sábado, 8 de setembro de 2007

CRÓNICAS DE FÉRIAS – PARTE I



Férias são férias meus amigos. Por isso resolvi hoje dar-vos a conhecer alguns dos caminhos que percorri desde que decidimos que iríamos de férias de forma especial, ou melhor, de maneira diferente do habitual.

A chegada das férias cá em casa, foi sempre um acontecimento aguardado com a ansiedade de quem ao fim de largos meses de trabalho se queria vingar de horários, compromissos, reuniões, fatos, gravatas e outros adereços obrigatórios ao dia a dia de trabalho. Assim era e é com alegria que os calções, os pólos ou as t-shirts saem dos locais habituais onde são temporariamente guardados. Na hora da partida porém, tudo era meticulosamente revisto para que nada falhasse.

Ao longo dos anos, fomos refinando a escolha dos itinerários e dos locais que mais gostaríamos visitar, por isso durante o ano inteiro íamos trocando impressões sobre os muitos destinos possíveis e fazendo contas para saber-mos até onde poderíamos ir, que os cobres nem sempre são fartos. Depois era só elaborar o programa e na hora da partida tudo teria de bater certo, o que nem sempre acontecia.

Desta vez, tudo foi diferente. A decisão estava tomada e resolvemos partir para elas de maneira pouco elaborada mas não menos desejada. Normalmente é assim que as viagens que fazemos nos saem bem e são aquelas que mais recordamos.

Este ano a primeira etapa foi em direcção ao Sul, passando por Grândola, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, São Teotónio, Odeceixe, Aljesur, Lagos, Lagoa e regresso a São Teotónio onde pernoitámos durante três ou quatro dias.

Com o Algarve ali a quarenta/cinquenta quilómetros, as visitas foram inevitáveis e os dias foram passando sem grandes sobressaltos, mas carregadinhos de passeatas que fomos dividindo entre a costa Alentejana e essa região de privilégio que é o Algarve, onde uma vez por outra nos fomos refrescando com uns deliciosos e variados gelados na Gelataria Pinguim em Armação de Pêra, porventura a mais conhecida da Vila e quiçá da zona algarvia.

As praias do Algarve são de todos conhecidas, e tenho de confessar que em algumas delas, (não muitas) as suas águas não nos deixaram assim tão despreocupados e descansados como seria de esperar. Alguns municípios vão ter de prestar mais atenção à qualidade das suas praias.

Mas o Algarve é o Algarve e o turismo continua a deixar a sua marca indelével mantendo a mesma cadência de ocupação neste nosso território, se bem que este ano tenhamos sentido menos gente que em anos anteriores.

Porém, as praias que mais nos fizeram vibrar, foram as que fazem parte desta Costa Vicentina cujas águas cristalinas e transparentes eram um convite permanente.

São Torpes, Aivados Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar, Praia da Amália, Odeceixe, Praia da Azenha, Portinho das Barcas, Cavaleiro, Almograve, Praia dos Machados, Monte Clérigo, Atalaia, Carrapateira e tantas outras que dos seus nomes me esqueci mas que guardámos na nova câmara fotográfica, para mais tarde recordar.

Este Alentejo, surpreende-nos a cada passo e mais uma vez deixámos nestes cantinhos do nosso país um pouco de nós, mas temos a certeza que de lá também trouxemos muitas saudades e recordações.

Claro que as nossas férias não se acabaram por aqui, esta foi só a primeira parte e do resto vos daremos conta noutra postagem mais à frente.

Esperamos que gostem.

José Gonçalves


17 comentários:

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Belo relato fotográfico da costa vicentima.

Uma óptima escolha para as férias.

Um abraço.

Elvira Carvalho disse...

Não consigo aceder ao slide e ver as fotos. Volto logo
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Amigo José Gonçalves,

Mas que boa reportagem nos apresentas!
Estive a ver calmamente as fotografias e estão francamente bonitas...
A Costa Vicentina é na realidade muito bonita e sobretudo ainda conserva bastante a natureza. Ainda não chegaram lá os arranha-céus ( e Deus queira que nunca cheguem...)
Obrigada pela tua partilha, com este "post" tão bem elaborado.

Muitos beijinhos e fico a aguardar o resto das férias...

António Inglês disse...

Olá Ernesto

Esta foi a primeira parte de umas férias inesquecíveis por todas as razões e mais uma, como sabe.
Esta costa vicentina descobri-a melhor após alguns familiares ali se terem radicado e confesso-lhe que não fora esse facto e eu jamais iria desfrutar das maravilhas e das belas águas desta costa.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Minha amiga Elvira

Seguramente será um problema passageiro da net que de vez em quando nos prega estas "partidas"
Em todo o caso fico ainda mais satisfeito e honrado por me ter dito que voltaria.
Quanto às fotos, não são as melhores porque o autor também não é o melhor mas foram das muitas que me fazem navegar em pensamento.
Bom fim de semana também para si
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá aramis

As fotos, tal como disse à Elvira Carvalho, não estão lá muito boas. é bondade a tua pois esse dom de fotografar só pertence a alguns onde estás incluída.
No entanto, preocupei-me mais com a paisagem do que com as muitas terras que visitei, e como não podia deixar de ser, com o mar que continua a exercer sobre mim um fascínio que não tem explicação.
Como dizes. por estas paragens ainda não apareceram "arranha-céus"
desordenados e desenquadrados da paisagem, mas já se começa a sentir alguns efeitos dos senhores do cimento.
O que me parece é que algumas Câmaras não brincam em serviço e não permitem atropelos... pelo menos por enquanto...
Num futuro....
Beijinhos
José Gonçalves

Menina do Rio disse...

Tenho cá por mim que a melhor viagem é aquele que nos deixamos levar, conforme o momento. Claro que isso é quase impossível, visto que há prazo de regresso e implicaria em custos que nem sempre estão dentro do orçamento mas sair ao sabor do momento é bem mais gratificante. Sem intinerário e sem horário; meio aventura.

Desde que começei a blogar lá no Menina do Rio,conqustei leitores lusos, visto que brasileiro não blogueia. Tinha um sonho de ir a Portugal que não se concretizou e hoje tenho uma filha morando em terras lusas, mais precisamente em Sintra.

beijos pra tu

António Inglês disse...

Menina do Rio

Caramba, tão longe e tão perto...
Obrigado pela sua visita tão rápida a minha humilde casinha.
As férias e as viagens que mais gosto de fazer são precisamente aquelas que me permitem partir um pouco à aventura por este Portugal fora e não só.
E é fácil minha amiga,(permita-me que a trate assim), pois este rectângulo encravado entre a Península Ibérica e o Atlântico
é muito pequenino.
A sua filha, creio que a Aline, veio morar para um sítio paradisíaco, terra de castelos, de contos e de fadas, Sintra, mas muito húmida. Alguns famosos da cultura e das artes nela viveram também.
Espero que ela esteja bem, pois nós portugueses sabemos ser bons anfitriões.
Concretiza o teu sonho minha amiga, vem até cá e vais verificar que esses portugueses que tão mal fizeram ao teu Brasil já não existem. Nós aqui por São Martinho do Porto esperamos-te de braços abertos.
Obrigado por tua visita, foi muito gentil.
Um beijão grande do tamanho do mundo para si.
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

Que bom!!! "BRigados" pela partilha das coisas boas ...com os que cá ficaram!!!!!
Assim pudemos,todos, viajar um pouco!!!!

UM BOM FIM DE SEMANA!!!

Elvira Carvalho disse...

Desisto. Já cá vim 5 vezes e não consigo ver as fotos. Ou sou mt burra, ou o meu pc está parvo...
Outra coisa, para ver um bonito espectáculo, vá a www.6feira.blogspot.com
e veja o pequeno vídeo das cataratas de Iguáçu.
Bom domingo

Isamar disse...

E assim por entre montes e vales, chegaste ao Algarve. As praias da costa vicentina e sudoeste alentejano são,todas elas, muito bonitas. Da próxima vez, vem conhecer o barrocal, zona que fica entre o litoral e a serra.
Estas gentes agradecem.
Beijinhos

António Inglês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Inglês disse...

sophiamar

Por causa desta dica que me deste, acabei de fazer uma visita virtual ao barrocal.
Verifico que tenho viajado por essa região inúmeras vezes sem nunca me ter apercebido que do barrocal se tratava.
Aliás tenho ficado em férias em Paderne, pequenina terra de casinhas brancas e gente afável, num turismo de habitação fantástico, cujos proprietários são de uma gentileza tremenda.
Quinta de Geninha é como se chama e que aconselho vivamente. Não é de luxo mas tem tudo o que nos faz falta.
Gosto da região, que penso faz parte do barrocal, e claro quando por lá estou costumo fazer muitas incursões pela serra.
Beijinhos
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Olá Amigo,

Só de ver estas fotografias já fiquei com saudades de férias.
Tenho que parar de novo...

Beijinhos
Maria Faia

António Inglês disse...

olá maria

É castigo que gosto de oferecer aos amigos...
Bom começo de semana
José Gonçalves

Elvira Carvalho disse...

Já está. Estão muito bonitas as fotos.Especialmente as da costa Vicentina. Eu adoro o mar. Por acaso viu as minhas fotos da ponta da Piedade?
Abraço

António Inglês disse...

elvira

Ainda bem que está o problema resolvido.
Bondade a sua dizer que estão bonitas.
São para já muito repetitivas e isso eu já reparei, mas que quer o mar apaixona-me e não me canso de o mirar e fotografar
Vi as suas fotos da ponta da piedade pois
Aliás tenho feito umas viagens muito interessantes pela sua casa, do que lhe peço desculpa de o ter feito sem a ter avisado.
Nalgumas postagens fiz comentário, noutras não
Mas tenho de lhe dizer que tem um blog muito bonito e de que gosto mesmo.
Em breve farei uma postagem sobre a outra parte da nossas férias.
Um abraço e boa semana
José Gonçalves