quinta-feira, 19 de julho de 2007

MAFALDA VEIGA EM SÃO MARTINHO DO PORTO



Promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça e inserido no Programa de Verão de São Martinho do Porto, vai ter lugar no próximo dia 28 de Julho de 2007, pelas 22 horas na Avenida Marginal desta Vila um concerto de Mafalda Veiga, com entradas livres.

Louvamos a iniciativa e desejamos que este seja o primeiro de muitos concertos e actividades lúdicas que a Câmara de Alcobaça promoverá nesta estância balnear que tem no Turismo a sua principal fonte de promoção.

Pequenos dados de Mafalda Veiga

Mafalda Veiga estreou-se na música aos 21 anos, em 1987, com o single "Planície" do álbum "Pássaros do Sul". Um ano depois, Mafalda Veiga regressou com um novo disco "Cantar", que contava novamente com a produção de Manuel Faria.

Nos quatro anos que se seguiram, Mafalda Veiga deu concertos um pouco por todo o país e participou, em 1991, como convidada especial, nos últimos (até então) espectáculos dos Trovante, em Sagres e nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Foi, também, com a ajuda de três dos Trovante que, em 1992, Mafalda Veiga regressou aos discos. É editado o álbum "Nada se Repete", que contou mais uma vez com a produção de Manuel Faria, e incluía a participação de José Salgueiro na bateria e a de Luís Represas que, para além da autoria de uma letra, gravou o tema "Fragilidades" em dueto com Mafalda Veiga. "Nada se Repete" foi ainda o álbum que, em Novembro desse ano, "obrigou" Mafalda Veiga a dar os seus primeiros espectáculos de grande formato na capital, no Teatro São Luís.

Em 1996 Mafalda Veiga edita o álbum com o nome "A Cor da Fogueira". A cantora surge, então, envolvida em novas sonoridades e novamente Lisboa recebeu a cantora, mas desta vez no Centro Cultural de Belém.

De lá para cá, Mafalda Veiga trabalhou com músicos de várias áreas, preparando novo rumo na sua carreira, apresentando em 1998 vários concertos acústicos em trio e, também, um espectáculo na Praça Sony, na Expo'98, inserido no projecto "Vozes", no qual contou com um convidado especial, o músico Cubano, Raul Torres.

Em 1999 Mafalda Veiga trouxe-nos "Tatuagem" que marcou o regresso da cantora aos álbuns, três anos depois do seu último disco. "Tatuagem" foi produzido por Manuel Paulo Felgueiras (Ala dos Namorados) e contou ainda com um dueto com Jorge Palma no tema "Tatuagens"
Este álbum ( que foi disco de prata ) é importantíssimo no reencontro de MAFALDA VEIGA com o seu público que, em Maio e Outubro de 2000, esgotou por duas vezes o CCB para ouvir e receber com enorme entusiasmo a apresentação deste trabalho ao vivo e motivou a primeira produção da cantora no Porto, no Teatro Rivoli, num espectáculo extremamente emocionante.

Destes concertos, que contaram na época com a direcção musical do guitarrista António Pinto, músico que estava ligado à Artista desde os seus primeiros trabalhos, resultou um disco ao vivo que recolheu as melhores versões das canções que foram tocadas e cantadas no CCB e no Rivoli, e que foi editado, em Dezembro de 2000.

Em 2001, MAFALDA VEIGA levou o seu espectáculo a muitas outras cidades do País, tendo efectuado concertos no Brasil e no Canadá.

De então para cá MAFALDA VEIGA consolidou-se no panorama artístico nacional e é hoje em dia uma das grandes vedetas do nosso meio artístico, projectando o nome de Portugal por todo o mundo.

São Martinho do Porto dá-lhe as boas vindas e recebê-la-à de braços abertos.

6 comentários:

Ernesto Feliciano disse...

Irá ser certamente um excelente concerto.

Tenho pena que o número de iniciativas não seja maior.

Olho para o calendário de actividades de outras praias, e estão mais bem mais rechedos.

Um abraço.

António Inglês disse...

Olá Ernesto

É como diz meu caro. Parece-me que este será um concerto que se ficará por aí, muito embora hoje dia 20 de Julho vá haver o XII Ciclo Internacional de Acordeão na marginal e a Tertúlia de bem dizer no Café Bohémia.
Muito pouco para animação de Verão em São Martinho do Porto.
Aguardemos por melhores dias.
Um abraço José Gonçalves

Maria Faia disse...

Parece que a "tareia" que tem vindo a ser dirigida à CMA está a dar alguns frutos...
Não aqueles que devia dar mas... já é um começo.
Esperos que continue.

Beijinho de Bom Domingo para si Amigo.

António Inglês disse...

Olá Maria Faia

Vamos aguardar para ver se este é o começo de uma nova era em São Martinho do Porto.
Esta terra merece este concerto e muito mais.
Um beijinho
José Gonçalves

Anónimo disse...

Lá estarei.

Gosto imenso de Mafalda Veiga...e sei que ela é uma amiga de São Martinho.

Vamos estar todos presentes para garantir mais e melhores iniciativas.

Fiquem bem, Andreia

António Inglês disse...

Olá Andreia

Pela minha parte acho esta iniciativa uma óptima oportunidade para a Câmara Municipal de Alcobaça de uma vez por todas dedicar a São Martinho do Porto os eventos que ela merece e precisa.
Uma terra que vive exclusivamente do turismo e serve na perfeição como sala de visitas do Concelho a isso obriga e disso necessita.
Se assim acontecer, e Deus queira que sim, serei o primeiro a apoiá-la.
Com muita pena minha, não vou poder estar em São Martinho neste dia mas sei que serão muitos os que cá virão para ouvir Mafalda Veiga e deliciarem-se com a soberba vista desta linda Baía.
Um beijinho e obrigado pela visita.
José Gonçalves