terça-feira, 9 de outubro de 2007

EM 9 DE OUTUBRO DE 1867, O ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA COMPRAM À RUSSIA O ALASCA


ESTADOS UNIDOS E RÚSSIA NEGOCEIAM O ALASCA

O Alasca é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, e é o maior Estado do país em extensão territorial, sendo maior do que os estados americanos de Texas, Califórnia e Montana juntos, respectivamente o segundo, o terceiro e o quarto maiores Estados do país. O Alasca é também o Estado mais escassamente povoado dos EU, com uma densidade populacional de 0,42 hab/km², a menor entre os 50 Estados. O Alasca tem menos habitantes do que qualquer Estado americano com excepção de Wyoming e do Vermont. Se fosse um país independente, o Alasca seria o 19° maior país do mundo em extensão territorial. Relativamente isolada do restante do país, o Alasca é considerado parte dos Estados do Pacífico.

É o Estado mais setentrional e ocidental dos Estados Unidos. É também considerado por alguns como o Estado mais oriental do país, sendo que duas das ilhas do Arquipélago dos Aleutas estão localizadas no Hemisfério Oriental. A maior parte da população do Alasca vive na região sul e sudeste do Estado. Sendo escassamente povoado, tem por causa disso, o cognome oficial de The Last Frontier (A Última Fronteira). O Alasca é uma península, cercado por três lados por corpos d' água, e faz fronteira somente com o Canadá, território de Yukon e província de Colúmbia Britânica. É um dos dois Estados americanos que não fazem parte dos Estados Unidos continental, os 48 Estados localizados entre o Canadá e o México. O segundo Estado é o Havaí.

O nome Alasca provém da palavra aleutiana - um idioma esquimó - Alyeska, que significa "Grande País" ou "Grandes Campos". O Alasca foi comprado pelos EU à Rússia em 9 de Outubro de 1867, graças à insistência do então Secretário de Estado americano William Seward, por 7,2 milhões de dólares. À época, Seward foi criticado por outros políticos e ridicularizado por muito da população americana pela sua decisão, uma vez que boa parte da população americana acreditava então que o Alasca não passava de uma região imprestável e coberta de gelo. Porém, descobertas de grandes reservas de recursos naturais desde então atraíram milhares de pessoas à região. Em 1959, o território do Alasca foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 49º Estado americano.

O ALASCA

Esta é sem dúvida uma região muito interessante e com muitas coisas a descobrir. É o maior estado dos Estados Unidos da América e ocupa a extremidade Noroeste da América do Norte. Tem uma área de 945 000Km2 e menos de 62 0000 habitantes. Conhecida como a terra dos contraste, o Alasca esconde riquezas e uma grande diversidade, desde regiões geladas até um deserto. No Verão o Sol chega a brilhar durante 24 horas, ao contrário do Inverno em que não se vê um raio de Sol, nas regiões mais a Norte do estado. Este estado para além dos mais de três milhões de lagos possui também o maior número de geleiras activas do planeta, são mais de 100 000.

Fotos e textos tirados da Net

6 comentários:

Maria Faia disse...

Ora aí está um local onde eu gostaria de viver. Longe do inferno desta civilização (apenas tinha que ignorar o Tio Sam e suas americanices...).
Rodeada de mar e fauna...
É uma hipótese a analisar...

Beijo Amigo,
Maria Faia

António Inglês disse...

Olá Maria Faia

Gostava de viver no Alasca?
Minha amiga, o mar, a fauna, a paisagem e tudo o que quiser eram capazes de não serem suficientes para aguentar tanto frio... brrrrrrrrrr!
E os ursos? Não são nada meigos mesmo!!!
Um beijinho
José Gonçalves

Anónimo disse...

Querido amigo,
Contigo estou sempre a aprender!
Muitos beijinhos

António Inglês disse...

aramis

Nem sempre minha amiga, nem sempre.
Além disso esta forma de falar nas coisas está simplificada como sabes.
Eu apenas me limito a por aqui aquelas que mais me marcam e acho mias importantes.
Um beijinho
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Mea culpa, josé. Ontem não vi este interessantíssimo post.Está a ver? se tivesse slide, não me passava...eheh...
Pessoalmente, o Alasca pode ser muito bonito mas pela temperatura nunca me lá apanhava.
Um abraço

António Inglês disse...

Bom dia Elvira

Não tem importância por não ter visto esta postagem...
É um local onde a mim também não me agradaria estar, até porque sou muito friorento...
Um abraço
José Gonçalves