terça-feira, 20 de maio de 2008

CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS DAS CALDAS DA RAINHA

*
O Presidente da República Portuguesa Prof. Aníbal Cavaco Silva


15 de Maio de 2008

Cavaco Silva inaugurou Centro Cultural
e de Congressos das Caldas da Rainha


Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha Dr. Fernando Costa


No passado dia 15 de Maio, as Caldas da Rainha viveu um dos dias mais marcantes da sua história. Viu inaugurado o seu Centro Cultural e de Congressos com pompa e circunstância. O Presidente da República, Professor Cavaco Silva, emprestou maior solenidade ao acto já de si importante no âmbito cultural da cidade e da região.


Grande Auditório do CCCR


O edifício que tem várias salas de espectáculo, inclui um auditório com 650 lugares e um palco de 600 m2, um dos maiores do país, e inclui ainda uma galeria de arte, que será inaugurada com a exposição “Rosto e Identidade”, com peças inéditas do Museu Colecção Berardo e da Fundação Berardo.


Carlos Mota de Mota Engil


Entre Lisboa e Figueira da Foz não existe um espaço como o CCC o que permitirá um enorme desenvolvimento cultural e até económico para o Concelho.
Está igualmente equipado com uma sala de cinema para 150 lugares e irá ter um Café Concerto que funcionará diariamente. Todo este equipamento pode ainda ser utilizado como multiusos pois quatro das salas que possui podem ser interligadas.


Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha


No CCC, poderão ter lugar variadíssimos espectáculos desde a música à opera, passando pelo cinema, teatro, conferências, congressos e workshops.
Esta obra foi custeada a 50% por fundos comunitários e os restantes 50% foram suportados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Custou 18 milhões de euros e foi um projecto da autoria do Arquitecto Ilídio Pelicano e a empresa construtora foi a Mota Engil


Bar do Auditório


O CCC está servido com um parque de estacionamento com capacidade para 350 carros.
Carlos Mota é o seu Director e Programador e José Ramalho o Director Técnico, este último ligado ao grupo Marionetas de Lisboa.
Já no dia 14 de Maio, na véspera portanto de inauguração oficial, o
CCC tinha sido inaugurado pela população que para isso foi convidada, pelo que a noite começou com a actuação de David Fonseca que teve larga assistência com especial incidência de jovens, no largo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Finda a actuação do músico português, um grupo de Gaiteiros iniciou a sua intervenção tendo conduzido a numerosa assistência na direcção do Centro Cultural e de Congressos, onde o Presidente da Câmara das Caldas, Dr. Fernando Costa proferiu um caloroso e orgulhoso discurso, endereçando a todos os presentes o convite para uma visita às instalações do CCC, logo após a sessão de fogo de artificio que foi lançada do cimo do edifício.
Teriam estado cerca de 15.000 pessoas nesta noite de Festa das Caldas da Rainha.


Café Concerto


Fica desta forma ligada ao panorama cultural português, a cidade das Caldas da Rainha que passou a ter um equipamento que fará seguramente inveja à maioria das cidades portuguesas.
Parabéns aos autarcas que tal obra conseguiram concretizar para beneficio de todos os Caldenses e não só, não obstante os inúmeros obstáculos que, segundo Fernando Costa, foram aparecendo durante a sua construção.
Contra muitas vozes discordantes a obra cá está e... recomenda-se! Restará saber como irá ser administrada.
Altiva e serena, a cidade voa segura RUMO AO FUTURO!


Maria da Conceição Pereira vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha


Dados tirados de artigo do Tinta Fresca

Fotos tiradas da Net

António Inglês

2 comentários:

Isamar disse...

Está de parabéns essa bonita cidade onde passei há muito pouco tempo e onde fui muito bem recebida.
Tudo quanto permita o enriquecimento cultural do povo não é demais.

Beijinhos mil

Maria disse...

Estes dias em que não estive por aqui andei por lá...
O espaço é imponente, esperemos que a cidade retome os bons velhos hábitos de actividade cultural que teve há muitos anos....

Beijinho, António