terça-feira, 11 de setembro de 2007

DIA DE LUTO NESTE ESPAÇO



“Este dia 11 de Setembro ficou marcado na Humanidade a letras vermelhas de sangue, com o ataque terrorista à Torres Gémeas de Nova York, faz hoje precisamente seis anos”.

“Mas não é marcado apenas por este vergonhoso e cobarde atentado, muitos outros em outros anos foram acontecimento nesta data, por isso deixo-vos uma lista de efemérides do dia 11 de Setembro na História do Mundo".

"Coincidência ou talvez não”...

José Gonçalves

1217 - Arremetida cristã contra a praça de Alcácer do Sal, a Porta do Algarve Os bispos de Lisboa e Évora, coadjuvados pelo abade de Alcobaça e pelas Ordens dos Templários e dos Hospitalários e negociada uma coligação (já há oito séculos se promoviam coligações) com os expedicionários do Norte da Europa que se dirigiam para a Terra Santa , lançaram uma ofensiva da cruz e da espada. A empresa foi, mais uma vez, contra os mouros e, desta vez, contra a vontade do rei D. Afonso II, ausente no Norte (e de resto, excomungado pelo Sumo Pontífice Romano, devido a disputas de poder e de propriedades). Não há registos fiáveis de baixas, embora os cristãos houvessem asseverado que mandaram para os anjinhos milhares de infiéis, graças a uma arma de destruição maciça então proliferante: uma cruz que irrompeu nos céus.

1297 - Os escoceses, liderados por William Wallace, derrotam os ingleses na Batalha de Stirling Brigde, durante a guerra pela independência.

1499 - Tropas francesas tomam a cidade italiana de Milão.

1557 - O Papa Paulo IV assina a paz com Filipe II de Espanha.

1649 - Na Irlanda, Oliver Cromwell ordena a morte de Drogheda.

1697 - O Príncipe Eugénio de Saboia derrota os Turcos em Zenta, na Hungria.

1714 - Conquista de Barcelona pelas forças brorbónica durante a Guerra da Sucessão Espanhola.

1788 - Morre José, Duque de Bragança, príncipe herdeiro de Portugal.

1830 - Proclama-se a República do Equador.

1840 – Bombardeamento de Beirute pela Grã-Bretanha, para forçar a demissão de Mehmet Ali, já na altura apostada na guerra preventiva contra o poder árabe e islâmico. Não dispomos do balanço letal das canhoeiras de Sua Majestade. De resto, em meados do séc. XIX, a vida de um libanês não merecia tratamento estatístico: ainda valia menos do que hoje a vida de um libanês, de um palestiniano, de um afegão, de um iraquiano ou de qualquer opositor, resistente, terrorista nouvelle vague ou terrorista amigo descartável.

1860 - Victor Emmanuel II de Itália, invade os estados pontifícios.

1879 - Fundação da Igreja Evangélica Brasileira.

1885 - Nasce D. H. Lawrence, escritor inglês.

1891 - Morre Antero de Quental, escritor português.

1902 – Data de nascimento de Bento Gonçalves, operário e revolucionário, secretário-geral do Partido Comunista Português, assassinado, em 1942, no Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

1913 - Inicia uma epidémia de cólera nos Balcãs.

1914 - Seguem para África as primeiras forças expedicionárias portuguesas com o objectivo de defender Angola e Moçambique.

1917
–Data de nascimento de Ferdinando Marcos, ditador das Filipinas (governava por decreto), sanguinário e intocável, besta sagrada da Grande Corrupção e fantoche do Eixo do Bem. Após se tornar insustentável a manutenção do "friend" Ferdinando, os USA hospedaram-no no Hawai, em 1986, onde gozou da fortuna até que o Além decidiu abatê-lo ao efectivo terrestre no ano de 1989 da Era Cristã.

1936 - Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt inaugura a represa Boulder.

1942 - Falece Bento António Gonçalves, ex-secretário geral do Partido Comunista português.

1944 - Forças norte-americanas atravessam a fronteira alemã perto de Trier, no decorrer da II Guerra Mundial.

1945 - Após uma tentativa de suicídio falhada, o antigo primeiro-ministro japonês, Hedki Tojo, é executado como criminoso de guerra.

1945 - A saudação fascista passa a ser uma obrigação em Espanha.

1945 - Nasce o futebolista alemão Franz Beckenbauer, campeão alemão, tanto como jogador como treinador.

1948- Morrem Mohamed Ali Jinnah, fundador do Paquistão.

1950 - Morre Jan Smuts, estadista sul-africano.

1952 - Ratifica-se a Federação da Eritreia com a Etiópia.

1962 - Os “Beatles” gravam o seu primeiro disco: “Love me do”, que abre as portas a moderna música popular Anglo-Saxónica.

1962 - A União Soviética adverte os Estados Unidos da América de que qualquer ataque a navios seus, na área de Cuba, significaria a guerra.

1963 - O actor norte-americano Bob Hope é condecorado com a medalha de ouro por serviços prestados aos Estados Unidos América e a paz.

1965 – Chegada ao Vietname da 1.ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos, prenunciando a escalada de um conflito com mais de dois milhões de mortos vietnamitas e 58.000 filhos dos USA, a estes últimos se adicionando 2.800 desaparecidos .

1967 - Reecontros entre tropas indianas e chinesas nos Himalaias.

1971 - Morre Nikita Kruschov aos 77 anos de idade, secretário geral do Partido Comunista da União Soviética.

1973 – Golpe militar encabeçado por Pinochet no Chile contra o Governo Democraticamente Eleito, provocando o assassinato de Salvador Allende. O crime saldou-se em 10.000 mortos e desaparecidos , milhares de prisioneiros, milhares de expulsos dos empregos e das escolas e milhares de exilados. Pinochet foi acidentalmente preso em Londres e, meses depois, libertado pelas maquinações do Eixo do Bem. Ao contrário do intocável Pinochet, Milosevic, que desobedeceu às directivas imperiais, ficou sujeito ao Tribunal da NATO, também conhecido por TPI/Tribunal Penal Internacional, em Haia.

1973 – Governo israelita toma a liberdade de expulsar Arafat da Palestina, medida suspensa por pressão internacional.

1973 – Primeira reunião clandestina dos militares do MFA/Movimento das Forças Armadas, no Alentejo, preparando o derrube da ditadura terrorista portuguesa, apoiada ou tolerada pelas democracias ocidentais , com os USA à cabeça, pela NATO e por outras instituições definidoras e reguladoras do Eixo do Bem e do Eixo do Mal.

1975 - A União Soviética propõe as Nações Unidas uma proibição de testes com armas nucleares.

1978 - Ronnie Peterson, piloto Sueco de formula-1, morre num acidente no grande prémio da Itália, em Piza.

1980 - Nasce António Pizzonia, piloto brasileiro de Fórmula 1.

1982 - Um helicóptero norte-americano despenha-se na Alemanha Federal, matando 46 pessoas.

1983 - Fuga em massa de Cristãos e Muçulmanos libaneses para Sul do Líbano, ocupado pelos israelitas.

1986 - O ministro polaco do Interior anuncia a próxima libertação de todos os 225 presos políticos na Polónia.

1987 - Assassinato de Peter Tosh, durante um assalto na sua residência. Músico de reggae/ska.

1989 - Cerca de 16.000 alemães de Leste atravessam, ao longo do dia, a fronteira entre a Checoslováquia e a Hungria, numa tentativa de seguir para o Ocidente.

1990 - Sancionada, no Brasil, lei de defesa do direito do consumidor .

1991 - Nasce Duque de Vigo, nobre espanhol.

1992 - A polícia italiana prende o “padrinho” da Camorra (máfia napolitana), Carmine Alfieri.

1994 - Morre, no Connecticut-EUA, a actriz britânica Jéssica Tandy, aos 85 anos de idade, vencedora do Óscar de melhor actriz em 1990 pela sua actuação no filme “Miss Daisy”.

1995 - Ao conquistar o “Open” dos Estados Unidos da América, o tenista norte-americano Pete Sampras sagra-se campeão do mundo de 1995.

1996 - Cria-se em Portugal uma Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

1997 - Chega a Marte a sonda Mars Global Surveyor.

2001 - Morre Daniel M. Lewin, co-fundador da empresa da Internet Akamai Technologies.

2001 - Ataque terrorista às Torres Gémeas do World Trade Center de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington, provocando cerca de 3000 mortes. Dois aviões comerciais desviados esmagam-se contra as torres gémeas do World Trade Center em Nova Iorque-EUA, que se desmorona. Um terceiro despenha-se sobre o Pentágono e um quarto na Pensilvânia.

“Temos muitos 11 de Setembro para reflectir”.


8 comentários:

Isamar disse...

11 de Setembro, um dia para reflectir.Há dias assim! Infelizmente.
Beijinhos

António Inglês disse...

Este, como alguns outros irão ficar bem marcados na memória da Humanidade.
Na minha já está pois dificilmente conseguirei apagar as imagens que, faz hoje seis anos, me apareceram na TV e me deixaram completamente incrédulo...
Que mundo este...
José Gonçalves

elvira disse...

Esqueceu o choque frontal de comboios, seguido de incendio, perto de Alcafache a 11 de Setembro de 1985. 37 mortos 170 feridos
Um abraço

avelaneiraflorida disse...

Acabei de deixar num outro cantinho algo de semelhante!!!!
Não estamos a lembrar hoje o atentado às TOrres Gémeas...estamos a relembrar milhares de dias de atentados , genocídios, que a Humanidade se auto-inflige...
Até quando?????

António Inglês disse...

elvira

tem toda a razão, mas os dados que recolhi também não registam esse acidente de Alcafache... e se me lembro dele...
Grato pela achega e é mais uma tragédia a juntar a tantas outras.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

Dia negro da Humanidade que o Homem deveria lembrar sempre para não os repetir.
E é como diz: até quando?

Um abraço
José Gonçalves

Anónimo disse...

Meu querido amigo, e tudo isto deu inicio a uma Guerra em que o interesse pelo petróleo é que predonima... Ai os lideres por esse mundo fora estão loucos e sem qualquer tipo de valores humanos naquelas cabeças! Sobretudo o dito americano - que o chamo de imitação de macaco - é um personagem que carrega aos ombros a grande responsabilidade do atear de muitas desavenças. O problema é que ele não sente, e até é capaz de dormir descansado...
Muitos beijinhos

António Inglês disse...

amiga aramis

O americanos a que referes dorme seguramente descansado, mas tenho a certeza que ele mais uns quantos que outra coisa não fazem senão ir alimentando guerras atrás de guerras
é como dizes, o jogo de interesses, do petróleo e das armas , que faz com que a humanidade não tenha descanso...
Porquê?
José Gonçalves