quarta-feira, 4 de julho de 2007

TERTÚLIA DE BEM DIZER SÃO MARTINHO DO PORTO

Tertúlia em São Martinho


CONVITE


Um grupo de amigos e residentes de São Martinho do Porto, entendeu constituir a “ TERTÚLIA DE BEM DIZER “ onde todos sem excepção poderão debater temas e ideias numa franca e amena cavaqueira, reavivando os saudáveis serões de café onde os amigos antigamente se reuniam à volta da “bica”, prática infelizmente em desuso nos nossos dias.
.
A primeira reunião da “Tertulia de Bem Dizer” terá lugar no próximo dia 20 de Julho de 2007 , pelas 21 horas, no café BOÉMIA na marginal de São Martinho do Porto.
.
Desta forma, todos estão convidados a participar nesta primeira sessão da Tertúlia.
.
.
TEMA DO 1º ENCONTRO
A juventude e seu futuro em São Martinho do Porto

Do blog São-Martinho-do-Porto do Dr. Ernesto Feliciano retirei este convite para todos aqueles que se interessam verdadeiramente por São Martinho do Porto


9 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo

Gostei de ver o seu blog e gostei de saber da Tertúlia de Bem Dizer que quis divulgar. Um amigo já me tinha falado desta iniciativa, que acho interessante e de louvar. Todos estamos habituados a conversas formais muito organizadas, com palestrantes muito especializados, mas depois a linguagem erudita acaba por não ser entendida pelo público alvo. Esse é o grande problema dos eruditos, usarem uma linguagem muito técnica pensando que isso lhes dá valor e prestigio, quando isso apenas revela que a sua incapacidade de saberem comunicar que deveria ser a sua principal preocupação.
Pior é que por vezes usam tão mal a linguagem erudita que deixam escapar muita ignorância.

Sendo este um debate entre locais, sem especialistas e pretendendo ser uma conversa informal entre que sente o pulsar local torna-se um pensar colectivo sobre a nossa realidade local. Acho que vai fluir o espirito e a alma de são Martinho. Pensando em conjunto estaremos a exprimir o mais intimo da nossa terra. Logo acho uma metedologia muito valiosa.

Depois é extraordinário juntar as pessoas no café à volta da mesa, para pensarem alto. Somos uma sociedade que vive e não pensa. Esta iniciativa tem consigo o mérito de levar as pessoas a pensarem.

Quanto ao tema, também ele é relevante. Debater os problemas dos jovens e olhar para o futuro. Mas o futuro não é aquilo que há-de vir a seguir, o mero acaso, o futuro para ser futuro tem que ser construido. Falar dos jovens e de S.Martinho não é falar do que se tem, mas, terá que ser sobretudo falar do que se quer ter, para que S. Martinho possa continuar a ser uma terra de jovens.

Por isso meu caro amigo, os organizadores estão de parabens, mas também o seu blog fica de parabens por ajudar a divulgar esta nobre causa do pensar colectivo que será a forma mais util de construir um futuro participado.

Um abraço

António Inglês disse...

Amigo Joaquim Marques

Fico muito honrado com a sua visita a este simples e nada erudito cantinho ou o que lhe queira chamar.
Realmente, esta organização quer juntar as pessoas à volta de um café e deixar que as pessoas se conheçam mais e trocam ideias e experiências que seguramente virão trazer mais valia a São Martinho do Porto.
Espero, esperamos todos que possa estar entre nós neste dia.
Um abraço e espero igualmente vê-lo mais vezes por aqui.
José Gonçalves

Anónimo disse...

Amigo José Gonçalves,

Conforme já tive oportunidade de dizer, acho optimo a concretização do
que começou por ser uma simples ideia!
Acredito que vai ser bastante interessante...
Beijinhos

António Inglês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Obrigado pela divulgação deste nosso evento.

Pelo que tenho verificado, e pelos comentários que me têm feito, penso que a tertúlia terá a participação de muita gente.

Assim espero, pois São Martinho precisa.

Um abraço.

António Inglês disse...

Amiga aramis


Como vês o homem sonha e a obra nasce.
Esperamos ver-te neste dia 20 carregadinha de ideias.
Um beijinho
José Gonçalves

António Inglês disse...

Olá Ernesto

Efectivamente tenho recebido inúmeros votos de parabéns pela iniciativa e fico com a sensação de que muita gente estaria à espera de qualquer coisa no género.
Ainda bem.
Para além de tudo o mais, fico a saber que a nossa imprensa (leia-se da região) está atenta e publicita iniciativas que visam recuperar os bons e tradicionais usos e costumes do nosso povo.
A forma como todos nós encaramos a vida e a levamos a correr, obrigou-nos a abandonar uma das mais salutares regras da sociedade, o viver em comunidade.
Talvez por isso, o homem tem mais conflitos, até consigo próprio, porque desaprendeu a conviver, a conversar, a olhar o vizinho como um amigo.
É neste contexto que esta ideia surgiu, reactivar o tal costume antigo da velha "bica" bebida entre amigos, alguns mesmo feitos no local por força do hábito de o fazermos normalmente no mesmo café.
Lembro com saudade, as reuniões que meus pais faziam em Lisboa em volta de uma mesa da já extinta "Pastelaria Capri", no centro da cidade e bem pertinho da Praça de Londres. Velhos e bons tempos.
Espero sinceramente que esta Tertúlia tenha uma longa vida e traga a São Martinho do Porto os bons hábitos de viver em comunidade e sã convivência sem que olhemos de soslaio o vizinho na dúvida de quem será ou que pretenderá.
Com virtudes e com defeitos todos nós somos feitos, por isso estou seguro que mais uma vez a nossa terra irá dar um novo exemplo de vitalidade e do qual nos possamos orgulhar num futuro. Nós e os nossos filhos que também são bem vindos, até porque o 1º tema andará à volta deles.
Um abraço
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Espero também que esta iniciativa dure por muito tempo, e que marque positivamente a nossa freguesia.

Anónimo disse...

Muito boa tarde...enfim,acho que vim ao sitio certo...é o seguinte, eu tou a tentar preparar uma surpreza á minha namorada,e gostava de saber de um restaurante agradavel e com vista para o mar... é para dezembro...gostaria de saber se alguem me podia ajudar a escolher um...eu andei a pesquisar na net,mas pouca coisa encontrei...nao tinha fotos do restaurante,portanto nao consegui ter a certeza se tinham vista para o mar ou nao...agradecia se alguem me pudésse ajudar..desde ja agradeço e muito boa tarde!

Agradecia que me respondessem para: baixinho_cne@hotmail.com