sábado, 22 de dezembro de 2007

AS ESTRELAS TAMBÉM MUDAM DE LUGAR


Os hábitos vão-se perdendo, e o facto de este ano o Natal ser passado em casa dos filhos, prova que as tradições já não são o que eram. Isto porque sempre me habituei a que o Natal fosse passado em casa dos pais.
E tem sido sempre assim, a nossa casa substituiu de certa forma a casa de meus pais e foi aqui durante uns bons anos que a consoada se celebrou.
Mas os filhos crescem, ganham asas e voam. Deixam o ninho onde sempre se têm acolhido e procuram fazer o seu. É a lei da vida e ainda bem quando o conseguem porque é sinal de que também eles começaram a encontrar o seu próprio caminho.

Cada um faz-se a ela, e se muitos não conseguem, outros há que lá vão conseguindo encontrar forma de também eles irem criando as suas raízes para que um dia, as suas casas se tornem no cenário normal do Natal. Foi assim com os meus pais, tem sido assim comigo e será no futuro assim com eles.
E os costumes começaram este ano a inverter-se para nós. Passámos o testemunho e lá vamos agora de malas feitas passar a consoada em casa dos filhos.
Por esta razão, esta vai ser a última postagem feita uma hora antes de partir para Lagoa.

Durante um bom par de dias irei estar ausente deste espaço que me tem servido de companheiro nos últimos meses, um bom amigo que encontrou forma de me cativar e me trouxe a alegria de encontrar tão bons amigos. Parto já com saudades e nem sequer ainda pus as malas no carro. Um até breve vos deixo, na esperança de voltar a encontrar-vos mais ricos, e com tantas saudades como as que levo comigo.
Assim, não estarei por cá no dia 25 de Dezembro, e porque o Natal nos trás o nascimento de Jesus, a árvore de Natal, o Presépio, as prendas, os Reis Magos, a estrela que lhes iluminou o caminho, e tantas outras coisas, e porque falei em estrela, não posso deixar passar em claro uma outra, que enquanto esteve entre nós tanto brilhou e que hoje, não estando já no mundo dos vivos é prova de que as estrelas mudam de lugar e continuam brilhando.

25 de Dezembro de 1977 em Vevey na Suíça em consequência de um derrame cerebral,
morre Charles Chaplin com 88 anos de idade. Foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça. Três meses depois, em 3 de Março de 1978, ladrões invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo numa sórdida tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-Sur-Vevey. Mas como medida de precaução, a família mandou construir dentro do túmulo, por sobre o compartimento do caixão, uma espécie de tampão de concreto espesso de 6 pés de largura pesando quase 400 quilos para evitar que o corpo pudesse ser novamente roubado. Há uma famosa estátua de Chaplin em Vevey.

Nasceu em Walworth, Londres e era filho de Charles e Hannah Harriette Hill, ambos animadores do Music Hall, que se separaram-se logo após seu nascimento, deixando-o aos cuidados de sua mãe cada vez mais instável emocionalmente. Em 1896, ela ficou desempregada e não conseguia encontrar outro emprego; Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney tinham de ser deixados em uma casa de trabalho em Lambeth, mudando-se após várias semanas para a Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas. Seu pai faleceu com problemas de vício em bebida quando Charlie estava com 12 anos de idade, e sua mãe ficou com sérios problemas mentais e mais tarde foi admitida no Asilo Cane Hill próximo a Croydon. Ela faleceu em 1928.

Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos, em 1894, quando representou no Music Hall diante de sua mãe, que lhe ensinou a cantar e representar. Ainda criança ele esteve de cama por duas semanas devido a uma séria doença quando, à noite, sua mãe sentava-se na janela e representava o que acontecia fora de casa. Em 1900, com 11 anos, ele conseguiu com a ajuda do irmão o papel cômico do gato em uma pantomima, Cinderela no "London Hippodrome".

O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com som. Foi, também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que se reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu que é cruelmente perseguido pelos nazistas. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes (segundo registros de seu cinema particular). Após o descobrimento do Holocausto, Charlie informou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme se soubesse da extensão do problema.

O posicionamento político de Chaplin sempre pendeu para a esquerda. Vários de seus filmes seguiram essa tendência, principalmente Tempos Modernos (Modern Times, 1936), que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.

Chaplin viajou para a Inglaterra em 1952, mas seu retorno aos EUA foi proibido pelo Serviço de Imigração, devido a acusações de "atividades não-estadunidensens", na época do macarthismo. Foi um processo encabeçado por J. Edgar Hoover. Charlie decidiu-se então por permanecer na Europa, escolhendo morar na Suíça.


Por seu talento e alta inventividade além do domínio de todas as fases de confecção de filmes, Charlie Chaplin é reconhecido como um dos gênios da sua época.
Deixo-vos durantes estes dias a recordação daquele que fez de nós os maiores sonhadores do universo. Charlie Chaplin.
José Gonçalves

54 comentários:

Isamar disse...

Um belíssimo post de Natal. As estrelas mudaram-se para o Sul. Foi mesmo toda a constelação que mudou de firmamento. Aqui , o sol começa a romper por entre as nuvens, timidamente, e espero uma tarde de passeio. Quanto à outra estrela que evocas, merece a homenagem que lhe dedicas. Muito bem feita. Com as palavras que tanto de ti dizem. Hoje,recebi uma notícia que me deixou feliz. A Amigona está com a sua princesa e chegou o filho , do meio, de Londres. A felicidade dos amigos é a minha também. E não digo isto para parecer boazinha, como sabes muito bem, amor, carinho e mais algumas coisas boas não me faltam. Graças a Deus e aos que fazem o favor de ser meus amigos. E amigas.
O Algarve vai receber-te com sol. Tu mereces, Amigão.
Beijinhosssss

Um Santo e FEliz Natal

aramis disse...

Querido Amigo José Gonçalves,
Desculpa mas mais uma vez peço para passares pelo Aramis e me dares uma ajuda na divulgação!
Desejo que toda a vossa Familia passe um Santo Natal com muita Paz e Amor. Muitos beijinhos para os que conheço, em especial, claro está o meu querido "trio maravilha"!!!

Elvira Carvalho disse...

Sempre adorei o Chaplin não só pelo grande actor que foi, mas também porque era muito parecido com o meu pai. Ou vice-versa.
Um grande abraço e um Santo Natal, na companhia da esposa, filhos, netos e demais amigos.
Tudo de bom para vós

avelaneiraflorida disse...

Amigo José Gonçalves,

que a família se encontre...SEMPRE!!! Não importa o lugar desde que possam estar!!!!
Isso é que mantém a tradição.Mas faz avivar o amor e a ligação afectiva entre todos os seus membros!
QUE SEJAM FELIZES DIAS PARA TODOS VóS!

Quanto a CC...Homenagem Linda!!!!
O "trapalhão" que sempre nos fará sonhar!!!!
"BRIGADOS" por este post!!!!!
Bjkas, AMIGO!!!!!

Isamar disse...

Eu vou passando e deixando uma estrelinha de amizade. Ah, se o Homem quisesse, talvez pudesse fazer um mundo repleto de Alegria, Paz, Amor, Solidariedade...
Em tempo de Natividade deixo aqui um cabaz de Amizade.

Beijinhos mil para todos vós.

São disse...

Meu amigo, que o teu Natal e o da tua família seja aquele que vive nos vossos corações ...e que 2008 concretize os vosssos sonhos !
Regressa depressa e bem!
Um abraço muito grande!
Que o Grande Espírito esteja sempre presente nas nossas vidas!

Branca disse...

José,
Vim cá em primeiro lugar para te desejar um Feliz e Santo Natal. Fiquei a pensar se estarias no computador, pois pareceu-me ter lido há dias que ias para casa da filha no Algarve, voltei para tràs para vir mais tarde e afinal tu estavas ao mesmo tempo a escrever no meu espaço, isto é o que se chama pensamento simultâneo.
Agradeço do fundo do coração todos os teus desejos.
A minha filha agora anda bem e controlada, apesar de a sua doença ser crónica e a minha mãe a recuperar bem.Claro que tenho o tempo mais ocupado, por isso é que só há pouco cheguei aqui.Ainda andei à noite a fazer uma compra que me faltava.
Agora quero desejar-te Um Natal muito, muito bom, como mereces, junto da família e eu vou dar graças a Deus por todos os amigos que me mimam muito, os que já tinha antes e os que conheço agora na blogosfera.
Um grande abraço
Da sempre amiga
Branca

Branca disse...

José,
depois de feitos os meus votos amigos de um Santo Natal para ti e tua família, mais logo volto para ler o teu texto.
Beijinhos

Isamar disse...

Venho agradecer a tua disponibilidade e amizade para comigo. Que a vossa Consoada seja recheada com a alegria das netas, o amor dos vossos corações, a alegria dos vossos espíritos.

Bem hajam!

Boa Consoada! Um harmonioso convívio.

Elvira Carvalho disse...

___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade★...Humildade
__________Confraternização★..Pureza
_________Amizade★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.-
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•...“


Um Santo Natal

Branca disse...

Como prometi, José,voltei ainda hoje e li toda a história de Charles Chaplin, um ser que muito admiro. Têem-me chegado textos dele que desconhecia e são de uma humanidade e sabedoria fantásticas.
Foi bom que o recordasses aqui. Desconhecia a data do seu falecimento e as peripécias do roubo do seu corpo.
Espero que depois do teu regresso nos tragas uma das tuas belas crónicas de viagem.
Mais uma vez, beijinhos para ti e todos aí em casa de tua filha.
Branca

Carminda Pinho disse...

Pois é meu amigo,
a vida não pára. Os filhos fazem aquilo que nós já fizemos e isso, é um bom sinal.:)
Que a vossa noite de Natal seja vivida com toda a intensidade, com Paz e Amor.

Beijinhos

Flor de Tília disse...

É noite de magia
Assim nos habituaram
Aqueles que nos criaram
E nesta fantasia vivendo
Dia a dia fomos crescendo
E constatámos afinal
Que o sonho era irreal

Havia pobres meninos
Mendigos cheios de fome
Mulheres abandonadas
Homens na solidão
E acabou-se a ilusão

Esta noite vou p`ra rua
Olhar lá no alto a lua
Bem cheia por sinal
E aquilo que pedir
Vai ser universal

Falta ao mundo a Paz
Aumentou a solidão
E tanta falta faz
Neste mundo a União

Abraço fraterno

São disse...

QUE O GRANDE ESPÍRITO TE GUARDE E A QUEM TE ESTIMA, AGORA E SEMPRE!
Abraço fraterno!!!

aramis disse...

Meu querido Amigo,
Nesta noite tão especial, não podia deixar de entrar pela tua porta a dentro...
Santo Natal com muita Paz e Amor para todos voçês! Muitos beijinhos para os meus queridos amigos António, Lidia e Pedro. Na Missa do Galo, estarão no meu coração e pedirei ao Jesus Menino que vos abençoe e acompanhe sempre.

Isamar disse...

A estrela d`Alba ainda raia no céu,o dia vem alvorecendo e eu, como sempre, madruguei. Hoje, venho desejar-te um bom dia de Natal. Aqui a Consoada foi excelente. A sobrinha neta encarregou-se de fazer a festa. Depois , os adultos cantaram. De Zeca Afonso, a Jorge Palma, passando por Tristão da Silva, Francisco José, Roberto Carlos... e foi até às duas. Levantei-me às seis, como de costume.
Espero que aí tenha havido grande harmonia familiar. Não há dúvida que o Natal é nascimento e as crianças fazem a Festa.
Mil beijinhos para todos vós.
Isabel

São disse...

BOM dia de Natal!

Isamar disse...

O Natal está de saída. Não deixemos que com ele partam a magia,a solidariedade, a amizade que o envolvem. Agarremo-las para o ano inteiro. Beijinhos

Belisa disse...

OLá

Espero que tenha sido um Bom Natal!
Desejo muita saúde e felicidades!

amigona avó e a neta princesa disse...

Um bom dia para ti meu amigo e que esta quadra,mesmo diferente, seja de felicidade...beijo...

Menina do Rio disse...

Agradeço o carinho e peço desculpas pela ausencia, mas meu PC queimou a placa; acho que não fui uma boa Menina este ano, rs... Vou ficar uns dias sem pc e queria desejar um Ano Novo cheio de amor, saude e felicidades. Tão logo possa eu volto!
Beijinhos

Branca disse...

José,
Passei por aqui para ver se via notícias novas. Vejo que ainda deves andar a gozar as delícas de um Natal passado em terras mais quentes que estas aqui a Norte.Espero que tenhas aproveitado bem a alegria de vsitar a filha, de estar com toda a família e regresses com novidades, que nós já estamos com saudade.
Beijinho

Elvira Carvalho disse...

Que tenha tido um óptimo Natal, e que 2008 seja um excelente ano.
Um abraço

Isamar disse...

Uma amiga de há mais de trinta anos partiu. O regresso ao trabalho vai ser doloroso. Mas é assim a vida. Teremos de caminhar.

Mas lá que dói é verdade. E muito!

Bom Ano Novo! Que todos os teus desejos se confirmem.

Beijinhosssssssss

Branca disse...

José,
Não estou habituada a este silêncio. Espero que estejas apenas de féras e que tudo esteja bem.
Um abraço.

Menina do Rio disse...

Estou sem PC estes dias; por isso deixo meus votos de um Ano cheio de glórias e muito amor.
Assim que puder eu volto pra te ler
Fica bem com um beijinho meu

Liz / Falando de tudo! disse...

Nunca é tarde para se dizer:
"Felicidades neste Ano que esta chegando", que a vida continue te presenteando com coisas boas. Muita paz, Saude e Amor, são meus sinceros votos!
Liz

António Inglês disse...

Olá Sophiamar

Cá estou de novo, embora ainda combalido pelas saudades que deixei lá por cima pelo meu Minho.
O Natal aí por baixo, pelos teus Algarves, foi absolutamente fora do comum, pelo menos para nós, pois creio foi a primeira vez que passámos a quadra com tanto calor.
Claro que não era Verão, mas andei em mangas de camisa e vi muita gente de calções e T-Shirt.
Sei que a Amigona teve com ela a sua menina dos olhos e isso deixou-me igualmente satisfeito.
Quanto à passagem de ano, como deves imaginar foi qualquer coisa que mais tarde contarei.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Aramis

Minha querida amiga, mais uma vez creio foi tarde pois só agora aqui cheguei.
Espero que te tenha corrido tudo bem. Tu mereces.
Beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Espero que o Natal e o Ano Novo vos tenha sido abençoado que tudo de bom desça sobre a vossa casa.
Um grande abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Avelaneiraflorida
Amiga, que este 2008 esteja a ser o que sempre sonhou junto de todos os seus.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophia

Estou a apanhar o teu cabaz cheio de amizade e certamente que já recebes-te o meu.
Assim espero
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá São

Cá estou de regresso com muita pena minha pois teria gostado de ficar por lá. Infelizmente ainda não poder ser. Um dia será.
Espero que o teu 2008, esteja a ser o que sempre desejas-te e que tudo de bom aconteça na tua vida e de todos os que te rodeiam.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Branca
Amiga, já o Natal vai longe e o Ano Novo chegou e só agora te respondo.
Não leves a mal mas estes dias foram complicados de muito movimento de Sul a Norte do País.
Realmente o Natal foi passado no Algarve e a Passagem de Ano no Minho por isso não deu para vir aqui falar convosco.
Espero que o Novo Ano te traga tudo de bom para ti, para todos os teus, em especial para a mãe e para a filha e que os vossos sonhos se realizem...TODOS!!! com muita saúde.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Brancamar

Obrigado pelas tuas palavras e pelos teus votos.
Um grande beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

Tu mereces a amizade sempre, pois acredito que a tens também para comigo.
Por isso, entre amigos de verdade, não necessitamos de agradecer uns aos outros porque estamos e estaremos sempre cá.
Um grande beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Elvira

Agradeço-lhe a linda árvore de natal que me envia e que não sei fazer, mas um dia aprendo.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Branca

Charlie Chaplin foi um soberbo actor que me fez sonhar e fez com as minhas ilusões de infância vagassem pelas nuvens muitas vezes...
Um grande beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Carminda Pinho

Amiga que este ano de 2008, esteja a ser o confirmar de todos os seus sonhos e de todos os seus.
Só agora pude vir até à net, pois tenho estado fora.
Irei muito em breve visitá-la no seu cantinho.
Um abraço
José Gonçalves

António Inglês disse...

Maria Luar

Agradeço-lhe o belo poema de solidariedade que me deixou.
É verdade que muitos não têm o Natal que mereciam e que o Mundo teima em não acertar o passo com os povos.
A ambição do homem é o grande obstáculo. Se o homem quisesse...
Irei visitá-la em breve prometo-lhe e obrigado pela sua visita.
José Gonçalves

António Inglês disse...

São
Que as tuas palavras se reflictam também na tua vida e de todos os teus.
Um beijinho amigo
José Gonçalves

António Inglês disse...

Aramis

Entra sempre que entenderes.
Sei que estamos no teu coração, como sabes que tu também estás nos nossos.
Que este 2008 venha trazer-te paz, amor, solidariedade, harmonia, saúde e algum dinheiro... que faz falta.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Isabel

Amiga minha, o meu Natal foi muito bom entre aquelas duas loiras traquinas e o resto da família, embora não tenha podido este ano juntar todos como teria gostado.
Mas, um novo ciclo começou e não devemos para o tempo.
Contar-te-ei mais à frente como se passaram os dias natalícios e o ano novo. Tudo 5 estrelas.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

São

Bom 2008!
Beijinhos
José Gonçalves

António Inglês disse...

Sophiamar

Acho que agarrei essa solidariedade, essa harmonia e essa amizade de que falas que costumam ser minhas companheiras ao longo do ano.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Belisa

O Natal foi bom e o Ano Novo ainda melhor. Espero que os seus também tenham corrido bem e que o 2008 lhe traga tudo de bom.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Amigona

Sei que tudo se recompôs durante a quadra festiva e estejas realmente bem.
Espero que o 2008 traga tudo de bom para todos vós.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Menina do Rio

Não tem de pedir desculpa. Os amigos entram em nossas vidas e dificilmente saem. Por isso não se preocupe. Que 2008 seja melhor que o 2007 com muita saúde, paz, amor e solidariedade.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Branca

Cheguei hoje mesmo do meu Minho e a partir de amanhã começarei a por tudo isto na ordem.
Realmente os meus amigos e a migas não se esqueceram de mim e eu sinto-me sinceramente honrado e orgulhoso.
Estou pois de volta.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Elvira

Tudo de bom para si e para os seus.
José Gonçalves

António Inglês disse...

Isabel

Nem sei o que te diga. Partidas são sempre penosas e muito mais em alturas como as que atravessámos.
Que encontres força para continuar sempre em frente.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Branca

Obrigado minha amiga pela preocupação mas estive primeiro no Algarve e depois fui para o Minho de onde regressei hoje dia 3 de Janeiro.
Estou a por tudo em ordem para começar a visitar os amigos.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Menina do rio

Espero que o 2008 aí pelo Brasil esteja a ser a confirmação de teus sonhos. A partir de amanhã irei visitar os meus amigos todos pois tenho estado ausente também. Não te preocupes com as tuas ausências.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Lylilin

Agradeço-lhe a sua visita ao meu cantinho e breve a visitarei.
Não leve a mal não ter respondido mais cedo mas estive fora de casa e não foi possível entrar na net. Passei Natal e fim de ano fora de casa e por isso só agora vi seu comentário.
Um beijinho
José Gonçalves