quinta-feira, 13 de setembro de 2007

CRÓNICAS DE FÉRIAS – PARTE IV




Amigos, cheguei finalmente ao fim destas crónicas. Esta é a última parte de uma grande aventura, na companhia da minha mulher. Foi como uma nova lua de mel que nos foi proporcionada pela vida. A ela estamos muito gratos e esperamos poder continuar a merecer-lhe estes favores.

Somos um casal normal, com divergências e bons momentos o que nos tem trazido o sal e o açúcar de uma relação forte, cada vez mais forte, que vai dando sabor a cada dia que passa. Cada um de nós vai tentando compreender o outro e vai criando condições para que o amor seja uma constante descoberta a dois. Depois, a amizade e a compreensão têm granjeado entre nós uma cumplicidade que nos tem possibilitado muitos e muitos anos de felicidade.

É assim que vamos ganhando pontos neste campeonato da vida, e se não estamos à frente da tabela classificativa, estaremos muito perto dos lugares cimeiros.

Pois meus amigos, nesta quarta e última parte de nossas férias, a ideia foi percorrer alguns caminhos há muito desejados, que as saudades consomem que se fartam.

Desta vez o nosso percurso levou-nos até ao Gerês, local mítico onde o amor, a paixão,a beleza, a calma e a paz se passeiam de mão dada pelos recantos da serra e da Vila.

Ficámos numa simpática Pensão, a conselho de um entendido caminheiro que ali costuma pernoitar quando para aqueles lados vai fazer as suas caminhadas ou visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Pensão Adelaide, bem no cima da Vila, com vistas deslumbrantes e com apresentação cuidada pela sua proprietária, tia Adelaide, uma velhota do mais carinhoso e mais activo que possam imaginar. Como uma formiguinha lá fez questão de nos acompanhar até ao alojamento que nos atribuiu para ver ela própria se tudo estaria em condições.

Agravando todo este cenário, no bom sentido claro, a tia Adelaide cozinha divinalmente e quis vir até à nossa mesa, enquanto jantávamos, para saber se estávamos a gostar ou se queríamos mais. Ficámos-lhe gratos e prometemos voltar em breve.

Num novo passeio pela serra fomos subindo, ao encontro da paisagem e de uma tal cascata do Arado, que nos fez percorrer alguns quilómetros em estrada de terra batida. Pelo caminho fomos encontrando pequenas manadas de póneis selvagens que povoam a serra, sem dono mas certos e seguros de que a sua casa são aquelas paragens. Umas quantas vacas de cornos bem definidos, grandes e retorcidos, connosco se cruzaram num passo cadenciado e lento ou então num perfeito estado de indiferença total, descansando por entre as ervas.

O rio serpenteando serra acima, foi-nos oferecendo extraordinários cenários que vimos aproveitados por muitos para umas ricas “banhocas” que o calor a isso obrigava. Não os seguimos mas a vontade ficou. Talvez numa próxima, quem sabe.

Após este atrevimento, deliciá-mo-nos com as lindíssimas praias fluviais que o rio vai oferecendo a milhares e milhares de visitantes, não sem antes termos dado um saltinho às termas tão famosas quanto bonitas.

No dia seguinte foi tempo de deitar-mos o carro à estrada e continuar a nossa viagem. Vila Real era o nosso destino. Ali decidíramos ficar na noite seguinte e como a hora de chegada nos chamava para um almoço já na cidade, assim fizemos.

Porém, e é assim que as coisas nos têm saído bem, durante a refeição, fomos trocando impressões e chegámos á conclusão que o melhor seria continuar viagem até porque tínhamos estado há muito pouco tempo em Vila Real onde ficámos no Hotel Mira Corgo, uma belíssima unidade hoteleira desta cidade, cujos quartos das traseiras nos proporcionam uma excelente vista sobre o Rio Corgo, com muitas pequenas quedas de água que dão asas à nossa imaginação. Seria então melhor continuar e o melhor local para pernoitar seria Amarante, lindíssima terra onde em outras viagens anteriores jurara ficar quando isso fosse possível. Aquele centro da cidade, cheio de história e beleza, fértil em monumentos e banhado pelo Rio Tâmega têm sido o motivo dessa promessa. Era chegada a hora de a cumprir.

Pois é meus amigos, a estadia tornou-se complicada. Hotéis muito cheios e residenciais que não nos cativaram fez-nos continuar e a paragem acabou por se fazer na cidade do Porto. Mais uma vez ficou uma promessa por cumprir. Paciência, conhecendo-me como me conheço, não ficará muito tempo em lista de espera.

E que dizer do Porto? Que é triste? Que é escura a cidade? Pois. Será tudo isso e muito mais, mas porventura será isso mesmo que lhe dará a graça que lhe encontramos. Fortes ligações temos, eu e minha mulher ao Porto. O nosso último filho a ela está fortemente ligado, mesmo tendo nascido em Lisboa. Querem melhores razões?

E que dizer de uma deliciosa refeição na “Marisqueira Convívio” em Massarelos, ponto de encontro de muitos anos? Normalmente uma "francesinha", mas desta vez optámos por outras excelentes escolhas, mais leves porque de jantar se tratava.

Muitos outros e bons restaurantes existem na cidade, mas nestas coisas sou muito conservador, uma vez cliente, sempre cliente e por ali ficámos. É verdade que poderíamos ter optado por qualquer dos outros de quem somos igualmente adeptos, mas este é bom, nós conhecemos, gostamos, somos bem recebidos como é da praxe no norte e ficava-nos ali mesmo à mão, pertinho do Hotel Tuela, era só atravessar a rua.

No dia seguinte, foi arrancar de novo e rumar a Braga, onde fomos rever família que não víamos há mais de um ano que a saudade apertou. Depois de um bom repasto em perfeita companhia, veio a parte menos boa desta história. O nosso carro resolveu pura e simplesmente avariar. Cansado e gasto de tanta aventura digo eu. Nestas coisas a idade conta.

Só que, não era justo que toda esta aventura acabasse de forma menos boa e estragasse o que fizera-mos durante dias a fio. Por obra e graça nem sei do quê, ali mesmo ao lado do Restaurante onde almoçámos, uma enorme oficina tinha as suas portas abertas e estava em pleno funcionamento num sábado à tarde. Lá ficou em reparação o nosso veículo do costume, e continuámos num outro menos carinhoso mas eficiente. E a nossa viagem continuou.

Como nos é difícil separar-mo-nos de quem nos quer bem, regressámos a Moledo, para junto do nosso filho mais novo e para junto da família local, esperando que o nosso carro ficá-se de novo operacional para nos juntarmos de novo e regressar-mos em paz e sem sobressaltos a casa, onde tudo tinha começado. Confesso que sem ele nos sentimos um pouco tristes e despidos. É antigo mas bonito, tem a comodidade de um lar e a capacidade de nos fazer sentir protegidos de tão habituados que estamos ao convívio diário.

E foi isso que aconteceu, foi chegada a hora de voltar para a rotina. O que nos vale é a grande união que vamos conseguindo juntos cá em casa, e estamos mais que nunca unidos para esperar pelas próximas. Não se esqueçam que já só faltam 11 meses.

Para o ano há mais, ou melhor, ainda iremos ao Algarve dois ou três dias mas só mesmo para nos juntar-mos a outra filha, ao genro e a duas lindíssimas netas que nos fazem falta.

Se me pedirem muito voltarei a contar-vos mais esta pequena viagem.

Um abraço a todos.

José Gonçalves


12 comentários:

Maria disse...

Pois é ... quando comecei a ver as fotos, de imediato reconheci as paisagens do Minho. Estive lá há pouco tempo. Não conhecia o Gerês e aquela paisagem deixou-me encantada. São Bento da Porta Aberta tb é lindo e tb por lá passei. Deves ter visto nas minhas fotos algumas dos poneis e dos bois. De São Bento acho q ainda não pus nada. Vou sempre escolhendo as que são mais bonitas para mim.
Tiveste de certeza umas férias de sonho e em boa companhia como tão bem descreves. Agora .. é só esperar os tais onze meses de que falas. Falta pouco :-)
Um abraço meu.

António Inglês disse...

Olá Dulce

É, vi as tuas fotos. O Gerês é lindo mesmo e como dizes e muito bem a companhia foi óptima.
São estas coisas que nos vão alimentando o sonho.
Um abraço
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

ENTÂO NÒS PEDIMOS:

BIS! BIS! BIS!

Bom fim de semana!!!!

elvira disse...

Primeiro que tudo parabens pela bonita relação entre si e a sua esposa. Graças a Deus,também nesse aspecto, somos muito felizes, meu marido e eu.
Depois as fotos. Além de muito bonitas, teem uma curiosidade. É quase ponto por ponto a viagem que fizemos há 3 anos. O Gerês, Vila Real, Amarante, Braga, Porto...
Há 2 anos voltámos ao Gerês mas fizemos outro percurso. Tenho montanhas de fotos. Esta ano passámos os 15 dias em Lagos, que é a minha 2ª terra.
Bom fim de semana
Abraços

Anónimo disse...

Meu querido amigo,
Pois acabaste as tuas "crónicas de férias" em beleza!
Locais lindíssimos e como sempre tão bem descritos...
Claro que tens de nos mostrar as fotos, depois de chegares do Algarve! Livra-te, não te safas...
Pois desejo que o vosso clima de lua de mel continue sempre salpicada com os ingredientes necessários e sobretudo com a amizade que une a vossa familia.
Muitos beijinhos

elvira disse...

Esqueci de dizer que há 3 anos ficamos 3 dias na pensão Adelaide.
E também que ali no Gerês o rio não é o Homem, mas o rio Caldo. O rio Caldo nasce na serra do Gerês perto de Vilarinho das furnas e vai desaguar na margem direita do rio Cávado. Existe uma povoação com este nome, Rio Caldo. O rio Homem, que é o afluente principal do Cávado, também nasce na Serra do Gerês e é neste rio que fica a barragem de Vilarinho das Furnas. Agora o rio que faz aquela grande bacia, que tem duas pontes e que banha S. Bento da Porta Aberta é o rio Caldo.
Um abraço

Elsa Sequeira disse...

Olá!!!
Passo para avisar que Domingo 16 de Setembro, é o Dia Global da acção por Darfur, vários paises vão unir as suas vozes...em Portugal o evento terá lugar em Lisboa Concentração no LARGO DO CAMÕES - pelas 18 horas!
Junta a tua voz a estas vozes!
(Eu estou aki)
:)

António Inglês disse...

olá avelaneiraflorida

eu também gostava muito de repetir... tudo...
a ver vamos

um bom fim de semnana

José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Em todo o período de férias tirei cerca de mil e trezentas fotos
São muitas eu sei, mas como a habildade é pouca, faço muitas tentativas para depois encontrar as melhores e mesmo assim as que ficam não são por aí além...
Obrigado pelas palavras sensiveis que me dedica acerca da nossa relação aqui por casa
Sabe que os anos nestas coisas contam muito, por isso vamos mantendo viva a chama de sempre, alimentando-a com estas coisas boas que a vida nos vai proporcionando. A juntar a tudo isto, existe um grande e duradoiro amor entre nós, o que simplfica as coisas. Sorte a minha. Vejo no entanto, que também a Elvira vive o mesmo clima, para mais visita os mesmo caminhos que nós.
Curiosamente e estando neste momento no Algarve, quero dizer-lhe que gostamos muito de Lagos também, mas como a nossa filha vive em Lagoa, é por aqui que continuamos até amanhã, domingo.
Cmo vê os trilhos são muito idênticos. Será isso a chave do êxito?
Um bom fim de semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Aramis

Minha amiga, agradeço-te as tuas palavras de simpatia para connosco.
Tu que nos conheces, sabes bem como tentamos viver um dia de cada vez e de bem com a vida.
Por sorte, em casa somos três que remam no mesmo sentido e isso tem facilitado as coisas.
Alguém se encarregou de nos pôr no caminho os filhos maravilhosos que temos e depois as coisas ficam todas mais fáceis.
Quanto a fotos deste pequeníssimo período do Algarve,confesso-te que não estou muito para aí virado. No fim vamos ver o que ficou.
Um bom fim de semana e um beijinho repenicado
Jsé Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira

Minha amiga, permita-me que a trate assim, o rio que banha o Gerês é o Rio Caldo efectivamente.
Agradeço-lhe a correcção muito oportuna. Costumo brincar com a minha mulher de cada vez que por ali passamos por causa do nome do Rio, só que por mais que isso aconteça não consigo interiorizar o nome do rio. Além disso, como falamos sempre imenso sobre a Portela do Homem, onde éramos para ter ido nestas férias e não o fizemos, e como o Rio Homem está por ali bem perto, faço sempre a mesma confusão.
Coisas da idade seguramente, mas espero que o erro tenha ficado devidamente corrigido, o que muito lhe agradeço.
Como vê, tenho razão, até na mesma Pensão ficou no Gerês, temos percursos realmente muito semelhantes.
Beijinhos respeitosos
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elsa Nyny

Como já referi em outro comentário, este domingo não estarei por Lisboa, mas quero dizer-te que estou solidário com a acção pelo Drafur.
Aproveito para te dizer que há pouco tempo, tivemos a possibilidade de assistir em São Martinho do Porto, ao testemunho de uma médica alemã que esteve recentemente no Darfur e para onde vai voltar em breve. Esta mesma médica trabalha em colaboração com a Humédica que penso actuará no terreno num dos campos de refugiados daquele povo martirizado.
Já tinha no entanto assinado a petição que corre pela Net, sobre o Drafur.
Agradeço-te a visita e a informação.
Bom fim de semana
José Gonçalves