segunda-feira, 20 de outubro de 2008

20 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE



O 20 de Outubro foi escolhido para Dia Mundial da Osteoporose, uma doença que torna os ossos mais finos e frágeis, e que por isso facilita o aparecimento de fracturas.





O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.




Pontos fracos do esqueleto.

Coluna vertebral - Pessoas idosas podem fracturar as vértebras da coluna com frequência. A chamada corcunda de viúva é uma deformação comum e pode até levar à diminuição de tamanho do doente.

Punho - Por ser um ponto de apoio, é uma área na qual as fracturas acontecem normalmente. Os ossos sensíveis têm pouca estrutura para sustentar o peso do corpo quando cai.

Quadril - As fracturas de bacia são difíceis de cicatrizar e podem levar à invalidez. Estudos mostram que em torno de 50% dos que fracturam o quadril não conseguem mais andar sozinhos.

Fémur - Também muito comum entre os que desenvolvem a doença. É frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente depois dos 65 anos. A recuperação costuma ser lenta.





Sintomas

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fracturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.





Prevenção

Fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados;

Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolos e repolho), camarão, salmão e ostras.

A reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose.






QUEM TEM MAIS RISCO DE DESENVOLVER A DOENÇA

  • Mulheres
  • Pessoas de raça branca
  • Fumantes
  • Os que consomem álcool ou café em excesso
  • Diabéticos
  • Os que se exercitam e excesso





Texto baseado em textos da Wikipédia / Fotos da Net


Pela sua saúde, faça exercício físico !


António Inglês


7 comentários:

Maria disse...

Um post muito oportuno, com informação que temos mas que vamos esquecendo....
Nem sabia que hoje era o dia da osteoporose. Obrigada

Um beijinho, António

São disse...

Fizeste bem em dar toda esta informação sobre uma doença que atinge mais as mulheres, amigo.


Convido-te para passeares na civilização maia- parte 1, que está no SÃO.

Um abraço grande . Tonico.

Geo Schumacher disse...

Seus posts tem sempre um cunho social, acho isso muito importante. Minha mãe, que está na menopausa, sofre com dores na coluna, ela, particularmente, não tem a osteoporose, mas tenho outros familiares que sofrem da doença, e sofrem muito. Por isso a melhor forma é a conscientização e prevenção, de outra forma, sofreremos as consequências de nossa omissão.

Infelizmente, com vida corrida, estamos ficando cada vez mais sendentários, e cada vez menos cuidadosos com a saúde, mas somente a informação e a atitude podem mudar este quadro.

Mostrei sua postagens cá na empresa, estas informações são muito valiosas!!

Beijos!!

Geo

Isamar disse...

Deixo-te um beijinho e desejo-te uma boa semana.

Mariazita disse...

Passei aqui por acaso, chamou-me a atenção o título do post, e resolvi parar.
Vi vários posts e gostei, dum mdo geral.
Sobre a osteoporose considero uma iniciativa louvável trazer aqui o assunto. Muitas pessoas ignoram a gravidade da doença, e quendo dão por ela já é tarde.
Faço regularmente densiometrias, tenho tomado medicamentos a conselho médico, e consegui reduzir bastante.
É importante cuidar da nossa saúde.
Até breve.
Beijinhos
Mariazita

Anónimo disse...

E somos normalmente tão descuidados com a nossa saúde......

amigona avó e a neta princesa disse...

Que bom ler toda esta informação! Um abraço amigo...