sábado, 13 de outubro de 2007

SÃO MARTINHO DO PORTO



Umas quantas fotos foram tiradas a amigos de S. Martinho mas a grande maioria é do autor

SÃO MARTINHO DO PORTO é uma freguesia do Concelho de Alcobaça, com 15 Km2 de área e com cerca de 3.200 habitantes. Foi Vila e Sede de Concelho até ao ano de 1855.

A forma de Concha que esta Baía tem, um acidente geográfico, permite-lhe ser única no país e na Europa, sendo o último vestígio de um antigo golfo que se estendia no Século XVI, até Alfeizerão.

A Lagoa de Alfeizerão, sendo navegável desde o mar até à Tornada, permitia um porto de mar em Alfeizerão.

Hoje apenas resta a Concha de São Martinho do Porto, com uma barra de 250 m, cujas águas calmas lhe granjearam a fama de Praia das Crianças.

O povoado estende-se pelas encostas debruçadas sobre o mar, desde a capela de Santo António até ao Cais. Com o aumento da construção a sua área foi aumentando estando hoje quase ligada a Salir do Porto e a Alfeizerão.

Fundada pelos monges do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça no Século XIII, foi até aos finais do século passado, um importante porto de mar, que veio gradualmente a perder a sua importância, servindo hoje como porto de recreio e da apanha submarina de algas.

O assoreamento e a despoluição são preocupações constantes da população que vê desaguar nesta Baía o rio Tornada obrigando a cuidados especiais pois através dele chegam à baía muitos detritos arrastados pelas águas da sua corrente.

A concha tem cerca de 1200 metros de diâmetro em baixa-mar, não excedendo a barra mais de quatro metros de fundura. Mas a um quarto de légua para fora encontram-se logo fundos de quarenta metros.
O assoreamento tem sido um problema da baía ao longo dos tempos.

Em 1815 o coronel Gomes de Carvalho apresentou um projecto de restauração do porto de São Martinho orçado em 32 mil réis.

As obras iniciadas um ano depois permitiram a atracagem de sessenta navios. Muitas obras foram a seguir levadas a cabo na baía, registando-se os projectos dos engenheiros Tibério Blanc e Mourão.

Conhecido ficou também o projecto de Bento Fortunato de Almeida de Eça, de Fevereiro de 1888, que tinha por fim desviar os rios Tornada e Alfeizerão para fora da concha por meio de um túnel através do monte de Salir, a terminar na costa numa extensão de 890 metros. Era uma obra que iria orçar em 88 mil réis.

Como se vê as preocupações não são de hoje nem os projectos actuais uma novidade por aí além..."
A norte desenvolve-se a Serra dos Mangues, onde ainda são visíveis muitos moinhos que outrora serviam de ganha pão a parte da população.

Com características diferentes, em terreno mais plano e menos rochoso, Vale do Paraíso é o lugar da Vila onde os produtos agrícolas predominam, sendo depois vendidos no Mercado todas as manhãs.

Foi uma povoação essencialmente de pescadores, mas a sua população vive nos dias de hoje do turismo, alugando as suas casas aos muitos veraneantes que a esta Praia chegam todos os anos para passarem férias. Por essa razão esta Vila sofre uma aumento populacional assustador, passando dos seus 3.200 habitantes residentes para cerca de 50.000 nos meses de Verão.

Uma praia perfeita ao longo de uma baía deslumbrante. Um mar azul de suave quietude, paraíso para as crianças e para os desportos náuticos.

Desde o alto dos Miradouros do Facho e do Cruzeiro ou da Capela de Santo António, dá gosto ver a baía colorida por típicas traineiras amarelas e pelo rasto prateado dos pequenos barcos.

Tem a sua Igreja Matriz, na parte velha da Vila que se estende desde o Outeiro até à Falacha. De um lindíssimo miradouro, o Largo José Bento da Silva, agora em obras de requalificação, tal como a marginal, desfruta-se de uma soberba vista sobre a praia e o casario.

Neste largo está edificado o antigo Colégio José Bento da Silva, doado ao povo por este Comendador, ilustre benemérito da sua terra, onde hoje se encontram instalados os serviços da Sede da Junta de Freguesia e a Casa da Cultura José Bento da Silva.

São várias as Associações que em São Martinho existem, sendo as mais significativas, para além da já referida Casa da Cultura, o Clube Recreativo Concha Azul, a Gota de Amor- Associação de Dadores de Sangue, o Clube de Caça e Pesca, o Clube Náutico de uma importância fundamental para o desenvolvimento dos desportos náuticos, e agora remodelado e a Associação de Defesa do Ambiente.

No aspecto social, São Martinho do Porto está servida por uma Instituição de valor ímpar, no apoio aos idosos e aos pequenitos, a Fundação Manuel Francisco Clérigo, uma outra doação à população do homem que lhe deu o nome, tendo pois LAR de IDOSOS e ATL .

Seria injusto não falar aqui na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, que actualmente serve a população da terra e as populações vizinhas e cujo empenho dos seus membros tem sido meritório na defesa e segurança de todos. Para eles um bem hajam pelo bem que desinteressadamente fazem a todos quantos a eles recorrem.

A gastronomia desta localidade, não sendo muito fértil, tem na qualidade a diferença dos seus pratos mais conhecidos: a Sopa de Navalheira, antigamente Sopa de Lagosta que era apanhada na nossa Baía mas que hoje deixou de por aqui aparecer, e a Massada de Peixe.

São muitos os restaurantes que servem esta Vila, o difícil será escolher e neles poderá comer, para além destas especialidades que penso, apenas por encomenda será possível encontrar, um bom peixinho fresco, uma boa mariscada ou outras especialidades mais correntes.

Na hotelaria, existem alguns Hotéis e Residenciais mas reconhece-se que mais seriam necessários para um maior desenvolvimento turístico, afinal a principal actividade desta terra. Faço uma referência ao antigo Hotel do Parque, verdadeiro ex-líbris da Vila, outrora uma grande e afamada unidade hoteleira, mas que hoje agoniza, quiçá aguardando a sentença de morte que tem sido retardada por razões que a razão desconhece ou pelo temor às reacções que tal decisão poderá acarretar na população.

Esperemos que os interesses dos senhores construtores civis não se sobreponham aos interesses do equilíbrio ambiental, arquitectónico e cultural.

Não é por ser a terra onde vivo, é por ser justo que aconselho quem me lê a num futuro próximo, agendar umas férias em São Marinho do Porto, a Praia das Crianças por excelência pois não oferece grande perigo devido à pouca ondulação das suas águas férteis em argila e gesso.

Por aqui ao longo dos anos da sua existência, esta terra foi terra de veraneio ou de acolhimento de alguns membros da realeza portuguesa, e mais recentemente de notáveis dos vários governos da República.

Em São Martinho do Porto têm casa muitas famílias nobres da nossa sociedade e por alguma razão esta linda Praia é conhecida pelo “BIDÉ DAS MARQUESAS”

O seu micro-clima permite-nos afirmar com segurança, que até o Inverno vem aqui passar o Verão. Cá vos esperamos.


8 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Ora bem, fiquei a conhecer S. Martinho do Porto que não conhecia. Estive aí há cinquenta anos atrás. Fiquei sempre com a imagem da bela baía. De resto com o passar dos anos, nada deve ser igual, daí que digo que não conheço.
Não conhecia, que com uma descrição tão detalhada, até já descobri a sua casa. Eheheh
Também estou a desanuviar de algo muito intenso que estive a ver, na minha noite branca e sobre o qual vou postar um dia prá semana.
Tenho que respirar primeiro.
Um abraço e bom sábado

Anónimo disse...

Querido Amigo,

Gostei imenso deste teu artigo sobre a história do nosso querido São Martinho! Acredita que tiveste uma ideia brilhante...
As fotos estão optimas!
Muitos beijinhos e um bom fim de semana!

António Inglês disse...

Elvira, minha amiga

Fico muito feliz por lhe ter trazido à memória a visita que fez a São Martinho do Porto há cinquenta anos.
Hoje efectivamente, está mudada, e garanto-lhe que mesmo eu que cá moro a desconheço de vez em quando com tantas malandrices que lhe vão fazendo em nome do progresso.
Creio que é o que se passa em todas as terras. Esta não foge à regra.
Está na hora de cá voltar um dia destes.
Se vier sem me dizer, procure em todas as janelas onde os seus olhos alcançarem, e se mesmo assim não me encontrar, asseguro-lhe que estou por aqui...
Estou a brincar claro. Se vier e quiser dizer-mo, eu e minha mulher teremos muito gosto em recebê-los
Um bom fim de semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Aramis, minha querida amiga

A receita para esta descrição que aqui deixei sobre São Martinho do Porto, foi baseada em informações que tenho em muitos documentos sobre a nossa terra, e também de informações que colhi na net.Depois acrescentei-lhe uma pitada de opinião pessoal e pronto cá está.
Quanto às fotos, na grande maioria são minhas, excepto as boas que são do nosso amigo Pedro como deves saber.
Um beijinho e fica bem
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

Uma Viagem por aqui!!!!
Sem sair do meu cantinho...temho este imenso privilégio!

"BRIGADOS" Amigo José Gonçalves!!!!

BOM FIM DE DOMINGO!!!
Bjks

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

Fico satisfeito por ter aceite o meu convite para conhecer São Martinho do Porto. Se o consegui ainda bem.
Mas olhe que vale a pena vir até cá.
Um abraço
José Gonçalves

Maria disse...

São Martinho é bonito, foi uma das min has praias de infência.
Devo confessar que agora não gosto muito, pois a areia é demasiado fina (cola-se a tudo) e o mar não é bravo, como eu gosto. Mas é perigoso, também...
Gosto particularmente de ver a barra, em dias de temporal...

Um abraço

António Inglês disse...

Maria

Também gosto do mar mais revolto e isso tenho aqui bem perto. A Baía é mais um lago e a sua areia é realmente muito fina.
A terra sofreu obras de requalificação e confesso-lhe que ainda não sei se vieram melhorar São Martinho...
Pelo menos a intenção era essa, se foi conseguida ainda andamos todos a pensar...
Mas não deixa de ser bonita.
Uma boa semana
José Gonçalves