quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CRÓNICAS DE FÉRIAS – PARTE III




Ora bem, cá estou em nova narrativa desta odisseia que foram as nossas férias neste ano de 2007.

Estando de férias no Alto Minho, mal parecia que não fosse-mos até Espanha numa visitinha rápida a “nuestros hermanos gallegos” e à sua amada Galiza.

Há meia dúzia de anos, para ir a Espanha naquela zona, era necessário passar a fronteira em Valença, atravessando a velhinha ponte sobre o rio Minho , onde passávamos horas para conseguir entrar em território espanhol. Muitas das vezes o destino era tão só esse, um saltinho até Tui onde as nossas mulheres com um entusiasmo digno de registo, satisfaziam as sua compras pelas muitas lojinhas daquela localidade, com especial relevo para os perfumes e para os caramelos. Eram tempos em que valia a pena ir até lá “mercar”. Hoje em dia e depois da abolição das fronteiras em muitos países e com a entrada do €uro em circulação, já muito pouca coisa nos convida a procurar Espanha para compras. Este quase ritual morreu e nos tempos actuais são os nossos vizinhos que nos procuram para fazerem as suas compras e não é raro ouvir-se o “espanholês” ou o “portinhol” por toda a região e ainda bem porque esse facto veio dar àquelas terras um maior desenvolvimento que até ali não se sentia a necessidade de atingir.

Mentiria dizendo que Valença era a única forma de dar um pulinho a Espanha pois por Caminha, e numa pequena “barca” onde só cabiam nove ou dez pessoas em cada viagem, era possível procurar uma compritas em La Guardia e regressar horas depois a território nacional. Outros tempos, não menos agradáveis.

Agora, tudo é mais fácil e já se atravessa de “Ferry” em Caminha e em Vila Nova de Cerveira, onde uma ponte recente substitui pela rapidez a travessia.

Valença tem novas acessibilidades, uma belíssima ponte também unindo os dois países e cresceu. Está uma cidade diferente com novos e grandes edifícios que marcam a era moderna, mas meus amigos, muito sinceramente, não sei se gosto. Lembro com saudade a Valença de outrora, onde o casario tinha mais a ver com a região. Mas isto é a saudade a falar, os tempos são outros e é preciso renovar, criar riqueza, melhorar a vida dos cidadãos e eu tenho de adaptar os meus sentimentos a esta realidade.

Vamos ás férias que a crónica é delas e já me perdi em palavras que pouco ou nada tinham a ver com ela.

Pois meus amigos, resolvemos passar dois ou três dias entre o nossos irmãos galegos, onde até a paisagem das suas terras se confundem com as do “meu” Minho, e fazer uma visitinha rápida a Santiago de Compostela, onde já não íamos há uns anitos razoáveis. Portanto andámos por caminhos de Santiago bem na rota de muitos caminheiros e peregrinos.

Mas, como era de passeio que se tratava, a viagem depois de termos passado Vigo, foi feita o mais à beira mar possível uma vez que queríamos rever Sanxenxo, Portonovo, La Toxa, O Grove e outras praias daquela costa espanhola que fazem parte do nosso roteiro turístico de tempos em tempos.

É claro que existem outras praias espanholas entre La Guardia e Vigo, como é o caso de Baiona, mas desta vez não fomos por lá. Limitá-mo-nos a olhar o Monte de Santa Tecla de Moledo, como sempre o fazemos. Serão tema de outras crónicas.

Em breve vos darei conta da quarta e ultima parte destas crónicas mas por agora deixo-vos com algumas fotos.

José Gonçalves


10 comentários:

Isamar disse...

E é tão agradável acompanhar as tuas férias. Quase que me sinto a viajar contigo.

Beijinhos

Anónimo disse...

Querido amigo, muito gosto eu destas crónicas das tuas férias. Da forma que descreves dá para imaginar muito bem e quase "passear" ao mesmo tempo.
Insisto em dizer que as fotos estão bem giras...
Aguardo a parte III!
Beijinhos

António Inglês disse...

obrigado sophiamar

viajar é o que mais gosto de fazer

beijinhos

José Gonçalves

António Inglês disse...

aramis

Obrigado pelas tuas amáveis palavras
As nossas férias deixam-me sempre empolgado e talvez por isso a forma de me expressar
Um beijinho
José Gonçalves

elvira disse...

Ora viva que bela colecção de fotos. Também tenho umas quantas de Santiago. Não tantas nem tão bonitas, que naquela época ainda não tinha a máquina digital. E embora ela seja das mais baratinhas tira fotos com uma maior precisão que a outra. Pode ser que quando se me acabem as fotos de Portugal, comece com as de Espanha. Agora a minha ideia é mostrar o nosso País a quem não o conhece. Viu as minhas fotos de Lagos? Foi logo das primeiras que postei.
Mais uma vez parabéns pelas fotos. Estão realmente muito bonitas.
Um abraço

Maria Faia disse...

Olá Amigo,

Venho deixar-lhe um beijo Amigo e agradecer as palavras sensíveis que deixou no Querubim.
Sensibilizou-me de verdade...

As suas férias foram um encanto que eu gostaria de viver mas... não posso, por várias e muitas razões.

Obrigado.
Maria Faia

António Inglês disse...

elvira

grato por mais uma visita sua a este meu cantinho e fico satisfeito que tenha gostado das minhas fotos.
elas transmitem apenas as coisas que vou vendo e que mais me sensibilizam
quanto às suas fotos sobre Lagos, ainda não as vi, mas de uma coisa pode estar certa, irei vasculhar o seu blog de fio a pavio e por certo as encontrarei, a elas e a outras tão bonitas quanto as que já nos ofereceu
Beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

maria faia

como sabe, as palavras que lhe deixei no querubim peregrino são sinceras e bem cá do fundo, por isso não tem de me agradecer
as nossas férias foram efectivamente muito bonitas, com excepção de uma arreliadora avaria do nosso carro, mas nem isso nos parou
quanto a si... pare um pouco, respire, olhe à volta e verificará que vale a pena viver a vida e aproveitar todos os bocadinhos como se fossem os primeiros...
se a tudo isto poder juntar a companhia certa então estará no caminho certo...
beijinhos
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

isto são férias de sonho!!!

que bom...gosto de chegar aqui e fazer as malas...

Um resto de BOA NOITE!

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida

Eu tinha dito no inicio destas minhas crónicas que estas viagens feitas desta forma meio à aventura são aquelas que melhor nos saem e tirando uma arreliadora avaria do carro elas foram efectivamente de sonho.
Há alturas na vida que as coisas nos saem bem, foi o que aconteceu.
Faça o favor de ser feliz.
José Gonçalves