domingo, 9 de setembro de 2007

CRÓNICAS DE FÉRIAS – PARTE II



Não irei alongar-me muito sobre esta segunda parte das nossas férias uma vez que o tema e os locais visitados já os descrevi numa postagem anterior. Mas como estas festas e Viana do Castelo fazem parte da nossas vidas, não tenho outro remédio senão falar nelas de novo.

“Primeiro as verdades.
O Norte é mais Português que Portugal.
As minhotas são as raparigas mais bonitas do País.
O Minho é a nossa província mais estragada e continua a ser a mais bela.
As festas da Nossa Senhora da Agonia são as maiores e mais impressionantes que já se viram”.

Assim falou Miguel Esteves Cardoso em 2006 sobre o Minho, as suas Gentes e as Festas d’Agonia.

Embora não esteja de acordo com a afirmação de que o Minho é a província mais estragada do País, e neste particular aconselharia o autor da afirmação a fazer um périplo pelas outras regiões do País para verificar o quanto foi injusto para com os minhotos, tenho de reconhecer que a restante afirmação traduz em poucas linhas a realidade e como ele diz “ Primeiro as verdades”.

O Minho e as suas gentes, os seus usos e costumes, a sua gastronomia e a verdejante região transforma-nos também a todos que por lá passamos uns tempos ou umas férias.

Nada paga um excelente “bacalhau à minhota”, um bom verde tinto bebido à boa maneira dos minhotos, numa “malguinha” em especial quando nela fica a sua marca depois do verdidnho bebido e saboreado num ápice, a magnifica broa, os extraordinários “enchidos”, um belo “arroz de penca”, uma “aletria” para sobremesa e também um delicioso “leite creme” bem queimado. Um cafésinho e uma “minhota” (aguardente de vinho verde) remata uma refeição de estalo. Não dá para dietas mas quem pensa nisso nestas alturas?

AS FESTAS DA AGONIA

Muitos dias antes da data da inauguração, já muitos feirantes montaram as suas “barracas” dando vida e animação a toda a cidade. Este povo vive o ano inteiro à espera delas e quando é chegada a hora reponde presente.

E são lindas estas festas. São as maiores e mais impressionantes efectivamente, e o que lhes dá grandeza e beleza não é apenas o seu programa, as suas mordomas e lavradeiras, ou o cortejo etnográfico e as suas procissões, ou ouro e os trajes, os bombos ou os "gigantones". São as gentes, anónimas, enraizadamente bairristas e devotadas à sua região e à sua cidade. São elas que ao longo dos dias das festas, envergam os seus camiseiros bem tradicionais e se passeiam pelas ruas da cidade trajados e participativos para que o ambiente fique ainda mais forte, mais alegre e mais minhoto. Homens, mulheres e crianças é vê-los envolvidos nestes dias em família em todas as ruas onde uma concertina se ouvir.

Cortejos de mordomas, etnográficos, procissões em terra e mar, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas espalhados pelos cantos da cidade, exposições e feira, carroceis, bombos, "gigantones" e fogo de artificio, preso e do ar, a célebre cachoeira de fogo nas velha ponte de Viana do Castelo ( este ano ainda em obras de recuperação), a festa brava nas festas, tudo isto e com toda esta gente que nesta altura resolve passar uns dias por lá.

Emigrantes, residentes, turistas nacionais e estrangeiros, em especial muitos e muitos galegos, mais irmãos que turistas, fazem de Viana do Castelo, a capital do Alto Minho, a cidade mais imponente e mais brilhante do planeta.

Não me alongo mais como disse, também porque as nossas férias têm muito mais para vos contar e não quero tornar-me num “prega secas” de todo o tamanho.

Breve, breve saberão o resto.


12 comentários:

avelaneiraflorida disse...

"BRIGADOS" por todas estas partilhas!!!!!!!

Por incrível que pareça não visito o Norte desde criança, mas ao ler estes momentos, vieream-me memórias´muito queridas!!!!

Um resto de bom domingo!!!!!

António Inglês disse...

Faz mal minha amiga. Deveria tirar algum tempinho e dar um belo passeio por aquelas bandas. Vai ver que ficará maravilhada.
Não digo que o Norte seja mais bonito que as outras nossas regiões do nosso país porque cada uma delas terá a sua beleza, o que lhe digo do fundo do coração, é que o Minho e estas festas são especiais.
Ali estão parte das minhas raízes e as minhas memórias estão repletas de imagens que jamais abandonei e jamais me deixaram.
Tenha uma noite repousante e obrigado pela visita.
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Ainda não foi desta que cumpri o desejo de ir até Caminha... às festas de Caminha!
O relato que o meu amigo faz destas paragens deixa-me sempre com vontade de partir...

Um abraço amigo
Maria Faia

António Inglês disse...

Essas promessas que não se cumprem ficam registadas...
Aliás que perde é mesma a Maria porque Caminha, Moledo, Viana e sobretudo a minha Afife são terras lindíssimas que merecem visita...
Não precisa de esperar pelas festas de Stª Rita de Cássia do ano que vem, Caminha é bonita em qualquer época do ano. Caminha e todo o Alto Minho.
Esperamos por si em qualquer altura.
Beijinhos
José Gonçalves

*Um Momento* disse...

Festas, o nosso Norte
Não páram mesmo
É tão lindo
Bela partilha esta:)))
Beijo de noite linda
(*)

Elvira Carvalho disse...

Gostei muito do texto. Muito bem descrito o minho e as sua cultura.
Quanto a imagens, estamos conversados. Ou eu sou muito burra, ou elas não querem nada comigo. Só vejo a barra de contagem até aos 79/º. Também teno muitas fotos do Minho. Que irei postando no Coisas minhas. Agora tenho lá a 2ª parte de Guimarães.
Nunca vi as festas de Viana a não ser na TV, no tempo em que davam essas festas na TV. Quando vou a Viana, é sempre noutras alturas.
Se quizer dar uma olhada no meu outro blog, o endereço é www.6feira.blogspot.com
Um abraço e bom fim de semana

António Inglês disse...

um momento

o nosso norte diz muito bem, e que festas, e que verão, e que gente...
anseio por um regresso a onde deixo o coração de cada vez que lá vou... é que ele teima em querer lá ficar para sempre... e eu não discordo...
beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

elvira carvalho

gostava de a ajudar com as fotos que tenho no porentremontesevales mas receio nada poder fazer...
alguns amigos que me visitam têm feito o favor de me informar que as vêm, por isso creio ser algum problema do seu computador na leitura das mesmas.
mas não se preocupe, sei que também viaja e faz lindas fotos, pois já vi algumas no seu www.6feira.blogspot.com e as minhas nada têm a ver com as da Elvira, nem em beleza nem em qualidade
Viana, é amor e é linda.
realmente a nossa TV antigamente dedicava algum do seu tempo às tradições do nosso povo, no presente pouco lhes liga, talvez porque o mundo anda num constante turbilhão e não haja muita vontade de festas... será?
se for é pena porque de vez em quando vale a pena passar uns tempos bem alegres e bem dispostos no seio da nossa gente, e isso Viana sabe fazer muito bem...
um abraço
José Gonçalves

Anónimo disse...

Mas que belo artigo este!
Amigo josé, as fotos estão muito boas e conseguem transmitir muito bem o ambiente de festa.
Gostei mesmo muito da tua descrição e... tive saudades, um pouco de invejazita por não ter estado e... o mais importante, vontade de voltar!
Muito beijinhos

António Inglês disse...

aramis

O que é importante é que não te falte a vontade, seja ela qual for...
Quanto as estas festas, como sabes já não é a primeira vez que delas falo, mas a paixão e o amor impedem-me de me calar...
Beijinhos
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

ehehehe... estas já consegui ver. Custou mas foi. Deve ser o pc que é loiro... vou ver se consigo ver as outras

António Inglês disse...

olá elvira

ainda bem que gostou das fotos e que resolveu em parte o seu problema com o seu pc
quando abrir as outras verá que tenho razão, não são assim tão bonitas, tal como estas.
a sua gentileza é que a leva a falar assim o que lhe agradeço.
José Gonçalves