segunda-feira, 12 de maio de 2008

UM ADEUS, UM ATÉ LOGO!

*

Na noite de todas as decisões, o Sporting Clube de Portugal acompanha o Futebol Clube do Porto na Champions League e tem entrada directa nesta competição. O Vitória de Guimarães fez o mesmo mas terá de ir primeiro a uma pré-eliminatória. Passando-a continuará com os dois outros clubes portugueses na principal competição da UEFA, tirando disso partido e encaixando também ele, os milhões que tanta falta fazem aos cofres dos clubes de futebol.
O Sport Lisboa e Benfica, encerrou a sua triste época derrotando em casa o Vitória de Setúbal, uma revelação deste campeonato, ele que esteve praticamente com a extrema unção dada o ano passado.



Na Taça UEFA, o Marítimo acompanha o Benfica, premiando assim, também ele, um belo campeonato sob o comando de um excelente treinador, Sebastião Lazaroni.
Aliás, neste contexto, quero dar os parabéns aos técnicos que souberam motivar os seus atletas, obtendo o acesso às competições europeias. Faço notar que dos cinco clubes, três, o Porto, o Sporting e o Guimarães, completaram a época com equipas técnicas portuguesas; um o Benfica, iniciou-a com Fernando Santos, deu-lhe seguimento com José António Camacho e findou-a com Fernando Chalana, um técnico espanhol e dois técnicos portugueses, e por último o Marítimo que completou a época também com um técnico de língua portuguesa, embora de nacionalidade brasileira. Parece pois que este país não está assim tão mal servido de técnicos capazes de ombrear com muitos estrangeiros, e não esqueço aqui Jorge Jesus que vê o seu Belenenses privado de ir às competições europeias, por perda de pontos na secretaria.
Caiu o pano sobre a época 2007/2008 e ficou definitivamente decidido o futuro dos primeiros da tabela classificativa.
Descem de divisão, o União de Leiria e o Paços de Ferreira. Sobem à primeira o Trofense e Rio Ave, um regresso e uma novidade. Parabéns aos vencedores, honra aos vencidos.


Este foi um ano cheio de acontecimentos, desde logo porque ficaram a conhecer-se os resultados do Apito Final, cheio de decisões polémicas mas que prometem alimentar ainda durante muito tempo os jornais nestas questões agora decididas pela Justiça Desportiva.
Notas salientes, a despromoção do Boavista por, segundo o tribunal, coação sobre árbitros; a suspensão de Jorge Nuno Pinto da Costa durante dois anos, por tentativa de corrupção de equipa de arbitragem; a suspensão de 4 anos aplicada a João Loureiro por coacção sobre árbitros; 1 ano de suspensão a João Bartolomeu, Presidente do União de Leiria, por tentativa de corrupção a árbitros; subtracção de seis pontos ao
FCP, e três ao União de Leiria, por tentativa de corrupção a árbitros; e suspensão a vários árbitros de futebol, quase todos eles já sem actividade na arbitragem, com excepção do árbitro Augusto Duarte. Como todas estas decisões são passíveis de recurso, este Apito Final é bem capaz de se transformar em Assobio Ocasional. Aguardemos os próximos capítulos.



Para os benfiquistas como eu, esta péssima época do SLB acaba por ter o seu ponto alto na despedida desse enorme futebolista de eleição, que dá pelo nome RUI COSTA.
Durante as últimas duas décadas de campeonatos nacionais, poucas foram as alegrias que o meu Benfica me deu, mas hoje confesso-vos meus amigos, CHOREI. Chorei de alegria e de tristeza, porque este grande homem soube viver a sua vida desportiva sempre de vermelho vestido, mesmo debaixo de outros equipamentos que defendeu, enchendo-me de alegria por ter sido o último dos românticos do futebol, como disse um amigo meu. Jogador de eleição quer no meu Benfica, quer na Selecção Nacional, vai agora dar inicio a uma nova etapa da sua vida desportiva e também deste grandioso emblema da Águia, que ele tão bem defendeu enquanto executante.
São destes HOMENS que os exemplos devem ser seguidos pelos nossos filhos, em especial pelos benfiquistas.



Obrigado RUI COSTA, pelos muitos exemplos que nos deste, pelas muitas alegrias que nos ofereceste, pelas muitas vezes que fizeste com que as lágrimas aparecessem no canto do olho, pela forma exemplar como soubeste dizer a todos os benfiquistas que é de Homens como tu que este grande clube e o desporto português, precisam.
Foste embaixador, maestro, jogador, e um digno representante do nosso país, nos clubes e países por onde passaste. As muitas mensagens que soubemos recebeste de muitos colegas, treinadores e directores, são disso a prova.
Obrigado RUI COSTA, digo-te ADEUS ATÉ
LOGO, porque sei que irás continuar a defender a menina dos teus olhos, a Instituição SPORT LISBOA E BENFICA, como sempre fizeste. E agora mãos à obra que o FUTURO É JÁ ALI, e nós benfiquistas depositamos em ti toda a nossa fé e a nossa esperança. Oxalá devolvas ao nosso clube os grandes dias de glória que já vivemos e que possamos voltar a encontrar-nos no ESTÁDIO DA LUZ, vezes sem conta, de garganta rouca por gritarmos SLB! SLB! SLB! GLORIOSO SLB!

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!



Fotos da Net

António Inglês

Sem comentários: