quarta-feira, 12 de setembro de 2007

DALAI LAMA EM LISBOA 13 A 16 SETEMBRO 2007


O Dalai Lama visita Portugal pela segunda vez e estará em Lisboa de 13 a 16 de Setembro, para três dias de ensinamentos públicos e uma conferência, disse hoje à agência Lusa o presidente da União Budista Portuguesa, Paulo Borges.

O líder religioso tibetano desloca-se a convite de várias instituições, como a Casa da Cultura do Tibete, Fundação Kangyur Rinpoche, União Budista Portuguesa, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa.

"Desenvolver a Paz Interior" é o tema dos ensinamentos públicos que decorrerão de 13 a 15 de Setembro, enquanto a conferência pública no dia 16 será sobre "O Poder do Bom Coração".

O 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso, galardoado em 1989 com o Nobel da Paz, visitou pela primeira vez Portugal em Novembro de 2001, tendo estado em Lisboa, no Porto e no Santuário de Fátima.

A visita de cinco dias, embora de carácter privado e religioso, suscitou o protesto da embaixada da China, como acontece geralmente.

Pequim considera o Dalai Lama um "agitador" que "usa a religião como cobertura" para atingir os seus "objectivos políticos" de separar o Tibete do restante território chinês.

Nascido em 1935 no nordeste do Tibete, o Dalai Lama vive no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, desde que fugiu do país em 1959, nove anos depois da invasão chinesa.

O Governo português excluiu a hipótese de receber oficialmente Tenzin Gyatso, o XIV Dalai Lama, à semelhança do que aconteceu em 2001 quando o líder espiritual do Tibete esteve em Portugal pela primeira vez, tendo visitado Lisboa, Porto e o Santuário de Fátima. No entanto, Dalai Lama vai ser recebido amanhã na Assembleia da República pelos deputados que integram a Comissão dos Negócios Estrangeiros e por Jorge Sampaio, na qualidade de alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

As «razões conhecidas» alegadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, para o Governo não receber o Dalai Lama são as boas relações diplomáticas com a China.

A VISITA

No domingo, antes da conferência pública, Dalai Lama participará, no átrio da Mesquita de Lisboa, num encontro inter-confessional que reunirá os representantes das principais comunidades religiosas existentes em Portugal.

No decorrer da visita a Portugal, o Dalai Lama também manterá encontros com entidades estrangeiras como Philippe Douste-Blazy, Conselheiro do Presidente francês Sarkozy, e com Louis Charles Viosa, Embaixador da França para o fenómeno da SIDA.

QUEM É O DALAI LAMA

Lhamo Dhondrub nasceu a 6 de Julho de 1935 no seio de uma família de camponeses. Com dois anos foi reconhecido como sendo a reencarnação do XIII Dalai Lama e levado de casa dos pais para a residência dos Dalai Lama onde recebeu formação. Aos quatro anos foi entronizado e recebeu o nome de Tenzin Gyatso. Aos 15 foi aclamado líder espiritual do Tibete.

O líder espiritual tibetano defende a harmonia entre as diferentes tradições religiosas. Foi recebido pelo Papa João Paulo II e quando esteve em Portugal, em 2001, deslocou-se ao Santuário de Fátima. Nessa altura encontrou-se com Jorge Sampaio, então Presidente da República.

Tenzin Gyatso, monge e doutor em filosofia budista, Prêmio Nobel da Paz, agraciado com mais de 100 títulos honoris causa, líder e mentor do povo tibetano, 14º Dalai Lama, é uma das vozes mais lúcidas e comprometidas com a paz, o diálogo e a compaixão no cenário mundial contemporâneo.

Pesquisador infatigável, abriu as portas para o encontro da ciência com a espiritualidade quando, em 1987, reuniu-se durante uma semana com cinco cientistas ocidentais para debater a proximidade entre o budismo e as ciências cognitivas. A partir dali criaram-se centros e fóruns internacionais onde a experiências espiritual é estudada e acolhida como aspiração genuína de um saber que revela novos espaços de consciência e expressão.

Cidadão planetário, manifesta especial interesse pelas pontes, articulações, sinapses, desafiando ortodoxias que retardam o exercício da vocação humana para o cuidado mútuo, a convivialidade e a cooperação. Nesse sentido apela para que cada um de nós aprenda a trabalhar em benefício não só de si próprio sua família ou nação, mas em prol da humanidade como um todo.

A responsabilidade é a chave para a sobrevivência do humano e é a melhor garantia para implementar os valores universais e a paz.

400 milhões de pessoas em todo o Mundo seguem a filosofia Budista que se divide em várias correntes.

DALAI LAMA DESVALORIZA RECUSA DO GOVERNO EM RECEBÊ-LO

O Dalai Lama desvalorizou esta quarta-feira a recusa do Governo português em recebê-lo oficialmente, afirmando na primeira conferência de imprensa desde que chegou a Lisboa que não quer «criar embaraços» aos países por onde passa.

Questionado sobre a recusa do Governo português em recebê-lo, tornada pública no fim-de-semana passado, o líder espiritual tibetano respondeu: «Não há problema. Onde vou não quero criar embaraços».

«O propósito da minha visita é promover o valor humano e a harmonia. Nestes [dois] campos os governos podem fazer pouco. O público e vocês [comunicação social] podem fazer muito mais», acrescentou o Dalai Lama.

«O propósito da minha visita nada tem a ver com o governo», adiantou.

Apesar de não ser recebido pelo governo nesta sua segunda visita a Portugal, para uma conferência pública e ensinamentos budistas, o Dalai Lama vai contudo manter encontros com deputados portugueses e com o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio.

Na conferência de imprensa realizada à chegada a Lisboa Dalai Lama disse estar muito feliz por regressar a Portugal e agradeceu aos vários representantes de diferentes confissões religiosas por estarem presentes para o receber.

No encontro com os jornalistas estiveram presentes várias entidades pertencentes à comissão de honra da visita do líder espiritual a Portugal, tais como Vera Jardim, Carmona Rodrigues, o realizador Manuel de Oliveira, e o presidente da Comunidade islâmica Abdool Magid Vakil.

Dalai Lama defende que é preciso uma genuína paz mundial promovendo o espírito do diálogo.

«Promover encontros, mesmo com Bin Laden, falar, ouvir quais as suas razões», disse.

Numa alusão ao 11 de Setembro, o líder espiritual tibetano alertou para a necessidade do mundo não generalizar os actos de alguns terroristas a todos os muçulmanos.

«Generalizar é injusto», disse.

Questionado sobre quando acha que o Tibete poderá ser livre, Dalai Lama respondeu que não é a independência que procuram mas sim a genuína autonomia do território.

«Estamos a tentar conseguir a genuína autonomia que é a maior garantia para preservar a nossa cultura, espiritualidade e também o ambiente do Tibete».

Diário Digital / Lusa

“ Palavras para quê, é o país que temos e nada há a fazer. O curioso de tudo isto é que quem viaja pelo estrangeiro vê a verdadeira dimensão do nosso país, ou seja ninguém nos liga nenhuma, a não ser se Portugal não cumprir com as regras da União Europeia, aí sim, aí cai o carmo e a trindade e lá vêm eles dar ordens a todos nós. Por isso temos de continuar a ser obedientes, a estar quietos, calados e virados para a frente.”




7 comentários:

António Inglês disse...

FAÇO QUESTÃO QUE O PRIMEIRO COMENTÁRIO A ESTA NOTICIA SEJA MEU.
SOU CATÓLICO MAS NÃO PRATICANTE, NO ENTANTO NÃO É POR ISSO QUE DEIXO DE O SER.
E COMO CRISTÃO NÃO ENTENDO ESTA POSTURA DO NOSSO GOVERNO PELA SEGUNDA VEZ EM NÃO RECEBER O DALAI LAMA.
SEMPRE PENSEI QUE TINHA-MOS COMEÇADO A SER UM PAÍS DEMOCRÁTICO, EM QUE A VOZ DOS OUTROS, A SUA LIBERDADE OU A SUA VONTADE SERIAM RESPEITADAS.
PURO ENGANO E LAMENTO QUE TENHAMOS CEDIDO A PRESSÕES SE É QUE FOI ESSA A RAZÃO DA ATITUDE.
QUEM VEM EM PAZ DEVERIA SER RECEBIDO EM PAZ.
José Gonçalves

*Um Momento* disse...

Concordo contigo Jose
Mas fazer o quê?
Quem pode manda , toda a vida assim foi, e se assim continuar qualquer dia nem teremos direito á liberdade de expressão
Bem vindo seja Dalai que muito nos ensina
Deixo um beijo
(*)

António Inglês disse...

Um momento

é verdade, somos manipulados,comandados, governados e como dizes um dia destes sem direito a livre expressão
não era para ser assim, mas é o que temos
Bem vindo o Dalai Lama e que venha em paz e por bem
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

Como já deixei escrito noutro cantinho:

ONDE ESTÀ A CELEBRADA HOSPITALIDADE PORTUGUESA??????

Já para não falar em outras coisas...
UM BOM DIA!

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida


Eu com a hospitalidade que os nossos governantes costumam utilizar já estou habituado, mas o que verdadeiramente me preocupa é que eles nos representam a todos nós...
... e nós sabemos que a grande maioria do nosso POVO é gentil, cordato e sabe receber...
Lamentável.
Um dia cheio de coisas boas para si.
José Gonçalves

elvira disse...

Andamos cada vez mais curvados. É caso para perguntar: Onde param os descendentes de Afonso Henriques e de Egas Moniz?
Um abraço

Espiga disse...

"O que é o Zen?" com sensei Amy Hollowell

Em Coimbra, palestra, sexta-feira dia 28 de Setembro, às 19h
Local: no edifício da Associação Académica de Coimbra, auditório Salgado Zenha entrada livre

No Porto, sábado dia 29 de Setembro, das 10h às 17h
Programa: introdução ao Zen, introdução à prática da meditação
Local: UBP Porto, rua da Restauração, 463, 2.º Porto
Contribuição: €30 (estudantes e membros €25)

Em Lisboa, domingo dia 30 de Setembro, das 14h30h às 17h30
Programa: introdução ao Zen, introdução à prática da meditação
Local: UBP Lisboa, Calçada da Ajuda, 246, 1o dto 1300 Lisboa
Contribuição: livre

http://zenscribe.ovh.org/
http://zen-pt.blogspot.com/
http://uniaobudista-porto.blogspot.com/