domingo, 10 de junho de 2007

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM CAMINHA



No passado dia 7 de Junho de 2007, a Vila de Caminha viveu momentos solenes em redor da sua procissão do Corpo de Deus.
Para além de toda a beleza que as ruas de Caminha apresentam, e da devoção que o povo minhoto emprega nestas alturas, entendo realçar a acção desenvolvida pelos moradores das diversas ruas que servirão de "passadeira" para que a procissão passe.
Assim, na noite anterior, os moradores concentram-se na "sua" rua à hora marcada e começam os trabalhos. O desenho, que tem fervilhado na mente dos envolvidos, é debatido e depois de aprovado, é posto em prática.
São dezenas de moradores. E os desenhos vão nascendo noite dentro, não sem que diversas alterações sejam introduzidas à ultima hora, mas sempre de acordo entre todos. E a envolvência de todos, novos e velhos, ricos e pobres mistura-se por entre flores, dores de costas e no retemperador lanchinho que aquece as almas quando o tapete está pronto ou quase.
São horas e horas em que ninguém arreda pé sem que a rua fique pronta para receber condignamente a "sua" procissão. A noite vai alta normalmente,duas, três, quatro, cinco da manhã e ninguém regateia esforços.
Lindas ficam depois as ruas e à hora marcada do dia seguinte, mais coisa menos coisa, lá vem a procissão com o estandarte dos bombeiros locais à frente empunhado por uma garbosa menina, gordinha, mas garbosa e senhora do seu papel.
E a procissão passa, e volta a passar e as ruas até então primorosamente decoradas com os seus tapetes, ficam apenas com os tons misturados das milhares de flores que as decoraram e os seus desenhos deixaram de importar.
Meia hora chegou para a procissão passar e aqueles lindíssimos tapetes que tanto fervor e tanto trabalho deram a conceber desfizeram-se.
É assim todos os anos, mas de cada ano que passa, as gentes de Caminha redobram na sua vontade de se curvarem embelezando de novo as suas artérias para uma nova procissão.
José Gonçalves

11 comentários:

António Inglês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Meu caro José Gonçalves

Também eu conheço esta festa de Caminha e também lá estive.

Já vi que temos os mesmos gostos.

Um abraço
António Inglês

António Inglês disse...

Carissimo António


Um dia talvez nos possamos encontarr lá por cima, pois já vi que conhece bem aquelas terras.
Costumo ir lá com frequência.
Um abraço tambem para si.
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Deixe-me em 1º lugar dar os parabéns pela concepção do seu blogue.

E começou muito bem, revelando uma tradição linda do Minho.

Força, estou a aguardar os próximos artigos.

Um abraço.

António Inglês disse...

Meu caro Ernesto

Agradeço-lhe o incentivo, e tenho de lhe dizer que realmente no meu caso foi uma tremenda aventura meter-me nestas andanças.
Espero aprender muita coisa por aqui e um dia destes estas coisas sairão melhor.
Como diz, acho que começei muito bem porque começei com o coração.
Um grande abraço e volte sempre.
José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo JG. é sempre com enorme prazer ver surgir um novo blog.
E tratar coisas de um lugar que suponho tem laços afectivos com ele. Pessoalmente não conheço muito bem o Minho mas sei que é uma terra muito alegre e festiva. Só estive de passagem.Um amigo comum o prof Moises Espirito Santo fez um livro sobre a religião popular portuguesa que foi elaborado a partir das tradições religiosas minhotas se não leu faço-lhe esta sugestão para o verão.

As pessoas são muito alegres, talvez pela aproximidade da galiza e as pequenas muito bonitas. É curioso verificar que as pessoas são muito claras e de olhos azuis...sabe dizer porque?

Um abraço
Antonio

António Inglês disse...

Meu caro António

Não sabe o que perde por não conhecer em pormenor esta região que é lindíssima.
Espero poder um dia mostrar-lha, o que me daria muita honra.
Para alem das gentes, dos seus hábitos e dos seus costumes, a paisagem é absolutamente deslumbrante.
Mas isto meu caro, como já disse noutro comentário, é o meu coração a falar.
Vou deixar que seja o meu amigo a confirmar tudo porque as palavras são insuficientes.
Quanto ao livro do nosso amigo Prof. Moisés Espírito Santo sobre a religião popular portuguesa, não o conheço mas tentarei saber de que livro se trata pois que o assunto me interessa como imagina.
Não sei de onde virá tanta alegria de viver, num povo sofrido, onde as mulheres assumiam a seu cargo os trabalhos da lavoura e de casa porque os homens emigravam. Mas está-lhes no sangue.
Dou-lhe como conselho duas ou três festas do alto Minho que deveria assistir por serem retratos vivos de todo o povo desta região. São elas as Festas da Senhora d'Agonia em Viana do Castelo, as Festas da Senhora da Bonança em Vila Praia de Âncora e as Festas de Stª Rita de Cássia em Caminha, entre outras porque este povo está sempre em festa.
Quanto à particularidade de as mulheres serem muito bonitas, é também já uma tradição, as minhotas têm fama. A prova que tenho disso, foi minha mãe que era muito bonita. Eu próprio meu amigo tenho alguns traços que me identificam com a região, pele um pouco branca e olhos azuis, embora em beleza tenha saído mais ao meu pai, os quais, infelizmente partiram um bocadinho mais cedo que eu.
Não sei as razões disso mas como acho interessante a pergunta vou tentar saber se essas características têm a ver com a região.
Um abraço
José Gonçalves

Maria Faia disse...

Meu Bom Amigo José Gonçalves,

Só hoje tive oportunidade de ver o seu novo blog porque só hoje cheguei a casa, de regresso de umas mini-férias retemperadoras.
Felicito-o pelo espaço agradável que criou. Nem outra coisa seria de esperar...
Quanto ao tema escolhido para abertura, acho que teve uma óptima ideia: realçar as tradições do nosso povo e a Fé com que vive é característica de uma pessoa sensível e amante da beleza.
Só um Homem Bom pode traduzir por palavras sensíveis a beleza que nos relatou.
Um beijo amigo para si.
Quanto às mulheres bonitas e alegres, o António que me desculpe mas, puxar a brasa à sardinha da Galiza é uma pura fantasia... A minha mãe era uma mulher muito bonita, loirinha e de olhos azuis e nasceu bem no centro deste pequeno país que se chama PORTUGAL. E, muitas outras e outros portugueses assim são também. Mas... diga-se a verdade: as morenas também são bonitinhas...
(Digam que sim... senão eu choro...ehehehe!)

Nota: Já o adicionei aos meus Favoritos e, de seguido, adicioná-lo-ei ao meu blog.

Anónimo disse...

Amigo José Gonçalves,
Excelente descrição!!! Não conheço esta festa em Caminha, mas da forma como está escrita, até parece que nos vemos dentro dela.
Vais usar este blog para falares dos lugares que conheçes? Era uma excelente ideia, pois assim partilhas e tão bem o que conheçes.
Eu ando "triste"... ninguem visita o meu blog!
Muitos beijinhos e espero a tua visita.

António Inglês disse...

Amiga Maria Faia

Estranhava já a sua ausência, mas verifico que finalmente me visitou.
Espero que as férias tenham sido boas e agradeço-lhe os elogios ao meu novo cantinho, mas penso que não mereço tanto.
Tentarei descrever por aqui as inúmeras festas que conheço em especial aquelas que frequento.
O nosso País está recheado delas principalmente na época de Verão.
Mas minha amiga, tenho além deste um outro projecto que gostaria de apresentar periodicamente e que em breve vai ter ocasião de ver.
Quanto à beleza das mulheres do Minho, minha querida amiga, defendo-a com unhas e dentes pois não consigo esquecer minha mãe, no entanto jamais deixaria de realçar a beleza da mulher portuguesa que não tem igual em lado nenhum, seja ela de que região for, seja loira ou morena.
Beijinho e até breve.
José Gonçalves

António Inglês disse...

aramis, aramis

No meu caso acho que não tens razão quando dizes que ninguém visita o teu blog pois que eu tenho feito por isso.
Se verificares bem chegarás à conclusão de que tenho razão.
De qualquer forma agradeço-te a visita por cá pois que assim ganho forças para continuar a aventurar-me nesta temeridade.
Tentarei realmente descrever algumas das festas que conheço de perto, mas sobretudo, gostaria de relembrar neste meu cantinho muitos dos hábitos, usos e costumes do nosso povo. Para além disso, aguarda por um projecto que tenho em mente há muitos anos e que penso, é chegada a hora de pôr em prática.
Um beijinho para ti.
José Gonçalves