sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CHILDREN’s WORLD CENTRO CLÍNICO DE APOIO À INFÂNCIA NAS CALDAS DA RAINHA


“Caldas da Rainha e a Região Oeste ficaram mais enriquecidas com a abertura das novas instalações do Centro Clínico de Apoio à Infância. Cada vez mais a cidade e a região, estão na vanguarda do desenvolvimento e do progresso. Um projecto como o Children’s World é uma mais valia no apoio à infância nas Caldas da Rainha e os quatro anos que levam já de existência, são o suporte do êxito que a iniciativa tem vindo a ter, e que culminam agora na abertura de um espaço mais amplo, mais confortável e mais adequado ás exigências que as famílias da região merecem.

Estão de parabéns as técnicas que fazem parte do projecto, as Caldas da Rainha mas sobretudo as crianças.”




Children’s World – Centro Clínico de Apoio à Infância, que estava a funcionar na Cova da Onça, em Caldas da Rainha, mudou-se para novas instalações, com o objectivo de proporcionar mais conforto às crianças e famílias que acompanham. Reunindo um conjunto de serviços, pretende dar respostas adequadas às diferentes exigências que acompanham o desenvolvimento da criança ou jovem.
Agora a funcionar na Rua Manuel Mafra n.43 A, tem um espaço maior e oferece mais serviços à comunidade.
Children’s World é um projecto organizado por duas técnicas especializadas na área do desenvolvimento infantil. Andreia Mendes, psicóloga clínica, e Sandra Morgado Silva, técnica superior de educação especial e reabilitação, iniciaram o trabalho enquanto profissionais na APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) – através do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, com sede em Lisboa. Como faziam o acompanhamento de muitas crianças da Região Oeste decidiram trazer o projecto para Caldas da Rainha. “Já tínhamos experiência e maturidade para assumir uma identidade própria e mais próxima da comunidade das Caldas da Rainha, no entanto, a nossa configuração e técnicos são do centro Diferenças”, explicou Sandra Silva.
Há quatro anos atrás, na cidade das Caldas, iniciaram o projecto numas instalações provisórias na Cova da Onça. Nunca fizeram publicidade mas os resultados positivos nas crianças que têm acompanhado tem levado muitas famílias e professores a procurar ajuda neste centro. “O nosso trabalho já é conhecido, pediatras, professores e pais que já precisaram dos nossos serviços recomendam o nosso centro a famílias”, disse Andreia Mendes, acrescentando que “temos crianças de Caldas, Peniche, Leiria, Rio Maior, Óbidos, Alcobaça e Bombarral”.
Com o novo espaço têm a oportunidade de oferecer mais serviços que actuam ao nível de diferentes perturbações do desenvolvimento infantil. Segundo a técnica superior de educação especial e reabilitação, “temos cada vez mais contacto com as escolas e servimos como um centro de recursos especializado para quando há necessidade e agora com aplicação do novo regime jurídico para a Educação Especial (Decreto-Lei nº 3/2008) temos ajudado os estabelecimentos de ensino no processo de avaliação e adaptação a este novo decreto-lei”.



Avaliação e intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), perturbação de hiperactividade e défice de atenção, perturbação do espectro do autismo (autismo; síndrome de Asperger), perturbação da linguagem e da fala, perturbação cognitiva não-verbal e défice na atenção, no controlo motor e na percepção são alguns dos serviços deste centro. Para Sandra Morgado Silva, “Children’s World” não é só para crianças com perturbações muito graves, “todas as crianças que tenham alterações, mesmo que sejam ligeiras, devem ter apoio”.
Hiperactividade, perturbação do autismo e comportamento de oposição são os problemas que são mais encaminhados para estas técnicas. “Nós não só trabalhamos com as crianças, trabalhamos também com os pais e professores”, explicou a responsável.
Avaliação e intervenção psicológica nas alterações do comportamento (humor, ansiedade, oposição, somo, alimentar…), apoio psicológico em situação de adaptação a novas realidade familiares, apoio a pais (redução de stress parental) e apoio a grávidas com fetos com deficiência são outros serviços deste centro. “Children’s World” tem ainda actividades relacionadas com o rastreio da linguagem e de competências pré-escolares em contexto individual ou escolar, grupos de preparação para a entrada no ensino básico, alimentação saudável (workshops práticas para os pais), grupos de desenvolvimento de competências sociais, apoio aos métodos e técnicas de estudo, promoção e treino de competências cognitivas, apoio e aconselhamento em grupo ou individual a técnicos de educação e oficinas de artes criativas.
Além das fundadoras deste projecto nas Caldas da Rainha, colaboram no Centro Clínico de Apoio à Infância uma segunda psicóloga clínica, uma terapeuta da fala, uma professora e pediatras do centro Diferenças.
“É através do sentir que entramos no mundo da criança e da sua família. Só assim conseguimos compreender os desafios que são colocados a todos aqueles que procuram melhor integrar-se”, são estes os valores da equipa de “Children’s World”.

Jornal da Caldas On Line

Marlene Sousa



Fotos da Net

António Inglês





3 comentários:

Maria disse...

Nem sabia da existência desta instituição em Caldas.
Passarei por lá quando lá for, afinal fica tão pertinho de mim...

Obrigada, António
Beijinho

aramis disse...

Meu querido amigo,
Ainda bem que conseguiste resolver todos os problemas com o teu computador. Quando acontece esse tipo de coisas é um verdadeiro susto, pois podemos perder muitos documentos importantes. Deus queira que tenhas recuperado tudo!

Quanto a esta noticia, fico bem contente com esta mais valia para ajudar a tratar as nossas crianças!
Que corra tudo bem, felicito-os e desejo as maiores felicidades!
Um grande abraço,

Anónimo disse...

António é sempre bom saber que as crianças têm quem as proteja e defenda.
Cada vez vida está mais complicada para elas.

Bom fim de semana