sábado, 7 de julho de 2007




ESTE SONHO ANDOU DURANTE MESES NOS CORAÇÕES DOS ALCOBACENSES

NO DIA 07 do 07 de 2007 TORNOU-SE REALIDADE

Independentemente do dinheiro gasto, creio que o peito dos Alcobacenses se encheu de orgulho ao ver a sua jóia da coroa eleita entre as sete maravilhas de Portugal tendo tido a honra de ser a primeira maravilha a ser chamada ao palco para a merecida homenagem perante milhões de espectadores de todo o Mundo
Parabéns ao executivo pelo esforço financeiro, parabéns aos Alcobacenses por terem a felicidade de poderem admirá-lo todos os dias, parabéns ao Dr. Rui Rasquilho pelo trabalho que tem desenvolvido no Mosteiro de ALCOBAÇA, parabéns Portugal por possuíres tão grandiosos monumentos.
Saibamos todos ser dignos da sua grandiosidade.

6 comentários:

Maria Faia disse...

Meu querido Amigo José Gonçalves,

O meu peito enche-se de orgulho sempre que este povo, que amo, dá o seu melhor, na procura do bem-comum. Tenho orgulho na minha terra, naquilo em que devo ter e, para ser mais concreta, tenho, por exemplo, orgulho no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça por ser a primeira obra arquitectónica plenamente gótica erguida no nosso país e, por ser património mundial, assim considerado pela UNESCO.
Mas, não tenho orgulho de um programa televisivo que me vem dizer o que já sei: que este mosteiro é uma maravilha de Portugal.
Também não tenho orgulho em ver a minha Câmara Municipal governada por pessoas que não têm uma noção social das prioridades para o concelho.
Sabia que há muitos cidadãos deste concelho que não têm água canalizada, energia eléctrica ou sabeamento básico?
Sabia que, grande parte dos esgotos de Alcobaça vão desaguar nos rios Alcoa e Baça?
Sabia que, desde que este elenco camarário tomou posse, foi abandonada a dinamização do parque industrial do Casal da Areia, com graves consequências em termos económicos e sociais para o emprego e o crescimento económico em Alcobaça?
Sabia que, de todas as obras executadas durantes estes mandatos autárquicos, nenhuma é criadora de riqueza para o Concelho?
Sabia que uma das obras emblemáticas deste elenco camarário violou descaradamente a lei em várias matérias, como sejam as acessibilidades para deficientes motores e outros?
Penso que sabe tudo isto.
E, mesmo assim, ainda tem orgulho em ver o Dr. Sapinho, todo emproado, na televisão, a receber o prémio maravilha?
POIS EU NÃO.
Teria orgulho sim em vê-lo lutar pela satisfação das necessidades básicas deste povo mas, não é o caso.
DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA TENHO SEMPRE ORGULHO, mas sei que não podemos viver à sombra dele eternamente. Porque não aprendermos com o passado e construirmos o futuro?
Aí sim, teria orgulho de qualquer executivo camarário.

Beijinhos
Alzira

António Inglês disse...

Querida amiga Alzira.

Sei tudo isso que descreve no seu comentário.
Também lhe adianto que tive ocasião de fazer um comentário, acerca deste assunto, no Oeste OnLine onde fiz questão de salientar a minha preocupação em relação aos excessos cometidos com os gastos desta eleição, até porque no Concelho existirão certamente outras prioridades.
Em ocasião alguma me viu referir o nome do Presidente da Câmara.
Afirmei e reafirmo que enchi o peito por ouvir evocar o nome de Alcobaça e do seu Mosteiro.
Não fiz, nem penso ser a altura para o fazer, a análise à governação, até porque não me considero a pessoa indicada para a fazer, se bem que tenha a minha própria opinião, e dela não abdico.
O Presidente da Câmara, não melhorou nem piorou a situação de Alcobaça com esta eleição, mas penso que assumiu novas responsabilidades perante os Alcobacenses, pois que se foi capaz de gastando o que gastou, mostrar ao universo de milhões de tele-espectadores o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e fazê-lo eleger entre as sete maravilhas de Portugal, terá de ser capaz de responder ao seu Concelho que mesmo não tendo dinheiro, como muitas vezes gosta de responder, para justificar a falta de obras que lhe são solicitadas, terá, dizia eu de o arranjar da mesma maneira que arranjou estes 150.000€, como dizem que gastou.
Se é capaz ou não isso já será outro departamento e cá estaremos todos para lho cobrar, mas que me emocionei ao ouvir chamar por Alcobaça em primeiro lugar, desculpe mas emocionei.
É assim que eu sou. E nem sequer de cá sou natural.
O futuro tem de ser construído palmo a palmo, por todos nós, mas os nossos governantes têm de o saber merecer.
Que esta eleição tenha servido de arranque para essa reviravolta e não apenas para satisfazer vaidades e arrogâncias das quais andamos todos fartos.
Um abraço, um grande beijinho e já agora um pedido:
- Não deixe de ser a mulher que é.

Anónimo disse...

Caro Amigo

Tenho orgulho do Mosteiro de Alcobaça, que aprecio primeiro porque é de cá, logo mais nosso, mas que aprecio também pela sua história, pela sua importância e pela sua valia no contexto da evolução artisitica. Tal como sinto orgulho em muitos outros elementos do nosso patrimonio construido e natural do nosso recanto e até da humanidade.
Já quanto à sua eleição deixe que lhe diga não me trouxe orgulho nenhum.
Se algum sentimento esta coisa do 7-7-2007 me poderia fazer sentir seria de vergonha e tristeza. Vergonha por ver que muitas pessoas tidas por cultas deveriam ter percebido logo no inicio que este concurso estava viciado na origem. Um qualquer concurso de misses numa qualquer aldeola teria tido seguramente mais rigor do que este.
Não se pode aceitar uma votação fraudulenta como esta foi, sem o menor sinal de rigor cientifico, de tal forma que a UNESCO se demarcou de toda esta fantochada.
E conven recordar que foi a UNESCO que classificou o Mosteiro como patrimonio da Humanidade, e essa classificação sim, trouxe ao Mosteiro grande prestigio e promoção. Isto não era um concurso, isto foi uma máquina de ganhar ddinheiro inventada por uma televisão e na qual cairam muitos pacóvios.Um desses pacóvios foi o senhor presidente da Câmara de Alcobaça. E por isso sinto tristeza por ele ter andado a enganar as pessoas simples a pedir-lhes que votassem por telefone induzindu-as a votar em chamadas de valor acrescentado. Desta forma creio que fez as pessoas cair num logro.
E se cada um podia votar as vezes que entendesse, isto deixou de ser uma eleição para ser uma fraude. E um órgão de poder, como o é uma Câmara, nunca poderia alinhar nisto.
Admito que a Câmara podesse investir dinheiro na promoção de Alcobaça num qualquer evento televisivo, tal como no passado aconteceu com carnavais e coisas do genero. Este foi mais um investimento num carnaval televisivo, mas 150 mil euros é dinheiro demais.
E o resultado será semelhante ao dos Big Brother's e de outros concursos, daqui a alguns meses já ninguem se irá lembrar dos vencedores. Mas o nosso dinheirito desapareceu.
Se isto tivesse algum rigor entenderia que a Câmara fizesse um investimento promocional, integrado num plano promocional de longo prazo. Mas assim gastar dinheiro em fogachos é mal-baratar ddinheiro, é despesismo, é má gestão. De qualquer forma isto apenas poderia atingir o mercado nacional, e tratamos tão mal esse mercado nacional.
Porque razão a Câmara de Alcobaça não participa na Bolsa de Turismo de Lisboa o maior evento de promoção turistica a pensar no mercado nacional?
Mas se porventura e por milagre os turistas começassem a aparecer tinhamos programas e roteiros para os fixar por cá, por um só dia que fosse? A resposta é NÂO.
Tinhamos estruturas hoteleiras e de restauração? Não!
Então o que andamos a fazer?
Agora fazem este gasto e ficam a aproveitar o turismo que os operadores nos trazem. triste e lamentável. É sinonimo de incapacidade e imcompetencia.
Estragar dinheiro quanto temos tantas carências de desenvolvimento.


Estas são apenas algumas das minhas reflexões sobre este tema. Não me sinto orgulhoso, antes triste e envergonhado.

António Inglês disse...

Amigo Joaquim Marques

Perante a clareza do seu comentário, que mais lhe poderei dizer?
Tem razão. Eu sei que a eleição foi fraudulenta, que se gastaram rios de dinheiro, que se calhar não haverá retorno deste gasto. Sei tudo isso.
Mas continuo a afirmar, como já o fiz à nossa amiga Maria Faia, que enchi o peito e emocionei-me por ouvir falar em Alcobaça e no Mosteiro de Santa Maria.
Meu caro, as condições eram iguais para todos, e nesse caso tenha lá havido o que houve, eu continuarei a emocionar-me sempre que ouvir falar em Alcobaça, no seu Mosteiro, em São Martinho do Porto e em tudo que diga respeito ás coisas de que gostamos e defendemos com arreganho e convicção.
Não vai ser por causa desta eleição que vou alterar as minhas convicções e sei que me conhece o suficiente para disso não duvidar.
Sei que tudo o que afirma corresponde à verdade mas meu caro, isso não tira um milímetro ao que senti.
Sou mesmo assim, se calhar porque não preciso de eleições para reconhecer que o "nosso" Mosteiro é e sempre será uma das maravilhas do nosso País.
Agradeço-lhe que me conceda o beneficio da dúvida em relação ao conhecimento que tenho do estado actual do nosso Concelho, essa é outra história e o meu amigo sabe como me entrego e me empenho na defesa dos seus interesses.
Um abraço

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Como sabe, fui desde o início defensor de que o Mosteiro deveria estar na 7 Maravilhas Nacionais.

No meu blog também tenho um artigo sobre o assunto.

António Inglês disse...

Olá Ernesto

Sei o que pensa sobre o assunto e estou solidário consigo.
Alcobaça e o seu Mosteiro já faziam parte das maravilhas de Portugal, a própria UNESCO isso reconheceu ao nomeá-la PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE mas sabe sempre bem ouvir-mos falar publicamente nos seus nomes.
Um abraço
José Gomçalves