domingo, 9 de dezembro de 2007

SEIS ANOS PASSARAM JÁ


“ O FUTURO É AGORA”

Foi há seis anos atrás que um grupo de aventureiros resolveu lançar um grito de revolta, indignado que estava com o rumo que a freguesia onde viviam tinha tomado.

Impulsionados por muitos amigos e apoiantes, deram corpo a esse chamamento e assumiram publicamente uma candidatura independente à Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.

Não eram muitos, nem isso era importante. Eram os suficientes para responder presente caso a vitória lhes sorrisse.

Algo ingénuos e um poucos “verdes” nestas andanças, deitaram mão à obra sob o lema “ O FUTURO É AGORA”. Fizeram a sua campanha com a dignidade que se impunha e como não embarcaram em manobras menos correctas, encararam essa campanha como uma festa, seguros que poderiam alterar muita coisa nesta terra.

Não ganharam as eleições, é verdade, porque por aqui impera a máquina trituradora dos partidos políticos com especial predominância do Partido Social Democrata que está instalada no poder local há uns bons anos.

As freguesias são órgãos legais e legítimos, mas estão vazios de conteúdo e os seus eleitos mais não fazem que passar atestados e mobilizar as populações locais para as lutas de “galos” nas Câmaras Municipais.

O suporte financeiro das juntas de freguesia são diminutos e por isso ficamos perplexos quando vemos tanta gente que se perfila para lá chegar. E não nos pomos de fora porque a ela também concorremos.

A verdade meus amigos, é que mesmo não ganhando nada, a vida pública desta Vila nunca mais foi a mesma. Tudo ou quase tudo se modificou. Desde logo porque a oposição aprendeu a ser participativa e a intervir sempre que assim o entendia.

Foi assim que este grupo de amigos, perdendo as eleições ganhou muito mais que antes teria previsto. Ganhou a amizade que se gerou entre todos e que permitiu que passados seis anos nos continuemos a encontrar quase mensalmente em almoços ou jantares, em particular este de Natal que reforça ainda mais o espirito de união e solidariedade que existe entre todos nós.

Foi ontem, sábado dia 8 de Dezembro de 2007, que se cumpriu mais um almoço de Natal do “FUTURO É AGORA”, porque para nós o futuro é sempre agora e está ao alcance da mão.

O momento foi passado no Restaurante Maria Lagoa no Nadadouro, perto da Foz do Arelho, que pelo bem receber e bem servir recomendo vivamente.

Deixo-vos com algumas fotos desse convívio para que se roam de inveja, mas desde já vos digo que estamos abertos a maior participação, tanto mais que aquilo que nos une, são agora questões de amizade e não políticas.
José Gonçalves



14 comentários:

São disse...

"O Futuro é agora" e sempre está nas nossas mãos!
Grande, grande abraço, amigo!

São disse...

Sou eu de novo.
Parece-me ser familiar aquela senhora de lilás, apanhada a comer!
Será??
Beijo!

Elvira Carvalho disse...

Isso é que é vida social José. Jantar do dia 7 no Cantinho da Serra (eu conheço, sabe?) e almoço dia 8 no Restaurante Maria Lagoa (este eu não conheço). Já se pesou hoje?
Não se amofine que estou a brincar.
Espero e desejo que a festa de Natal, tenha sido linda, e que as crianças tenham estado muito felizes, e vós também, com a satisfação do dever cumprido.
Parabéns. Tenho orgulho de ser sua amiga.
Um grande abraço

amigona avó e a neta princesa disse...

Mas ó Zé agora são só almoços e jantares?!!! Atenção ao colesterol!!!
Ainda bem que os amigos se reunem...há que cultivar a amizade...com ternura...com carinho...beijo,amigo...

Isamar disse...

Mais um jantar, mais uma comemoração, mais um momento para reforçar a ideia de que o futuro começa agora. O espírito que presidiu , há seis anos atrás, à vossa união com objectivos comuns em prol do desenvolvimento da vossa freguesia deverá ser repensado e sair reforçado em cada ano . É isso que a rapaziada aí faz, não é? Então continuem! Há pouco tempo, de passagem pelas Caldas, a caminho da Foz do Arelho, comi no restaurante A Lareira. Excelente!Desde o atendimento, à sala do restaurante , à confecção dos pratos. A repetir. De regresso, comi no Bombarral, no restaurante Mãe de Água. Igualmente excelente. Em breve passarei por aí para degustar os saboes e aromas desse Oeste privilegiado.
Obrigada pelo carinho,
amigo.
Beijinhossss

Maria disse...

Come-se bem na Maria Lagoa, na Cabana do Pescador, na Lareira, na Adega do Albertino, no Solar dos Amigos, no Porrinhas, em tantos outros restaurantes na zona de Caldas......
É bom saber que de uma lista concorrente a uma Junta de Freguesia acabou por sair um grupo de amigos.....

Beijinho

M@ri@ disse...

Ola meu amigo Jose
Ainda que nao tivessem ganho,Como tu dizes nunca mais foi o mesmo...
Entao essa luta venceu...
Desejo te um bom começo da semana
deixo te um big kiss
xoxoxx
M@ri@

António Inglês disse...

São

O Futuro é todos os dias e basta olhar em frente para o ver-mos.
Grande abraço, cheio de ternura.
José Gonçalves

António Inglês disse...

São

A senhora de lilás é apenas uma amiga que faz parte da nossa lista autárquica, nada mais, por isso não acertas-te.
Mas se fores ver os procurares bem encontrarás nestas fotos que o palpite talvez não volte a falhar.
E vê-se muito bem, e de bem perto.
Um beijinho.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira

Bom dia. Estão a ser dias de muita confraternização, e estes almoços e jantares mesmo sendo de cariz politico, já deixaram de o ser pois a amizade que se gerou entre alguns de nós faz deles uma reunião sempre muito agradável.
Quanto à Festa das criancinhas ela só se realiza no dia 16 de Dezembro, ou seja no próximo fim de semana, e confesso-lhe que ando muito preocupado com a organização.
Espero que tudo nos corra bem.
Sabe que mesmo andando em almoços e jantares, tenho conseguído manter o peso que o Dr. Jacques quer que tenha? Pois é, as coisas nesse capítulo estão lindamente e em Fevereiro lá irei para recomeçar e depois partir para chegar aos 95 quilos...
Não sabia que conhecia o Cantinho da Serra do meu amigo Maurício, e sendo assim também deve saber que por lá se come um bacalhau de se lhe tirar o chapéu.
O Maria Lagoa fica no Nadadouro, ao lado da Igreja e a nós serviu-nos muito bem. É pequenino, acolhedor e quem nos recebe é de uma simpatia contagiante.
Deixo-lhe um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá amigona

É como vê agora, esta época é propicia a estas coisas e ainda bem porque ficamos todos mais pertinho uns dos outros.
Embora sejam almoços e jantares que na sua origem tiveram fins políticos, neste momento esse aspecto está em plano secundário.
E eu não uso Castrol.... felizmente.
Creio que até o médico fica admirado mas é a pura das verdades... Sorte.
Deixo-te um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

Desde a primeira vez que eu me envolvi nestas coisas da política que tive a felicidade de encontrar dois grupo de trabalho excelentes e que sabiam e sabem o que querem e o que São Martinho precisa para voltar a entrar nos carris. Não perdemos de vista esses objectivos e continuamos a lutar por isso.
A lareira onde comeste é muito bom Restaurante mas dos mais caros da zona, minha amiga. Seja como for foi uma boa escolha. Temos muitos por aqui e excelentes também. Um dia se quiseres dou-te algumas dicas e verás como é bom vir a esta zona comer.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Bom dia Maria

Não te fazia tão bem informada sobre os Restaurantes desta zona, mas é bom sinal. Tens gostos requintados pelos vistos. E não te sei dizer qual o melhor dos que nomeias, até porque sendo restaurantes são todos diferentes.
Quanto ao grupo de amigos que saíram destas listas, eles foram escolhidos a dedo, daí terem reforçado as suas amizades. Mesmo aqueles que não se relacionavam ainda de perto.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

M@ri@

É verdade minha amiga, São Martinho nunca mais foi a mesma e isso foi para para a Terra e para todos aqueles que nela moram. Até mesmo para os que cá passam férias tudo se modificou. Por vezes nem parece, mas uma olhadela mais cuidada percebe que sim.
Deixo-te um beijinho
José Gonçalves