segunda-feira, 10 de março de 2008

A DOENÇA DE PAGET

*

EMAIL RECEBIDO


Esta é uma forma rara de cancro da mama e aparece na parte exterior do seio, no mamilo, na auréola.

Pode parecer uma erupção que depois se torna numa lesão delimitada ao seu redor por pele ressequida.

Eu nunca suspeitaria que era cancro de mama, mas era. O meu mamilo nunca me pareceu diferente, mas a erupção incomodava-me e por isso fui ao médico.

Algumas vezes sentia que me picava e doía, mas à parte disso não me incomodava. Era só feio e irritante, e não passava com nenhum dos cremes receitados pelo meu médico e pelo dermatologista para a minha suposta dermatitis (inflamação da pele).



Pareciam preocupados, mas nunca me alertaram para a possibilidade de ser canceroso. Suspeito que não há muitas mulheres que saibam que uma lesão ou uma erupção no mamilo possam ser cancro da mama.

O meu começou como uma simples mancha vermelha na auréola do mamilo. Um dos maiores problemas da doença de Paget é que parecem ser sintomas inofensivos e frequentemente são confundidos com uma inflamação ou infecção da pele, atrasando assim a sua detecção e tratamento.



Quais são os sintomas?

Os sintomas incluem:

1 – Uma irritação da pele persistente, uma erosão, uma ferida com crostas ou uma secreção pelo mamilo. (Como já disse, no meu caso não me provocava muita comichão nem tinha secreção; só sentia alguma irritação da pele e tinha uma crosta num dos lados da auréola do mamilo).

2 – Uma lesão no mamilo que não se cura (a minha estava na área da auréola com uma protuberância no centro do mamilo).

3 – Geralmente só afecta um mamilo.




Como se pode diagnosticar?


O teu médico deve fazer-te um exame físico e deve mandar fazer imediatamente uma mamografia a ambos os seios.

Ainda que a irritação da pele e as crostas pareçam ser uma dermatitis (inflamação da pele), o teu médico deve suspeitar de cancro da mama se os sintomas são só num dos seios e deve mandar fazer imediatamente uma biopsia da lesão para confirmar o diagnóstico.

Tenham em conta a importância desta mensagem e enviem-na à maior quantidade de pessoas possível.

Pode salvar a vida a alguém. O meu cancro de mama propagou-se e passou aos ossos mesmo depois de receber mega-doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e de tomar Tamaxofin.




Se tivesse sido diagnosticado como cancro da mama desde o princípio, provavelmente não se teria propagado pelo organismo.

A todos os leitores: isto é triste – como mulheres, não conhecemos a doença de Paget.

Se, ao reenviar isto por email, podemos fazer com que outras conheçam esta doença, estamos a ajudar muitas mulheres em várias partes do Mundo.

Não te custa nada, só perdes 1 minuto e os resultados PODEM SALVAR VIDAS.


Fontes:
Texto e Fotos tirados da Net e por Email recebido
António Inglês

Sem comentários: