quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ALERTAS!!!


PORTUGAL É O SEGUNDO PAÍS ONDE MAIS SE MORRE POR ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS


Portugal é o segundo país com mais mortes devido a Acidentes Vasculares Cerebrais, vulgarmente conhecidos por AVC, apenas superado pela Hungria, entre 27 Estados analisados num estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A mortalidade por AVC é, em Portugal, de 125,9 homens e de 99,6 mulheres por cada 100 mil pessoas. A taxa de AVC é também elevada na Grécia e na República Checa, sendo que os países onde menos se morre por AVC são a Suíça, a França e o Canadá.

Refira-se que a média de Acidentes Vasculares Cerebrais, que podem ser causados pelo consumo de tabaco ou devido à hipertensão, ocorrida nos países da OCDE, é de 54,4 nas mulheres e de 68,5 nos homens.


A OCDE analisou também a saúde oral em crianças com 12 anos e verificou que Portugal, República Checa, Hungria e Polónia eram os países que, em 2003, tinham mais casos de cáries, após somar o número de crianças com dentes estragados, falta de dentes ou dentes tratados.

Em comparação, a Alemanha, o Reino Unido, a Holanda, a Suíça, o Luxemburgo e a Dinamarca eram os países onde as crianças da mesma idade apresentavam menos problemas de saúde oral.


Outra conclusão a que o estudo chega diz respeito à incidência de cancro do pulmão, sendo que as mulheres portuguesas são as que menos morrem vítimas deste tipo de cancro (sete em cada cem mil). Quanto aos homens, Portugal, com uma média de 41 casos, está também abaixo da média dos países da organização, que regista 58 casos em 100 mil.


Por outro lado, a mortalidade nas estradas portuguesas é das mais elevadas dos 30 países da OCDE, sendo apenas ultrapassada pela Coreia, de acordo com o que revela o mesmo estudo. Por cada 100 mil portugueses, 17,4 acabam por morrer em acidentes nas estradas, sendo 28,2 por cento homens e 7,3 por cento mulheres. Os outros países, onde o número de vítimas mortais em acidentes nas estradas também é elevado, são a Grécia, os Estados Unidos da América,a Polónia e a Hungria, sendo que a Coreia, com 17,7 mortes em cada 100 mil habitantes, é o único país onde este índice é superior ao português. Relativamente a este indicador, o país onde se regista menos mortalidade é a Holanda, com 5,2 mortos em cada 100 mil habitantes.



Ainda segundo os indicadores da OCDE, Portugal é um dos países onde ocorrem menos suicídios, registando 8,7 em cada 100 mil habitantes.

LUSA
José Gonçalves

16 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Um tema que a mim me diz muito. Como sabe tenho a minha mãe inválida por causa de AVC. Fez no dia 19 deste mês 24 anos, que sofreu o primeiro. Ficou logo assim e nunca recuperou nada.
Um abraço.

Vê ficou bonito. Mas se tivesse posto o nome da pessoa que ofereceu na foto, tinham ficado identificados. Viu o meu?

Isamar disse...

Um post muito interessante, inteiramente dedicado à saúde. É mesmo para ler, reler, pensar e tomar as precauções devidas.
Deveria deixar-te mais palavras mas...tu compreendes.

Beijinhosssssss

António Inglês disse...

Sophiamar

Não te preocupes. Eu apenas gosto de saber que estás bem, de resto nada de obrigações.
Deixo-te um beijinho e desejo-te uma noite serena
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Eu sei que a mãe teve um AVC pois já mo tinha dito, Mesmo assim não foi fatal. Ficou inválida, eu sei mas tem uma filha absolutamente fora de série por isso está bem.
O slide-show resultou mas não consigo colocá-lo mais pequeno. Os prémios têm la´os nomes de que mos ofereceu, simplesmente o meu tipo de blogue não dá para fazer o Layout de outra maneira. Se clickar em cima do slide-show ele abre e vê os nomes que lá estão.
Hei-de aprender a colocá-los mais pequenos para serem vistos como deve ser.
Uma noite serena
José Gonçalves

Branca disse...

Boa noite José,
Obrigada por tanto trabalho para nos alertar de problemas de saúde tão importantes.
Hoje tentei vir aqui ao princípio da noite e não conseguia abrir este blog e o do Lumif.Felizmente cheguei cá agora. Não me quis ir deitar sem lhe dizer boa noite.
Por cá está tudo a normalizar lentamente, mas bem.
Obrigada por todo o apoio.
Deixo beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Amigo. no próprio site onde faz os slides. Vai lá e em cima junto ao seu nome aparece meu slide. Clica nesse item e aparecem-lhe todos os slides que já fez. Procura o que lhe intessa e clica onde diz add fotos.Depois de ter o slide no sítio aparece-lhe os vários quadros de opção no lado direito. Clica onde diz tamanho e escolhe o mais pequeno. Se ainda assim não estiver de bom tamanho salva o projecto e clica mais uma vez para voltar a reduzir. Vai ver que é fácil. Eu descobri com experiências.
Um abraço

*Um Momento* disse...

Grata
Post muito informativo do qual muito gostei
Beixo um beijo com o desejo de um lindo dia:)

PS: eu compreendo perfeitamente pois ás vezes tb eu tenho dificuldade em aceder a algumas páginas
Abraço com carinho
(*)

António Inglês disse...

Brancamar

Bom dia. Este tema deveria ser visto e revisto por todos nós que vivemos a correr. Enquanto somos novos não ligamos mas depois vem a factura e por vezes é tarde. Por isso a vida tem de ser levada "nas calmas" e com um sorriso na boca, ainda que muitas vezes isso seja difícil.
Ainda bem que tudo está a voltar ao normal.
Um abraço e tenha um bom dia
José Gonçalves

António Inglês disse...

Bom dia Elvira

Eu não digo que a minha amiga é o Anjo da Guarda de todos nós...
Obrigado pelas dicas e desculpe aqui a ignorância do "macaco" porque afinal estava tudo lá, era só parar, olhar, pensar e experimentar...
É o meu amigo Alemão que não me deixa pensar...
Um bom dia para si e espero que goste porque já refiz o tamanho do slide.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Bom dia Um momento

Tenho sérias dificuldades em aceder ao teu cantinho. O computador bloqueia e por vezes tenho de o reiniciar. Qualquer problema mas que com insistência vou superando.
Deixo-te um abraço sentido
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Parabéns. Está bem mais bonito.
Um abraço

São disse...

Eu já nem sei que dizer sobre o estado deste país, que é o nosso!
Importas-te de passar por lá, é que tens desafio a responder...
Abraços!

Joaninha disse...

Olá José,

Finalmente dei com o seu blog, depois da sua tão amavel visita ao meu post sobre Afife :)
Bom post.
Fico muito mais descançada sabendo que morrem mais coreanos nas estradas do que portugueses, afinal sempre estamos á frente da Coreia, já podemos encher o peito e dizer que há pior. Se bem que com uma rede de telemoveis chamada Phone-ix (AKA fonix) Não tarda até já a coreia nos pasou á frente.

António Inglês disse...

Boa noite Elvira

Finalmente consegui vir aqui um bocadinho com calma.
Realmente as suas dicas foram extraordinárias e consegui reduzir o espaço dos slides.
Um obrigado
José Gonçlaves

António Inglês disse...

São minha amiga

Obrigado pela paciência. Irei esta noite sem falta ao teu cantinho e responderei (se souber ou for capaz) ao teu desafio.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Joaninha, ora viva!

Seja bem aparecida. Quando me falam sobre Afife fico de orelhas arrebitadas, foi por isso que a visitei, já lá vão uns meses,
Fico satisfeito por ter aparecido, e volte sempre que a porta fica aberta.
Um abraço
José Gonçalves