domingo, 12 de outubro de 2008

ORA TOMEM LÁ MAIS ESTA!



Estado quase não paga por usar prédios da Câmara



Uma renda em Lisboa de 26 cêntimos


O Ministério da Justiça paga uma renda de 26 cêntimos à Câmara de Lisboa pelo rés-do-chão de um prédio em Telheiras onde funciona um julgado de paz.

De acordo com dados da autarquia a que a agência Lusa teve acesso, os ministérios da Justiça e da Administração Interna têm fixada uma renda mensal de 622 euros cada (desde 1996) pela ocupação do primeiro andar dos números 16 a 22 da Rua de São Lázaro.

Na mesma freguesia (Pena) um aluguer de um apartamento T2 com uma área útil de 80 metros quadrados pode chegar aos 800 euros/mês.





O Ministério do Ambiente paga, no centro histórico de Lisboa, uma renda de 240 euros.


Já pela ocupação da Rua do Século nº 63, a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente tem uma renda de 239,86 euros, numa zona (Santa Catarina) onde alugar um apartamento de três assoalhadas com uma área de 90 metros quadrados pode custar 950 euros.

Estes “custos da capitalidade”, estimados em centenas de milhões de euros, incluem não só rendas simbólicas definidas para determinados serviços do Estado, como também valores acumulados ao longo de anos de dívidas da Administração Central à Câmara de Lisboa, como os terrenos do Aeroporto da Portela.

Sobre este caso, a autarquia tem uma acção judicial contra a ANA, interposta em 1990, no mandato do Presidente Jorge Sampaio, que nunca foi julgada.

Há cerca de um ano, o ex-vereador das finanças Fontão de Carvalho, em declarações à Lusa, afirmou que em 90 esta dívida “rondava os 250 milhões de contos”

24 Horas de 12/10/08




Fotos da Net

António Inglês


Sem comentários: