domingo, 10 de fevereiro de 2008

MAIS UM DESAFIO A QUE ME ATRASEI A RESPONDER!

*

DESAFIO DA ELVIRA E DA SOPHIAMAR


Da Elvira Carvalho, uma amiga que já nem considero virtual porque lhe conheço o rosto, do blog http://6feira.blogspot.com/, e de Isabel, outra amiga que embora não lhe conhecendo o rosto muito prezo, do blog http://sophiamar.blogspot.com/, recebi um desafio que consiste em escrever 6 coisas peculiares (próprias, privadas, características ) a meu respeito.

Escrever seis coisas a meu respeito não é fácil na medida em que não sei se me conheço o suficiente para vos contar tanta coisa sobre mim. Melhor dizendo, sempre pensei que na minha idade pouco haveria sobre mim que não conhecesse, mas enganei-me. Lentamente, tenho vindo a descobrir que tudo se vai modificando paulatinamente, e todos os dias me descubro um pouco.

A vida também a isso vai obrigando, pois a cada passo nos são apresentadas situações novas, algumas embaraçosas, que nos obrigam a ter reacções que desconhecia-mos ser capazes de ter.

Mas, vou tentar por poucas palavras (não consigo!), deixar um pouco de mim neste desafio.

Ora cá vai:

1- Sou temperamental, e não sou homem de meias medidas. Para mim as coisas são ou não são. Considero-me educado e respeitador com toda a gente e por isso entendo que mereço dos outros o mesmo tratamento. Não aceito injustiças e não sei conviver com a hipocrisia.

2- Sou amigo do meu amigo, respeito-o e ajudo sempre que para isso sou solicitado, e em muitas situações mesmo que isso não me seja pedido lá estou disposto a colaborar e a encontrar a melhor solução possível. Esta faceta, uma vez por outra, tem-me mostrado que não devemos meter o nariz onde não somos chamados, mas que querem, sou assim mesmo.

3- Sou leal e compreensivo mas não tolero traições. Não sou rancoroso, mas não mas façam que não vou conseguir perdoar, ou pelo menos dificilmente perdoarei. Não sou de vinganças, mas só excepcionalmente ofereço terceira oportunidade, a segunda ainda dou.

4- Sou um homem caseiro, marido e pai dedicado, atento e interventivo, sempre alerta em defesa da família e dos amigos. Alegre, brincalhão mas exigente, não só com os outros, mas principalmente comigo. Sei distinguir muito bem a diferença entre serviço e conhaque, direitos e obrigações e o que está bem ou me parece bem ou que está mal ou me parece mal.

5- Sou um Benfiquista ferrenho, tolerante, não faccioso. Adoro o desporto em geral, em particular o futebol. Gosto da vida ao ar livre, do campo, do mar, do cheiro a terra molhada, do sargaço. Gosto de pescar e não gosto da caça. Gosto de toiros, embora respeite quem deles não goste. Passo a vida a viajar, nem que seja virtualmente e só não o faço mais vezes porque as finanças não me deixam... levam-me tudo....

6- Orgulho-me de ser muito teimoso, até porque um teimoso nunca vive só. A teimosia fez de mim o homem que sou hoje, feliz, pacato, apaixonado, romântico, sensível e tolerante. Amante da paz, não viro no entanto as costas a uma boa “luta” sempre que acredito que tenho razão. Sei reconhecer os meus erros e disso dou testemunho se for convencido de que estou errado. Não fumo e bebo pouco, tenho vícios como toda a gente, não sou perfeito. Sou gordinho e feioso mas esforço-me para emagrecer e ficar interessante. Nunca entendi é porque o não consigo. (Emagrecer sim, pois já perdi 30 quilinhos e tendo recomeçado nova fase da dieta, irão mais 20 pelo menos ao ar, podem escrever).

Considero-me um homem de forte e marcada personalidade, empreendedor, decidido e com uma força de vontade apreciável que nunca desiste às primeiras, por isso me considero um teimoso do caraças... e um prega secas dos diabos, como dizia o meu saudoso e querido cunhado José Ferreira, a quem desejo um descanso em paz, esteja lá ele onde estiver...

E agora aqui ficam as nomeações sendo certo que serão naturalmente as do costume, com algumas novas excepções:

http://cantaresdeamigo.blogspot.com/
http://forum-cidadania.blogspot.com/
http://amigonasempreblogger.blogspot.com/
http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/
http://momentosydocumentos.wordpress.com/
http://brancamar.blogspot.com/
http://devaneios-a-partir-do-nada.blogspot.com/
http://fernananda55.blogspot.com/
http://geo-rosa.blogspot.com/
http://joaninhavoavoa-joaninha.blogspot.com/
http://sombrasdemim.blogspot.com/
http://ocheirodailha.blogspot.com/
http://wwwquerubimperegrino.blogspot.com/
http://saobanza.blogspot.com/

http://s-martinho-do-porto.blogspot.com/

Naturalmente que muitos mais haveria para nomear, mas estes são aqueles que me têm estado “mais à mão”. Que me perdoem todos os outros.

Desejo-vos um bom domingo em PAZ E AMOR.

José Gonçalves

23 comentários:

Isamar disse...

Afinal, amigo Zé, conseguiste dizer muito a teu respeito. E não fiquei surpreendida porque já te conheço o suficiente para "adivinhar" tudo isto que nos contaste. És um amigo de "Truz" inesquecível,que gosto de visitar e a quem admiro muito como pai, marido, amigo, companheiro de conversas. Passar por aqui é um prazer e se o não faço mais à minha indisponibilidade, e tão somente essa, se deve.Quanto ao rosto, deixa que hoje mesmo o terás por email e não ficarás a falar sem associar as tuas palavras a alguém que muito te estima e a quem tu, tenho a certeza, muito estimas.
Deixo-te mil beijinhos e o pedido de que nunca deixes de me pregar secas.
É que gosto tanto!
Um abraço apertado carregadinho de amizade.

Menina Marota disse...

Fiquei a sorrir... não vou dizer porquê, mas gostei do que li.

Franqueza acima de tudo!!

Bom domingo ;))

Carminda Pinho disse...

Amigo,
obrigada pela consideração, mas o meu último post foi precisamente a resposta ao desafio de três das nossas amigas. Vai até lá...
Obrigada.
Beijinhos

avelaneiraflorida disse...

OOOOOOOOPSSSSS!!!!!
vinha de mansinho...ver como estava o meu Amigo e...catrapaz!!!!

E logo hoje que respondi ao desafio da nossa AMIGA SOPHIAMAR!!!!

Amigo José Gonçalves, vai-me perdoar se eu fizer 2em 1 ?????
Peço-lhe que não leve a mal, é que assim poderei indicar mais alguns amigos!!!!

E BRIGADOS...mais uma vez!!!
Quanto aos seus 6 "segredos"...quem o visita já os conhece, ou, pelo menos, adivinha!!!!!
E gostamos de cá voltar!!!!

Elvira Carvalho disse...

Gostei das suas respostas. Mais ou menos aquilo que deixa transparecer no que escreve.
Uma boa semana.
Um abraço

Branca disse...

Olá José,
Cheguei há pouco, infelizmente este fim de semana não parei de ir a velórios de pais de amigos e por isso já na Sexta Feira quase não fiz visitas,ontem também muito pouco e agora vou tentar recuperar um bocadinho. Como estou cansada fez-me bem para desanuviar ler aqui a tua descrição de ti próprio, divertida, a maior parte do que dizes a gente já sabe e o resto seviu para te conhecer melhor, tudo muito interessante, nada que não tenhamos todos um pouco.Teimosia pode ser uma virtude, pode ser sinal de persistência, de personalidade forte, que nunca desiste...
Gostei de tudo o que li.
Fica bem.
Beijinho

Carminda Pinho disse...

Mais umas desafiositos e, ficámos a conhecer-nos melhor. Uma das características que temos em comum é a teimosia, ahahah! sou teimosa como o "caraças" como se costuma dizer, mas se vejo que não tenho razão também dou o braço a torcer e, não me custa nada.
Beijos

Maria disse...

Olá Amigo José Gonçalves

Respondi a este desafio hoje mesmo, exactamente desafiada pela Elvira...
De qualquer modo, digo-te que temos coisas muito parecidas....
Subscrevo os pontos 1, 2 e 3, na totalidade. Só que fui mais sintética....
No ponto 4 não sou marido nem pai, como é bom de ver, mas subscrevo o restante...
No ponto 5 sou Benfiquista, sofro que me farto, mas nem percebo muito de futebol.... o meu desporto preferido é o ténis, que pratiquei durante algum tempo, e a natação, ou não fosse eu uma mulher do mar..... e adoro toiros.... respeito quem não gosta, mas não suporta esses grupos de "defesa dos direitos dos animais" que se fazem passar por defensores dos ditos e que no final sabemos como funcionam (pelo menos aqui na capital), acho que se deviam preocupar mais com a fome no mundo.... sobretudo das crianças...
No ponto 6 deixa-me que te deixe uma sugestão: não somos teimosos, temos é uma personalidade muito vincada... hehehe.
Se escrevo um comentário deste tamanho, é apenas porque me nomeaste e estes dados que aqui deixo não fazem parte do que deixei escrito no meu blogue.
Adoro as "secas" que me pregas.
Hás de me dizer como perdeste 30 kilos, e como vais perder mais 20.... também sou gordinha, e se funcionou contigo porque raio não pode funcionar comigo? hehehehehe

Um abraço forte, mau Amigo

Maria disse...

acho que li no final "mau Amigo". Claro que é "meu Amigo".

António Inglês disse...

Sophiamar

Nesta altura já tenho cá a tua foto e a partir de agora quando estiver a falar contigo já conseguirei associar às palavras um rosto.
Elegantíssima minha amiga, e bonita como calculava e como o são todas as senhoras.
Eu falo muito, e por isso não consigo dizer por poucas palavras o que me vai na alma.
Por vezes pago caro o muito que falo, mas sou assim mesmo e já não tenho emenda...
Um grande beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Menina marota

Ainda bem que sorriu. Sorrir faz bem à saúde e se puder aliar essa função ao resto então é porque faço bem em andar por aqui.
Obrigado pela sua visita e em breve a visitarei com mais calma pois gostei do que li e ouvi.
Uma boa semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Carminda

Irei certamente.
Este desafio anda espalhado já e já mo fizeram imensas vezes, mas já dei o meu contributo.
Um grande abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida

Este desafio anda espalhado e por isso somos confrontados com eles vindos dos mais diversos amigos. Claro que não me zango, porque haveria de o fazer. Entendo-a perfeitamente, até porque eu próprio fiz o mesmo.
Desejo-lhe uma boa semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira

Franqueza acima de tudo como me disse a menina_marota...
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Branca

Pus em palavras o que me ia na alma e não sei dizê-lo em poucas, daí a alcunha que meu cunhado me pôs: "prega secas" facto de que ele também não podia orgulhar-se.
Uma boa semana e muitos beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

Carminda

Parece que somos parecidos então...
É bom sinal.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Maria

Pois, é desta maneira que ficamos a conhecer-nos melhor.
Mas eu tenho muitos defeitos que naturalmente escondi em tudo o que disse ... ehehehe....
Por ai não seremos parecidos seguramente.
Como estou com alguma pressa por agora não irei aprofundar esta minha resposta ao seu comentário. A ele voltarei com mais tempo.
Uma boa semana e um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Maria

Percebi perfeitamente o lapso, mas para alguns serei mesmo "mau amigo"... ehehehe...
Um abraço
José Gonçalves

Rakel Macedo disse...

Ora sem grandes novidades naquilo que li :) Acho que aos anos que nos conhecemos que já deu para tirar essas mesmas conclusões por mim mesma... Ainda um dia destes vi o rebento mais novo e ia me dando uma coisa má. O moço tá enorme. Ainda me lembro dele mt pequenito... :)

Beijinhos e irei corresponder ao desafio assim que tiver um minuto livre :)

António Inglês disse...

Olá Rakelita

Pois espero que não te tenhas admirado com nada do que disse a meu respeito e ainda bem que o confirmas, assim todos ficam a saber que quem me conhece subscreve por baixo o que escrevi a meu respeito.
É verdade, o Pedrocas está enorme e não tarda entra na Faculdade pois é bom aluno.
Mas não tens de ficar admirada com a altura dele, não te esqueças que te conheci também menina, solteirinha, e hoje és uma belíssima mulher, casada e com uma filhota lindérrima.
A vida não pára, não e´mesmo?
Beijocas
José Gonçalves

Isamar disse...

Vim ao teu encontro, ao cair do dia, reler o teu post e, mais uma vez, encontro palavras de amizade. Daquelas que sinto verdadeiras e que tanto bem me fazem neste momento.
Obrigada, Zé!

Mil beijinhosssss

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Zé, grata pela nomeação.
O C Valente tinha-me feito o mesmo desafio.
Respondi mesmo no blogue dele, a 6 questões, aquelas que vocês desconheciam.
Penso Eu!!!
Gostava que fosses lá e depois fizesses o teu comentário, querido Zé Gonçalves.
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

Rakel Macedo disse...

Como o devaneios é um blog provado vou responder ao desafio em www.ondamari.blogspot.com