49 ANOS DA MORTE DE GAGO COUTINHO!
Carlos Viegas Gago Coutinho, (1869-1959)
“ Passam hoje, dia 18 de Fevereiro de 2008, 49 anos que Gago Coutinho, ilustre almirante geógrafo e navegador português, faleceu.”
“ Como curiosidade, Gago Coutinho nasceu a 17 de Fevereiro de 1869 e faleceu a 18 de Fevereiro de 1959, tinha eu dez anos.”
“Em 1922, com a colaboração de Sacadura Cabral, efectuou a primeira travessia aérea entre a Europa e a América do Sul, que lhe trouxe reconhecimento mundial. Criou, para o efeito, um sextante com horizonte artificial.”
novo na Metrópole, esteve embarcado na canhoneira “Liberal” e na corveta “Duque da Terceira”. Fez nova viagem no Atlântico Norte na corveta “Duque da Terceira”. Viajou até Moçambique no transporte “Pero de Alenquer” e depois passou à corveta “Rainha de Portugal”, e em seguida à canhoneira “Douro”, que o trouxe para Lisboa. Embarcou depois na corveta couraçada “Vasco da Gama”, até 31 de Março de 1898, da qual transitou para a sua primeira comissão de geógrafo ultramarino, em Timor.
Desde Março de 1898 a maior parte da actividade de Gago Coutinho desenvolveu-se no âmbito da Comissão de Cartografia, nascida em 1883, primeiramente em trabalhos de campo de delimitação de fronteiras ou de geodesia processados em Timor, Moçambique, Angola, e S. Tomé, e a partir de 1919 como vogal, passando a presidir aos seus destinos em 1925, até à sua transformação na Junta de Investigações do Ultramar, em 1936.
Entre 27 de Julho de 1898 e 19 de Abril de 1899, Gago Coutinho esteve envolvido em trabalhos de campo, na delimitação de fronteiras de Timor e no levantamento da carta deste território. De regresso à metrópole, foi nomeado para a delimitação de fronteiras no Niassa, trabalho que decorreu entre 5 de Setembro de 1900 e 28 de Fevereiro de 1901. Partiu depois para Angola, onde se dedicou à delimitação da fronteira de Noqui para o rio Cuango, até fins de 1901. Em seguida trabalhou na delimitação de fronteiras no distrito de Tete, em Moçambique, entre 27 de Fevereiro de 1904 e 18 de Dezembro de 1905.
Foi nomeado chefe da Missão Geodésica da África Oriental, nela tendo trabalhado durante cerca de 4 anos, de Maio de 1907 até ao início de 1911. Foi nesta missão que conheceu Sacadura Cabral, com quem travou amizade e que viria a ser o mentor dos projectos futuros de navegação aérea. Em seguida foi escolhido para chefiar a missão portuguesa de delimitação da fronteira de Angola no Barotze, a qual só se constituiu definitivamente em 1912. Regressando à metrópole em 1914, foi nomeado em 1915 chefe da Missão Geodésica de S. Tomé.
Os seus trabalhos ao serviço da Comissão de Cartografia, foram interrompidos apenas pelos períodos em que esteve embarcado nas canhoneiras “Sado” na Índia e “Pátria” em Timor, de Setembro de 1911 a Agosto de 1912, e de Março de 1922 a Dezembro de 1923, quando da travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro.
Em meados de 1919, quando terminava os trabalhos relativos à missão geodésica de S. Tomé, Gago Coutinho, incentivado por Sacadura Cabral, começou a dedicar-se ao progresso dos métodos de navegação aérea. Tinham voado pela juntos pela primeira vez em 1917. Sacadura Cabral planeara já a viagem aérea ao Brasil, que pretendia fazer por altura da comemoração do centenário da independência desse país, em 1922. Gago Coutinho passou então a dedicar-se à resolução dos problemas que se punham à navegação aérea sem pontos de referência à superfície.
Para experimentar os processos de navegação aérea em estudo, Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram diversas viagens juntos, incluindo a primeira viagem aérea entre Lisboa e Funchal, em 1921, aperfeiçoando deste modo os métodos de observação em desenvolvimento. Estes estudos culminaram em 1922 com a realização da viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Foi membro de diversas associações científicas, entre as quais a Academia das Ciências, a Academia Portuguesa de História, a Sociedade de Geografia de Lisboa e várias Sociedades de Geografia do Brasil.
Actividade Científica
Gago Coutinho realizou muitos trabalhos de delimitação de fronteiras das colónias portuguesas, nomeadamente em Timor, Moçambique e Angola. Em Timor procedeu à demarcação da fronteira com a parte da ilha então ocupada pelos holandeses, nos anos de 1898 e 1899. Em Moçambique delimitou as fronteiras no Zambeze e no lago Niassa, no ano de 1900, estabelecendo também triangulações. Em 1901 e 1902 chefiou a equipa de delimitação de fronteiras no Norte de Angola, entre esta colónia e o Congo Belga. Entre 1907 e 1910 trabalhou de novo em Moçambique, para voltar a Angola em 1912 em trabalhos de delimitação da fronteira Leste com a Rodésia. Entre 1915 e 1918 chefiou a missão geodésica em S. Tomé, onde implantou marcos para o estabelecimento de uma rede geodésica da ilha, após o que fez observações de triangulação, medição de precisão de duas bases e numerosas observações astronómicas. No decurso destas observações comprovou a passagem da linha do Equador pelo Ilhéu das Rolas. A Carta resultante destas observações foi entregue em 1919 em conjunto com o Relatório da Missão Geodésica da Ilha de S- Tomé 1915-1918, que foi considerado oficialmente o primeiro trabalho de geodesia completo referente a uma das colónias portuguesas. Faleceu em Lisboa a 18 de Fevereiro de 1959.
Para resolver o problema de medição da altura de um astro sem horizonte de mar disponível Gago Coutinho concebeu o primeiro sextante com horizonte artificial que podia ser usado a bordo das aeronaves. Este instrumento, que Gago Coutinho denominou «astrolábio de precisão» permite materializar um horizonte artificial através de um nível de bolha de ar e é dotado de um sistema de iluminação eléctrico do nível de bolha que permite fazer observações nocturnas. Entre 1919 e 1938 Gago Coutinho dedicou-se ao aperfeiçoamento deste instrumento, que veio a ser fabricado e difundido pelo construtor alemão C. Plath com o nome de «System Admiral Gago Coutinho
Em colaboração com Sacadura Cabral concebeu e construiu um outro instrumento a que chamaram «Plaqué de abatimento» ou «corrector de rumos», que permitia calcular graficamente o ângulo entre o eixo longitudinal da aeronave e o rumo a seguir, considerando a intensidade e direcção do vento.
Para comprovar a eficácia dos seus métodos e instrumentos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram várias viagens aéreas, entre as quais uma viagem Lisboa-Funchal, em 1921, em cerca de sete horas e meia. Nesta viagem, Gago Coutinho executou 15 cálculos de rectas de altura e várias observações da força e direcção do vento.Segundo escreveu, os processos de navegação utilizados “eram os suficientes para demandar com exactidão qualquer ponto afastado da terra, por pequeno que fosse, recurso este que se tornava muito essencial numa projectada viagem aérea de Lisboa ao Brasil”. A viagem que finalmente demonstrou a todo o mundo o valor destes instrumentos e métodos foi a travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922.
Fernando Reis
A única publicação em livro foi o Relatório da Missão Geodésica da Ilha de S- Tomé 1915-1918. No entanto, publicou inúmeros trabalhos em publicações periódicas, tendo sido muitos destes trabalhos reunidos em dois volumes organizados e prefaciados pelo Comandante Moura Brás: A náutica dos descobrimentos. Os descobrimentos marítimos vistos por um navegador: colectânea de artigos, conferências e trabalhos inéditos do Almirante Gago Coutinho, Lisboa, Agência Geral do Ultramar, 1951-1952, 2 vols.
Muitos outros textos foram publicados em dois volumes editados por Teixeira da Mota: Obras completas de Gago Coutinho, Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1972.
Fontes: Centro Virtual Camões
Ciência em Portugal
Personagens e Episódios
José Gonçalves
14 comentários:
Não tenho quaisquer dúvidas de que estás a prestar um serviço público. Claro que eu sabia isto que aqui relatas mas tu estás a recordar-mo e a motivar-me para aprofundar a pesquisa. Gosto imenso deste tipo de post e tu estás a aproveitar a efeméride para divulgar o conhecimento.Não pretendo ser excessiva nos elogios mas lá que os mereces é uma verdade indiscutível. Repito o que disse no post do túnel do Rossio, as fotografias, só por si, dão um contributo muito grande no que ao conhecimento do facto concerne. Tu tens veia de investigador, de historiador, de prrofessor... Continua , Zé porque este deve ser o caminho da blogosfera.
Beijinhosssssss
Sophiamar
Eu apenas me limito a pesquisar na net e a estar actualizado em relação às efemérides e mais nada.
Depois acrescento-lhe uma pitada de curiosidade e a coisa aparece.
És muito simpática com o que me dizes, mas eu gosto do que faço, sempre que posso.
É um trabalho que está a ficar muito interessante.
Aprendo muito e relembro muita coisa.
Um beijinho
José Gonçalves
excelente incursão na história recente...
Olá Zé Gonçalves,
não vou dizer que li todo o post, porque estaria a mentir, o post é interessante mas extenso e, agora não dá mas, volto.
Beijos
Mais uma vez um bom trabalho de pesquisa. Fossem eles americanos, ingleses, ou franceses, e seriam para todo o sempre louvados e pertépuados. Tiveram o azar de ser portugueses, e se fôr para a rua perguntar aos jovens quem foram, duvido que encontre meia dúzia que saibam.
Um abraço
Tem um prémio no Sexta amigo.
Olá querido amigo Zé, li e reli o teu texto, apesar de extenso.
Grande pesquisa histórica... Os meus sinceros parabéns.
Amigo, um beijinho de carinho e amizade sincera.
Fernandinha
Mais uma Excelente EVOCAÇÂO, amigo José Gonçalves!!!!
Brigados!!!! A memória colectiva NÂO pode ser descurada!!!!!
Bjkas!
Li-te ontem sem te comentar....
Hoje venho dizer-te que tens por lá um "desafio".....
Beijinhos
Ola´Luís Galego
Obrigado pela sua visita.
Ando numa de me embrenhar pela história...
Uma braço e seja bem vindo
José Gonçalves
Craminda
Minha amiga, eu sei que estas postagens são grandes, mas se não ficar tudo dito nem vale a pena dizer nada. Por isso tento quebrar essa dificuldade introduzindo algumas fotos por forma a que quem lê vá parando um pouco.
Sei que não está bem, e se pudesse acredite que tudo faria para ajudar mas aqui de longe é-me difícil.
Espero que se recomponha e que volte depressa porque nos faz falta.
Um abraço
José Gonçalves
Elvira
Não sei mesmo se por esse mundo fora alguém saiba quem foram estes destemidos portugueses.
Provavelmente, se lhes perguntarem dirão que eram espanhóis...
Um abraço
José Gonçalves
Fernandinha
O bom disto tudo, é que te vejo por aqui e isso é o melhor tributo que me podes prestar.
Quero ver-te sempre entre as minhas postagens.
Um grande e sincero beijinho de amizade e estima
José Gonçalves
Avelaneiraflorida
Obrigado pelas palavras simpáticas que sempre tem para comigo.
Um beijinho
José Gonçalves
Olá Maria
Como estou a pôr os comentários em dia, e o faço bem atrasado, claro que a esta hora já fui até tua casa e já respondi ao teu desafio que espero ter resultado.
Um grande beijinho
José Gonçalves
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