terça-feira, 4 de setembro de 2007

VOLTAMOS COM VONTADE DE MUDAR...


“Bom dia amigos, um abração para todos”

Voltei com vontade de mudar. Ainda não sei bem o quê, mas que me apetece mudar... apetece...

Mudar é renascer... é renovar... é querer... e eu quero!

Mude

...mas comece devagar,
porque a direcção é mais importante
que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde
você passa.

Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama...
depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais...
leia outros livros,
Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.

Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia.
o novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor,
a nova vida.

Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.

Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde ou vice-versa.

Escolha outro mercado...
outra marca de sabonete,
outro creme dental...
tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas,
troque de carro,
compre novos óculos,
escreva outras poesias.

Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.

Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.
Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.

Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.
Só o que está morto não muda !

(Edson Marques)






10 comentários:

Anónimo disse...

Olá até que enfim que chegaste!...
As saudades já eram algumas, fazes falta!

Então toca a mudar e a girar para o lado que achares melhor! Eu mesmo sei saber... desde já.... apoio-te!

Muitos beijinhos

António Inglês disse...

Olá amiga

É verdade, estou de volta e tenho de sair mesmo da rotina...
Obrigado pelas tuas palavras sensíveis e acredita que também eu tinha saudades de vocês e do vosso convívio...
Honestamente a grande mudança era sair de cá mas não pode ser ainda, é pena...
De cada vez que vou ao meu Minho, deixo lá ficar uma grande parte de mim e isso desgasta-me...
Preciso de encontrar um ponto de equilíbrio senão entro em rotura minha amiga...
Um beijinho
José Gonçalves

Isamar disse...

Finalmente, as férias chegaram ao fim. Para ti passaram depressa mas para quem gosta de te ler embora muitas vezes não deixe registo da sua presença foi muito tempo. Olha também me apetece mudar.E , um dia destes, talvez mude de blogue e encerre a actual definitivamente.
Quem não muda está morto e eu quero viver.
Beijinhos

António Inglês disse...

Olá sophiamar

Fico-te grato pelas palavras que me dedicas e pela visita, mas acredita fico ainda mais satisfeito por saber que uma vez por outra por aqui passas mesmo que disso não deixes sinal. É reconfortante sabe-lo.
Mudar é dinâmica, é vida, é renascer e acho que nos faz bem. Nem que seja a simples mudança de um móvel que há muito nos habituamos a ver no mesmo sítio.
Um grande beijinho
José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Viva amigo José Gonçalves, seja bem aparecido das merecidas férias.

Tenho sentido a sua falta cá por estes espaços...mas depois disseram-me que estava de férias.

Um abraço bem forte.

António Delgado

António Inglês disse...

Olá António Delgado

Fico tremendamente satisfeito por vê-lo por cá pelo meu espaço o que lhe agradeço.
Realmente já cheguei de férias mas com vontade de voltar depressa para onde estive durante três semanas.
Agradeço-lhe também a gentileza das suas palavras e acredite que os amigos me fizeram falta estes dias.
Um abraço forte
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Meu Bom Amigo,

Fico feliz pelo seu regresso mas, principalmente pela positiva predisposição com que retoma o quotidiano.
Mudar, sobretudo quando se não vive mas sobrevive, só pode fazer-nos bem.
O Homem nasceu para ser feliz, certo?

Já tinha saudades suas

Beijo Amigo.

Maria Faia disse...

Olá Amigo José Gonçalves,

Há pouco esqueci-me de lhe dizer que tem um miminho para si no Querubim Peregrino.

Um abraço amigo.

António Inglês disse...

Olá Maria Faia

Cá estou de novo no seio deste convívio que me fez falta nestes dias de férias.
Também senti saudades suas e deste cantinho.
No entanto, trago comigo a vontade de mudar, sem saber muito bem o que quero mudar, mas quero... e vou mudar...
Lentamente as ideias estão a ficar mais claras e as definições não irão demorar a fazerem-se sentir.
E mudar será sempre para melhor, espero..
E se quero e penso, logo existo...
Beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

Minha boa amiga Maria Faia

Quero agradecer-lhe a distinção que me outorgou mas acredite que não mereço.

Fico assim com maior responsabilidade de corresponder perante todos os que fazem o favor de aturar as postagens que tenho feito ao longo da curta existência do Porentremontesevales.

Obrigado amiga

José Gonçalves