quinta-feira, 13 de março de 2008

UM DESAFIO CURIOSO! RESPONDA SE FOR CAPAZ!

*

Costumo visitar de vez em quando, isto é, quando a vez me permite o quando, o blog de uma Angolana lindíssima que vive em França, mais propriamente entre Paris e Montpellier. Refiro-me à Elite.

É recente esta troca de visitas, mas não menos interessante pois tenho aprendido como sente alguém que vive longe dos pais, fora do seu país, mas com um objectivo claro: estudar para ser alguém.

Há uns dias vi no seu blog um desafio que me deixou cheio de curiosidade. Não só porque eu próprio fiquei a pensar nele, como também porque achei interessante deixá-lo aqui pela minha casa, curioso de ver as respostas que cada um dará se assim o entender.

Vou no entanto fazer duas pequenas alterações, pois a Elite faz apenas uma só pergunta.

Só responde quem quiser, claro, mas as perguntas são por demais importantes, porque nos ajudam a parar e a reflectir um pouco na vida e no dia-a-dia.

Aqui vão.


- Que fez você ontem que o/a encheu de orgulho?

- Que fez você ontem de que não se possa orgulhar?


Por mim vou ficar a magicar o que fiz, para no fim do dia de hoje poder fazer uma síntese do que me tenha enchido de orgulho ou não.
António Inglês

19 comentários:

Isamar disse...

Olá, António!

Vou tentar responder ao teu desafio que,segundo penso, já uma vez respondi noutro blogue. Normalmente, tento orgulhar-me do que faço no dia a dia por aqueles com quem mais directamente contacto. No entanto, a minha imperfeição, inerente à condição humana a que pertenço, leva-me a cometer atitudes de que me orgulho menos e sobre as quais gosto de reflectir para tentar melhorar.
Hoje, garanto-te, que me dispus a ajudar alguém embora não o vá nomear aqui como deves calcular.No entanto, no que a isto diz respeito, posso afirmar-te que tenho encontrado boa gente na blogosfera cujo ombro já me foi emprestado muitas vezes para descansar de jornada menos agradável. Tu tens sido um deles,António, pelo que, aqui, te presto a homenagem que mereces. E sabes quanto as tuas palavras têm caído na hora certa.
Obrigada!

Mil beijinhosssssss

avelaneiraflorida disse...

Olá António!!!!
vim espreitar e encontro logo um desafio!
O que fiz ontem de que me posso orgulhar????
Sinceramente...não fiz nada de tão especial assim!!! estive com os meus, os que precisam de mim e com os meus "besouros" de que sempre me orgulho!!!!
O que fiz ontem e que lamente????
Se calhar não ter sido capaz de fazer alguma coisa de bom para alguém! Acho que só fiz rotinas...e isso não é nada!!!
Voltarei...

Branca disse...

António,
Bonito desafio! Como tu vou pensar nisso antes de adormecer, interiorizar bem e crescer com o que tiver feito de bem ou de mal. Crescemos sempre se soubermos mudar mantendo a nossa essência, ou seja mudar para melhor.
Beijinho

Maria disse...

Ai, caí aqui logo num dia em que não fiz nada....
Estive no mar, voltei e estive na praia, meti-me no carro e vim para casa...
Cheguei estoirada e tive saudades vossas....
... abri o computador, e ainda aqui estou...
Ai ai, quem me levanta amanhã da cama?

Beijinho, António
(também estive em S. Martinho, mas foi anteontem....)

vieira calado disse...

Oh, meu caro!
Quanto ao envio dos 5 euros, não tenha pressa!
Divirta-se durante o fim de semana.
É o que lhe desejo.
Um forte abraço.

Branca disse...

Voltei, porque estou de férias e porque à noite o raciocínio é mais lento e apetece-me dizer mais qualquer coisa hoje sobre este tema.
O que fiz ontem que me encheu de orgulho? Olha António é difícil dizer, porque se se reflectiu muito durante o crescimento e se tentamos perceber os nossos defeitos, limá-los, aceitá-los, etc. e também as nossas qualidades, acabamos por ultrapassar com a idade essa ideia do orgulho, mesmo que seja aquele orgulho no bom sentido.Acho que temos mais aquela sensação de satisfação do dever cumprido, uma satisfação profunda e feliz que não é própriamente orgulho, porque sabemos que é essa a nossa obrigação quando chegamos a este mundo e não precisamos de provar a ninguém senão a nós próprios que fizemos algo que nos encheu o coração, basta-nos ver a felicidade dos outros ou saber os resultados práticos do nosso trabalho. Às vezes pode ser uma coisa do mais simples que há, apenas um sorriso no momento certo, apenas uma flôr, sei lá, como pode ser algo que nos deu imenso trabalho.Portanto o que me orgulhou ontem foi tudo o que fiz nesse sentido.
Quanto ao que fiz ontem de que não me possa orgulhar, não sei responder...presunçosamente não me lembro de nada. Se calhar em contradição com a humildade que estou aqui a defender não me lembro mesmo de nada durante toda a minha vida de que me possa arrepender. Ah, espera, estou a lembrar-me que ontem era o último dia de trabalho antes de férias de Páscoa e podia ter trabalhado mais, fiz pouco realmente, mas não me arrependo muito, estava a precisar e a merecer um dia assim, porque tinha tido os anteriores de arrasar e também temos que ter umas "balditas" para descomprimir, até porque a idade já não é propícia a um stress continuado.
Mas, isto parece um confessionário e eu sou contra a noção de pecado, noção que durante tantos séculos foi e é ainda tão castradora!
Mas, não vamos entrar pelo campo da Religião e Moral,nem é isso que pretendias, eu é que me estou a estender, fica para uma outra ocasião.
Beijinhos

Branca disse...

António,
Quanto ao que disseste no meu espaço de que estavas triste porque te pareceu que perdeste uma neta, não sei, não...acho que ainda estamos todos às escuras sem saber se a perdemos ou se de repente vamos ter o mesmo festival de diversão que nos animava.
Beijinhos.

Carminda Pinho disse...

António,
ui! que desafio difícil...
pera aí que eu volto mais logo eheheh!

Beijos

Isamar disse...

Amigo!

Hoje, dia 15 de Março, estou muito ocupada. Vou a correr abraçar e beijar a Primavera.

Mil beijinhossssssss


Bem hajas! A Amizade não se agradece. Ter-me-ás sempre aqui. Com mais ou menos palavras. Mas sempre, sempre com AMIZADE.

António Inglês disse...

Isabel

Genuína como sempre e é assim que me habituei a conhecer-te.
Também sabes que estou e estarei sempre cá.
A vida nem sempre nos dá a possibilidade de nos orgulharmos do que fazemos, mas proporciona-nos muitos momentos deveras agradáveis onde nos sentimos recompensados.
Um bom fim de semana
Beijinhos
António

António Inglês disse...

Avelaneira

Pois é minha amiga. Achei interessante este desafio e cá o coloquei, certo da dificuldade em responder porque vivemos a correr.
Cá para mim, se não fizermos nada de que não nos orgulhemos já é muito bom.
Um bom fim de semana
Um beijinho
António

António Inglês disse...

Branca

Nem mais, escolhes-te as palavras certas.
Eu ainda não descortinei o que fiz de importante sequer...
Um bom fim de semana
Beijinhos
António

António Inglês disse...

Maria

O mar é uma paixão, um desafio já de si.
Pode orgulhar-se por exemplo de o ter podido contemplar... já é óptimo.
O que não Lhe vou perdoar é ter estado em S. Martinho do Porto e não ter dado sinal disso...
Se estiver por perto na semana Santa, aconselho-te a vires até cá e a presenciares as cerimónias que são muito bonitas, em especial o "Auto da descida da cruz" seguida da procissão dos Passos.
Um bom fim de semana
António

António Inglês disse...

Amigo Vieira Calado

Os cinco "Aéreos" já foram e espero que cheguem.
Um bom fim de semana e mais uma vez obrigado.
Um abraço
António

António Inglês disse...

Branca

Excelente a descrição que fizeste da vida quotidiana. É realmente difícil responder a um desafio destes.
Eu bem queria fazê-lo mas não encontro nada de que me possa orgulhar ou não. As pequenas coisas que vamos fazendo são rotineiras e umas vão fazendo os outros felizes, outras nem tanto.
É assim a vida.
Um bom fim de semana
Beijinhos
António

António Inglês disse...

Branca

Quanto à Lisa.... esquece....
O for há-de soar e se for bom vai-se ouvir ao longe...
Tudo irá ao seu lugar.
Obrigado pelo comentário.
Um beijinho
António

António Inglês disse...

Carminda


... E vão dois.... até mais logo... ehehehe....
Um beijinho e bom fim de semana
António

António Inglês disse...

Isabel

Um bom passeio.
Nem precisas de dizer nada, eu sei quem está aí.
Um beijinho
António

António Inglês disse...

Isabel

Desculpa mas não entendi mesmo...
Se por felicidade não tivesse andado pelo teu anterior blog nunca teria percebido. Estúpido.
PARABÉNSSSSSSSSS! Minha querida amiga, muitos PARABÉNNNNSSSSSS!
Esse é mesmo um acontecimento há tanto esperado. Felicidades para os pais babados, os avós que não sabem o que fazer neste momento de tanta alegria e felicidade.
Cá estamos à espera de ficara conhecer essa linda PRIMAVERA!
Um grande abraço
António Inglês