segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

DIREITOS HUMANOS


No dia 10 de Dezembro de 1948, foi aprovada,pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

"Quando os seres humanos nascem, são livres e iguais, e assim devem ser tratados".

A data celebra a adopção, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também às bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.
É a partir dessa Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adopção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à protecção dos direitos fundamentais. Entre eles a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher CEDAW - adoptada pelas Nações Unidas em 18 de Dezembro de 1979.

Foto e textos tirados da Net
José Gonçalves

6 comentários:

São disse...

Boa efeméride!
Feliz semana para casa!

Isamar disse...

Mas ainda há tanto caminho por fazer! No entanto, esta declaração não deixa de ser muito importante embora saibamos do desrespeiro total pelos direitos humanos nalguns países. Infelizmente, como te disse, há muita injustiça, muito atropelo, muita desigualdade. O investimento feito por alguns países no que concerne ao armamento daria para acabar com a fome no mundo. Então porque não tomam como prioridade dizimar esta calamidade cuja existência não se compreende? É o poder que comanda tudo isto. O poder político, o poder económico têm outras prioridades cuja explicação não compreendo ou não quero compreender.Como posso viver num mundo tão desigual sem me revoltar?
Beijinhossss

Elvira Carvalho disse...

Amigo vim aqui de fugida esta tarde, li este post, mas não cheguei a responder, pois tive que sair de seguida. Tinha ideia de postar sobre os direitos humanos, mas não tenho tido tempo nenhum. Ultimamente tenho estado a repetir poemas que postei quando abri o blog. Quanto á carta de condução vai devagar. A 3 aulas por semana, que a escola não tem mais vagas. 32 lições, dão mais de dez semanas. Como tenho 12 lições dadas, não será neste Natal.
Um abraço e uma boa semana

António Inglês disse...

Bom dia São

É verdade, todos os dias são dias de qualquer coisa, mas estes devem ser realçados pois como diz a sophiamar há ainda muita coisa por fazer.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

É o poder político, o poder económico e a ambição desmedida do homem que não deixa acabar com as injustiças e não deixam de acontecer os atropelos aos direitos humanos.
Há que continuar a lutar para que a nossa voz seja ouvida.
Todos não seremos demais.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Devagar se vai ao longe. Por isso calma, vale mais devagar e bem que depressa e mal. A carta virá.
Um abraço
José Gonçalves