domingo, 20 de janeiro de 2008

SPORT LISBOA E BENFICA

*Foto tirada da Net


Propositadamente não tenho abordado o tema futebol por entender que talvez não seja o mais interessante para os amigos que me visitam, na sua grande maioria visitantes do sexo feminino, embora saiba que nos dias de hoje muitas são as senhoras que gostam do desporto rei e disso dão conhecimento público, não só manifestando a sua opinião, declarando mesmo as suas preferências clubisticas, como indo aos estádios assistir a jogos de futebol.

Este espaço pretende ser aberto aos mais variados temas, estando atento a muitos que vão aparecendo na Comunicação Social, ou na Internet e deles vai dando conhecimento sempre que, na opinião do autor deste blog, eles se mostrem oportunos e de relevo.

Aqui e ali, têm aparecido também os meus próprios textos, porque isto de manifestar-mos apenas a opinião dos outros ou as noticias dos outros, torna-se muito monótono e não augura nada de bom.

Estou “Vivinho da Silva”, tenho opinião, nunca em qualquer circunstância invadi a privacidade de alguém, nem tão pouco cometi qualquer ofensa a quem quer que seja. Como opinião é um direito que me assiste, enquanto cidadão, dela vou continuando a dar conhecimento no único sítio onde por enquanto não tem havido censura. E é neste contexto que hoje me deu na “gana” de falar do meu Benfica.

Estou muito perto de passar a estar catalogado na classe dos sexagenários, o que muito me honrará e é sinal de que cá cheguei são e salvo. Por essa razão levo já muitos anos de adepto e de”treinador de bancada” do meu Glorioso. Ao longo destes anos, muitos foram os jogadores que por ele passaram, demais infelizmente, e por cá também foram passando muitos treinadores, que não têm aquecido o lugar durante muito tempo.

Dirigentes, foram os que foram, uns piores que outros sob ponto de vista de gestão financeira claro, e mesmo na gestão desportiva, raros foram aqueles que tiveram sucesso nos últimos anos, excepção feita à actual gerência que financeiramente devolveu ao Benfica a credibilidade que outros lhe fizeram perder.

Não sou daqueles que quer vencer à custa de tudo e de todos, nem defendo, como nunca defendi, uma gestão desenfreada na compra dos melhores jogadores, porque nem sempre a classificação de melhores lhes confere depois dentro do campo o direito de assim continuarem a ser apelidados, uma vez que muitas têm sido as ocasiões em que teimam em demonstrar que afinal não serão tão bons assim, muito menos os melhores.

No meu Benfica, tem havido em minha opinião, sempre uma dificuldade enorme de perceber que o facto de sermos Benfica não tem forçosamente de nos colocar numa posição de ricos pagadores, contratando jogadores medianos pagos a peso de ouro só porque passarão a ser jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

As dificuldades financeiras, fruto de gestões desastrosas, ditaram as suas leis e até entendo que tenhamos dificuldades na aquisição daqueles jogadores que gostaríamos de ver jogar no nosso clube, mas tem faltado objectividade, liderança e sobretudo a capacidade de colocar nos departamentos certos as pessoas certas.

Dou a mão à palmatória e reconheço que dos três grandes, sendo aqueles que pelo passado, deveríamos continuar a ter o prestigio e o enorme peso, sempre que um jogador tem de se decidir por envergar a camisola deste clube, isso não acontece nos tempos que correm. Infelizmente já muitos não mostram o interesse de ingressar no clube da águia, que os últimos resultados e as muitas crises que o SLB tem atravessado, têm deixado as suas marcas negativas, e qualquer jogador de classe média/alta quer muito justamente ver correspondido nos resultados, no futebol e no prestígio o que procura.

O Sporting tem sido uma escola de formação e vai sendo viveiro de extraordinários jogadores, embora depois sinta dificuldade em conservá-los. O Porto tem tido a capacidade de saber escolher os jogadores certos, que mesmo não sendo muito conhecidos quando são adquiridos, vêm a mostrar depois, quão acertada foi a sua compra. No Benfica, ao invés, as aquisições vêm sempre rotuladas de grandes craques, capazes de gerar grandes expectativas na massa associativa e grandes resultados dentro das quatro linhas, mas a realidade tem sido, salvo raras excepções, a desilusão completa, ainda a época não vai a meio.

Treinadores têm sido mais que muitos e de cada vez que se troca, acreditamos todos que desta é que é, só que as coisas não têm sido bem assim e ao fim de escassos meses já os adeptos contestam e pedem a sua cabeça. Quando não aparecem resultados é sempre assim.

Foram as recentes afirmações feitas por José António Camacho, ilustre treinador do meu Benfica, e que li no Jornal 24Horas, que me fizeram agarrar na pena e tecer alguns comentários pois o que li não me agradou.

Não tenho capacidade para avaliar o senhor Camacho como treinador, nem o quero fazer, mas afirmar publicamente que com esta equipa não é possível vencer a liga, não lembra ao diabo. Que treinador é este, que motivação é esta que Direcção é esta?

Como se pode exigir aos jogadores seja o que for se eles se confrontam com as afirmações públicas do seu treinador que deles tem uma opinião medíocre. Então o senhor Camacho quando aceitou treinar o Benfica não sabia os jogadores que teria? Então, sendo a segunda vez que por cá passa, desconhecia as limitações financeiras do SLB? Ou tem andado enganado este tempo todo pelo senhor Luís Filipe Vieira? Ou o senhor Luís Filipe Vieira tem andado a enganar-nos a todos, prometendo grandes equipas e comprando em saldos?

Não vejo melhorias depois do despedimento de Fernando Santos, pelo contrário, o Engenheiro sabia perfeitamente bem o que queria e montou uma equipa baseada na continuação de Simão Sabrosa, escolhendo jogadores que viriam juntamente com ele, fazer a diferença. Depois tiraram-lhe o tapete. Com Camacho a situação era um facto consumado e aceitou os jogadores que lhe deram, sabendo que Simão já cá não estava.

Sinceramente, nunca me agradaram as maneiras de responder do senhor Camacho, sempre que questionado sobre questões de futebol e da equipa que treina. A sua postura sempre me pareceu a de alguém que se julga muito “lá em cima”, muito acima do valor do Sport Lisboa e Benfica e sempre com a resposta pronta na língua de que “no passa nada”, “ai que salir a ganar” e outros chavões que nada respondem que nós não saibamos, e também sempre me deixou claro que a paixão pelo clube que treina é nada ou muito pouco. Está por cá porque tem de "ganar" a vida na sua profissão, mas também se não o quiserem pode muito bem ir-se embora. E não me venham agora dizer que estou enganado, porque na sua primeira passagem pelo Benfica, tendo a massa associativa na mão, assim que lhe acenaram com a possibilidade de ir treinar o Real Madrid, a sua paixão verdadeira, foi o que se viu.

Outros treinadores passaram neste clube que se calhar também não eram adeptos do Benfica, mas de nenhum deles senti tamanha distância e indiferença entre ambos, clube e treinador. Todos sabemos que muitos antigos jogadores fazem do futebol o seu modo de vida depois de terem arrumado as botas, abraçando a carreira de treinador, e porque têm necessidade de trabalhar, têm do o fazer nos clubes que os contratam, independentemente da sua cor clubistica, e por isso devem vestir a camisola do emblema que servem. Neste caso, pela sistemática postura e pela imensa maçada que Camacho tem demonstrado ter para responder às perguntas que lhe são feitas, não me parece que seja isso que acontece.

Os jornalistas apresentam por vezes questões que me deixam igualmente “apardalado” e são capazes de repetir a mesma pergunta vezes sem conta, mudando apenas o palavreado, tiram do sério um santo, mas senhor Camacho, estas são as regras e a elas o senhor já devia estar habituado. O Glorioso tem um passado não menos importante que o seu, bem pelo contrário, por isso era altura de “baixar à terra” e perceber que está entre amigos e adeptos que só querem ver o seu Benfica a jogar e a discutir resultados, com algumas conquistas à mistura. Não será seguramente com este tipo de afirmações que alguma vez se recupere seja o que for, nem força anímica, nem motivação e muito menos a mística que durante anos o Sport Lisboa e Benfica teve.

A credibilidade, essa foi recuperada e ela se deve a Luís Filipe Vieira e seus pares, a quem tiro o meu chapéu por isso, mas meu caro Presidente, nós sócios e simpatizantes, simples apoiantes, queremos títulos, vitórias, exibições e glória. Sei que é isso também que quer e por enquanto ainda vou acreditando em si, mas manter treinadores por amizade, por favor não.

Desculpem lá isto hoje, e muitos de vós não chegarão ao fim da leitura desta minha crónica, mas tinha de ser, andava “aqui” entalada.

Já estou melhor obrigado!

José Gonçalves

20 comentários:

avelaneiraflorida disse...

AH!!!! O NOSSO GLORIOSO!!!!!
Apetecia-me sentar aqui à conversa, meu amigo!!!!

Mas subscrevo completamente as suas palavras!!!! Já não se sente nos jogadores a responsabilidade de estarem a representar um clube com TRADIÇÂO!!!! Estão em jogo os seus interesses pessoais, os montantes que auferem, a possibilidade de fazerem curriculum para serem depois "levados" por um clube da Europa!!!!
enfim, e os treinadores que têm passado pelo clube nem sempre se preocupam com os interesses da competição!!!!
Gosto muito de futebol! Cheguei a jogar alguns anos nos tempos de menina e moça!!!! ADORO o meu SLB!!!!
Mas também neste mundo me desgosta o laxismo, a corrupção, o perigo do doping, que se vai entranhando num desporto que deveria ser exemplo de fair-play e de dignidade desportiva!!!!
As paupérrimas exibições em alguns jogos, as questiúnculas entre jogadores, as jogadas de bastidores,e outras "coisas" que não sabemos...parecem ter acinzentado o brilho de um símbolo que foi grande no mundo do desporto!
Que das escolinhas do Glorioso saiam jovens talentos para o verde dos estádios e que eles sejam ainda a nossa ALEGRIA!!!
Já me alonguei...mas com o meu Glorioso não consigo parar!!!!
Bjkas, amigo José Gonçalves e SLB FOREVER!!!!

amigona avó e a neta princesa disse...

Ai Zé o nosso glorioso!!! Subscrevo tudo o que disse a avelaneira menos que gosto muito de futebol! Mas gosto do SLB! Beijocas!

Isamar disse...

E eu também ficava por aqui à conversa contigo. Concordo em traços largos com tudo quanto dizes.O teu desabafo tem toda a razão de ser e aqueles que estimam o seu clube não admitem que não se seja ambicioso em qualquer momento do campeonato. A vitória pode ser difícil, a situação na tabela classificativa pode não ser boa mas a vitória deverá ser sempre um objectivo.
Tenho saudades do tempo em que ia à luz ver jogar o Eusébio, o Coluna, o Simões,o Torres (o Bom Gigante, tão doente e tão esquecido) o Néné...e tantos outros que nos fizeram sonhar. Agora já pouco vou à Luz mas o Benfica será sempre o maior e lutar pela vitória será sempre aquilo que quero ver dos desportistas dentro do campo.
Beijinhossss

Elvira Carvalho disse...

Li, cheguei ao fim, e embora não seja benfiquista, penso que tem razão na maioria das coisas.
Um abraço e uma boa semana

António Inglês disse...

avelaneiraflorida

Pois minha amiga, o nosso Glorioso anda pelas ruas da amargura e nem jogadores, nem treinador nem dirigentes se entendem.
Como foram espectaculares outros tempos em que os nossos atletas comiam a relva e sentiam a camisola...
Infelizmente temos de continuar a viver de recordações... lamentável
Uma boa semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Amigona

Por alguma razão temos tantas afinidades, ou não?
Andamos mesmo muito mal.
É preciso ter esperança mas por este caminho continuaremos a lutar pelo segundo e terceiros lugares todos os anos.
Quando será que os nossos dirigentes perceberão que os bons futebolistas fazem as boas casas e as boas receitas...
Uma boa semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

Belos tempos esses em que "íamos" à Luz, a velha Luz minha amiga.
Nessa altura tivemos a felicidade de ter na equipa jovens que para além do valor, sentiam a camisola, hoje? Hoje pensam mas é no dinheiro esquecendo que a quem devem a sua projecção.
Depois faltam dirigentes à altura.
Isto nunca mais muda...
Um abraço e um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Foi um longo documento mas tinha de ser, eu tinha de desabafar...
Peço desculpa de a cansar mas eu até já me tinha curado.
Um abraço
José Gonçalves

São disse...

Acho que estás com toda a razão.
O futebol português anda um pouco perdido. E que o Benfica merecia um melhor presente.

Perdoa-me, mas o meu coração é verde:

VIVA O SPORTING!!

Semana bem feliz e que o teu anúncio resulte!Sinceramente!!

São disse...

Parabéns pelos prémios, extensivos a quem nomeaste.

Pela minha parte, MUITO E MUITO GRATA TE FICO POR TE TERES LEMBRADO DE MIM!!!

Abraço bem fraterno, amigo meu!

António Inglês disse...

São

Não tens de me pedir desculpa de nada. O teu Sporting não anda melhor que o meu Benfica de forma que podemos juntar-nos na amargura.
Uma boa semana
José Gonçalves

António Inglês disse...

São
Grato pelas tuas palavras e espero que tenhas levado contigo mais este porque te considero mesmo uma amiga a valer.
Espero que o meu anuncio, mais os outros todos resultem.
Um abraço
José Gonçalves

Maria disse...

Eu não teria muita "bagagem" para ficar aqui a conversar contigo. Não percebo nada de futebol. Mas sou do GLORIOSO. Nem me perguntes porquê...
Li o teu post até ao fim, claro. Como faço normalmente, embora nem sempre comente.
Não sei se o SLB precisa de nova direcção, de outro treinador ou de mais jogadores. Sei apenas que é um mundo onde a corrupção e os "apitos" de várias cores pululam e os processos não levam a lado nenhum.
Se não nos pomos a pau um dia destes nem poderemos dizer que "somos o maior", porque assim dificilmente voltaremos a ganhar o que quer que seja....

Beijos

António Inglês disse...

Bom dia Maria

Inteiramente de acordo. As cores dos apitos deram cabo do futebol e o mais grave disto tudo é que têm medo de actuar e lá vamos cantando e rindo.
Depois o "nosso" SLB vai permitindo que de dia para dia as coisas fiquem piores e como dizes e muito bem, um dia destes não ganhamos mesmo nada.
Uma boa semana
José Gonçalves

aramis disse...

Oh meu amigo, descobri que temos ainda mais uma coisa em comum : o "nosso glorioso"... Fiquei bem contente, embora soubesse já que és um homem de bom gosto e refinado, podias às vezes ter "degenerado" em matéria de futebol!
Estou inteiramente de acordo contigo, embora perceba muito pouco desta matéria... Mas uma coisa é certa, viva o nosso SLB!!!

APC disse...

Eheheheh... 'Mulher, e nem por isso do Benfica, mas cheguei ao fim, sim senhora! Porque a introdução soube sê-lo, o texto estava bem escrito, a análise franca e clara. Gosto de ler assim!
:-)

António Inglês disse...

Olá aramis

Pois é minha querida amiga, sou do Benfica desde que me conheço, por força do mesmo fervor clubista de meu pai.
Tenho um tio, irmão do meu pai, que é do Sporting, e que quando eu era pequenito me levou muitas vezes a ver o Sporting, mas nunca me convenceu.
Já tinha bom gosto em "puto".
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

apc

Fiquei sem saber afinal qual a tua côr clubista, ou até se a tens, mas isso pouco importa. Eu tinha de desabafar e foi o que fiz.
Obrigado pela visita que irei retribuir, não esta noite que estou bastante cansado mas a partir de amanhã. Volta sempre e nem precisas de bater, a porta está sempre aberta.
Um beijinho
José Gonçalves

big river disse...

Slb
Livra-te desses "gajos" ainda tás a tempo ,só os burros não mudam..O SPORTING recebe-te sempre de braços abertos (e tem que ser uns grandes braços) e ainda por cima estou lá eu , o nuno , O pedro a minha cunhada, o joão e todas as pessoas mais..... da familia.etc etc etc
Saudações leoninas para ti e para todos os amantes do desporto

António Inglês disse...

Big River

Eu até gosto do verde, mas repara que verde é a relva e essa nós pisamos e até jogam em cima dela... ehehehe...
Mas não te preocupes, vocês é que ainda estão atempo de mudar, se o não fizerem, não há problema, muita gente tem defeito e nem por isso deixa de viver à sua maneira...ehehehe...
Um abraço e porta-te bem.
José Gonçalves