sexta-feira, 22 de junho de 2007

QUEM DISSE QUE OS HOMENS NÃO SABEM COZINHAR?


Durante anos e anos, o conceito de culinária esteve ligado às mulheres, este e as tarefas da lida da casa, bem como o cuidar dos filhos.
Os homens que apareciam com conhecimentos de cozinha eram normalmente profissionais, que demonstravam que a culinária não seria apenas uma arte feminina, porque o homem se quisesse também a poderia e deveria praticar.
A educação que antigamente os nossos pais e os nossos avós nos iam impondo, apontava na maioria das vezes, para que os rapazes aprendessem artes e ofícios mais próprios do homem e fora de casa, no garante do sustento da família, e as raparigas, tudo o que à lida da casa dizia respeito, incluindo o facto de ficarem em casa tratando dos filhos e à espera do marido.
Os tempos hoje são outros, e quer homens quer mulheres teimam em demonstrar que as coisas já não são bem assim.
A lida da casa é já partilhada entre o casal, bem como o cuidar dos filhos, entregá-los nos infantários ou nas escolas, consoante a idade de cada filho, (embora muitos dos actuais casais optem apenas por um), e depois cada um segue para o seu emprego.
À noite, quando o regresso a casa se dá, um ou outro lança-se à cozinha e o jantar aparece pronto num instante. A casa é governada por ambos e as responsabilidades são divididas.
Este exemplo, ainda não é seguido por todos, mas lá chegaremos. Novos conceitos, novas mentalidades e novas solicitações vão transformando o dia a dia dos novos casais e até de muitos que vão tendo de se adaptar paulatinamente.
Vem isto a propósito, de num recente almoço promovido pelos Rotários de Caminha, ter ficado demonstrado que os homens afinal sabem cozinhar, é que foram eles que estiveram desde muito cedo na cozinha, confeccionaram o esplêndido "cozido à portuguesa" à bela maneira do Minho e não deixaram que nenhuma das mulheres entrasse sequer naquele espaço.
E no fim do repasto, deitaram mãos à obra e a loiça foi lavadinha e a cozinha arrumada.
Serão preciso mais provas? Somos ou não somos tão cozinheiros quanto elas?
José Gonçalves

7 comentários:

Alzira Henriques disse...

Querido amigo,

Tenho muita pena de o dizer mas, ainda hoje, subsiste muito da mentalidade que no início da sua escrita refere. "A educação que antigamente os nossos pais e os nossos avós nos iam impondo, apontava na maioria das vezes, para que os rapazes aprendessem artes e ofícios mais próprios do homem e fora de casa, no garante do sustento da família, e as raparigas, tudo o que à lida da casa dizia respeito, incluindo o facto de ficarem em casa tratando dos filhos e à espera do marido."
Também é certo que as coisas estão a mudar, muito lentamente e, sobretudo, entre a camada populacional mais jovem.
Para o crescimento da mudança contribuiremos todos nós através da educação que dermos aos nossos filhos, bem como do contínuo debate e diálogo sobre a justiça que representa actualmente, a PARTILHA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS, A CONCILIAÇÃO dessa parte de vida comun.

Muio boa postagem. Adorei.
Um grande abraço para si e... até logo.

Alzira Henriques disse...

Ah! Esqueci-me.
Vou adicionar este seu blog aos meus blogs a visitar no Querubim Peregrino.

António Inglês disse...

Querida amiga Alzira

Eu reconheço que ainda hoje subsiste muito da mentalidade dos nossos pais e avós. Aliás deixo referência disso mesmo na postagem, mas também tem de reconhecer que já muita coisa mudou em especial nos casais mais jovens, no capitulo da partilha das tarefas comuns.
A educação actual, nada tem a ver com aquela que nós recebemos, daí que as coisas estejam lentamente a mudar e para isso todos temos de dar contributo, não só na educação que damos aos nossos filhos, como chamando a atenção destes problemas sempre que nos for possível.
Contudo, quero dizer-lhe que, guardo bem cá no fundo, muitos dos ensinamentos que os meus pais me transmitiram e que ainda hoje presidem a grande parte das coisas que tento transmitir aos meus filhos, sobretudo num dos conceitos que nos tempos que correm desapareceu: A FAMÍLIA.
Um beijinho e fico-lhe grato pela honra de me adicionar no seu blog Querubim Peregrino.
Bem haja.
José Gonçalves

aramis disse...

Amigo José Gonçalves,
Boa postagem! Temos de deixar as "tradições" negativas para trás e começar "vida nova"!!!
Concordo plenamente que os homens são excelentes cozinheiros, o problema por vezes são as próprias mulheres que não lhes dão espaço.Já para não voltar a falar na educação, assunto que já foi tão bem abordado pela Alzira.
Beijinhos

António Inglês disse...

Aramis


O mundo é uma bola que rebola e cada volta que dá muda a face das coisas.
E muda mesmo, umas vezes para melhor, outras para pior.
Neste caso, acho que as coisas estão a mudar para melhor, embora lentamente...
..é que não é só preciso mudar hábitos e vícios, também é preciso mudar mentalidades e preconceitos e isso custa um bocadinho mais a fazer.
Mas eu acredito nesta nova juventude e com inteligência lá chegaremos...
Por mim, acho que vou encontrar muitas dificuldades porque de cozinha sou um zero à esquerda, mas mesmo assim já comecei a tentar com estes amigos a quem ajudei na confecção do tal cozido à portuguesa... e queres saber uma coisa?
- Então não é que o cozido estava óptimo???
-Quem disse que os homens não sabem cozinhar?
Um beijinho
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José Gonçalves,

Então os grandes cozinheiros não são homens?

Um abraço.

António Inglês disse...

Amigo Ernesto


É verdade o que diz, mas as excepções confirmam a regra.
Na maioria dos casos, o homem em geral tem umas ligeiras indicações do que se passa pela cozinha, no entanto quando deita mãos à obra, mostra que é capaz de ser tão bom como a mulher.
Não é por acaso que durante anos e anos se convencionou que a cozinha era o paraíso da mulher.
Nos últimos anos, por um maior amadurecimento da mentalidade humana, esta diferença tem vindo a esbater-se.
Um abraço
José Gonçalves