sábado, 4 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS – 04 DE OUTUBRO


Talvez você não saiba, mas os animais ao redor do mundo têm um dia especial só para eles. O dia mundial dos animais, 4 de 0utubro, foi lançado em 1931 numa convenção de ecologistas para chamar a atenção do infortúnio das espécies em extinção. Desde então, seu âmbito foi ampliado, passando a abarcar o reino animal como um todo.




À luz do dia mundial dos animais, o partido mundial dos animais (PAW, Party for Animals Worldwide) chama a atenção das pessoas para as inúmeras associações beneficentes para animais em todo o mundo, que se esforçam para ajudar e proteger os animais do sofrimento.



O PAW é uma organização única, criada recentemente para ajudar a levantar fundos e consciencializar as pessoas sobre associações beneficentes para animais, em eventos de música ao vivo. O PAW já ganhou o apoio de muita gente célebre, desde artistas a músicos, passando por muitas outras profissões.




Por que o dia Mundial dos Animais é dia 4 de Outubro ?

Porque este é o dia de São Francisco de Assis, o Protector dos Animais.

Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais e há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.

Francisco de Assis foi sepultado em 4 de Outubro de 1226 e canonizado em 1228.




Muitos erros e atrocidades são cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Isso ainda acontece em muitos lugares do planeta.

Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceites sem pelo menos um sentimento de forte indignação. Abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte pelos seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais selvagens; ursos torturados na China; circos; caça às baleias; feiras de animais sem controle sanitário; uso de animais em testes para cosméticos; projectos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.




Algumas regras para ajudar-mos os animais:

* Lembrar de pensar nos animais que compartilham o planeta Terra connosco.

* Cada um de nós pode fazer alguma coisa para ajudar a protegê-los.

* Nas cidades : cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando que eles se reproduzam se não tiverem condições de cuidar dos filhotes, e explicando a toda gente, que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não sobrevivem sozinhos e correm muitos perigos.

* Nas florestas : não retire os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combata a poluição, a não limpeza das matas, e as queimadas.

* Respeite os animais não-domesticados que convivem connosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.

* Pesquise mais sobre os animais e suas necessidades

* Use a criatividade e a imaginação

* Procure saber se na sua cidade existem entidades protetoras de animais, converse com as pessoas envolvidas, conheça mais sobre o trabalho que desenvolvem.





Existe um caminho a ser seguído, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto nos aspectos mais básicos, como no abrigo e alimentação, direito a afecto, à liberdade e à vida.




Adopte um animal sim, mas faça-o em consciência. Nas Caldas da Rainha poderá fazê-lo todos os sábados de manhã, na Praça da Fruta no ínicio da Rua do Comércio.




Texto composto e apoiado em vários textos da Net.

Fotos da Net

António Inglês


7 comentários:

Carminda Pinho disse...

Olá António!
Se os animais são nossos amigos, pois que tenham um dia especial...
Não sabia que existia.

Beijos

Elvira Carvalho disse...

Muito bom o seu post. Desculpe não ter vindo ontem mas estive com um enxaqueca terrível, que nem conseguia olhar o monitor.
Ainda cá vim para mandar os parabéns a uns amigos e um abraço à Sofia e à Branca, que perderam um amigo muito querido. Mas tive que sair logo.Por falar em Parabéns, a nossa amiguinha Geo faz hoje 31 anos.
Um abraço, e um Santo Domingo.

Ci Dream disse...

adorei a homenagem...:)

beijo da ci

Laura disse...

Olá António! Bons olhos te vejam e ainda bem que reatamos a treta...
Tenho muito maor pelos nimais e vivi em África , conheci muitas espécies de longe e de perto.Sempre fui contra toda a forma de tortura e mal fazer aos animais, mas o Povo parece deleitar-se (a maioria já que quando fazemos campanhas vence o mais forte, a maioria) iamos acabar com as touradas que acho d euma crueldade extrema, falaram falaram e na mesma ficaram e mais gente vai ver deleitada... Já não dá para mais indignação pois esta gente tem a crueldade entranhada...
Tenho um cão rafeirote aqui em casa que tomara muita gente ser tratada assim...e S. Francisco de Assis era amigo dos animais, assim como Santo António, e um dia andaremos lado a aldo com os ditos selvagens que o homem trnasformou pois nos começos do mundo os animais andavam lado a lado com o homem!...
Beijinhos e um Domingo feliz para ti. laura..

CAV disse...

Amigo António,

Sim, já sabia que este era o dia dos animais, visto São Francisco de Assis ser o seu padroeiro. E tal como na época em que ele viveu é importante estar atento aos direitos dos animais.

E esses direitos são das mesma importância que os direitos humanos, pois apesar de não sabermos se eles têm capacidade de pensar, sabemos que têm capacidade de sofrer, e por isso devemos trata-los com o máximo respeito possível.

Um abraço,
Carlos Alberto Videira

gaivota disse...

olá, amigo, e sou eu de caldas e desconhecia essa situação relacionada com a adopção de animais...
eu tenho o meu tonho, um coelhinho lindooooooooooo, que tem 1 ano!
são lindos os nossos bichinhos...
já tive 1 cão, uma cadela, hamsters, tartarugas, um outro coelhinho...
beijinho

Anónimo disse...

Num planeta onde o homem muitas vezes não é respeitado, duvido que se venha a respeitar o animal.
O que eu lamento tudo isto!