segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

FESTA DE NATAL DAS CRIANÇAS DA FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO.


"A minha participação activa na organização do evento não me permitiu obter outras fotos que mostrem claramente a enchente que se fez sentir. Um novo grupo de fotos resultante de uma reportagem feita propositadamente permitir-me-á dar-vos mais adiante uma imagem real desta Festa".

Sob o signo da concórdia e da solidariedade, decorreu no passado domingo, dia 16 de Dezembro, no Pavilhão Gimno-Desportivo de São Martinho do Porto, a Festa de Natal das crianças da Freguesia.


Marcada para as 15h30m, ainda não eram 14h e já algumas famílias se concentravam aos portões do Gimno-Desportivo. Perto das 15h o exterior era já palco de muitas brincadeiras, misturadas com tentativas de entrada sempre que a oportunidade surgia .

Pelas 15h 30m, abriram-se finalmente as portas do recinto e foi ver um mar de gente entrando ordeiramente e em fila indiana, cumprindo assim os pedidos da organização pois era necessário que todos se registassem, confirmando a presença e obtendo uma senha que daria à garotada a possibilidade de levantar o seu brinquedo e um pequeno lanche.

Das mãos de um Pai Natal sentado na sua poltrona natalícia, os miúdos não perderam a ocasião de uma foto ao colo daquele por quem sonham nesta época do ano.

Como nenhum falhou neste propósito, ou melhor, poucos fizeram o seu choro perante a figura do “velhinho de barbas”, a entrada fez-se a um ritmo lento mas delicioso.

Depois foi vê-los espalhados pelo Pavilhão, em loucas correrias brincando com as palhaças ou saltando no insuflável que estava estrategicamente localizado no extremo do recinto.

Nos ateliers formaram-se filas que chegaram a demorar duas horas, no intuito dos pais verem os seus rebentos de cara pintada por três palhaças que não se cansaram de os satisfazer. Num outro local, um outro atelier de pintura, desta vez mural, fez a imaginação da pequenada saltar para o painel que ficou completamente coberto de pinceladas religiosamente colocadas de forma indefinida ou até desejando um bom natal ou escrevendo o seu próprio nome.

Num outro canto do pavilhão, um novo atelier de dança Hip-Hop fez a criançada mostrar os seus dotes de dançarinos que nos deixaram a certeza de que é de pequenino que melhor se aprende. Nalguns casos, ficou claro que dançar está dentro de cada um tais as habilidades patenteadas e há coisas que não se aprendem, nascem com cada um.

Durante a tarde, o Presidente da Junta de Freguesia, Comandante Antunes Pereira, o líder da oposição, Dr. Ernesto Feliciano e um representante da mesa da Assembleia de Freguesia, Lurdes Agostinho, usaram da palavra desejando a todos os presentes um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano cheio de coisas boas para todos.

Em cima do palco, outras duas palhaças enchiam balões e com eles faziam os mais variados bonecos que alegraram muitos dos garotos que se apinhavam na sua frente esperando levar para casa mais uma recordação do que esteve a acontecer em toda aquela tarde.

Veio então a hora do espectáculo em palco e todos as palhacinhas e um duende ofereceram a todos um animado teatrinho onde a interacção entre a miudagem, os adultos e os artistas foi uma constante.

No fim da tarde e já com a luz artificial, porque a noite cai rápido nesta altura do ano, um espectáculo de Magia encerrou um memorável acontecimento de franco convívio, muita paz, amizade, fraternidade e espírito natalício, deixando as crianças que teimosamente resistiram até ao fim, de olhos abertos e saltitantes.

Cerca de 800 pessoas estiveram presentes neste evento, das quais 300 foram crianças, na sua maioria de idades compreendidas entre um e os onze anos. A organização saiu feliz e de coração cheio pois como primeira iniciativa do género foi um verdadeiro sucesso.

Este evento foi uma iniciativa dos membros da oposição na Assembleia de Freguesia mas desde logo teve o apoio e a colaboração activa do executivo da Junta que tudo fez para que se conseguíssem atingir os objectivos propostos.

Os armazéns DeBORLA de Porto de Mós, o restaurante Farol em São Martinho do Porto e os Supermercados Frescos também de São Martinho do Porto deram o seu contributo que se mostrou fundamental para a concretização da Festa.

Foi desta maneira brilhante que este evento encerrou, ficando no ar o desejo de que no próximo ano se repita.

José Gonçalves


12 comentários:

Branca disse...

Belo trabalho José!
As crianças merecem tudo.
Estas fotos já nos aguçam o apetite para ver a tal reportagem mais completa.
Agora, depois da alegria do dever cumprido, espero que tenhas mais um pouquinho de tempo e que descanses.
Um abraço

António Inglês disse...

Brancamar

Foi mesmo uma Festa de Natal memorável. Ficará na memória de todos e perdurará no tempo estou certo.
Na cabecita daqueles miúdos todos ficaram imagens que jamais esquecerão.
Quem como eu viu as caritas de todos eles sabe que eles não irão esquecer tão depressa.
Um beijinho e uma boa noite, ou o que resta dela.
José Gonçalves

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

Tinha a certeza que SERIA UMA FESTA LINDA...mesmo antes de ver estas fotos e sentir as suas emocionadas palavras!!!!
Quem a tinha preparado...FÊ-LA COM O CORAÇÃO!!!!!!
O RESULTADO NÂO PODERIA SER OUTRO!!!!
Um bom descanso, agora, para TODOS!!! A memória desses meninos não se apagará!!!
Bem HAJAM!!!!
Bjkas, AMIGO JOSÈ GONÇALVES!!!!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

Passei por aqui e gostei. É tão bom ver PESSOAS VIVAS!

Desejo-lhe Boas festas!

Isamar disse...

Parabéns, Amigo! Foi a concretização de um sonho tal como o havias planeado. O homem sonha, Deus quer, a obra nasce. E assim foi. Claro que para além deste sonho de Natal , houve muitoooooo trabalho da tua parte.Mas quando a vontade é grande como foi a tua não há obstáculos que nos demovam da concretização daquilo que nos propusemos fazer. Deves estar exausto, dada a grandiosidade do evento, ainda que outros se te tenham juntado desde a primeira hora , e aqui deixo os parabéns para o Ernesto Feliciano, que te apoiou incondicionalmente e cujo rosto demonstra a alegria sentida.
AS crianças de S. Martinho , o verdadeiro destinatário desta festa, jamais esquecerão aquela tarde de magia com Pai Natal, prendinhas, lanche, correrias, saltos, gargalhadas, abraços, beijos.....
Bem hajas por tudo isso e pela tua capacidade de entrega a causas tão meritórias como esta.
E o melhor do mundo não são as crianças? Então estás uma vez mais de parabéns!
Continua, amigão!
Beijinhosssss

Bom Natal para todos vós

vieira calado disse...

Meu caro:
Estimo que seja óptima a sua estada por aqui.
Agradeço e retribuo os seus votos de Festas Felizes.
Um abraço.

São disse...

Que Deus te abençoe e a quem proporcionou estas felizes horas a crianças e, também, a adultos!
O meu carinho para ti, amigo!

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida

Foi uma Festa bem conseguída e quem a fez fez efectivamente com o coração.
E não vão ser só elas, as crianças, a não esquecer os momentos que se viveram neste domingo.
Também nós que nela nos envolvemos, dificilmente nos olvidaremos das caritas daqueles "putos" todos de olhos esbugalhados perante o "velhinho das barbas brancas" que lhes oferecia o colo, uma prendinha e um lanchinho. Depois uma foto para recordação e finalmente partiam à descoberta de muitas outras actividades espalhadas pelo pavilhão.
Foram momentos que eu particularmente jamais poderei esquecer.
Deixo-lhe um abraço de amizade.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Boa noite amigo méon

Agradeço-lhe a visita a este meu espaço, dizendo-lhe que se se sentir bem volte quando quiser pois a porta está aberta. Nem precisa bater, é só entrar.
Desejo-lhe Boas Festas também para si.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Sophiamar

Ficará registada na história e na memória de São Martinho do Porto uma Festa que uniu todos sem distinção de classes ou credos.
Foram as crianças que a isso deram origem, e é com elas que os adultos aprendem a viver em comunidade sem maldade mas com muito amor e amizade.
Foram momentos admiráveis que nos marcaram a todos nós que nos envolvemos na sua organização.
Esta Festa, sempre bailou na minha cabeça e agora, encontrados que estavam os parceiros ideais para a sua concretização, foi só pô-la em marcha.
Muitos se aliaram a nós e contribuíram para que a levasse-mos a bom porto. Foi conseguída e as caritas de toda aquela miudagem disso foi testemunho.
Obrigado pelas tuas palavras.
Deixo-te um grande beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Vieira Calado

Obrigado pelos seus votos de Boas Festas e reenvio-lhe em dobro tudo o que me deseja.
Que este Natal seja passado em família e em Paz, e que o Novo Ano que se aproxima lhe traga tudo de bom.
Espero passar um Natal excelente aí no Algarve perto das netas, da filha, do genro, da mulher e do filho mais novo.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá São

Obrigado pelas tuas palavras. Foram realmente momentos de eleição que iremos recordar durante muito tempo, pelo menos até à próxima, pois agora que aprendemos queremos repetir.
Um beijinho
José Gonçalves