse...

Penso que há pessoas que têm anosmia, por isso não sentem o odor pessoal que exalam, mas também penso que pode ser problemas na auto-imagem e auto-estima, pois a água não só limpa como também purifica o corpo e a alma.

Você falou em ecologia humana quando comentou sobre a paz consigo e com os demais reinos, e isso é verdade. Oicos=casa e Logos=ciência, e a ecologia cuida da minha paz interior, a paz com os demais e a paz com os reinos. Talvez por isso tenhamos tantas dificuldades em conquistar a paz, mas penso ser possível.

BeijUivoooooooooossssss da Loba

António Inglês disse...

Olá Keila, a loba

Fico contente por encontrá-la por aqui.
É como diz, a água purifica o corpo e a alma.... mas existem alguns que até a água contaminam...
Deixo-lhe um beijinhos e volte sempre, sinta-se à vontade.
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Menos mal que o cheiro do sujeito não passou para o post....eheheheheh. Á pessoas assim. Não sentem o cheiro que têem. A minha avó dizia que a caca do menino nunca cheira mal á sua mãe. Vai ver que com algumas pessoas funciona assim.
Um abraço

Anónimo disse...

Ora bem, levaste com mau cheirinho logo de manhã!...
O cheiro a suor é mesmo daqueles que me custa a suportar. Lembro-me por vezes quando utilizava o comboio da Linha de Cascais, e no verão, certas pessoas de braço no ar para se segurarem e eu... fugia logo para a janela. Pode não haver muito dinheiro, mas banho e nem que seja pó de talco debaixo do braço, é acessivel a toda a gente...
"A agua só não lava a má lingua"!!!
Muitos beijinhos

Já agora que tal vamos de tertulia?
Já tens data? Diz qualquer coisa.

António Inglês disse...

Elvira

É provável que o odor que cada um de nós emana, não se faça sentir ao próprio, mas penso que a verdadeira razão não será essa.
Razão ou razões, desde logo a falta de higiene que deveria começar no berço e por vezes isso não acontece.
Depois porque existem pessoas que o seu próprio cheiro não os admira por estarem habituados a ele.
Para o post, garanto-lhe que não passou
um beijinho
José Gonçalves


PS. Queria dizer-lhe que já percorri o seu blog até ao seu início e fiquei encantado.
Gostaria de fazer alguns comentários a muitas postagens que fez, mas acho que não o farei, antes lhe direi que verifico que temos percorrido caminhos muito semelhantes.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

aramis

Lembro-me bem desses "perfumes" do comboio da linha de Cascais, até porque vivemos em Carcavelos.
Não era só no comboio, lembras-te do Metro em horas de ponta, onde não se pode fugir para lado nenhum?
Em todos os transportes públicos isso acontece infelizmente, e em todas as localidades que os tenham.
Há pessoas que só se lembram da água quando estão à frente de uma torneira...
Quanto à Tertúlia, estamos à espera de confirmação do orador que gostaríamos de ter por cá mas tem estado em férias e além disso tem a agenda muito ocupada com filmagens para a TV.
Talvez mudemos de tema, a ver vamos.
Um beijinho
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Parece-me que o meu Amigo não percebe nada do negócio...
Então, não poderá ser uma grande táctica essa do mau cheiro?! Veja lá se não ficou logo desejoso que o "bemdito" fosse atendido e se pirasse dali...

Depois de estar despachado, provavelmente rumou até casa e tomou um bom banhinho... Mas, durante o caminho, sempre foi rindo à gargalhada, com os "tansos" que enganou!..
E esta, hem????

Beijinhos
Maria Faia

António Inglês disse...

Maria Faia

Não me tinha lembrado de ver o problema por esse prisma...
Não está mal pensado não senhor...
E claro que o tanso nesta história fui eu.... boa....
Um beijinho e tenha uma boa noite.
José Gonçalves