domingo, 15 de julho de 2007

ROMARIA DA SRA D’AGONIA – VIANA DO CASTELO



Se o meu sangue não me engana

Como engana a fantasia

Havemos de ir a VIANA

O meu amor de algum dia

Havemos de ir a VIANA

Se o meu sangue não me engana

Havemos de ir a VIANA


CLIQUE EM CIMA NO YOU TUBE PARA OUVIR O VIRA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA


O mês de Agosto está à porta e com ele as muitas festas e romarias espalhadas por esse Portugal fora.

Mês de férias, mês de excelência para que o povo se liberte no gozo de uns merecidos dias de repouso, muitas são as Vilas e Cidades que entram em verdadeira euforia para receber os turistas que as visitam.

Agosto não é o único mês em que a população sai de férias, é verdade, nem tão pouco é o único mês em que as festas se comemoram, mas é talvez aquele em que elas se fazem mais sentir. Mês em que os nossos emigrantes regressam às suas origens, aproveitando por isso quer para reviver as festividades das suas terras, quer para retemperarem forças para um novo ano de trabalho nos paises de acolhimento. É também neste mês que por tradição e convergência familiar, os casamentos se multiplicam em todo o Portugal.

De entre as Festas e Romarias do nosso povo, uma há que se destaca de todas as outras, pela côr, pela tradição, pela envolvência popular, pela força que ano após ano nos vai transmitindo, a Romaria da Srª d’Agonia em Viana do Castelo.

O traje, o folclore, o ouro, as procissões, os gigantones, os bombos, os cortejos, o fogo de artificio, o minho e as suas gentes, os seus usos e costumes nela são retratados todos os anos e por estranho que pareça, por cada uma que passa a vontade de voltar se renova. É assim que as frequento desde que me conheço e a elas voltarei sempre que as forças mo permitirem.

PROGRAMA DAS FESTAS SENHORA D’AGONIA 2007

Dia 17 - Sexta-Feira

8:30 ALVORADA
Viana do Castelo, Cidade de uma beleza ímpar, está em Festa. São 21 morteiros que anunciam o início da mais típica, colorida e característica ROMARIA DE PORTUGAL. Entram de imediato em função os Gigantones e Cabeçudos, Zés Pereiras e Bandas de Música.
GRANDE FEIRA
Como habitualmente no Campo do Castelo e Praça General Barbosa. Número verdadeiramente aliciante não só pela sua extraordinária concorrência, mas também pela diversidade de artigos expostos, à mistura com incrível gama de cor, alegria e movimento.

10:00 DESFILE MORDOMIA
São as MORDOMAS da ROMARIA, na ordem das centenas que envergando um dos mais belos trajes do fabuloso tesouro etnográfico do nosso concelho acompanham a Comissão de Festas no uso gentil de saudar a Autoridade Governamental, a Edilidade e o Senhor Bispo

12:30 REVISTA GIGANTONES E CABEÇUDOS
É um "mundo" de Zés Pereiras que na Praça da Republica irão dar o seu habitual "concerto" em redor do chafariz quinhentista onde se encontram os Gigantones e Cabeçudos.

14:30 CONCERTO MUSICAL
21:30 VAMOS PARA O FESTIVAL
Gaiteiros, Zés Pereiras, Bandas de Música e Grupos Folclóricos saem do largo da Estação dos Caminhos-de-ferro, descem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e, juntamente com o muito povo que os segue dirigir-se-ão para o Jardim Marginal

22:00 FESTIVAL NO JARDIM MARGINAL
São os concertos musicais nos coretos da Praça da Republica e no jardim marginal , as exibições folclóricas e a alegria do povo que ao som das concertinas aguarda o queimar de "A VOLTA DO FOGO PRESO", espectáculo de IVO Shows, com que termina este primeiro dia de ROMARIA

Dia 18 – Sábado

8:30 NOVA ALVORADA FESTIVA E SEGUNDA GRANDE FEIRA
Nos mesmos moldes e recinto das anteriores

10:00 CONCERTOS MUSICAIS
Nos coretos da Praça da Republica p e do Largo de S.Domingos

12:00 REVISTA DE GIGANTONES E CABEÇUDOS
Número atraente rico de movimento e de esfusiante alegria. Assim se pode definir a concentração da Praça da Republica de todos os grupos de Zés Pereiras e de Bombos que vêm tomar parte na Romaria à mistura com os Gigantones e Cabeçudos.

14:00 CONCERTOS MUSICAIS
Nos coretos da Praça da Republica e Largo de S.Domingos

16:00 CORTEJO ETNO-FOLCLÓRICO "

22:00 FESTA DO TRAJE
GRANDE ARRAIAL MINHOTO
Terá lugar no Campo do Castelo e Praça General Barbosa aquele que é tido como o mais típico e alegre ARRAIAL. São as cantigas ao desafio, a enorme variedade de diversões as barracas de "comes e bebes" que servem para confortar o estômago e o povo, sempre muito povo que contribuem para uma noite de folia. E quando no ar estoira o primeiro foguete a anunciar o lançamento do FOGO DO MEIO ou FOGO DA SANTA fica apenas o silêncio, a variedade das cores, o sonho das estrelas e o regalo dos olhos

Dia 19 – Domingo

8:30 ALVORADA FESTIVA E FEIRA FRANCA.
No mesmo Cenário em que decorreram as anteriores.

12:00 REVISTA GIGANTONES E CABEÇUDOS
Ai está ela novamente na sala de visitas de Viana do Castelo, a Praça da Republica e é com o colorido e mais castiço ribombar que consegue contagiar todos quantos a ela assistam.

15:30 FESTIVAL DE CONCERTINAS
Será no Jardim Publico Marginal este maravilhoso espectáculo que encantará todos aqueles que a ele assistam pela sua autenticidade e genuinidade

16:00 CONCERTOS MUSICAIS
Nos coretos da Praça da Republica e do Largo de S.Domingos

18:00 FABULOSA CORRIDA DE TOIROS NO REDONDEL DA ARGAÇOSA

21:30 A CAMINHO DA SERENATA
Aí temos os Grupos de Gaiteiros, zés Pereiras e Bombos, Bandas de Música e Grupos Folclóricos que saindo do largo da Estação dos Caminhos-de-Ferro e descendo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra se dirigirão para o Jardim Marginal com a finalidade de participarem na SERENATA.

22:00 FESTIVAL NO JARDIM
São os concertos musicais na Praça da Republica e no coreto do Jardim Marginal, as exibições Folclóricas em estrados próprios e por fim a
MARAVILHOSA SERENATA NO RIO LIMA

A sublime arte da pirotécnica atinge aqui o ponto culminante. Os ouvidos ensurdecem elas tão fortes estridências dos morteiros. Os foguetes ágeis, as lágrimas, as girândolas, o rio prateado em fantasmagórico cachão de luz a iluminar os céus e os corações, trazem-nos, ainda que por escassos momentos, a pureza da luz, a magia da cor, a apoteose do belo, o sonho da duplamente centenária ROMARIA DE NOSSA SENHORA D'AGONIA.

Dia 20 – Segunda-Feira

8:30 NOVA ALVORADA FESTIVA E SEGUNDA GRANDE FEIRA
Nos mesmos moldes e recinto das anteriores

10:00 CONCERTOS MUSICAIS
Nos coretos da Praça da Republica p e do Largo de S.Domingos

12:00 REVISTA GIGANTONES E CABEÇUDOS
Ai está ela novamente na sala de visitas de Viana do Castelo, a Praça da Republica e é com o colorido e mais castiço ribombar que consegue contagiar todos quantos a ela assistam.

15:00 EUCARISTIA
No santuário de Nossa Senhora d'Agonia.
Finda a Eucaristia os nossos Pescadores com a dignidade e fervor religioso que os caracterizam sairão em procissão presidida por sua Excelência Reverendíssima nosso Bispo, Senhor Dom José Augusto Pedreira em direcção à Praça de Viana (junto ao Cais dos Barcos) onde será dada a bênção ao Mar e ás embarcações seguindo-se a tradicional
PROCISSÂO DOS PESCADORES
Impressionante manifestação de Fé e também de reconhecimento a QUEM sempre soube corresponder aos apelos feitos em horas de aflição. São inúmeros os barcos que acompanharão a "PADROEIRA" na sua ida ao Rio e ao Mar. O regresso ao SANTÁRIO será feito pelas ruas da nossa Ribeira que, como sempre acontece, estarão devidamente atapetados e decorados com motivos piscatórios. É um trabalho dos moradores digno de ser visto e que demonstra bem a sua devoção a NOSSA SENHORA D'AGONIA.

21:30 CONCERTOS MUSICAIS
Arraial Minhoto junta ao Cais da Ribeira - Fogo de Artificio

24:00 Encerramento da Exposição de Artesanato da Romaria d'Agonia

“Começa a festa”

Pelas ruas da cidade a voz de Amália Rodrigues entoa a música dedicada a esta cidade. Trajes típicos, camisas bordadas, brincos à rainha, peito repleto de ouro são a vaidade dos vianenses por estes dias. As festas d'Agonia começam na e a tradição renasce nesta cidade minhota. A romaria culmina habitualmente com a serenata na centenária ponte Eiffel, mas este ano em virtude das obras na ponte talvez a tradicional “cachoeira” de fogo não se possa realizar.

Logo pelas 8h30 da manhã do primeiro dia, os 21 morteiros da alvorada anunciam o início da romaria. Em honra de Nossa Senhora da Agonia, os vianenses preparam-se para quatro dias de animação, cor, alegria e tradição. A grande feira de diversões, exibida no Campo do Castelo, e as "barraquinhas" com uma grande diversidade de artigos exibidos ao longo da marginal, frente ao navio-hospital Gil Eanes, e na Praça General Barbosa, já se encontram a aguardar as festividades alguns dias antes do seu inicio.

"Boas Festas para todos"

O primeiro dia de festa é marcado pelo desfile da mordomia que, pela cidade e junto da comissão de festas, vão em direcção à Câmara Municipal, onde saúdam o presidente da Autarquia, o presidente da Comissão de Festas, e o Bispo. Como manda a tradição, o grupo dos "Zés Pereiras", e os tradicionais gigantones e cabeçudos, dão a sua afincada prestação, acompanhando a mordomia. Quando vislumbram o presidente logo os ânimos se exaltam, presenciando-se um som ainda mais ensurdecedor, que demonstra esforço e dedicação dos aficionados dos bombos. Já no interior do edifício da câmara, o presidente da Comissão de Festas é o primeiro a saudar as meninas. Agradece à autarquia todo o apoio, congratula a mordomia pelo empenho em toda a festa e termina desejando "boas festas para todos". Por outro lado, o presidente da Autarquia inicia a sua intervenção agradecendo o esforço dos vianenses e da comissão organizadora.. Findados os discursos, o desfile continua pela cidade, exibindo a quem passa a mais pura tradição minhota. Segue-se a Procissão Solene que, durante horas, desfila pela cidade diversos andores com diferentes santos, sempre acompanhados de outras participações, nomeadamente a de fiéis. O festival de Gaiteiros, Zés Pereiras, Bandas de Música e Grupos Folclóricos prossegue noite dentro por toda a cidade, terminando a noite com a sessão de fogo preso no jardim marginal.

"O Ouro de Viana"

Ao nascer um novo dia, a nova alvorada desperta para um novo regresso à tradição que sempre marcou esta "princesa" enamorada do "Lima". Como habitual por estes dias de festividade as bandas espalham música pela cidade, mais concretamente na Praça da República e no Largo de S. Domingos. A estes vêem juntar-se os estonteantes grupos de bombos, sempre acompanhados dos gigantones e cabeçudos. Com as suas exibições, audíveis em toda a cidade, chamam o povo para a Praça da República.
Pela tarde, Viana prepara-se para o infindável cortejo etno-folclórico, intitulado "O ouro de Viana". A afluência é de milhares de pessoas. É aqui que os vianenses mostram tudo o que têm. "Viana do Castelo é o tabuleiro e o traje à vianesa a montra" onde todo o ouro, proveniente, na sua maioria, da Póvoa do Lanhoso, Capital da Filigrana, é exibido. Durante todo o corso toda a história da cidade e das suas tradições é relembrada, exibindo hábitos, trajes, danças, cantares e superstições.
Após o anoitecer os concertos musicais e o folclore mantêm-se e a estes vem juntar-se uma festa do traje, no castelo S. Tiago da Barra, glorificando o traje à vianesa e um arraial minhoto, no Campo do Castelo e na Praça General Barbosa, onde cantares ao desafio fazem desta uma noite de maior diversão. Pelas 00h00 soam novamente os morteiros do "fogo do meio" ou "fogo da santa", mais uma sessão de fogo de artifício junto ao Campo do Castelo.



12 comentários:

Anónimo disse...

Querido amigo,

Que boa ideia tiveste!
Realmente esta festa em Viana do Castelo é bem dificil de descrever, só vendo se pode apreciar as maravilhas que ela contem...
Eu já tive oportunidade de ir duas vezes e é indescritivel de beleza!
Beijinhos e obrigada por algumas coisas que aprendi no teu artigo.

António Inglês disse...

Querida aramis

Estas são as festas que me enchem o peito de paixão, amor, fé, alegria e no fim de tristeza quando tenho de regressar aqui a casa, à nossa terra.
Passa-me porém depressa porque começo de imediato a pensar nas próximas e vou encurtando o tempo que falta com muitas viagens ao meu Minho.
Como sabes nasci em Lisboa, mas as minhas costelas maternas são minhotas, bem do alto Minho.
Por mais que quisesse explicar-te o sentimento que me invade quando lá estou, não conseguiria.
Em Agosto, é um correr para a festa desde o primeiro dia para assistir ao desfile etnográfico nocturno. No dia seguinte é voltar para ver os bombos e o fogo e o folclore, depois é o cortejo etnográfico, as procissões, em especial a do mar, e mais fogo, e a feira, e os tocadores de concertina em cada rua , em cada esquina, são as danças e os cantares bem "esganiçados" daquelas gentes, mas que me preenchem e me inundam de felicidade.
Saímos de casa de manhã cedinho e vamos para Viana todo o dia de onde só voltamos já a noite vai bem entrada...
Percebes porque quero partir para lá minha amiga?
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Espero que gostes da musica, genuinamente minhota.
Um beijinho
JG

Maria Faia disse...

Querido Amigo,

Assim sim. Aguça-me o apetite...
As questões da nossa cultura regional e tradições são absolutamente do meu agrado.
E, as gentes minhotas são do melhor que eu conheço.
Por isso, adorei este post e, quem sabe... em Agosto irei a Viana.

Um beijinho para si.

António Inglês disse...

Querida amiga Maria Faia

Espero sinceramente poder recebê-la em Agosto lá por Viana, ou melhor por Moledo, que é onde estarei durante as festas.
Como sabe fico quase sempre em casa do meu primo e nosso companheiro.
Se nunca teve oportunidade de visitar estas festas,aconselho-a vivamente a que o faça este ano.
Verá por si se tudo o que digo corresponde ou não à verdade.
Só corre um risco... é nunca mais deixar de lá ir.
Mesmo que não vá durante as festas. o Minho é uma região que nos preenche de alto a baixo. Até o ar que respiramos é diferente...
Um beijinho e obrigado pela visita
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Com um artigo destes, duvido que não desperte o “apetite” de todos os leitores para uma ida às festas de Viana do Castelo.

Pessoalmente, ainda não tive o privilégio de estar presente nessas festividades, mas conto fazer em breve.

Um abraço.

António Inglês disse...

Meu amigo Ernesto

Garanto-lhe que adoraria ter um bom numero de amigos por lá nesta altura.
Seguramente que iria ganhar muitos adeptos quer das festas quer da região do Alto Minho, os meus amores.
Um grande abraço e vá fazendo contas para lá ir ok?
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Vou tentar.

Nini disse...

Excelente sugestão e admirável descrição dessa belíssima festa religiosa.
O orgulho minhoto fala mais alto !
Já agora vou dar-lhe uma sugestão:
Romaria de S. Bartolomeu do Mar em Esposende
Cumprimentos

António Inglês disse...

Olá nini

Fico satisfeito de a ver por cá.
Quando falamos de quem ou do que gostamos, fazê-mo-lo normalmente com o entusiasmo da primeira vez.
Permita-me que acrescente ao sentimento de orgulho minhoto, o amor a paixão e a saudade.
Vou fazendo por responder a todos eles da melhor forma que sei e minimizando a distância.
Não conheço as festas da sua linda terra, o que gostaria de fazer um dia destes.
Já agora diga-me, em que data se realizam?
Prometo-lhe que se encontrar tempo e disponibilidade para as visitar as transcreverei por aqui.
Um abraço
José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Caro Jose,

Não tenho vindo por aqui porque tenho andado com muito trabalho. Este meses de junho e julho parecem interminaveis. Por outro lado como não tenho visto o Jose pelos Ecos não me tenho recordado, mas irei estar com mais atenção.

Um abraço
António

António Inglês disse...

Olá António

Cheguei de férias e desta vez foram bem utilizadas...
Irei recomeçar em breve as minhas visitas pelos blogs dos amigos...
Um abraço
José Gonçalves